Autor Tópico: Olympus Pen-F  (Lida 18305 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #105 Online: 10 de Julho de 2017, 10:11:53
Essa câmera tem uma proposta muito interessante. Caso eu fosse substituir a minha X-E1 ela estaria no topo da lista.
Adriano, obrigado pelo review inicial. Adoraria ver um review seu mais detalhado sobre ela (um review mais prático de uso, não técnico como tem vários por aí) caso você se disponibilize a fazer.  :ok:


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #106 Online: 10 de Julho de 2017, 10:13:54
conforme for usando vou tentar fazer um review com fotos. nunca fiz, mas como tem tão pouca gente que faz esse tipo de analise sobre m4/3 aqui no fórum, acho que vale uma tentativa.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #107 Online: 10 de Julho de 2017, 10:27:47
Os botões são questão de adaptação mesmo. Eu não estou acostumada, mas vou amaaar me adaptar a isso, rsrs.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #108 Online: 10 de Julho de 2017, 10:42:23
conforme for usando vou tentar fazer um review com fotos. nunca fiz, mas como tem tão pouca gente que faz esse tipo de analise sobre m4/3 aqui no fórum, acho que vale uma tentativa.

Legal! Vou ficar no aguardo.  :ok:

Estes dias descobri que um dos fotógrafos de casamento mais renomado ($) de SP usa uma Pen-F (e também uma Leica Q  8-))... achei interessante pois é muito raro aqui no BR fotógrafos usarem m4/3 em casamento.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #109 Online: 10 de Julho de 2017, 11:28:34
apenas um pequeno teste do modo de alta resolução, para vocês terem uma ideia.


Crazy Rooster
by Adriano Ferreira, on Flickr
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 10 de Julho de 2017, 14:28:29
algumas diferenças que ja notei entre a E-M10 MkII e a PEN-F

1- O sensor de 20mp deu um baita salto de qualidade em relação ao anterior, principalmente nas fotografias em iso mais alto. O raw da pen-f parece muito mais orgânico, muito próximo do cr2 da t4i, percebi muito mais possibilidades de trabalhar na pós que o sensor da e-m10

Esse sensor novo é um pouco melhor sim. Mas acho que os maiores ganhos estão sendo no processamento mesmo - a GX85 tem imagens e (principalmente) vídeo melhor do que a geração anterior da Panasonic, apesar de usar o mesmo velho sensor de 16mp.


2- As possibilidades de "edição em tempo real", tipo uma chavinha que tem abaixo do dial de modos fotográficos, que permite mexer no histograma enquanto se fotografa, de uma maneira bem rapida, é uma mão na roda em cenas com muita luz no fundo, por exemplo. o dial de exposição também é bem maneiro, já tinha usado na g10, e sentia falta de vez quando. E o jpeg, dessa câmera é foda, especialmente os do modo criativo monocromático.

3- Quem se acostumou com dslr ou com as omd's, estranha um pouco o viewfinder do lado esquerdo, parece que não, mas muda um pouco o jeito de fotografar. é uma mudança sutil que faz muita diferença, ainda to me acostumando com o rangefinder style.

4- É muito botão! o que a principio pode parecer um facilitador, acaba se tornando uma preocupação, uma distração. agora eu entendo pq as novas leigas estão vindo com cada vez menos botões. bom, é uma questão de adaptação.

Sim, quem não consegue usar o olho direito no EVF, acaba sendo um problema. Eu já usava o direito em câmera com viewfinder central, então foi bem natural. Pena que a Olympus não colocou a chave 2x2 nela também, eu adorava aquilo na E-M5 II.

E os botões, o negócio é sempre ficar cuidando quais as funções que você usa mais, e mapear botões para cada uma delas - assim você evita ao máximo de usar o menu.

E fato: a Pen-F é a câmera mais bonita que já vi. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #111 Online: 10 de Julho de 2017, 16:30:31
E os botões, o negócio é sempre ficar cuidando quais as funções que você usa mais, e mapear botões para cada uma delas - assim você evita ao máximo de usar o menu.


Falando nisso, a Olympus já aprendeu a fazer um sistema de menus decente ou continua aquela m... das câmeras anteriores ?


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 10 de Julho de 2017, 16:38:50

Falando nisso, a Olympus já aprendeu a fazer um sistema de menus decente ou continua aquela m... das câmeras anteriores ?

Segue confuso. Mas depois de programar os botões como gosto, praticamente nunca entrava no menu.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #113 Online: 10 de Julho de 2017, 16:58:41

mas no fim das contas, depois de muito usar, já decorei onde se encontra cada coisa nos menus da olympus. um novato no sistema certamente vai ter sua dificuldades.
super painel e o grande numero de botões e dials, ajudam muito. depois que vc personaliza, quase nao precisa acessar os menus.
mas volto a dizer, que essa quantidade de botões acaba se tornando uma distração.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #114 Online: 10 de Julho de 2017, 19:06:50
mas no fim das contas, depois de muito usar, já decorei onde se encontra cada coisa nos menus da olympus. um novato no sistema certamente vai ter sua dificuldades.
super painel e o grande numero de botões e dials, ajudam muito. depois que vc personaliza, quase nao precisa acessar os menus.
mas volto a dizer, que essa quantidade de botões acaba se tornando uma distração.

Daqui a um tempinho, qdo vc tiver a fim de fazer um upgrade, por favor, MP-me!! Primeira da fila, rsrs.  :D


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #115 Online: 10 de Julho de 2017, 19:27:07
Daqui a um tempinho, qdo vc tiver a fim de fazer um upgrade, por favor, MP-me!! Primeira da fila, rsrs.  :D

olha, rolou um sentimento entre essa câmera e eu. vai ser difícil me desfazer dela. masss, nesse mundo do amor líquido, das relações voláteis, nunca se sabe. vai que aparece um modelito novo e me seduz.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #116 Online: 10 de Julho de 2017, 20:11:32
olha, rolou um sentimento entre essa câmera e eu. vai ser difícil me desfazer dela. masss, nesse mundo do amor líquido, das relações voláteis, nunca se sabe. vai que aparece um modelito novo e me seduz.

Eu pensava o mesmo com relação à OM-D, até vir a Pen F, hehe.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #117 Online: 08 de Setembro de 2017, 21:29:55
E eis que a oportunidade caiu de para quedas na minha frente, e com a dica do Adriano, eu aproveitei.
Primeiras impressões:
 :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub:

Meu deuuuuuuuuuuuusssssssssssss, preciso futucar quase nadaaaaaaaa o menu!! Até pra entrar no menu, tem atalhos pelos botões que já me colocam direto na função que eu quero. QUE DELÍCIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!

 :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub:

Eu esperava ter uma só beeeeeeeeem mais pra frente. Mas não deu pra perder a oportunidade. E estou absolutamente IN LOVE.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, 21:31:24 por Helena Bsb »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #118 Online: 08 de Setembro de 2017, 21:47:56
Mandou bem  :ok:


Sempre curti essa câmera, e em uma ocasião pude usar ela rapidamente e as impressões positivas se mantiveram.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #119 Online: 08 de Setembro de 2017, 21:53:09
Meu deuuuuuuuuuuuusssssssssssss, preciso futucar quase nadaaaaaaaa o menu!! Até pra entrar no menu, tem atalhos pelos botões que já me colocam direto na função que eu quero. QUE DELÍCIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não ter que entrar nos menus da Olympus é uma benção !

Parabéns pela câmera !