Autor Tópico: Canon T3i + ... Que dúvida!!!!  (Lida 1126 vezes)

paulorfurtado

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Dezembro de 2015, 23:45:10
Olá amigos Canonzeiros... Gostaria da enorme ajuda de vocês...

Já li tudo que é tópico por aqui, cada um com a sua particularidade... Chegou minha vez...

Atualmente meu set é composto por:

Canon T3i
18-55
50mm 1.8
Flash Yongnuo TTL
Radio Flash YN 622c (par)
Tripé Manfrotto

Estou com esse set há mais ou menos 8 meses, progredindo aos poucos... E agora estou naquela famigerada dúvida que todos tem: Upgrade!

Meu estilo de fotografia é mais voltado para fotografia externa, é o que mais me identifico.

Sendo assim, ao final de tudo isso, cheguei a duas opções:

70-200 f4 Sem IS Serie L
24-105 f4 Serie L

Vale lembrar que curto ter um range pois gosto de brincar nas composições. Enfim... a dúvida é: qual vocês indicam? Se for na 70-200, ficaria com 3 lentes pois precisaria da 18-55 para GA. Se for na 24-105, acho que ganho na versatilidade.

Obs: a escolha pela serie L é pq pretendo migrar pra full frame no futuro..

Conto com a experiência de vocês. Abraços!
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 23:48:01 por paulorfurtado »
Acredito que a fotografia é um estado de espirito, que transcende a visão e vai direto na alma...

Canon T3i + Lente 18-55mm + 50mm

http://www.flickr.com/photos/paulorfurtado


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2015, 00:35:04
Se você gosta de fotografar pássaros ou objetos distantes pegaria a 70-200.

A versatilidade da 24-105 não vai ser tããão versátil, pois 24mm no APSc é meio fechado para externas, bom para rua, mas não para paisagens e é pesada tbm para carregar pela rua, ela seria uma normal/tele, e não angular.

Apesar de pensar em ir para o FF no futuro, não compraria uma 24-105 pra usar na T3i, e sim pensaria numa 10-22mm, vendendo a 18-55. Daria pra brincar mais com composição de paisagem e rua. É uma lente boa, depois você vende quando migrar, ou se manter a T3i mesmo pegando uma FF, manteria a angular, porque lente super grande angular no FF é os olhos da cara.

Se você está satisfeito com a lente do kit, pega uma complementar que seria a 70-200, ou então uma substituta ao 18-55.

Externas não é minha área a não ser ensaios então não da pra opinar muito, uma tele não compõe muita coisa, ela borra o fundo e pronto, agora uma angular mostra muito do fundo...ai você tem que pensar e s exercitar.

É que eu depois que peguei uma FF tbm, estou me viciando em fixas, a leveza e praticidade são um ponto forte aqui. Um dia terei: 24mm 2.8 IS USM(talvez semana que vem), 50 1.4, 85 ou 100mm. Pra eventos e ensaios é o suficiente.

Eu só comecei a pensar em lentes EF depois da 5D, se você tem APS-C pense em lentes EFs, algumas EF, mas não priorize o FF se vc não sabe quanto tempo vai levar para comprar uma, Você paga mais caro por mais vidro e não aproveita o angular, e uma 17-50 vai entregar o mesmo que uma 17 40 f/4 L pela metade do valor, ou menos.

Espero ter ajudado um tiquinho que seja :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


paulorfurtado

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2015, 06:17:53
Ola Pablo! Obrigado pelas dicas!
O que chamei de externos sao ensaios. Alem disso, gosto de fotografar objetos distantes sim. Passaros nao, to fora. Hahahaha
Nao vou dizer q a lente do kit nao me atende. Ela eh pau pra toda obra. Muito desvalorizada pela galera em geral...
O que sinto falta é de uma lente onde consiga ter um range capaz de buscar objetos mais distantes.
Vendo o que você falou a respeito de FF, me veio na cabeça duas lentes que vi também nessa busca e que vejo mta gente falando delas... A 18-135 (substituiria a lente do kit devido sobreposição de range) e a 55-250 (complementaria o set atual).
Não curto muito lente fixa. Gosto da versatilidade de lentes com range, porém nao sei se me adaptaria a um range curto como a 10-22 q citou.
Ja vi varios reviews de galera fazendo ensaio (book) com a 70 200 e detonando. Por isso ela apareceu como opção.

Sei que essa é uma batalha longa. Não quero pegar uma lente so pelo pegar. Quero algo que agregue e que apoie meu aprendizado.

Obrigado pelas dicas. Me fez pensar em algumas coisas!
Acredito que a fotografia é um estado de espirito, que transcende a visão e vai direto na alma...

Canon T3i + Lente 18-55mm + 50mm

http://www.flickr.com/photos/paulorfurtado


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2015, 08:50:35
A 55-250 é uma boa já que tens a 18-55.
O que falei da 10-22 achei que fosse paisagens, não é muito usada em ensaios.
A 70-200 para ensaios, é válido pelo desfoque que ela causa, mesmo sendo f/4, mas acho ela muito fechada e trambolhão. Prefiro fazer ensaios estando mais perto das pessoas, no máximo uma 50mm.

Antes de eu comprar uma tele "foda" compraria lentes mais usáveis, tipo uma Tamron 17-50 2.8, venderia todas que tem hoje, pois ela substitui a 50mm de cara. Depois pensaria em uma tele, seja a 70-200 ou uma 55-250, tbm pode dar uma olhada na 70-300 IS USM (não a 75-300, essa é porcaria).
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2015, 08:52:48

Sei que essa é uma batalha longa. Não quero pegar uma lente so pelo pegar. Quero algo que agregue e que apoie meu aprendizado.


Desculpe a sinceridade, mas se você está em dúvida entre uma 24-105 e uma 70-200 é porque está querendo algo somente "por pegar" sim.

São propósitos completamente diferentes. Uma zoom bem versátil, indo desde grande-angular até meia-tele (mas que na sua cropada vai perder a parte GA e avançar na parte tele), outra uma zoom-tele com o range mais famoso que existe para full-frame, mas que na sua cropada vai se comportar como tele total!

Dou a mesma resposta em todos os tópicos neste estilo: vão aparecer meia dúzia de respostas como "compre tal lente", mas e aí... quem é que vai usar a lente?

Tentando dar uma viajada e pensar por você, acho que a 24-105 não agregaria nada NO SEU APRENDIZADO, uma vez que já possui sobreposição de boa parte do range dela nas lentes atuais. Seria apenas uma lente melhor construída, com AF mais rápido e preciso, com leve ganho em qualidade de imagem. Já a 70-200 daria novas distâncias focais, possibilidade de brincar com DOFs mais curtos etc... Mas no final do dia, quem vai precisar entender essas aplicações e ver qual te atrai mais é você!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2015, 09:27:20
Considerando o que escreveu " O que sinto falta é de uma lente onde consiga ter um range capaz de buscar objetos mais distantes. "

Compraria a 55-250mm EF-S.
Aumentaria o seu range, a lente possui excelente qualidade ótica, em especial a última versão STM.
Manteria os benefícios do sistema APS-C/EF-S = lente leve, mais adequada ao seu set atual.

Curta o mundo EF-S e suas possibilidades ao máximo, pense nas lentes EF quando e se um dia migrar para FF.

Abraços
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2015, 09:27:44 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


paulorfurtado

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2015, 12:52:56
Obrigado Elder pelo "sacode". Eh bom ler essas coisas de vez em quando.

E valeu Ronaldo pela dica da 55-250. Foi uma que vi e li muita coisa boa a respeito. Vou analisar!

Abraços
Acredito que a fotografia é um estado de espirito, que transcende a visão e vai direto na alma...

Canon T3i + Lente 18-55mm + 50mm

http://www.flickr.com/photos/paulorfurtado


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2015, 13:55:33
Tenho esse seu "kit" desde o lançamento da T3i.... 2009 se não me engano.
A lente que tenho além dessas suas é a 55-250 EF-S. Ela é bem diferente das outras duas, a profundidade de campo é diferente, a forma que tu tratará a perspectiva também...
Se tua ideia é comprar para estudar, ver como funciona, OK.
No entanto, nesse ponto tu tens que freiar o entusiasmo e agir com mais objetividade. Uma lente EF-S não é compatível com um corpo Full Frame e o crop dos sensores faz com que a mesma objetiva tenha resultados diferentes em cada tipo de sensor. Em resumo, essa 55-250 não servirá numa FF e uma lente EF precisa ser um tanto mais longa que 250mm para te dar o mesmo comprimento que a 250 num corpo APS-C.
Depois tem o fator custo.... da lente e do futuro upgrade. É bobagem ter coleção de lente parada!
Existem excelentes livros de técnica fotográfica, estuda um pouco mais e depois define o que você vai comprar. Eu teria feito bem diferente se tivesse entendido (na hora) os conselhos que tive anos atrás.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2015, 14:42:03
Paulo,
Fiquei um tempo com um Kit parecido com o teu,  só que com uma T4i e  mais a EF-S 55-250mm, que era meu xodó. Uma lente muito boa, leve e me atendia plenamente para distâncias mais longas.  Eu a usava para fotografar as provas de equitação do marido e filha.

Também gosto de flexibilidade, e não me adapto às fixas.

Com o tempo, aquele lance de ficar trocando de lente toda hora em algumas ocasiões, resolvi pegar uma 24-105mm L.  Um show de lente que me acompanha até hoje no dia a dia. Super versátil se vc não precisa de muito zoom.  Apesar do que disseram aqui, ela é muito boa com as APS-C sim. Pelo menos é uma experiência minha.  Mas a 55-250mm ainda era muito usada em momentos específicos.

Agora que migrei totalmente para as FFs, adquiri uma Sigma 70-300mm para substituir a EF-S 55-250mm, que não serve para as FFs. Aliás, estou vendendo minha 55-250mm aqui no forum, caso te interesse:   http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116733.0
Ela é uma lente barata, leve e muito boa. Talvez valha a pena experimentar...
Eu até considerei uma 70-200mm, mas é muito grande e pesada. Pra mim não dá... rsrsrsrs