Autor Tópico: GASTEM 2 MINUTOS COMIGO - DÚVIDA PARA RESOLVER  (Lida 3288 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Dezembro de 2015, 19:24:43
Colegas, foi um ótimo ano com muito aprendizado aqui no MF, gostaria de agradecer o carinho de todos pelo apoio e pelas críticas, peço desculpas também pelos comentários equivocados da minha parte, vâmo que vâmo.

Sem abusar, gostaria de uma última opinião dos colegas quanto ao caminho a ser seguido em 2016.

o P&B a ser padrão nos trabalhos  :ponder:

O P&B da foto 1 é o que usei em quase todos os trabalhos, pra mim combina com ensaios de modelos, externos, retratos, fotos de casais pré-wedding etc...o P&B da foto 2 está me chamando a atenção pois dá um ar de "mais história" na foto, é um fine art super legal, más pra mim, só combina com casamento.

Perguntas: Ter 2 tipos de P&B atrapalha na identidade? E se eu fizer um pre-wedding com um tipo e o casamento com outro? é gafe?

Enfim, adoraria ver a opinião de vocês nessa dúvida

1
P&B 1 by Carlos Gandolfe Fotografia, no Flickr

2
P&B 2 by Carlos Gandolfe Fotografia, no Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2015, 19:42:38
Gosto muito de P&B para retratos, mas sinceramente não gostei da segunda. Não vejo nenhum motivo para usar este tipo de efeito.

Quanto a fazer um casamento todo em P&B, nada contra, desde que seja MUITO bem feito. P&B não perdoa. Cuidado. Estude muito antes de fazer.



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2015, 19:56:28
Putz... é só uma opinião

P&B é contraste. Eu por exemplo, uso filtro laranja para deixar a pele bem destacada, bem clara. A foto 1 tá pouco contrastada (estou com o note, pode ser um equivoco) e a 2  não entendi em onde quer chegar.

Pra casamento em fine art, faz num PhotoRAG, fica muito bonito.



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2015, 20:12:24
Já eu gosto desse segundo PB. Lembra o PB de Nelson Neto, sem pretos e brancos absolutos. Sinceramente usaria os 2 PBS sim da forma como vc pensou, 1 pra ensaios e outro pra casamentos. Só não misturaria ambos no mesmo trabalho.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2015, 21:42:43
Obrigado AFShalders, spositom e Rafa_Meira pelos comentários, a batalha é chegar na identidade e é justamente o Nelson Neto que mais admiro nisso, temo que mudar agora no P&B vá atrapalhar na sequência feita até agora, não decidi ainda o que vou fazer...é fato que um ensaio de modelo não vai combinar com o 2º tipo, então ir e vir no estilo me preocupa. Vou pensando aqui... :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2015, 22:45:40
Não recomendaria fazer nenhum trabalho comercial assim, sem ter testado exaustivamente com material antigo para ver como um álbum ficaria. Não é só a questão do contraste, é ver se o estilo é adequado no todo.

Pessoalmente não gosto do contraste que o Nelson Neto usa no P&B. Ter um céu noturno CINZA em vez de preto absoluto me incomoda bastante. Dá uma baita impressão de exposição errada para mim. Prefiro bem mais a abordagem do Mark Seymour, não falando do estilo fotográfico em si (que é bom pra caramba) , mas do PB técnico.

« Última modificação: 20 de Dezembro de 2015, 22:49:11 por AFShalders »


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2015, 22:46:19
Gostei mais do 1.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2015, 23:20:44
Putz... é só uma opinião

P&B é contraste. Eu por exemplo, uso filtro laranja para deixar a pele bem destacada, bem clara. A foto 1 tá pouco contrastada (estou com o note, pode ser um equivoco) e a 2  não entendi em onde quer chegar.

Pra casamento em fine art, faz num PhotoRAG, fica muito bonito.

Conversão em PB para mim sempre foi um terror, usava aquele auto ou mexia no slides e nunca gostava.
Até que "descobrir" esses filtros, estou usando muito o verde para ensaios.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2015, 23:27:02
Gosto muito de P&B para retratos, mas sinceramente não gostei da segunda. Não vejo nenhum motivo para usar este tipo de efeito.


compartilho da mesma opinião.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2015, 06:32:09
A grande maravilha da fotografia digital é a possibilidade de poder converter imagens coloridas em preto e Branco! Faz mais de dois anos que eu não faço mais nenhuma foto preto e branco... As fotos que tenho feito são pensadas para cor; estou em uma fase onde as cores fazem parte da composição. No mais, acho que a foto 1 bem melhor, mais fine art e a segunda não me agradou nem um pouco.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2015, 07:50:50
Você deveria fazer essa pergunta para os seus clientes.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2015, 10:28:51
Você deveria fazer essa pergunta para os seus clientes.

É o que eu penso. As pessoas tem gosto variado, o que é bom prá vc pode não ser o esperado pelo cliente. Basta ver algumas fotos na galeria, onde uns elogiam e outros criticam a mesma foto. É mais ou menos como ir ao cabelereiro e deixar o corte pela vontade dele, depois de feito não tem volta.
Ainda mais em casamento onde as madrinhas querem aparecer mais que a noiva em seus vestidos reluzente em azul, verde, vermelho....
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2015, 17:19:39
É o que eu penso. As pessoas tem gosto variado, o que é bom prá vc pode não ser o esperado pelo cliente. Basta ver algumas fotos na galeria, onde uns elogiam e outros criticam a mesma foto. É mais ou menos como ir ao cabelereiro e deixar o corte pela vontade dele, depois de feito não tem volta.
Ainda mais em casamento onde as madrinhas querem aparecer mais que a noiva em seus vestidos reluzente em azul, verde, vermelho....

Nada haver, o cliente que tem que procurar um fotógrafo que se identifique. Mesma coisa que querer mudar o estilo de um pintor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2015, 17:39:12
O pintor faz o quadro e quem quer comprar, compra. Está feito, acabado.
Agora quero ver vc fazer o seu casamento e dizer faz aí como vc acha melhor.....sem uma diretriz...
Sei que muitos se acham o máximo, artistas mesmo, mas já vi embates quentes sobre fotos de fotografos famosos e seus estilos e muitos se degradiaram com seus pontos de vista. Recentemente teve um que fotografou um casamento e a mãe da noiva  não gostou das fotos. Uns foram a favor do fotografo, outros a favor no cliente.
Agora sim, o fotografo tem o direito de não aceitar o serviço.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2015, 17:43:58 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2015, 17:57:40
Uma coisa são diretrizes que comportem dentro do que cada profissional se propõe.
O autor do tópico busca uma identidade artística, fazer um conversão PB ao gosto de cada cliente não me parece ser o que vai levar ele a encontrar essa identidade.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs