Autor Tópico: Aprimorando o Foco!  (Lida 10655 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Dezembro de 2015, 15:25:21
Não tenho mais câmera Nikon há mais de um ano agora. Ainda assim, neste manual aqui, página 173:
http://cdn-10.nikon-cdn.com/pdf/manuals/kie88335f7869dfuejdl=-cww2/D90_en.pdf

Eu vou ver la no meu...esse está muito travado hahaha. Valeuuu :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Dezembro de 2015, 17:54:36
Embora eu possa refazer a calibragem automática feita pela própria camera (preciso ler no manual como fazer, eu já esqueci), o pessoal tem falado muito mal dessa lente para foto retrato. Talvez o problema seja na lente, não importa qual técnica eu use para melhorar...

Interessante que para fotografar bicho fico legal, agora se fotografar pessoas não fica muito...

Eu vou ver pensar, analisar, meditar, reanalizar, repensar, remeditar na possibilidade de comprar outra. O negócio vai muito mal e tenho medo de investir e mais equipamento...

Por recomendação, estou analisando uma tal de 50mm nova ou uma 70-200 meio usada....

« Última modificação: 25 de Dezembro de 2015, 17:58:16 por Danilo_cs »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 25 de Dezembro de 2015, 20:28:08
Embora eu possa refazer a calibragem automática feita pela própria camera (preciso ler no manual como fazer, eu já esqueci), o pessoal tem falado muito mal dessa lente para foto retrato. Talvez o problema seja na lente, não importa qual técnica eu use para melhorar...

Sugiro olhar algumas fotos feitas com esta lente antes de chegar a esta conclusão.
https://www.flickr.com/search/?text=Nikon%2018-105

Citar
Interessante que para fotografar bicho fico legal, agora se fotografar pessoas não fica muito...

Duvido, a não ser que vc me mostre algum fundamento nisso.

Citar
Eu vou ver pensar, analisar, meditar, reanalizar, repensar, remeditar na possibilidade de comprar outra. O negócio vai muito mal e tenho medo de investir e mais equipamento...

Por recomendação, estou analisando uma tal de 50mm nova ou uma 70-200 meio usada....

Exatamente. Até existem lentes que por algum motivo perderam a nitidez (minha 18-200 foi mexida por um "curioso" e agora tem soft focus consistente em todas as distâncias focais), mas lentes que funcionam normal não têm tal problema. E de todas suas fotos que vi, o problema maior é foco no lugar errado, não falta de foco.

Feliz Natal!
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2015, 20:28:29 por felipemendes »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 25 de Dezembro de 2015, 22:06:54
Eu estou olhando lá...tem fotos lindas mesmo com essa lente 18-105mm. Ainda estou analisando, não sei se é impressão, mas parece que a outra de 50mm) está um pouco a frente.

Mas eu não consigo entender... o que faço de errado! Eu escolho o ponto focal mais próximo dos olhos, não é isso? Só se eu instalar o programa da camera aqui no PC para ver para onde que foi a focagem no clique para confirmar se o problema é esse.

Eu já levantei essa questão na pasta das cameras da Nikkon, fiz alguns testes, mas nunca foram muito conclusivos.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 25 de Dezembro de 2015, 23:25:25
Tentou fazer os testes como sugeri pra você? Pesquisou a configuração do botão de foco traseiro?


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 25 de Dezembro de 2015, 23:29:02
Tentou fazer os testes como sugeri pra você? Pesquisou a configuração do botão de foco traseiro?

Pesquisei, mas como eu só achei paginas em ingles eu não entendi muito bem, mesmo com o tradutor do google.

Ja o teste que você recomendou ainda não fiz, já que estou analisando várias alternativas.

O video eu assisti, parece que não é dificil, mas ai eu teria que ter certeza se é esse mesmo a questão antes de querer mexer no sistema da câmera né
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2015, 23:31:34 por Danilo_cs »


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #21 Online: 26 de Dezembro de 2015, 08:18:26
Por experiência pessoal, só consegui extrair o máximo de nitidez quando das minhas lentes quando comecei a calibrar todas pelo AF tune, infelizmente a D90 não tem esse recurso foi o que me fez na época trocar por uma D300, lhe garanto depois de ter esse recurso aprender a calibra você não ira mais querer câmeras sem esse recurso. abs
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2015, 09:36:33
Por experiência pessoal, só consegui extrair o máximo de nitidez quando das minhas lentes quando comecei a calibrar todas pelo AF tune, infelizmente a D90 não tem esse recurso foi o que me fez na época trocar por uma D300, lhe garanto depois de ter esse recurso aprender a calibra você não ira mais querer câmeras sem esse recurso. abs
Então...eu digitei la no Google d90 focus back e não aparece na d90. Eu vi um tutorial com essa eu acho, a D300, mas tudo que o rapaz mostrava la não tinha na minha. Tem aquela focagem manual do vídeo acima, mas sei lá....

Na época que eu estava escolhendo a camera, em 2011, eu estava na dúvida em comprar essa d300 ou a d90. Atualmente é completamente impossível eu comprar outra camera hehehe
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2015, 09:37:29 por Danilo_cs »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Dezembro de 2015, 11:21:52
Esse vídeo em inglês ensina: https://youtu.be/ZsTL3yi9LQA

Tente configurar assim e fazer os testes com tripé e objetos (ou régua) que te disse. Assim você saberá pontuar melhor qual sua limitação.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2015, 11:23:41 por bfscf »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 26 de Dezembro de 2015, 11:23:00
Pelo vídeo é muito simples de calibrar, muito simples mesmo, porem é uma solução paliativa, que resolve o problema apenas se este for realmente na câmera, ou se a pessoa tiver apenas uma lente, pois digamos que a pessoa tenha duas lentes, uma com +10 de desvio e outra com -10, ao ajustar uma a outra irá para +/- 20 de desvio de foco.

Mesmo assim eu arriscaria fazer esse ajuste, eu fiz na minha D7000 e toda as minhas lentes cravaram sem precisar fazer o ajuste fino em nenhuma delas. Porem o problema da D7000 era bem mais grave, metros de back focus em todas as lentes.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #25 Online: 26 de Dezembro de 2015, 11:41:26
Com toda certeza cravar o foco é o ponto técnico principal na fotografia visto que hoje os arquivos RAW permitem grandes recuperações de cores, WB e exposição.
Mas cuidado para não confundir foco não cravado com falta de nitidez da lente ou falta de firmeza na mão. Nem sempre é fácil conseguir distinguir as diferenças entre esses aspectos.
Experimente AF-S com os pontos centrais e periféricos e depois experimente o AF-C com 3D Tracking. Não se esqueça de deixar a lente em f/8 (considerando se for lente do kit) é uma velocidade de pelo menos uns 1/250. Desta forma isola-se os outros fatores que lhe falei e você pode determinar qual técnica de focagem mais lhe agrada.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2015, 11:46:04 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Dezembro de 2015, 11:43:50
Pelo vídeo é muito simples de calibrar, muito simples mesmo, porem é uma solução paliativa, que resolve o problema apenas se este for realmente na câmera, ou se a pessoa tiver apenas uma lente, pois digamos que a pessoa tenha duas lentes, uma com +10 de desvio e outra com -10, ao ajustar uma a outra irá para +/- 20 de desvio de foco.

Mesmo assim eu arriscaria fazer esse ajuste, eu fiz na minha D7000 e toda as minhas lentes cravaram sem precisar fazer o ajuste fino em nenhuma delas. Porem o problema da D7000 era bem mais grave, metros de back focus em todas as lentes.

Verdade! Por isso eu sugeri ele fazer os testes com o tripé também! Se for ajuste de AF, não vai adiantar nada o Danilo trocar de lente (algo que ele sugeriu como problema).

Eu tenho 3 lentes, e as três precisaram de ajuste AF.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 26 de Dezembro de 2015, 14:13:01
Olá pessoall...obrigado pelas dicas novamente!

Eu fiz alguns ajustes aqui no setup dela. Aparentemente eu consegui algum progresso. Mas ainda eu não tenho certeza!

Antigamente tinha uma pessoa que sempre estava disposta em me ajudar quando eu precisava fazer testes com a camera. Atualmente estou sem ninguem para isso.

Eu vou ver o vídeo e vou ver se consigo fazer esses ajustes na camera.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 26 de Dezembro de 2015, 18:21:11
É difícil dizer sobre a lente. Por exemplo, a 18-55mm e a 50mm são lentes baratas, mas bastante nítidas no "sweet spot" delas, e cada uma com suas limitações.

O Bfcsf...o que é este sweet spot que você se referiu e quais limitações no caso a 50mm você acha que tem? :) (gostaria de saber só)


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 26 de Dezembro de 2015, 19:07:16
O Bfcsf...o que é este sweet spot que você se referiu e quais limitações no caso a 50mm você acha que tem? :) (gostaria de saber só)

O "sweet spot" é a abertura que a lente tem melhor desempenho, entende? É onde ela apresenta maior contraste, menos distorção, melhor nitidez do centro as extremidades e cores. Geralmente é entre 1 a 3 stops acima da sua maior abertura. Eu tenho a AF-S 50mm f/1.8G, e ela performa incrivelmente bem em 2.8 até 5.6.

Pra falar a verdade, para as minhas necessidades, a 50mm 1.8G não tem tantas limitações. Apenas as óbvias: a construção é frágil, e não é "weather sealed". Sem dúvidas foi a melhor lente custo/benefício que adquiri. É a única que resta desde quando comecei a fotografar — todas outras acabei vendendo ou trocando.