Autor Tópico: Aprimorando o Foco!  (Lida 10663 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Dezembro de 2015, 11:41:34
Olá!
Eu não sei se é impressão minha, mas acho que nunca consigo em minhas fotos a nitidez e a focagem que vejo em outras fotos por aí. Imaginei que fosse a minha lente que não está muito boa.

A minha câmera é D90 e visto que sou meio céguinho eu prefiro deixar no autofocus, já que eu não confio muito na minha visão.

Gostaria de saber se o problema está em minha técnica...

Quando fotografo, deixo a mira do foco no quadradinho do meio, conforme a foto abaixo:



Em fotos frontais, para focar bem os olhos da modelo, será que devo deixar a focagem no centro ou escolher um ponto de focagem, para focar apenas um dos olhos da pessoa?
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2015, 11:42:03 por Danilo_cs »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2015, 03:48:30
A princípio não há problema em usar somente o ponto central. Porém em grandes aberturas até mesmo o reenquadramento faz com que se perca o foco no lugar desejado.

Neste caso, o uso de um sensor mais próximo da região onde se deseja o foco realmente ajuda. Fica menor o deslocamento da câmera durante o reenquadramento. Tem também uma modalidade de foco onde vc move a câmera com o botão semi-pressionado, e ela mantém o foco naquela região, alternando os sensores. 


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2015, 09:08:29
felipemendes poderia explicar melhor essa "modalidade" de foco???Nunca ouvi falar sobre isso
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2015, 10:24:51
Ah mas sei lá até quando eu "fecho" a abertura não dá aquele foooco....

Quando eu fotografo meu cachorro para uma loja de PET fica bem nítida, bem legal. Ai quando eu fotografo as pessoas já não fica tanto assim.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2015, 11:36:43
To acompanhando, mas focar e corrigir o enquadramento talvez não seja a melhor solução, vai dar uma diferença na distancia (hipotenusa - cateto).
Outra coisa, já calibrou o foco? To indo atrás disso


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2015, 11:47:24
To acompanhando, mas focar e corrigir o enquadramento talvez não seja a melhor solução, vai dar uma diferença na distancia (hipotenusa - cateto).
Outra coisa, já calibrou o foco? To indo atrás disso

Como faz para calibrar? Não sei se eu já fiz isso!


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2015, 12:24:14
Já quebrei a cabeça com isso também, é normal!

Antes de mais nada, na imagem que você coloca como referência, o que você indica é o fotômetro da câmera. Os pontos de foco ficam geralmente no centro do visor.

Infelizmente sua câmera não possui a opção de calibrar o foco através do sistema, geralmente chamado de AF Tune. As câmeras que têm essa opção permitem que você ajuste o foco de cada lente para sua máquina. Você pode tentar levar em alguma assistência para que eles calibrem sua lente manualmente, ou você pode tentar pesquisar e fazer isso você mesmo (eu não arriscaria).

Depois disso, se ainda estiver com a sensação de "perder" o foco, o jeito é fazer vários testes. Leve em consideração que quanto mais aberto (f/2), mais difícil será você conseguir acertar o foco. Toda lente tem um "sweet spot" de nitidez, que geralmente fica entre f/4 até f/8. Fique atento também na distância focal de cada lente, já que a relação da abertura f/2 numa 35mm é diferente de uma f/2 numa 85mm — apesar da quantidade de luz "entrando" na lente ser a mesma. Fique atento a outros detalhes, como ISO (maior o ISO, mais ruído), a relação da velocidade com a distância focal, e com iluminação entrando na sua lente (diminui o contraste, e assim também a nitidez).

O que eu pude perceber é que mesmo conhecendo a lente, independente de ser com foco manual ou automático, e com toda configuração correta, você irá aumentar a quantidade de fotos com o foco correto, mas mesmo assim muitas fotos acabam ficando desfocadas. É a vida.

Mais uma observação: a nitidez natural de uma lente tem um limite (principalmente DLSR e lentes mais acessíveis). Provavelmente as fotos que você viu tem um trabalho de pós produção ou são de lentes mais caras e câmeras médio formato. Para pós produção, eu, particularmente, uso o Capture One. Nele eu faço pequenos ajustes, inclusive de nitidez. Tem gente que faz isso no Photoshop e no Lightroom. Só tome cuidado para não exagerar, pois a foto fica visivelmente artificial, o arquivo fica mais "sujo" e isso não corrige alguns aspectos principais da sua fotografia.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2015, 12:42:57
Então...

Eu uns anos atrás eu fiz umas fotos usando iluminação artificial, com essas tochas, e deixei a velocidade alta, ISO baixo, abertura mais fechada e fiz o pós-tratamento e nem assim ficou aquela nitidez legal em quase todas as fotos. Eu esperava uma super nitidez, mas não foi o que aconteceu:

http://www.dcsdesenvolvimento.com.br/books/book-infantil-campo-mourao-r-l-viana/1

Minha lente veio junto com a câmera, nikkor 18-105mm. Será que é de segunda essa lente?

Eu entrei em contato uma vez com a assistência autorizada, eles cobrariam no mínimo R$ 300,00 além do frete, já que ela é em São Paulo...

:/


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2015, 12:56:34
Entendi!

Outra coisa que me ajudou muito foi usar o botão de trás para focar, sabe? Caso ainda não faça isso, procure no Google por "back button focus" No começo é meio estranho, mas depois que você acostuma é demais! Talvez isso possa te ajudar.

É difícil dizer sobre a lente. Por exemplo, a 18-55mm e a 50mm são lentes baratas, mas bastante nítidas no "sweet spot" delas, e cada uma com suas limitações.

Realmente, é um absurdo! Quase o preço de uma 50mm!

Antes de mais nada, tente fazer mais alguns testes com bastante paciência! Chame alguém, pegue um dia que você não esteja trabalhando e fique o dia inteiro fotografando. Faça vários testes, peça para pessoa ter paciência. Se possível fotografe com tripé e com controle remoto também. Depois passe as fotos para seu computador e analise todas com muita calma. No momento essa parece ser a melhor opção.

Boa sorte!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:04:45
Obrigado por suas dicas eu vou ver o que eu consigo fazer aqui....


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:17:16
Você pode também fazer o teste com uma régua, ou alguns objetos disposto em fileira; usando um tripé e o controle remoto (ou o timer), ponto de foco e foco manual. Assim você saberá se sua câmera está "back focusing" ou "front focusing". Provavelmente é isso que a assistência calibraria.

Achei o vídeo abaixo no YouTube de um cara ensinando a calibrar manualmente a D90. Se for tentar fazer isso, faça no seu próprio risco. Eu já acho um trabalhão calibrar pelo sistema da câmera, imagina assim então!  :)

https://www.youtube.com/watch?v=bt_EUkbgd2k

De qualquer forma, é uma opção se você quiser economizar 300 Reais.

Boa sorte, de novo!
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2015, 13:18:41 por bfscf »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:26:04
Eu vou assistir e depois eu vejo se eu arrisco em mecher...

Pior que R$ 300,00 há 2 anos atrás. Com essas crises ai deve estar o dobro agora...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:26:56
felipemendes poderia explicar melhor essa "modalidade" de foco???Nunca ouvi falar sobre isso

Manual da D90, procure por 3d-tracking.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:40:35
Manual da D90, procure por 3d-tracking.

Eu acho que ativei esse recurso 3d. Não sei se é isso que você está falando...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2015, 14:51:49
Eu acho que ativei esse recurso 3d. Não sei se é isso que você está falando...

Não tenho mais câmera Nikon há mais de um ano agora. Ainda assim, neste manual aqui, página 173:
http://cdn-10.nikon-cdn.com/pdf/manuals/kie88335f7869dfuejdl=-cww2/D90_en.pdf