Autor Tópico: Lente 50 mm 1.8 STM alcance de foco  (Lida 6779 vezes)

Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Online: 11 de Dezembro de 2015, 23:55:06
Olá cambada.

Seguinte, amador na área, aprendendo a fotografar olhando pelo viewfinder, as vezes parece que está em foco, como a lente é fixa uso velocidade do obturador acima dos 400, mesmo assim as vezes não tenho certeza do foco, isso é péssimo, muitas imagens no visor parecem boas, mas ao abrir no desktop depois estão uma porcaria...
Alguma dica ou é questão de pegar a manhã com o tempo?
Comida é arte.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2015, 00:29:18
O visor das digitais, principalmente se for na linha Rebel, está longe do que seria ideal para a utilização de foco manual. Por que não utiliza o foco automático?
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2015, 00:35:25
DMZamora, está virando mentor. Utilizo o manual pois acho mais rápido, o foco automático é um pouco lento, e também por questões de aprendizagem. Como disse John Greengo: "Sorry guys, but photography is not cheap".
mas sou aquele pobre teimoso, o que pude me permitir foi Rebel mesmo.
Obrigado!
Comida é arte.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2015, 00:47:12
DMZamora, está virando mentor. Utilizo o manual pois acho mais rápido, o foco automático é um pouco lento, e também por questões de aprendizagem. Como disse John Greengo: "Sorry guys, but photography is not cheap".
mas sou aquele pobre teimoso, o que pude me permitir foi Rebel mesmo.
Obrigado!

A bem da verdade, foco manual só é realmente fácil quando a tela de foco (despolido) é bipartido, como nas câmeras de filme:


Até existem modelos substitutos para câmeras digitais que permitem a troca do despolido, mas infelizmente nas digitais isso não costuma funcionar bem em aberturas menores, pois a imagem do visor fica muito escura.

O foco automático não deveria ser particularmente lento em uma lente STM, a menos que seja a própria câmera "sofrendo" para obter foco em uma situação difícil de luz e/ou contraste.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2015, 00:47:47 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2015, 10:07:06
DMZamora, fantástico vídeo, valeu por compartilhar, curto muito esses detalhes técnicos. Quanto ao problema de foco, talvez seja a máquina atrás do viewfinder...
Comida é arte.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2015, 08:51:26
[...] como a lente é fixa uso velocidade do obturador acima dos 400, mesmo assim as vezes não tenho certeza do foco [...]

Fiquei perdido aqui: o que uma coisa tem relacionada com a outra?

Utilizo o manual pois acho mais rápido, o foco automático é um pouco lento, e também por questões de aprendizagem.

Se você conseguir fazer o foco manualmente de forma mais rápida que uma lente com AF (mesmo as mais lentas), parabéns, você é um ninja! Digo, em algumas situações bem específicas (distâncias pré-determinadas, DOF mais amplo, etc), o foco manual é tranquilo, mas na maioria dos casos não vejo porque não usar o AF e não vejo o porque de usar manual acrescentaria em aprendizado.

Quanto ao problema de foco, talvez seja a máquina atrás do viewfinder...

Longe de querer parecer superior ou algo assim, mas pelo tom das suas respostas, dá a impressão de que vale mais uma dedicação a alguns temas básicos da fotografia, para só então querer entrar em detalhes como focar manualmente. Os sistemas atuais de auto-foco estão aí para ajudar: aproveite-os e use o "tempo livre" para estudar fotometria, composição... coisas neste sentido.  :ok:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2015, 09:42:24
Dá pra usar a confirmação de foco quando se usa o foco manual, mas sinceramente :shock:, se estivesse usando uma lente manual (M42, Zuiko, ou qualquer outra antiga com adaptador) até justificaria, mas tendo uma lente AF preferir usar o manual é doidera e dor de cabeça com os resultados.

A 50mm STM não é ruim de foco, querer virar ninja em foco manual vai te privar se outros benefícios da fotografia digital. Foco manual tem situações muito específicas e estáticas principalmente.

Liga o AF, aprende a usar os pontos de foco e seja feliz. Minha XTi nunca me deixou na mão por foco, nem com a 18-55, imagina se a sua vai te deixar.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2015, 22:06:18
Dá uma olhadinha nesse video a partir de 3:19. O AF dessa lente é muito bom. Eu mesmo tenho ela e posso afirmar q é surpreendente!

https://youtu.be/pj8d3Rgdyl4?t=3m26s
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


beto818

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2015, 23:52:30
Acho que é de pegar a manha dela, sexta feira comprei a nova 1.8 stm e passei o fds testando ela não tenho do que reclamar quanto a focar manualmente acho que  pra video melhorou 100% e pra foto só uso quando faço algo com tripé mas na maioria uso o af dela, quanto ao af que achei um pouco lento mas bem mais preciso, uso ela em /100 125 e não tenho fotos tremidas vai de treino :ok:


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2015, 13:01:02
Dá pra usar a confirmação de foco quando se usa o foco manual, mas sinceramente :shock:, se estivesse usando uma lente manual (M42, Zuiko, ou qualquer outra antiga com adaptador) até justificaria, mas tendo uma lente AF preferir usar o manual é doidera e dor de cabeça com os resultados.

A 50mm STM não é ruim de foco, querer virar ninja em foco manual vai te privar se outros benefícios da fotografia digital. Foco manual tem situações muito específicas e estáticas principalmente.

Liga o AF, aprende a usar os pontos de foco e seja feliz. Minha XTi nunca me deixou na mão por foco, nem com a 18-55, imagina se a sua vai te deixar.

Como disse, sou principiante, agradeço imensamente pelo seu tempo e por analisar cada questão, quanto a questão de sair fora de foco ou ficar borrado a lente fixa que tenho não tem o estabilizador de imagem, por isso não sei se é o foco manual que estou errando, se é a distancia máxima permitida pela lente ou se são meus tremores que afetam a nitidez das fotos. Cara, valeu pela crítica super construtiva mesmo.
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2015, 13:04:07
Dá uma olhadinha nesse video a partir de 3:19. O AF dessa lente é muito bom. Eu mesmo tenho ela e posso afirmar q é surpreendente!

https://youtu.be/pj8d3Rgdyl4?t=3m26s

Pois é, acho que levei ao pé da letra isso de fazer tudo no modo manual, sempre gostei do "hard mode", galera, vocês são demais, obrigado Pablo, vou experimentar mais o AF.
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2015, 13:06:14
Dá uma olhadinha nesse video a partir de 3:19. O AF dessa lente é muito bom. Eu mesmo tenho ela e posso afirmar q é surpreendente!

https://youtu.be/pj8d3Rgdyl4?t=3m26s

Ótimo vídeo, obrigado cara, muito legal seu avatar, você é designer?
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2015, 13:34:34
Fiquei perdido aqui: o que uma coisa tem relacionada com a outra?

Se você conseguir fazer o foco manualmente de forma mais rápida que uma lente com AF (mesmo as mais lentas), parabéns, você é um ninja! Digo, em algumas situações bem específicas (distâncias pré-determinadas, DOF mais amplo, etc), o foco manual é tranquilo, mas na maioria dos casos não vejo porque não usar o AF e não vejo o porque de usar manual acrescentaria em aprendizado.

Longe de querer parecer superior ou algo assim, mas pelo tom das suas respostas, dá a impressão de que vale mais uma dedicação a alguns temas básicos da fotografia, para só então querer entrar em detalhes como focar manualmente. Os sistemas atuais de auto-foco estão aí para ajudar: aproveite-os e use o "tempo livre" para estudar fotometria, composição... coisas neste sentido.  :ok:
Agradeço demais pelo seu tempo e por responder cada questão, realmente, sou bem novato, estou lendo bastante, assistindo a tutoriais e praticando muito, críticas são sempre bem vindas, e obviamente pelas perguntas dá para perceber meu nível amador no assunto. Obrigado pelo seu tempo e observações.
Comida é arte.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2015, 14:55:17
O AF da 50 STM não é lento não... Só se for pelo liveview. Pelo viewfinder ele é bem rápido até. Se vc ainda quiser usar o MF, eu acharia melhor focar pelo liveview, não sei se é melhor realmente, mas eu, como iniciante, acho.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2015, 19:28:05
O AF da 50 STM não é lento não... Só se for pelo liveview. Pelo viewfinder ele é bem rápido até. Se vc ainda quiser usar o MF, eu acharia melhor focar pelo liveview, não sei se é melhor realmente, mas eu, como iniciante, acho.
Ainda está estranho, estou achando que a lente está com algum problema, amanhã testarei a de um amigo, é nova, mas, posso ter sido premiado :(
Comida é arte.