Autor Tópico: GASTEM 2 MINUTOS COMIGO - DÚVIDA PARA RESOLVER  (Lida 3322 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 22 de Dezembro de 2015, 18:04:18
P&B é contraste. Eu por exemplo, uso filtro laranja para deixar a pele bem destacada, bem clara.


Minha opinião é a mesma. Eu gosto quando um PB tem pretos absolutos e brancos absolutos, gosto de contraste.


Carlos, gosto do PB da primeira, mas eu pessoalmente colocaria mais contraste. Não gostei do PB da segunda. Mas eu, particularmente, não vejo problema algum em usar 2 ou mais tipos de conversão. Acho que cada foto pede uma conversão específica, pra cada foto que converto pra PB eu mudo os parâmetros pra se adequar melhor.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Dezembro de 2015, 18:42:10
Obrigado a todos pelos comentários!
Vou postar mais 2 aqui, onde eu também achei a 2 melhor

1
P&B 1 by Carlos Gandolfe Fotografia, no Flickr

2
P&B 2 by Carlos Gandolfe Fotografia, no Flickr

E AGORA?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 22 de Dezembro de 2015, 19:29:26
Continuo não gostando...


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Dezembro de 2015, 19:45:21
Realmente nas duas amostras as fotos de número 1 ficaram melhores , ao meu olhar.
Eu não faria a opção por oferecer todos os meus trabalhos em PB nunca. Até ofereceria ao cliente essa possibilidade como especialidade, mas se ele quisesse cores, elas certamente estariam lá. Trabalho público diariamente e te digo que pessoas são bem complexas no que envolve dinheiro e sentimentos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 22 de Dezembro de 2015, 20:25:54
Realmente nas duas amostras as fotos de número 1 ficaram melhores , ao meu olhar.
Eu não faria a opção por oferecer todos os meus trabalhos em PB nunca. Até ofereceria ao cliente essa possibilidade como especialidade, mas se ele quisesse cores, elas certamente estariam lá. Trabalho público diariamente e te digo que pessoas são bem complexas no que envolve dinheiro e sentimentos.

Alguém escreve muito essa frase aqui: "o combinado não sai caro".
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 22 de Dezembro de 2015, 20:38:48
O problema é esse na maioria das vezes quem escreve, não sabe o que quer dizer... Mas enfim... Sorte aí na empreitada. Abraço


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 23 de Dezembro de 2015, 02:10:19
Independentemente de ter gostado ou não dos tratamentos, e confesso que o aplicado nas fotos do dispo 2 não me agrada, as perguntas foram:

"Perguntas: Ter 2 tipos de P&B atrapalha na identidade? E se eu fizer um pre-wedding com um tipo e o casamento com outro? é gafe?"

À primeira pergunta, respondo que "sim". Mais uma vez sem entrar no mérito das decisões , que me parece já tomadas, de tornar o PeB um padrão e de perseguir identidade artística em trabalhos comerciais, para mim essa identidade fica claramente prejudicada com o uso de dois tratamentos tão diferentes. Ainda mais que, tanto quanto me dou conta, o cliente não tem "olhar" para perceber o que foi feito para construção do resultado: ele observa esse resultado e "gosta" ou "não gosta", sem ter, necessariamente, clareza de suas próprias razões.

À segunda pergunta, penso que não se trata de gafe, mas da possibilidade de criar no cliente a expectativa de fotos de uma determinada maneira, as do tipo 1, e obter as do tipo 2...
Eu, pessoalmente, teria ficado muito decepcionado, caso tivesse escolhido um fotógrafo de estilo PeB para um evento, baseado nas fotos de evento anterior.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Dezembro de 2015, 08:11:30
Obrigado a todos! Obrigado Tupiniquim  :ok:

Ter 2 tipos de P&B não vai ajudar mesmo na busca de uma identidade, só atrapalhar, gostei desta parte do cliente

Citar
mas da possibilidade de criar no cliente a expectativa de fotos de uma determinada maneira, as do tipo 1, e obter as do tipo 2...
Eu, pessoalmente, teria ficado muito decepcionado, caso tivesse escolhido um fotógrafo de estilo PeB para um evento, baseado nas fotos de evento anterior.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 23 de Dezembro de 2015, 12:34:45
Acho que você deve seguir o caminho que lhe da satisfação.
Se quer só oferecer fotos em PB, ótimo, construa um portfolio só com PB para educar seu possível cliente e deixe isso bem claro na hora de fechar o contrato.

Não é racional ficar se preocupando com um cliente - que viu seu portfolio em PB, foi avisado em reunião e assinou contrato sabendo que você só faz foto em PB - que por ventura venha dar o repente e exigir fotos em cores.
Se ele quer tanto foto em cores assim que procure outro fotografo.

Aí fica ao seu critério, geralmente o bolso rsrsrsr, fazer concessões ou não para quem pede foto em cores.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Dezembro de 2015, 12:52:50
Opa... :ponder:

Apenas retificando gente, estou apenas decidindo o tom do P&B que devo utilizar daqui em diante, o tom das coloridas eu já estou com um padrão e estou satisfeito, como no exemplo abaixo, sempre terei fotos a cores, agora a baterei o martelo no tipo de P&B

IMG_6499B by Carlos Gandolfe Fotografia, no Flickr


VictoriaJara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 23 de Dezembro de 2015, 13:18:35
Acompanhando!!!!  :ok:
Canon 70D +  EF 17-40mm f/4 L + EF 40mm 2.8 STM + Canon 430 EXII


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #26 Online: 23 de Dezembro de 2015, 13:21:40
a combinacao dessa colorida mais as fotos de numero 1 em P&B ficariam boas..eu ficaria satisfeito se fosse em um album meu!!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


jrgouvea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #27 Online: 27 de Dezembro de 2015, 15:48:16
Gostei da primeira, pois ficou mais real, pois acho que quanto mais se põe de efeito mais "pesada" fica a foto, mantenha o foco sempre, a primeira top! :clap:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 27 de Dezembro de 2015, 16:47:05
Independentemente de ter gostado ou não dos tratamentos, e confesso que o aplicado nas fotos do dispo 2 não me agrada, as perguntas foram:

"Perguntas: Ter 2 tipos de P&B atrapalha na identidade? E se eu fizer um pre-wedding com um tipo e o casamento com outro? é gafe?"

À primeira pergunta, respondo que "sim". Mais uma vez sem entrar no mérito das decisões , que me parece já tomadas, de tornar o PeB um padrão e de perseguir identidade artística em trabalhos comerciais, para mim essa identidade fica claramente prejudicada com o uso de dois tratamentos tão diferentes. Ainda mais que, tanto quanto me dou conta, o cliente não tem "olhar" para perceber o que foi feito para construção do resultado: ele observa esse resultado e "gosta" ou "não gosta", sem ter, necessariamente, clareza de suas próprias razões.

À segunda pergunta, penso que não se trata de gafe, mas da possibilidade de criar no cliente a expectativa de fotos de uma determinada maneira, as do tipo 1, e obter as do tipo 2...
Eu, pessoalmente, teria ficado muito decepcionado, caso tivesse escolhido um fotógrafo de estilo PeB para um evento, baseado nas fotos de evento anterior.
Exatamente...as perguntas sao claras e nao estao direcionadas ao nosso gosto pessoal.

Acho que nem preciso falar que o trabalho é seu e voce faz o que bem entende com ele. Acho até que pela pergunta você já tem a sua própria resposta.
Eu acho que depende da maneira como você apresenta o seu trabalho. Numa série, a homogeneidade me parece mais "tragável", mais interessante aos olhos. Num trabalho como um todo,  voce pode ter modelos diferentes, dependendo como voce apresenta. Levando pro universo do filme por exemplo, eu posso ter um trabalho usando um portra400 e outro usando filme vencido em series distintas. Uma estética nao atrapalha a outra. Principalmente se o tema mudar totalmente. Já no caso do seu trabalho, o tema nao muda, o que torna a questao um pouco mais complexa. Voce pode pensar em separar bem isso no site, mas mesmo assim me parece que isso pode confundir o observador. Num trabalho comercial, a gente tem que tentar tornar as coisas mais diretas possíveis. As pessoas nao tem tempo nem paciência para compreender escolhas confusas. Isso nao é nada fácil pois a nossa mente costuma ser bastante confusa. Costumamos gostar de várias coisas. No entanto, penso que é interessante sabermos escolher um caminho a ser mostrado. Na verdade, o que importa é o seu conceito. Quando divulgo uma foto, sempre penso se ela está dentro do conceito que quero passar. No caso de tratamentos muito diferentes,  a questao nem está na escolha ou nao pelo cliente, mas na ideia confusa que é passada. É a mesma coisa que voce escolher fotos com conceitos completamente opostos. Por exemplo, se o seu conceito é mostrar riqueza (financeira) e voce mostra pobreza (financeira) junto; se o seu conceito é a simplicidade e voce mostra algo muito distante disso junto; se o seu conceito é felicidade e voce embola com tristeza junto. Tudo isso confunde a cabeça do observador. Entao, acho que é importante voce mostrar coerencia no seu trabalho. Voce pode ser coerente com tratamentos distintos? Pode, mas voce tem que pensar bem em como apresentar isso. Ou seja, vai ser mais dificil do que encontrar a coerencia com um tipo de tratamento. Mas também nao adianta voce ser coerente na escolha do tratamento e ter um trabalho totalmente confuso. De qualquer forma, nada é impossível. Só pense bem na maneira como você mostra seu trabalho ao público.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2015, 07:33:19
Obrigado spiderman, obrigado a todos!
Obrigado por gastarem seus 2 minutos comigo, alguns colegas deram mais de 10  :clap:

Vou manter o padrão usado até agora e o tipo 2 vou arquivar, venha 2016 e pela primeira vez com padrão total definido, P&B e Color.

 :ok: