Autor Tópico: Lente 18 - 55 STM  (Lida 3455 vezes)

GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 19 de Dezembro de 2015, 01:24:18
Oi galera, comprei uma Canon t5i com lente do kit 18 - 55 que possui a tecnologia STM. Em resumo da minha "carreira" eu fotografo e filmo eventos junto com um amigo, digamos então que eu tenho alguma experiência e não sou totalmente leigo no assunto de câmeras e equipamentos, porém a lente STM me despertou uma duvida sobre a funcionalidade do meu equipamento.

Bom, indo direto ao ponto, quando coloco a lente em AF, o anel continua solto, podendo ser girado, gostaria de saber se isso é normal, pois nunca usei outra lente STM para padrão de comparação. Sei que nas USM o anel de foco trava quando o AF está selecionado.

Isso é assim mesmo na STM ou minha lente está com algum defeito?

Agradeço quem puder me responder.


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2015, 10:16:08
É assim mesmo. O anel gira livre na posição AF. Se você apertar o disparador até metade e tentar girá-lo daí ele irá reagir, pra poder fazer algum ajuste fino.

T+


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2015, 11:15:14
Não sei se entendi mas a USM não trava o anel.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2015, 13:47:23
Nas lentes STM o foco é "eletrônico". Perceba que quando vc gira o anel em MF rola tipo um delay pra focar em relação as lentes anteriores que o anel era mecânico.

A parte chata é q o anel roda e o foco nao muda mesmo com a lente fora da máquina (ou seja: esqueça macro com lente invertida rsrss)

Mas o q vc reportou é normal mesmo. No mais, parabéns pela aquisição. É um belo upgrade para filmagem!
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2015, 20:15:54
É assim mesmo. O anel gira livre na posição AF. Se você apertar o disparador até metade e tentar girá-lo daí ele irá reagir, pra poder fazer algum ajuste fino.

T+
Obrigado pela ajuda, por nunca ter usado outra STM pensei que estava com defeito kkkk ainda estou descobrindo os benefícios do brinquedinho kkkk valeu tbm pela dica de apertar ate a metade e o anel de foco reagir... só uma pergunta, sendo que ela faz foco manual com o diparador na metade, posso usar sempre em AF sem prejudicar o motor de foco dela certo?


GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2015, 20:19:17
Não sei se entendi mas a USM não trava o anel.

Então, o que eu disse sobre travar é que se vc tentar girar o anel de foco da USM com ela em AF, o motor interfere deixando ele mais resistente e isso pode danificar o autofocus... pelo menos as que eu já usei eram assim.
Obrigado por responder


GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2015, 20:25:56
Nas lentes STM o foco é "eletrônico". Perceba que quando vc gira o anel em MF rola tipo um delay pra focar em relação as lentes anteriores que o anel era mecânico.

A parte chata é q o anel roda e o foco nao muda mesmo com a lente fora da máquina (ou seja: esqueça macro com lente invertida rsrss)

Mas o q vc reportou é normal mesmo. No mais, parabéns pela aquisição. É um belo upgrade para filmagem!
Que legal essa tecnologia nova das lentes, agr q li as respostas daqui do fórum estou achando MT legal esse foco..  realmente ele é de certa forma "lento" quando esta em MF, mas gostei MT da precisão que oferece.

Então pra ver se eu entendi, o foco STM funciona eletronicamente e não faz alterações girando o anel com a lente desconectada da câmera?

Obrigado pela resposta e eu estou adorando minha nova câmera. Ate o momento só fiz algumas fotos, mas em breve (provavelmente no mês que vem) farei filmagens em festas com ela.


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2015, 20:34:04
Sim, pode usar sem problemas. O anel de foco não é acoplado mecanicamente ao motor de foco, então não tem perigo de forçar o motor como nas antigas 18-55 da Canon


GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2015, 20:46:44
Sim, pode usar sem problemas. O anel de foco não é acoplado mecanicamente ao motor de foco, então não tem perigo de forçar o motor como nas antigas 18-55 da Canon
Entendi certinho então. Meu medo era forçar o motor de foco e estragar a lente.
Obrigado pelo esclarecimento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2015, 21:26:56
Então, o que eu disse sobre travar é que se vc tentar girar o anel de foco da USM com ela em AF, o motor interfere deixando ele mais resistente e isso pode danificar o autofocus... pelo menos as que eu já usei eram assim.
Obrigado por responder

Rapaz, posso está engando se são todas mesmo, mas toda lente USM tem Full-Time Manual Focus.
Pode mexer no anel de foco tranquilamente no modo AF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2015, 00:45:22
Nem todas, vangelismm. A 70-300 IS USM da Canon não possui FTM (Full time manual), bem como várias Sigma com motor ultra-sônico HSM, como as 17-50, 17-70 e a 50-200.

T+


GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2015, 02:33:12
Rapaz, posso está engando se são todas mesmo, mas toda lente USM tem Full-Time Manual Focus.
Pode mexer no anel de foco tranquilamente no modo AF.
A que eu usei pelo menos não era assim... desconhecia essa função... mt provavelmente por eu não ter um amplo conhecimento e estar em um nível "intermediário"... De qualquer forma obrigado por mais essa informação sobre o Full time manual focus!


GuVergani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2015, 02:36:05
Nem todas, vangelismm. A 70-300 IS USM da Canon não possui FTM (Full time manual), bem como várias Sigma com motor ultra-sônico HSM, como as 17-50, 17-70 e a 50-200.

T+
Sinceramente não me lembro qual era a lente que utilizei na ocasião, ate pq o equipamento não era meu, mas não possuia esse sistema FTM.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2015, 09:58:43
Nem todas, vangelismm. A 70-300 IS USM da Canon não possui FTM (Full time manual), bem como várias Sigma com motor ultra-sônico HSM, como as 17-50, 17-70 e a 50-200.

T+

Fiz uma pesquisa rápida aqui e parece que toda USM verdadeira (ring type) é FTM.
Já as micro-USM, como a 70-300, não são. Mas tem exceções como a 50mm 1.4 que é micro-USM mas é FTM.

Sobre sigma e outras marcas não sei se tem alguma implementação de FTM.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2015, 16:13:30
Fiz uma pesquisa rápida aqui e parece que toda USM verdadeira (ring type) é FTM.
Já as micro-USM, como a 70-300, não são. Mas tem exceções como a 50mm 1.4 que é micro-USM mas é FTM.

Sobre sigma e outras marcas não sei se tem alguma implementação de FTM.

Está correto. Embora ainda exista algumas lentes com micro motor convencional (barulhento) com FTM, como a Tamron 60mm Macro.

Atualmente todas as fabricantes tem motor ultrassônico na linha (e com FTM), cada uma com um código:
USM (Ultrasonic Motor) - Canon
SWM (Silent Wave Motor) - Nikon
HSM (Hyper Sonic Motor) - Sigma
USD (Ultrasonic Silent Drive) - Tamron
S - (Silent ???) - Tokina
SSA (Supersonic Actuator) - Samsung

Como nenhum fabricante informa qual tipo de motor utiliza em suas lentes ultrassônicas (i.e. coloca essa info impressa na lente), exceto pela Tamron, que utiliza a designação PZD (Piezo Drive) para lentes com "micro motor ultrassônico", é melhor sempre conferir antes de sair girando o anel de foco de uma lente que o fabricante diz ter foco ultrassônico.

T+
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2015, 16:13:57 por Duron Maniac »