Autor Tópico: Camera T5 (1200D) para início de trabalhos  (Lida 5479 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2015, 17:31:51
Não. Mas em casamentos e eventos em geral eu acho imprescindível pq tem horas que vc TEM que sentar o dedo.
Se arriscar a dar 1 único click na hora do beijo dos noivos, a chance de pegar a foto perfeita é MUITO baixa. Todos os caras fodas q eu conheço descem a madeira no obturador e conseguem pegar muitos detalhes que dificilmente conseguiriam se clicassem pouco.

Pra ensaios externos, eu já não sinto esse problema. Dependendo das condições, pra mim uma Rebel atende muito bem.

Essa era a abordagem que eu queria chegar: profissional da fotografia não é só quem trabalha com eventos. Temos vários outros nichos que inclusive foram citados aqui: still de produtos, comida, etc... poderia incluir macro para uma pesquisa científica ou qualquer outra maluquisse qulaquer que quem trabalha num mercado (eventos) jamais vai se lembrar antes de sair achando que é o único profissional do ramo.

Em tempo, é evidente que a ferramenta pode ajudar ou atrapalhar na hora de realizar uma tarefa. Se você for num forum de taxistas e perguntar se um Uno serve para começar a trabalhar, aquele membro que trabalha num Corolla da vida vai falar que não, que alguns clientes vão reclamar da falta de espaço etc... mas o que acontece é que todos conseguem trabalhar, uns agradando menos, outros agradando mais. Voltando para a fotografia, o camarada que não quer investir mais do que 2mil reais numa câmera, provavelmente não terá um público alvo tão "inflacionado". Aquele que investe nos melhores equipamentos, certamente cobrará mais.

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2015, 23:20:59

Eu conheço, e fico de boca aberta com as imagens que o sensor dela produz (nada melhor que um bom negativo). Mas é notável que em uso profissional (quando tem cliente pagando e existe uma logística que tem que ser cumprida e precisa dar certo!) a perda de boas imagens será muito alta. E o pior, ela simplesmente para e fica sem funcionar o obturador alguns segundos enquanto processa as imagens.

Reconheço que pode servir para still ou comida. Mas, por exemplo, se for sorvete, em que o fotógrafo tem um minuto pra disparar antes de começar a mudar a textura, a T5 pode (vai) se "travar" toda.

Eu fico reparando o pessoal querendo forçar a barra em fotografia, principalmente quando está começando e pesquisando o primeiro equipamento. É uma área cara (infelizmente), não tem muitas saídas.
Comentário um pouco preconceituoso mas tenho de concordar em quase tudo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2015, 00:03:16
...E o pior, ela simplesmente para e fica sem funcionar o obturador alguns segundos enquanto processa as imagens...

Infelizmente a Nikon nesse ponto é muito pior, a D7100 é uma piada nessa hora, em RAW é três fotos e ela trava.

A T5 eu não conheço, mas tive a T3 que é inferior, usava a 85mm F1.8 nela, não lembro dela travar, ela me rendia lindas imagens com a 85mm, mas nos momentos críticos, tipo beijo eu usava sempre a câmera principal.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #18 Online: 22 de Dezembro de 2015, 07:09:03
Não trabalho profissionalmente, mas creio que o maior limitador em certas horas seja o fotógrafo. Fotografando eventos como aniversários e casamentos, os ajustes normalmente não variam muito. O ambiente é controlado e sempre é utilizada a iluminação adicional. Num ou noutro momento é que o fotógrafo irá variar um ajuste para conseguir um efeito específico na foto, mas mesmo assim vejo algumas tentativas frustradas nesse sentido. Já vi pessoal fazendo casamento com D3000 e 18-55mm, então a T5 não deve ser ruim.

Sendo realista e sincero, profissionalmente o correto é usar equipamento compatível com o trabalho a ser realizado.

Já o lance do burst, acho que se o cartão de memória for rápido na gravação, a coisa funciona bem. Na minha coroa, estou usando um Sandisk de 30mb/s que acho que deva ser falso, pois ela para com 3 disparos e fica com led de acesso ao cartão aceso. Na T3i é a mesma coisa. Mesmo com um SD classe 10 de supostos 45mb/s ela travava com 3 fotos.

Mas vamos voltar no tempo... E quando não havia motordrive? Tinha que armar a câmera para fazer um disparo e tudo mais. Nem auto foco tinha. As lendárias fotos do Ali socando os adversários jamais aconteceriam se dependessem exclusivamente do burst mode. O fotógrafo tem que ter o timing. Burst mode ajuda aqueles que não tem esse timing. Se fosse para fotografar automobilismo e outros eventos esportivos, eu até entenderia, mas um beijo de casamento, eu sinceramente não entendo não...
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2015, 07:22:55 por Guto Pereira »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 22 de Dezembro de 2015, 08:12:03
Buffer da minha T3 em raw são 3 fotos, nunca deu busy na câmera fazendo casamento simplesmente porque não é meu jeito de fotografar sentando o dedo.
Vejo é muita insegurança por parte dos fotógrafos.

Eu bato mais de uma foto para garantir o foco em abertura grandes e não para garantir momentos na sorte.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #20 Online: 26 de Dezembro de 2015, 22:27:39
Pelos cometarios teria que iniciar na fotografia com uma FullFrame e todas as quinquilharias de melhores qualidades possíveis. Pra mim que estou estudando bastante fico até desanimado. Acabei de comprar uma T5, ainda nao chegou.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2015, 08:13:03
Pelos cometarios teria que iniciar na fotografia com uma FullFrame e todas as quinquilharias de melhores qualidades possíveis. Pra mim que estou estudando bastante fico até desanimado. Acabei de comprar uma T5, ainda nao chegou.
eu nw diria comecar com FF,os contras ja falaram e eh valido levar em consideracao.Vc pode muito bem comecar com a t5,mas talvez tenha que passar mais tempo na edicao..
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #22 Online: 27 de Dezembro de 2015, 13:27:25
Pelos cometarios teria que iniciar na fotografia com uma FullFrame e todas as quinquilharias de melhores qualidades possíveis. Pra mim que estou estudando bastante fico até desanimado. Acabei de comprar uma T5, ainda nao chegou.

Já tive FF, e hoje trabalho com duas cropadas (D7000 e D7100), e elas dão conta do recado com sobra. Não tenho intenção de voltar para FF, se o buffer de uma enche, solto ela e pego a outra, não perco momento algum.

Fez uma ótima aquisição amigo, agora é devorar o manual e aprender tudo que ela pode lhe oferecer, saber das suas limitações e da limitação da sua câmera.

Boas fotos.






Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #23 Online: 27 de Dezembro de 2015, 18:24:17
Como você disse, é um equipamento pra começar. Mas lembrando de duas coisas essenciais:

- Um flash faz muita diferença, antes de começar a pegar trabalhos cogite pegar um flash externo, é bem importante, ainda mais se for fazer eventos em ambientes fechados e à noite
- Backup de tudo: câmera, lentes, baterias e flash. Se possível ter contatos de fotógrafos da região que possam de cobrir em caso de imprevistos. Num primeiro momento uma compacta premium pode até servir de backup, mas tente o quanto antes comprar um corpo reserva, mesmo que antigo, pra deixar de reserva na mochila. Evento é uma grande responsabilidade pois é o registro de um momento único.

Sobre capacidade, a T5 me preocuparia muito mais pela construção de entrada, mais frágil, do que pelo seus atributos técnicos. Ela faz 3 fps e consegue fazer 6 fotos em RAW antes de ter limpar o buffer, quando a velocidade cai a 0,75 fps. Se fizer uma rajada dessas, dependendo das configurações é mais provável o flash não disparar antes da sexta foto.

T+


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #24 Online: 27 de Dezembro de 2015, 21:32:11
Como você disse, é um equipamento pra começar. Mas lembrando de duas coisas essenciais:

- Um flash faz muita diferença, antes de começar a pegar trabalhos cogite pegar um flash externo, é bem importante, ainda mais se for fazer eventos em ambientes fechados e à noite

Comprei um Yn500ex.

- Backup de tudo: câmera, lentes, baterias e flash. Se possível ter contatos de fotógrafos da região que possam de cobrir em caso de imprevistos. Num primeiro momento uma compacta premium pode até servir de backup, mas tente o quanto antes comprar um corpo reserva, mesmo que antigo, pra deixar de reserva na mochila. Evento é uma grande responsabilidade pois é o registro de um momento único.

Vou ficar com a minha velha XT em mãos.

Sobre capacidade, a T5 me preocuparia muito mais pela construção de entrada, mais frágil, do que pelo seus atributos técnicos. Ela faz 3 fps e consegue fazer 6 fotos em RAW antes de ter limpar o buffer, quando a velocidade cai a 0,75 fps. Se fizer uma rajada dessas, dependendo das configurações é mais provável o flash não disparar antes da sexta foto.

Espero nao ter muitos problemas com isso
T+
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2015, 21:43:08 por Gall3go »
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2015, 09:18:37
Mano, uma T5, com YN 500 e uma Tamron 17-50 2.8 faz miséria.

Eu usava até pouco tempo atrás, uma T3, na lente 50-150 2.8. Pra aniversário infantil, casamento, etc, pode ir sossegado.

Quando fizeram a 300d e a 10d elas eram lerdíssimas, e ninguém morreu por isso.



Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #26 Online: 09 de Janeiro de 2016, 15:39:49
Mano, uma T5, com YN 500 e uma Tamron 17-50 2.8 faz miséria.

Eu usava até pouco tempo atrás, uma T3, na lente 50-150 2.8. Pra aniversário infantil, casamento, etc, pode ir sossegado.

Quando fizeram a 300d e a 10d elas eram lerdíssimas, e ninguém morreu por isso.

Mike ainda não tenho a Tamron. Mas será minha aquisição esse ano. Por enquanto só as da assinatura mesmo.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #27 Online: 12 de Janeiro de 2016, 07:23:11
O relato da galera que trabalha direto com festas e eventos é primordial. Vou me dedicar ao flash agora. Quem sabe assim me animo de fazer algum evento pra aprender e entender como se faz.



maltmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 13 de Janeiro de 2016, 23:08:09
Praticar muito e estudar, porque a busca de conhecimento só depende de você.  :assobio:

Equipamento é importante para eventos e tal, principalmente o backup, porque você só sente falta quando precisar... mas o mais importante é aquele equipamento atrás da máquina e não a máquina em si, porque é ali que tudo ocorre.
Canon T5i | EF-S 10-22 f/3.5-4.5 USM | EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM | EF 70-300 f/4-5.6 IS USM


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 14 de Janeiro de 2016, 11:01:36
O relato da galera que trabalha direto com festas e eventos é primordial. Vou me dedicar ao flash agora. Quem sabe assim me animo de fazer algum evento pra aprender e entender como se faz.

Tudo é uma questão de estudar a necessidade. Também tô começando agora e por enquanto só escolho jobs que gosto. Quando decidi fotografar, queria fazer só show de rock.. Então comprei lente clara, flash e experimentei muitas coisas, difusores, gary fong, etc. Tirei 5k de fotos em vários shows de amigos pra entender como as coisas funcionavam.. O importante é saber o que quer e encontrar o caminho até lá...

O MF é um ótimo lugar pra encontrar ajuda!
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, 11:03:44 por Jux Mendez »
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/