Autor Tópico: Perder o emprego e investir na fotografia. Alguém já passou por isso?  (Lida 6805 vezes)

Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #30 Online: 20 de Dezembro de 2015, 01:28:30
Esse é um ponto bem importante. Não é impossível ser fotógrafo de casamentos sendo tímido, mas dificulta um pouco mais as coisas. Eu sempre fui muito tímido e inseguro, com o tempo fui mudando isso e a fotografia deu um belo empurrão. Ainda me considero tímido e inseguro, mas certamente bem menos do que antes e acho que agora pouco me atrapalha.  :)
isso mesmo Humberto,nw eh impossivel,mas dificulta!Conheci muita gente assim,que nw conseguiam dialogar por conta da timidez..nw eram profissionais,mas se nw conseguiam dialogar em um encontro descontraido de "fotografos",na real talvez nem conseguissem desenvolver seu trabalho,visto que o dialogo com os donos da festa sao obrigatorios rsrsrs..Logico que pode nw ser o caso da Daniela,mas o quanto antes exercitar esse lado,melhor!!!!Enfim,se Deus quiser ela se saira muito bem
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 20 de Dezembro de 2015, 02:03:28
Pois é. Eu sou MUITO tímido e sinto que se fosse um pouco mais extrovertido tinha mto a ganhar no meu trabalho.

 :(


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:37:19
Conheci muita gente assim,que nw conseguiam dialogar por conta da timidez..nw eram profissionais,mas se nw conseguiam dialogar em um encontro descontraido de "fotografos",na real talvez nem conseguissem desenvolver seu trabalho,visto que o dialogo com os donos da festa sao obrigatorios rsrsrs..Logico que pode nw ser o caso da Daniela,mas o quanto antes exercitar esse lado,melhor!!!!Enfim,se Deus quiser ela se saira muito bem


 :ok:


Pois é. Eu sou MUITO tímido e sinto que se fosse um pouco mais extrovertido tinha mto a ganhar no meu trabalho.


Nunca é tarde pra trabalhar isso. Eu era a criança mais tímida possível, e isso durou até o final da adolescência, só depois que eu passei a trabalhar mais esse lado. Hoje ainda me considero tímido, mas extrovertido o suficiente para conversar sem problemas com pessoas que nunca vi na vida. A minha maior dificuldade no começo era passar os preços, chegava a suar frio, ahahah. Como o tempo fui ganhando confiança e as coisas foram ficando mais fáceis..


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #33 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:44:33

Nunca é tarde pra trabalhar isso. Eu era a criança mais tímida possível, e isso durou até o final da adolescência, só depois que eu passei a trabalhar mais esse lado. Hoje ainda me considero tímido, mas extrovertido o suficiente para conversar sem problemas com pessoas que nunca vi na vida.

Eu também era e ainda sou um pouco tímido. Pela minha experiência, a timidez diminuiu bastante depois que fiz um curso de oratória.. É meio que um tratamento de choque mas quando você aprende a rir de si mesmo em situações difíceis (e principalmente observa que outras pessoas sofrem exatamente o mesmo que você), tudo fica mais fácil.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #34 Online: 22 de Dezembro de 2015, 15:53:29
A minha maior dificuldade no começo era passar os preços, chegava a suar frio, ahahah.

Haha, ainda sofro um pouco disso. Mas aos poucos vou melhorando essa parte também
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #35 Online: 28 de Dezembro de 2015, 19:59:36
Eu acho que parte da minha timidez deve ser pelo fato de eu nunca ter saído da minha zona de conforto, digamos assim. Pra vocês terem uma noção, fico nervosa pakas quando tenho que ligar pra algum lugar, as vezes até peço pra outra pessoa ligar pra mim. Hahaha Mas tô tentando trabalhar isso, tentando ver como algo normal e tal, mas tá sendo um processo bem difícil, talvez coloque como meta para 2016 trabalhar ainda mais essa questão.

Agora que passou já alguns dias, eu sinto que estou mais com a cabeça no lugar e tá sendo melhor pra decidir as coisas, estou pensando com mais calma e tal e consequentemente as coisas estão ficando mais claras.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #37 Online: 29 de Dezembro de 2015, 10:18:13
E quem disse que gente tímida nao pode fotografar bem?

Eu hein...:P
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #38 Online: 29 de Dezembro de 2015, 10:31:41
E quem disse que gente tímida nao pode fotografar bem?


Ninguém disse. A gente tá falando do relacionamento com o cliente, não da qualidade da fotografia.


Eu era tímido em um nível que não conseguia falar uma palavra com desconhecidos. Nas primeiras reuniões com os clientes isso me atrapalhava demais. Fui trabalhando isso e depois que superei um pouco a timidez, o relacionamento com os clientes ficou muito mais fácil.  ;)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #39 Online: 29 de Dezembro de 2015, 11:23:15

Ninguém disse. A gente tá falando do relacionamento com o cliente, não da qualidade da fotografia.


Eu era tímido em um nível que não conseguia falar uma palavra com desconhecidos. Nas primeiras reuniões com os clientes isso me atrapalhava demais. Fui trabalhando isso e depois que superei um pouco a timidez, o relacionamento com os clientes ficou muito mais fácil.  ;)
Entendi. Esse tipo de timidez extrema pode atrapalhar mesmo no relacionamento com o cliente.
Mas vem cá. Como defendeu sua dissertaçao de mestrado, sua tese de doutorado?

Poxa...trocar algumas palavras com as pessoas nao é tao complicado assim :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #40 Online: 29 de Dezembro de 2015, 13:11:07
Entendi. Esse tipo de timidez extrema pode atrapalhar mesmo no relacionamento com o cliente.
Mas vem cá. Como defendeu sua dissertaçao de mestrado, sua tese de doutorado?

Poxa...trocar algumas palavras com as pessoas nao é tao complicado assim :D

Esse lance da timidez pode ser comparado em maior ou menor escala com outras fobias como por exemplo: falar em público, medo de altura, entre outras. Pra quem não sofre disso, tira de letra e acha super normal.. já outras pessoas preferem morrer do que ter de enfrentar essas situações.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #41 Online: 29 de Dezembro de 2015, 13:18:39
Esse lance da timidez pode ser comparado em maior ou menor escala com outras fobias como por exemplo: falar em público, medo de altura, entre outras. Pra quem não sofre disso, tira de letra e acha super normal.. já outras pessoas preferem morrer do que ter de enfrentar essas situações.
Eu entendo. Acho que todo mundo sofre de timidez em maior ou menor grau. Acho que timidez é nao se sentir a vontade com outras pessoas. Muitas vezes o extrovertido também sofre de timidez, só que ele acaba falando incessantemente em vez de ficar calado.
Mas de qualquer forma acho que nunca encontrei alguem tao timido que nao conseguisse trocar algumas palavras comigo :).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Resposta #42 Online: 29 de Dezembro de 2015, 13:57:35
vou deixar meus 2 cents.

saí de um emprego de 25 anos, estável, por opção. Não estava mais aguentando o stress, a pressão, enfim, surgiu a oportunidade de sair e saí.
O que posso dizer é que nos primeiros tempos você fica meio sem rumo, mas depois de alguns meses a poeira baixa e você começa a pensar com mais clareza.
O que posso te sugerir é exatamente o que voce está pensando em fazer... DAR UM TEMPO...
para o segundo momento, FOCO.. vão aparecer inúmeras oportunidades (estou nesse estágio)... difícil escolher entre as diversas oportunidades novas que aparecem. boa sorte na nova etapa e vai dar tudo certo  :ok:

Ler um relato desses é muito bom. Faz a gente saber que não é o único a passar por esse tipo de situação. Na verdade estou iniciando esse primeiro estágio que você descreveu.

Comecei a trabalhar numa empresa há 4 anos atrás. Nesse meio tempo terminei a faculdade e consegui ingressar num cargo dentro da minha área de formação, ganhando um salário maior. Comecei a pós-graduação e agora quase concluindo, eu percebi que não é mais isso que quero pra mim. Comecei a ficar frustrado, estressado, até que chutei o balde e pedi demissão.

Minha ideia era continuar no meu emprego e tentar uma grana extra com fotografia de esportes. Mas não estava mais aguentando e pedi pra sair. As verbas da rescisão dariam para investir em algumas lentes extras, mas aconteceram alguns imprevistos e fiquei sem grana. 
Agora tô eu aqui, sem emprego, com equipamento de entrada e sem capital para iniciar.  :aua:
Sei que vai ser um perrengue agora no começo mas tenho confiança de que com o tempo as coisas se ajeitam.
Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 29 de Dezembro de 2015, 14:19:44
Entendi. Esse tipo de timidez extrema pode atrapalhar mesmo no relacionamento com o cliente.
Mas vem cá. Como defendeu sua dissertaçao de mestrado, sua tese de doutorado?

Poxa...trocar algumas palavras com as pessoas nao é tao complicado assim :D


É que pulei umas partes. Quando eu era pré-adolescente eu não conseguia falar uma palavra com desconhecidos, literalmente. Depois fui trabalhando mais isso, na faculdade já estava mais à vontade. Ainda assim, na apresentação do TCC e nas defesas de mestrado e doutorado eu quase morri do coração.


Só que ainda sou tímido e isso me atrapalhou quando lidei com meus primeiros clientes. Hoje sou mais tranquilo, já consigo passar orçamento sem ficar com medo de receber um "não", ahahaha.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #44 Online: 29 de Dezembro de 2015, 14:30:08
E esse negocio de timidez piora quando a pessoa tem ansiedade,  que é o meu caso. Isso torna qualquer coisa simples um problemão involuntariamente. Quando eu estava no trabalho tive que dar um treinamento, fiquei ansiosa por causa disso por quase uma semana, mesmo eu repetindo pra mim mesma que não era nada demais, as vezes essas coisas foge do nosso controle, é bem bosta.