Autor Tópico: Sugestões  (Lida 1654 vezes)

PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Online: 14 de Dezembro de 2015, 19:01:37


Vou experimentar uma foto no fogo cruzado dos experts.
Serve para eu tentar melhorar.
Em tempo, esta teve uma pós no lightroom. Mas a jpg " original" está bastante parecida.
Câmera Nikon D3200
Abertura:  f11
Velocidade : 1/125
ISO: 180
Lente 55-200mm em 123 mm nesta foto.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2015, 19:03:15 por PMVG »


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2015, 09:57:02
Bom dia amigo, vc esqueceu de criar como enquete

Acho que para foto de paisagem você poderia deixar um tempo de captura maior. A não ser que estivesse ventando muito..
Eu colocaria f8, e tb não entendi o que você quis fotografar aí, a árvore, a paisagem?
Acho que aquela arvore ali na esquerda mais pro fundo tem um formato legal, eu daria um zoom nela ou aproximaria...
esse foi meu palpite, de um iniciante.. abraço
~ Know your limits, but never accept them ~


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2015, 13:15:12
Você deve ler mais sobre composição. A foto não tem um ponto de interesse   ;)
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2015, 13:15:36 por leonardodemacedo »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2015, 13:23:42
O local pode oferecer dezenas de fotos excelentes!!!! Aliás, se recortar ("cropar") a sua foto tem coisa boa ali... Recomendo com empenho: "Composição" da Editora Alta, excelente livro sobre o assunto em português. Encontrado em todas as livrarias ou on-line...  :ok:


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2015, 21:33:09
Olá

Agradeço aos amigos fotógrafos, que opinaram. Realmente não tenho ainda um foco para fazer a paisagem. Eu estava retornando de uma viagem à Santa Maria e vi o lugar, parei e registrei porque a luz estava já fraca, quase hora do poente. Também fotografei da estrada, meio improvisado mesmo.
Por partes: Gostei da sugestão de explorar melhor aquela árvore distante a esquerda. Na próxima oportunidade vou "mirar" nela.
O motivo ficou "meio no ar" mesmo, tentei explorar as árvores do primeiro plano e os tons da palha seca, mas só depois percebi que havia umas casas ao fundo que podem auxiliar numa composição.
A abertura média foi devido a, segundo informações, haver maior profundidade nas aberturas menores, mas realmente a nitidez fica melhor em f8 ou f5.6, bem possíveis devido a todo o tema estar distante e não necessitar da profundidade de campo.
Vou aguardar novas opiniões e utilizar na melhoria. E postarei a próxima foto que fizer já baseado nas sugestões.
Abçs
PMVG :D


Carlos Andre Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.353
  • Sexo: Masculino
    • Minha Página
Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2015, 13:28:08
cara eu achei legal
só procure não deixar a linha do horizonte tão centralizada


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2015, 14:16:51
Cara, também gostei. Por sugestão (já que vc pediu), tiraria aqueles gravetinhos na esquerda por achar que eles desviam a atenção sem necessidade. E daria mais "dramaticidade" ao céu. Acho que ele tem potencial pra isso.

No demais, boa foto. Transmite uma sensação de paz. Gostei. Ah, vê o lance do horizonte centralizado também.  :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2015, 15:58:47
Além da composição, a foto merece uma pós mais trabalhada. Achei as cores muito mortas, com contraste ruim.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2015, 19:40:54
como foi dito, faltou um ponto de interesse. é muita informação e o olhar se perde


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2015, 23:59:23
Valeu Galera :ok:

Anotadas as sugestões, e vou corrigir conforme sugerido, principalmente o horizonte centralizado que me "passou batido". Em breve vou postar uma versão melhorada aqui. E quando passar em frente ao local novamente, farei uma nova foto tentando compor no momento da exposição.
Abç a todos
PMVG


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2015, 10:29:00
Cara, além do que a galera comentou, vou dar meus 20 centavos de palpite.

Não sei fotografar paisagem, não é minha praia, e nunca usei lentes tele, a mais tele que já tive foi uma 24-105 em FF quando "canonzeiro", agora na Nikon resolvi comprar a 55-300 e tenho me espantado com o resultado, é uma "retrateira" que faz bonito perante muita lente "top", porem ela se limita a isso, fotos em close, ao tentar fazer um plano aberto a perca de qualidade é tão grande que a foto parece tremida mesmo com velocidades altíssimas. A sua lente é da mesma linha da minha, e acredito que tenha as mesmas características, a qualidade da sua foto esta muito baixa em definição e acredito ter sido a lente o motivo, tente fazer a mesma foto (ou  parecida) com outra lente (a do kit mesmo), acho que o resultado será bem melhor.

Até onde sei, para paisagens tem que ser Grande Angular, Teles são para retratos e closes, mas sei muito pouco sobre Teles.

Abraço.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2015, 14:15:08

Até onde sei, para paisagens tem que ser Grande Angular, Teles são para retratos e closes, mas sei muito pouco sobre Teles.


Na verdade não é bem isso. Eu também associo a minha 17-40L com paisagem e minha 85mm com retrato. Mas essa é aquela primeira impressão mesmo... existem muitos retratos com grande angular (especialmente aqueles com ideia de perspectiva distorcida) e muitas fotos de paisagem  com tele (especialmente aquelas com o sol gigante se pondo ou com montanhas em planos diferentes sendo comprimidos). O importante é saber compor com cada uma delas, sabendo dessas aplicações...

Apenas para exemplificar o paradoxo:

Esse é um retrato com grande angular, em 19mm... repare na distorção e no afastamento dos planos:
IMG_0566 by Elder Walker, no Flickr

E esse é um landscape com meia-tele, em 85mm:
Retrato do interior by Elder Walker, no Flickr

Não são grandes fotos, mas acho que servem para a discussão.  :ok:


No restante, engrosso o caldo para a questão de composição. Quando nos deparamos com cenários bonitos assim conseguimos contemplar facilmente todo o contexto, afinal, podemos nos deslocar, virar, trabalhar com os olhos... tudo o que não acontece com a câmera, que uma vez ajustada para o click, terá um ângulo definido e determinará um quadro. Ainda tenho muita dificuldade para compor algo interessante, mesmo diante de paisagens lindas. Mas é o que torna a fotografia em algo tão bacana, ao menos ao meu ver!  :)

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2015, 23:16:08
...existem muitos retratos com grande angular (especialmente aqueles com ideia de perspectiva distorcida) e muitas fotos de paisagem  com tele (especialmente aquelas com o sol gigante se pondo ou com montanhas em planos diferentes sendo comprimidos). O importante é saber compor com cada uma delas...

Elder, na verdade o que eu quis dizer não é referente a composição, mas sim a capacidade da lente em apresentar uma qualidade na imagem, pelo menos com a minha 55-300, quando abro o plano, perco muita, mas muita qualidade mesmo, não sei se com tele boa tipo uma 70-200 F2.8 acontece o mesmo, acho que não.


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #13 Online: 21 de Dezembro de 2015, 23:43:09
Concordo com a questão da nitidez da lente.
Eu escolhi a 55-200 porque queria aproximar as arvores, que no local estão bem longe. Eu havia tentado antes com a do Kit mas precisei fazer um crop meio grande para obter um enquadramento parecido.
Quanto à composição, ficou mesmo confusa. Eu parei o carro no acostamento e tinha bastante vegetação um tanto alta na borda da estrada. Então achei uma brecha com visão livre e fiz o que deu naquele momento. Foi uns 3 ou 4 clicks com poucas mudanças, sendo que o enquadramento  foi mais através do zoom mesmo.
Na sexta passada cruzei em frente ao lugar novamente mas a luz estava ruim, muito nublado e preferi esperar quando passar em horário e dia melhor.
Quanto à nitidez, minha lente tem vr, mas não acho muito bom, acho que deveria ter usado uma velocidade de 250 ou superior para garantir. Mesmo assim a qualidade da imagem é apenas satisfatória e a minha D3200 ainda tem o filtro passa baixo, então perde mais um pouco.
Na questão da pós, não sei mexer no lightroom, então faço só o básico mesmo, as vezes tentando aumentar a nitidez, alguma luminância e claridade, mas raramente chego ao que quero.
Também estou procurando pelo google earth uma estrada vicinal para ver se consigo chegar dentro do ambiente.
Aproveito e darei pitaco nas fotos de exemplo do colega. Gostei muito da do galpão. Eu também gosto de fotografar galpões, máquinas antigas e mesmo porteiras de fazendas com alguma estradinha junto. Sua foto ficou muito boa, mas penso que um deslocamento mais para a direita, permitiria esconder a casa branca ao fundo, atrás do arbusto, deixando uma aparência mais rústica e o local mais ermo.