Autor Tópico: Foi dada a Largada para novos eventos...  (Lida 1475 vezes)

Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Online: 14 de Dezembro de 2015, 14:45:23
Galera, boa tarde.
Nesse final de semana fotografei meu primeiro evento. UM CASAMENTO!!!! Mas calma aew... Não era o fotógrafo oficial e nem fazia parte da equipe. Foi um casamento de um familiar e que pediu pra eu tirar algumas fotos avulsa. Vamos lá. Usei a minha XT (idosa) + 18-55 kit + 55-250 STM (novinha, acabou de chegar nunca tinha sido usada) + Yn560 (emprestado o meu os correios extraviou e to na espera da solução).

Pra começar, cheguei na igreja e fui logo procurar o fotografo para informa-lo sobre a minha presença e tentei nao atrapalha-lo.
Meu tio era o noivo e pediu pra eu fazer umas fotos da noiva em casa se arrumando e etc...
Só. Pra ilustrar os serviços oferecidos pela maioria dos fotógrafos aqui do interior da bahia: Fotos da igreja e recepção. O album completo nem é cogitado. Os serviços prestados são o BÁSICO do BÁSICO.

1° obstáculo:

O FLASH MANUAL!!!! Inicialmente tomei uma SURRA dele!!! Fui tirando fotos de tudo que eh canto dentro do quarto onde ela tava se arrumando, da igreja e do espaço pra tentar acertar a exposição. Mas com o passar dos clicks peguei um pouco de jeito. Foi complicado nunca tinha usado um flash manual e busquei informações aqui no fórum alguns dias antes quando descobrir que o meu nao iria chegar a tempo. No fim acho que tirei umas fotos + -

2° obstáculos:

Tentar nao atrapalhar o fotógrafo oficial. Como disse antes conversei com ele e foi tranquilo. Percebi que era uma pessoa totalmente parada no tempo. O material que usava só me deixava para trás pela 18-50 2.8 que tinha. Tava usando uma Nikon D60 e um flash tb Nikon. Ele disse que poderia tirar as fotos junto com ele mas tentei nao tirar as mesmas fotos e variar bastante. Como estava com uma zoom fui atrás de detalhes e fotos espontâneas. Sabe aqueles fotógrafos "posistas"?!?! Então era mais ou menos assim. Busquei fazer fotos diferentes

3° obstáculo:

As lentes ESCURAS!!! Minha 50mm nao chegou a tempo tb. Os correios tb extraviou. Fez muita falta!!!

Fiquei tranquilo e bem despreocupado por nao ter a responsabilidade das fotos oficiais então pude buscar detalhes. Vou pedir autorização a ele para postar algumas fotos aqui e preciso muito da opinião de vocês. Estou reiniciando na fotografia. Fiz algumas aulas na faculdade a uns anos atrás e tive que parar por motivos $$ e agora decidir colocar a câmera no pescoço e praticar meu hobby novamente.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2015, 15:26:59
Bacana o relato, principalmente pelo fato de tudo ter sido acordado com os noivos e o fotógrafo oficial.

Fico no aguardo das fotos.

 ;)


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2015, 23:56:18
Galera preciso do feedback...


Casamento Adauto e Cleide 015 by Gleyson Almeida, no Flickr

Casamento Adauto e Cleide 016 by Gleyson Almeida, no Flickr

Casamento Adauto e Cleide 013 by Gleyson Almeida, no Flickr

Casamento Adauto e Cleide 013(2) by Gleyson Almeida, no Flickr


Essas foram algumas que passei no LigthRoom.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2015, 00:50:28
Cara, primeiro lugar temos que levar em consideração todas as limitações que vc teve. Trabalhar com corpo antigo, lente escura e flash manual sem experiência é realmente complicado. Por outro lado, vc procurou fazer suas fotos da melhor forma possível, sem cobrar, sem aceitar cobrir o evento de forma oficial e sem atrapalhar o fotógrafo principal e, ainda melhor, a pedido dos noivos.

Agora, também tenho o compromisso de ser sincero com vc sobre as fotos que vc postou, independentemente de suas limitações. Isso é benéfico para sua evolução. Vamos lá:

De uma maneira geral, as fotos estão bem fracas. A iluminação é ruim, os enquadramentos e cortes são incômodos (efeito encaixotamento), as composições são praticamente inexistentes e o tratamento ficou fraco tb.

A foto 1 talvez fosse a melhor expressão dela, mas vc só fotografou o cabelo, que não passa mensagem nenhuma. As outras tb não passam emoção, que é o que uma foto de casamento deveria passar.

Uma dica que dou é pra abrir o olhar. Fotos de casamentos precisam contar história, portanto precisam mostrar não só o fato principal mas o que acontece em volta. Vc pode fazer alguns retratos em casamento, mas eles precisam ser expressivos por si só, coisa que os seus não foram.

Desculpe ser tão duro. Dou valor a sua postura e forma como vc fez pra não prejudicar ninguém, mas em termos fotográficos o material que vc apresentou é fraco.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2015, 13:04:39
Cara, esqueci de perguntar;

De que cidade vc é?


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2015, 14:00:39
Cara, esqueci de perguntar;

De que cidade vc é?

Alagoinhas - Ba
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2015, 14:11:58
Rafa_Meira acho que essas fotos que postei foram as mais difíceis de enquadrar e compor. Foram fotos feitas dentro do quarto onde ela estava se maquiando e realmente estava bastante bagunçado impossibilitando de fazer uma composição mais aberta. Gostei do seu comentário e com certeza vou analisar e estudar como melhorar isso. Acho que o meu objetivo não foi atingido. Nao queria fazer "as fotos do casamento", afinal, tinha alguém responsável por isso lá. Então tentei ser bem diferente. Se eu tiver um tempo hj posto algumas que tirei na igreja. Em relação ao tratamento das imagens ainda estou bem no início. Gostaria muito de mais feedbacks sobre as fotos. Kkkkk ou ficaram muito ruins ou a galera não eh muito de dar feedbacks e eu to zoando... Kkkkkk mas ta valendo.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Fred Bittencourt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2015, 15:33:02
Parabéns pela iniciativa e pela dedicação em curto espaço de tempo.

Eu não gostei das fotos por dois motivos. O corte das fotos ficou muito apertado, claro que você citou o espaço onde ela se aprontava. Mas isto você podia resolver em 18 ou 35mm, visto que você usou em 70mm.

O outro ponto já também citado é o tratamento. Normalmente os fotógrafos de casamento usam aquele efeito vintage ou algo bem próximo.

Com certeza os mais experientes vão poder contribuir mais com você.


Canon T5 | 18-55mm | 50mm 1.8 STM | YN-568EX II | Gopro Hero 4


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2015, 16:03:27
As dicas que dei foram para o caso de querer fotografar eventos.

Tipo, se o quarto estava bagunçado, da uma arrumada. Pode pedir pra noiva se posicionar no canto mais bonito/com melhor luz do quarto do making of. Muita gente pede para a noiva/noivo ficarem perto da janela para aproveitar a luz vindo dela para fazer boas fotos. Mas fotos abertas, contextualizadas, são as que mais contam história.

 Alguns retratos podem ser bacanas tb, mas os que vc fez não foram expressivos, na minha opinião.

Dá uma olhada no tópico do colega C.Ferrari.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=117068.0

Perceba como a maioria das fotos são mais abertas, mostram o principal assunto mas incluem tb o local onde ocorreu, o que ocorre no entorno, pra contar a história do casamento. Tem fotos mais fechadas, como a noiva em PB, mas a expressão dela e a luz deram uma sensibilidade muito grande a foto.

E por fim, consuma muita fotografia de casamento de boas referências. Isso é o mais importante.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2015, 23:28:12
Parabéns pela coragem e iniciativa mas as fotos estão muito fracas. Só tem foto do rosto da noiva? Cadê o resto?

Participe mais aqui do fórum e adquira muito conhecimento para um próximo evento como esse.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2015, 08:07:40
Bom dia. Tales Souto tem outras muitas fotos aqui. Assim que tiver tempo coloco outras. Fred fiz umas fotos mais fechadas justamente pra tentar não compor nada dentro do quarto mas nao deu certo. Rsss... Vou continuar lendo e estudando os problemas. O tratamento é mais fácil de resolver, basta estudar um pouco mais e refazer. Mas obrigado pelas críticas.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.