Autor Tópico: Perder o emprego e investir na fotografia. Alguém já passou por isso?  (Lida 6749 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #45 Online: 29 de Dezembro de 2015, 14:43:46
Quando eu estava no trabalho tive que dar um treinamento, fiquei ansiosa por causa disso por quase uma semana, mesmo eu repetindo pra mim mesma que não era nada demais, as vezes essas coisas foge do nosso controle, é bem bosta.


Sei bem como é... Pergunta pro Mike Castro, toda véspera de WS de Flash eu quase não consigo dormir, no dia do workshop estou sempre muito cansado, ahahah.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #46 Online: 29 de Dezembro de 2015, 14:59:24
Essa coisa de falar em público nao é mole nao. Mas tá tudo dentro da nossa cabeça. Dá no mesmo falar para uma pessoa ouvir ou para 1000. É a nossa cabeça que torna isso mais complexo. Tembém estou aprendendo a lidar com isso agora. Nunca gostei de falar em público e nem ser o centro das atenções. Na faculdade isso também melhorou bastante. A gente é obrigado a se expor, né? Com esse lance de fotografia eu achava que nao seria necessário se expor, mas quanto mais a gente torna o nosso trabalho pessoal mais a gente se expoe. O mundo está aí para ser vivido. A gente nao veio a ele para se esconder. Mas acho que é tudo uma questao de autoconfiança e aprendizado. No primeiro WS que demos eu estava mais nervoso do que no ultimo (quarto). Esse ano palestramos na Fotografar para umas 100 pessoas e eu fiquei nervoso pois foi a primeira vez. No ano que vem vamos palestrar para umas 800. Agora é mentalizar que para 100 ou para 800 é a mesma coisa. Assim a minha cabeça entende que eu já passei por isso e fica mais relaxada :D.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #47 Online: 29 de Dezembro de 2015, 15:19:01
Só complementando...acho que o melhor caminho para vencer a timidez é se colocando em situações de desconforto. Quando eu tinha 17 fui morar na frança e entrei no ultimo ano do ensino médio. Eu já tinha terminado o colégio mas voltei um ano para aprender melhor o francês antes de entrar na faculdade. No primeiro dia de colégio juntou uma roda em volta de mim e todo mundo me olhava como um alienígena. Pra piorar a situação, as mesas e cadeiras eram colocadas em duas fileiras uma de frente pra outra. O que fazia com que eu me sentia observado o tempo todo. Foi uma situação difícil. Eu nao falava nada de francês. Comecei a roer unha de tanta ansiedade. Quando entrei na faculdade, tinha que fazer apresentações orais em francês. Era muito difícil pra mim. Tinha um amigo francês que fugia das apresentações. Sempre arrumava um atestado, mas eu sempre ia, encarava a situação. Mesmo fazendo papel de bobo no inicio pois falava muito pouco. Eu dizia pra mim mesmo que quando voltasse ao Brasil seria mamão com acucar apresentar qualquer assunto em publico em língua materna. E foi o que aconteceu. Quando entrei na universidade brasileira, os meus amigos tinham mais dificuldade do que eu. Isso porque eu já tinha passado por situações mais difíceis antes. Enfim, agora eu tenho roído cada vez menos as unhas.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 15:21:13 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #48 Online: 29 de Dezembro de 2015, 16:53:45
Concordo, spider. Encarar o medo de frente, se colocar em situações de desconforto é o que faz a gente superar. O difícil é mesmo o começo, ainda me dá muito nervoso.

Em tempo, além das defesas de TCC, mestrado e doutorado, ao longo da faculdade eu participei de congressos nacionais e internacionais, já palestrei várias vezes em português e já palestrei pra mais de 100 pessoas em inglês, já morei fora do país pra uma cidade onde eu não conhecia ninguém. Como fotógrafo, já ministrei 1 aula e 6 workshops, sempre pra turmas pequenas. A cada vez vai ficando menos difícil, mas nunca foi fácil.

As reuniões com os clientes sim, foram ficando mais fáceis. Tem a ver também com a confiança no próprio trabalho, e isso só traz mais benefícios ainda. No ato de fotografar em si, acho que a timidez não atrapalha, mas em todo o resto complica um pouco. Como eu disse lá atrás, não é impossível ser fotógrafo de casamentos tímido, mas facilita se conseguir vencer a timidez um pouquinho.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #49 Online: 29 de Dezembro de 2015, 17:05:40

Sei bem como é... Pergunta pro Mike Castro, toda véspera de WS de Flash eu quase não consigo dormir, no dia do workshop estou sempre muito cansado, ahahah.

Hahaha Eu imagino, o pior é que depois que passa, eu sempre penso "nem foi tão ruim quanto eu achei que seria", aí sempre me lembro das coisas que deixei de fazer por ficar nervosa e ansiosa, que depois eu provavelmente também pensaria que não havia sido nada demais.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #50 Online: 29 de Dezembro de 2015, 17:08:21
Só complementando...acho que o melhor caminho para vencer a timidez é se colocando em situações de desconforto. Quando eu tinha 17 fui morar na frança e entrei no ultimo ano do ensino médio. Eu já tinha terminado o colégio mas voltei um ano para aprender melhor o francês antes de entrar na faculdade. No primeiro dia de colégio juntou uma roda em volta de mim e todo mundo me olhava como um alienígena. Pra piorar a situação, as mesas e cadeiras eram colocadas em duas fileiras uma de frente pra outra. O que fazia com que eu me sentia observado o tempo todo. Foi uma situação difícil. Eu nao falava nada de francês. Comecei a roer unha de tanta ansiedade. Quando entrei na faculdade, tinha que fazer apresentações orais em francês. Era muito difícil pra mim. Tinha um amigo francês que fugia das apresentações. Sempre arrumava um atestado, mas eu sempre ia, encarava a situação. Mesmo fazendo papel de bobo no inicio pois falava muito pouco. Eu dizia pra mim mesmo que quando voltasse ao Brasil seria mamão com acucar apresentar qualquer assunto em publico em língua materna. E foi o que aconteceu. Quando entrei na universidade brasileira, os meus amigos tinham mais dificuldade do que eu. Isso porque eu já tinha passado por situações mais difíceis antes. Enfim, agora eu tenho roído cada vez menos as unhas.

De fato! Isso tem sido um processo lento comigo, mas que está trazendo resultados, antigamente eu mal queria sair de casa pra fazer alguma coisa sozinha, me sentia mal por andar sozinha e ser observada, hoje em dia estou bem mais a vontade com essa situação, inclusive adoro ir em parques sozinha, sempre me ajuda a pensar e refletir sobre muita coisa.

Em janeiro vou fazer minha primeira viagem sozinha e de cara vai ser para fora do Brasil, serão apenas 7 dias, pode parecer pouco para qualquer pessoa vendo de fora, mas pra mim já vai ser um baita de um avanço. E pretendo fazer isso mais vezes em 2016. Se a gente não arrisca, não saberemos nunca como passar por essas situações.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #51 Online: 29 de Dezembro de 2015, 17:38:57
antes de eu sair do emprego estava com um nivel de stress tão alto que até em reuniões normais da empresa com meus colegas da área, me dava um início de pânico.. coisa besta que eu precisava me controlar pra permanecer na sala. Era só fechar a porta e começar a reunião que ia me dando um nervoso.. uma vontade de vazar... incrível o que esse mundo maluco faz com a gente. Graças a Deus isso tudo ficou pra trás.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #52 Online: 29 de Dezembro de 2015, 18:12:01
Eu sou tímido  8-)


Alex Simões

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
  • Sexo: Masculino
Alex Simões


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #54 Online: 29 de Dezembro de 2015, 22:56:13
Em janeiro vou fazer minha primeira viagem sozinha e de cara vai ser para fora do Brasil, serão apenas 7 dias, pode parecer pouco para qualquer pessoa vendo de fora, mas pra mim já vai ser um baita de um avanço. E pretendo fazer isso mais vezes em 2016. Se a gente não arrisca, não saberemos nunca como passar por essas situações.


 :clap: :ok:




Eu sou tímido
Eu também...


São 2 caras de pau, isso sim...  :D


Alex Simões

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 29 de Dezembro de 2015, 23:13:29


 :clap: :ok:





São 2 caras de pau, isso sim...  :D

Que isso Sensei, congelo na frente das pessoas. Principalmente se forem mais que 2 pessoas.
Alex Simões


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #56 Online: 29 de Dezembro de 2015, 23:16:47
Que isso Sensei, congelo na frente das pessoas. Principalmente se forem mais que 2 pessoas.


Sei... No WS de Campinas tinham bem mais que 2 pessoas, rsrs...  :D


Alex Simões

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 29 de Dezembro de 2015, 23:27:35


Sei... No WS de Campinas tinham bem mais que 2 pessoas, rsrs...  :D

Hahahaha...tinha mesmo

Mas falando sério, eu sempre fui muito tímido.
Na faculdade fui forçado a falar e melhorei muito depois que comecei trabalhar. Sempre dei treinamentos, palestras para equipes. Na comunidade religiosa que frequento, sempre dei aulas nas escolas juvenis e de adultos por muitos anos. Aí a vergonha foi desaparecendo e... Sumiu.

Hoje tanto faz falar para 1, 10 ou 80 (máximo que já falei). Dá frio na barriga no começo e 2 minutos depois parece que to falando pros meus amigos.

Caminho é esse Dani. Se arriscar.
Alex Simões


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #58 Online: 05 de Janeiro de 2016, 17:19:10
Não passei ainda, mas se a crise demorar para passar, é provável que invista na fotografia como um "ganha-pão".

De qualquer forma, planejei que 2016 seria dedicado aos cursos. Acho que é mais fácil de aprender enquanto estou empregado e sem pressão total para arranjar dinheiro o mais rápido possível.
Por precaução (e bom senso), reduzi gastos com lazer, e o Youtube passou a ser a minha sala de aula.  :D




Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #59 Online: 07 de Janeiro de 2016, 10:56:57
pq nw procura grupos para saidas fotograficas Daniela?Alem de lhe ajudar na questao da timidez,podera trocar experiencias,alem de fazer amigos ou quem sabe,ate um parceiro para trabalhos futuros.Eu fui uma vez,embora seja um pouco tambem,foi muito bom!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II