Autor Tópico: Ajuda para escolher Macbook  (Lida 3327 vezes)

dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 11 de Dezembro de 2015, 17:56:48
Olá, eu atualmente tenho um Desktop bom XPS da Dell que uso para editar fotos. Estou começando a ler e ver tutoriais sobre edição.

Por outros motivos, estou querendo comprar um laptop para que eu possa editar fotos quando não estou em casa, principalmente durante minhas viagens. Eu considero muito importante que ele seja o mais leve possível. Há muito tempo, antes da Apple começar a bombar, eu tive um HP tijolão que eu deixava de usar por causa do peso. Era horrível viajar com aquilo nas costas.

Hoje uso bastante iPad, iPhone e pensei em comprar um Macbook. Até cogitei o um dell XPS mas é praticamente o mesmo preço do Macbook, ou mais caro.

A dúvida é qual Macbook comprar.

De início eu queria aquele novo pequeno, que se chama apenas Macbook, mas o próprio funcionário da Apple me falou que não era bom para editar fotos, acho que por conta do processador. Depois procurei um Macbook Air 11` mas dificilmente encontro com 8GB de memoria.

Seguindo o conselho da própria Apple, estou quase comprando um Macbook Pro com Tela Retina 13.3" 8GB 256GB SSD. Mas as vezes me parece ser tão maior e mais pesado em comparação aos outros Macbooks. O que vocês acham?

Qual seria a melhor opção de leveza x potencia?

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2015, 17:58:30 por dr_mancha »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2015, 18:03:01
Não tenho um Mac, mas tô de olho faz um tempo. Até onde pude perceber é quase unanimidade que a galera usa o Macbook PRO, mas aí que tá, acho que ele não é tão portátil assim, falando sobre o peso.

Pelo menos o de 15" eu achei bem pesadinho, já o de 13" não sei dizer. O Air e o Macbook normal acho que são meio capengas pra esse tipo de trabalho, n aparentam ter processamento gráfico suficiente pra lidar com isso.

E qualquer máquina Não-Mac que vc for pegar e que tenha capacidade similar, vai custar caro e pesar tanto quanto ou até mais que um Macbook PRO
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2015, 18:06:31
Só pra constar, eu faço tudo que preciso com um Macbook Pro i5 de 3 anos com 8 gigas de memória e video Intel HD4000.
Roda tudo com folga: DxO, LR, RawTherapee, Capture One, Phase One Media Pro, etc.

É inclusive mais rápido que o meu Dell i7 Inspiron 15 série 5000 rodando Windows 10 com 8 gigas, que aliás vou vender para um amigo esta semana.

O Air eu não recomendo.

O problema é que com o câmbio do jeito que está, os Macbooks estão carissimos e acho que não valem a pena no momento.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2015, 18:15:50 por AFShalders »


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2015, 19:18:58
Bom. Vou comprar o Pro então com a seguinte especificação: Macbook Pro Retina MGX82BZ/A Intel Core i5 com Tela Retina 13.3" 8GB 256GB SSD - Apple. Acho que é modelo antigo, de 2014.

Vou comprar no Brasil mesmo, com cupom e outros descontos fica mais barato do que lá fora e não tem dor de cabeça com o pessoal da RF.

Obrigado a todos.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2015, 19:38:34
Qual seria a melhor opção de leveza x potencia?

"Melhor" é fogo, pois é opinião pessoal. De qq forma, em minha opinião de usuário de Air e de Pro a melhor opção de preço (ainda assim bem caro), peso e "potência" seria o Macbook Air 13.3" sob encomenda no site da Apple com CPU i7, 8 GB de RAM e SSD de 128GB. Ideal seria mais espaço no SSD e 16 GB RAM, mas essa configuração é suficiente para o sistema operacional trabalhar com eficiência e barateia bem o preço final. Armazenamento vc usa um drive externo rápido.

O problema é que a tela Retina é fantástica, e vc pode pender para o Pro ou o novo Macbook por causa disso.

Os testes na Internet indicam que o novo Macbook, finíssimo e caríssimo, tem a capacidade de processamento equivalente a um Air de 2011 top de configuração, que eu usava na época rodando Aperture e Lightroom sem problemas. É claro que as coisas eram mais lentas, bastante "frisbee" na tela (rodinha colorida equivalente à ampulheta giratória do Windows), mas eu não usava Nikon D750 e sim APS-C e m4/3, portanto arquivos bem menores, minha preferência era o Aperture e não o LR etc. Acostumado com o meu notebook de hoje (MBP Retina i7/512GB SSD e 8 GB RAM), certamente sentiria diferença. 

:ok:
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2015, 19:38:47 por efilho »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2015, 19:44:07
O problema é que a tela Retina é fantástica, e vc pode pender para o Pro ou o novo Macbook por causa disso.

O problema é que tela de 13 ou 15 é pequena para trabalhar com conforto. Mal de todos os notes, por isso que ainda mantenho um Toshiba com tela de 17, mesmo assim é pequena e se for trabalhar por muito tempo melhor plugar um bom monitor externo.


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2015, 00:03:42
Ainda sobre o assunto, vocês acham que tem muita diferença entre um Macbook Pro com processador de 4a geração e um outro de 5a ou 6a geração?
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2015, 00:05:31 por dr_mancha »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2015, 00:12:04
Sim, é verdade, por isso desde o Air de 11" eu uso o Mac conectado a um Apple Cinema de 27". Mesmo o Air 11" de 2011 usando apenas os gráficos integrados na CPU já "tocava" esse monitor sem problemas. Essas telas inferiores a 15" são péssimas para trabalho por muito tempo, e se não são Retina pior ainda, daí eu haver passado para o rMBP para qdo estivesse fora de casa...


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2015, 00:19:34
Ainda sobre o assunto, vocês acham que tem muita diferença entre um Macbook Pro com processador de 4a geração e um outro de 5a ou 6a geração?

Sugiro vc consultar os sites com resultados técnicos a respeito: "acheologia" pessoal para esses notebooks caros é arriscado. Comece na aba "Roundups" do MacRumours que já dá uma boa ideia: http://www.macrumors.com

Usuário de Mac não se liga em "geração" de CPU, normalmente, pois as máquinas são muito integradas e o desempenho não se prende exclusivamente ao processador, e por isso a época de lançamento é o que as distingue. Eis um exemplo de desempenho comparativo das máquinas, veja como a época de lançamento sucede o nome do modelo:

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2015, 00:22:26 por efilho »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2015, 02:20:46
efilho,

Comparando esse benchmark entre o mais novo e o mais antigo, da 30% de diferença, mas o preço da máquina deve dar umas 5 vezes mais, isso se não der mais...

O Gkbench leva um monte de operações em 3d em consideração, coisa que para fotografia não tem impacto.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2015, 09:40:03
Eu coloquei o gráfico apenas para mostrar como os Macs são referenciados pela data de lançamento, não tive intenção de chamar atenção para o benchmark em si. Particularmente esses valores são para mim como o DxO para lentes: uma info adicional, mas ao final vou comprar mesmo é com base na satisfação do uso.  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2015, 12:53:42
Pois é. Na hora H percebe-se que a diferença é bem pouca.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2015, 13:45:48
Eu uso um Mac 2011 13" 8 RAM, 250 GB SSD + 1 TB HDD.
Rosa bem os arquivos da D800. Tenho monitor de 20" quando quero mais conforto na edição mas dá pra fazer bastante coisa com 13". Eu não peguei 15" por questão de oportunidade no de 13" que comprei. Mesmo com a bateria dando alarme de integridade, dura de 1,5 a 2 h
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2015, 14:06:23
Uma outra dúvida. Vocês, usuário de Macbook ou de outros notebooks, usam um mouse para editar ou vão pelo trackpad mesmo?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2015, 14:13:11

Uma outra dúvida. Vocês, usuário de Macbook ou de outros notebooks, usam um mouse para editar ou vão pelo trackpad mesmo?
Se for edição simples sem pincel de ajuste consegue-se usar o trackpad, apesar do uso do mouse facilitar e agilizar.
Penso em mais pra frente comprar uma mesa Wacom para ter mais precisão na edição.

Se souber usar os atalhos do teclado tudo fica mais fácil mesmo com o trackpad.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales