Autor Tópico: Aprimorando o Foco!  (Lida 10685 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 05 de Janeiro de 2016, 00:02:48
Ah sim, em situações menos controladas que o bicho pega! :fight:

É quando nada que fez antes funciona né? heheheh


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 15 de Janeiro de 2016, 19:16:55
Olá!

Eu arrumei um 50mm G pra testar, mas não vi grandes diferenças comparado a minha 105inha

https://www.flickr.com/photos/dcs_danilo/23771610654/in/dateposted-public/

https://www.flickr.com/photos/dcs_danilo/24399837775/in/dateposted-public/

Aí eu não sei se testei errado ou eu que estou errado ou a lente que esta errada hehhe


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 15 de Janeiro de 2016, 22:35:34
Olá!

Eu arrumei um 50mm G pra testar, mas não vi grandes diferenças comparado a minha 105inha

https://www.flickr.com/photos/dcs_danilo/23771610654/in/dateposted-public/

https://www.flickr.com/photos/dcs_danilo/24399837775/in/dateposted-public/

Aí eu não sei se testei errado ou eu que estou errado ou a lente que esta errada hehhe

Danilo, a foto com a 50mm pra mim está infinitamente melhor em termos de nitidez, contraste e cores. O desfoque e a distorção ficaram praticamente iguais.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 15 de Janeiro de 2016, 23:51:58
Danilo, a foto com a 50mm pra mim está infinitamente melhor em termos de nitidez, contraste e cores. O desfoque e a distorção ficaram praticamente iguais.

Dá pra perceber algo diferente mesmo, mas sei lá. Eu acho que preciso fazer mais testes em pessoas para provar para mim que realmente ficou melhor. Não sei é pq eu esperava algo diferente..


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 16 de Janeiro de 2016, 16:53:15
Uma coisa que eu percebi que minha o ponto que foquei a lente, o centro ficou desfocado e as bordas nitidas. Já a 50mm foi o inverso...

Será isso?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #50 Online: 17 de Janeiro de 2016, 03:54:25
Uma coisa que eu percebi que minha o ponto que foquei a lente, o centro ficou desfocado e as bordas nitidas. Já a 50mm foi o inverso...

Será isso?

Sempre vai haver alguma coisa em foco. Se o objeto que vc queria focar está no meio da cena, e ele está fora de foco, mas há algo na cena que está em foco, logo o foco não está no lugar que vc queria, mas está em algum lugar...  ;)


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 17 de Janeiro de 2016, 10:51:26
Sempre vai haver alguma coisa em foco. Se o objeto que vc queria focar está no meio da cena, e ele está fora de foco, mas há algo na cena que está em foco, logo o foco não está no lugar que vc queria, mas está em algum lugar...  ;)

Mas talvez isso explica porque eu focava nos olhos das pessoas e estes ficavam desfocados...


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #52 Online: 17 de Janeiro de 2016, 13:43:28
Acho que resolvi meu problema de foco manual. Calibrei o ajuste de dioptria deixando a lente na menor distancia focal e focando as informações pequenas de uma caixa de chá. Mais ou menos como fazer exame de vista para perto. Quando os dizeres estavam nitidos é sinal que o ajuste estava zerado. Tanto que focando qualquer objeto em foco manual e apertando o obturador até a metade o bip soava (batia com minha medição). Mais preciso que o AF.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 17 de Janeiro de 2016, 17:22:15
Acho que resolvi meu problema de foco manual. Calibrei o ajuste de dioptria deixando a lente na menor distancia focal e focando as informações pequenas de uma caixa de chá. Mais ou menos como fazer exame de vista para perto. Quando os dizeres estavam nitidos é sinal que o ajuste estava zerado. Tanto que focando qualquer objeto em foco manual e apertando o obturador até a metade o bip soava (batia com minha medição). Mais preciso que o AF.

Como vc fez essa calibragem??? Tipo aquela do vídeo?


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #54 Online: 17 de Janeiro de 2016, 18:05:58
Como vc fez essa calibragem??? Tipo aquela do vídeo?

Não é o foco que calibrei e sim o visor (EVF ou OVF ?),  eu não enxergava nitido no foco manual. Então tive a idéia de focar em algo pequeno, como palavras, assim qualquer coisa maior eu conseguiria ver melhor. Agora o que foco bate com o foco da camera. Por que foco manual? porque tem situações que a camera falha, principalmente em pouco ou nenhum contraste ou pouca luz. Na Canon tem um dial que vc regula do lado da janelinha, já na Nikon não sei dizer, deve ser igual.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2016, 18:14:44 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 17 de Janeiro de 2016, 21:45:18
Não é o foco que calibrei e sim o visor (EVF ou OVF ?),  eu não enxergava nitido no foco manual. Então tive a idéia de focar em algo pequeno, como palavras, assim qualquer coisa maior eu conseguiria ver melhor. Agora o que foco bate com o foco da camera. Por que foco manual? porque tem situações que a camera falha, principalmente em pouco ou nenhum contraste ou pouca luz. Na Canon tem um dial que vc regula do lado da janelinha, já na Nikon não sei dizer, deve ser igual.

Ah sim... acho que sei o que é! Na minha tem também.....


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 18 de Janeiro de 2016, 22:59:35
Eu estava deixando no AF-A será que isso pode influenciar no problema?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 19 de Janeiro de 2016, 10:20:48
Eu estava deixando no AF-A será que isso pode influenciar no problema?

A qualidade do foco, não. O controle do foco, sim. O AF-A (auto foco automático) pode acabar focando em partes que você não gostaria.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 19 de Janeiro de 2016, 23:13:26
A qualidade do foco, não. O controle do foco, sim. O AF-A (auto foco automático) pode acabar focando em partes que você não gostaria.

Acho que este teste é conclusivo né?
50mm fixa - https://www.flickr.com/photos/dcs_danilo/23863596623/in/dateposted-public/

52mm - https://www.flickr.com/photos/dcs_danilo/23863609333/in/dateposted-public/

105mm - https://www.flickr.com/photos/dcs_danilo/24194841550/in/dateposted-public/

Em 105mm e f5 a imagem fica ruim mesmo...muito ruim....né?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino