Autor Tópico: Aprimorando o Foco!  (Lida 10671 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Dezembro de 2015, 22:15:47
O "sweet spot" é a abertura que a lente tem melhor desempenho, entende? É onde ela apresenta maior contraste, menos distorção, melhor nitidez do centro as extremidades e cores. Geralmente é entre 1 a 3 stops acima da sua maior abertura. Eu tenho a AF-S 50mm f/1.8G, e ela performa incrivelmente bem em 2.8 até 5.6.

Pra falar a verdade, para as minhas necessidades, a 50mm 1.8G não tem tantas limitações. Apenas as óbvias: a construção é frágil, e não é "weather sealed". Sem dúvidas foi a melhor lente custo/benefício que adquiri. É a única que resta desde quando comecei a fotografar — todas outras acabei vendendo ou trocando.

Ahhh olha quanta coisa eu estou aprendendo e parece que realmente essa 50mm 1.8 é muita boa.   :ok: .

A propósito, eu assisti o vídeo lá, só não sei se fiz certo já que não entendo em inglês. Pelo que eu entendi ele estava ensinando a escolher umas opções de AF e outra opção lá de "wide" e normal...

Eu só não entendi o que é "weather sealed"....


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 26 de Dezembro de 2015, 22:29:40
O vídeo ensina você a configurar o botão traseiro (na imagem abaixo) da sua câmera para focar.



Se a câmera ou a lente forem "weather sealed", significa que ela tem uma construção mais robusta. Assim você pode usar o equipamento em situações mais extremas (muito frio, muito calor, chuva, poeira, lama, etc.), sem o risco de danificar facilmente seu equipamento, entende?

Olha esse vídeo, vai ser fácil você entender: https://www.youtube.com/watch?v=SD1JoAcBZRk


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 27 de Dezembro de 2015, 00:49:16
hahahah que coragemm!!

Mas então quer dizer que aquele video de 2 minutos só ensinava a apertar aquele botao? :O Pensei que era outra coisa hahaha.... Parecia que ele estava mexendo no setup....


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #33 Online: 27 de Dezembro de 2015, 04:42:31
nao sei se eh o seu caso,mas um amigo meu,tem o habito de focar e sei la o que ele fica olhando,demora uns 3-4segundos ate fazer a foto...mesmo em velocidade rapida,perde muitas fotos.Igual o Thales ja citou,falta de nitidez,falta de firmeza na mao  ou porque nw crava,eh dificil vc saber,entao tente rever a sua forma de clicar tambem!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 27 de Dezembro de 2015, 09:24:25
hahahah que coragemm!!

Mas então quer dizer que aquele video de 2 minutos só ensinava a apertar aquele botao? :O Pensei que era outra coisa hahaha.... Parecia que ele estava mexendo no setup....

Sim. Mais ou menos.

Ele ensina você a mudar o tipo de foco que você usa ao fotografar. No lugar de usar o botão da frente, você usa o botão de trás apenas para focar, entendeu? O da frente continua sendo o botão de fotografar. Além disso ele ensina você a usar o botão de foco como AF-S (Single point).

Mas mesmo assim, como o Silvio também comentou e eu também já havia comentado, mesmo com todas configurações certas, com a lente e o o corpo certos, ainda é preciso atenção. Exatamente por isso falei também que é imprescindível você fazer os testes com sua máquina e lente, assim você saberá melhor qual sua limitação.

Abraços, boa sorte!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 27 de Dezembro de 2015, 12:46:40
nao sei se eh o seu caso,mas um amigo meu,tem o habito de focar e sei la o que ele fica olhando,demora uns 3-4segundos ate fazer a foto...mesmo em velocidade rapida,perde muitas fotos.Igual o Thales ja citou,falta de nitidez,falta de firmeza na mao  ou porque nw crava,eh dificil vc saber,entao tente rever a sua forma de clicar tambem!

Bom...euu acho que cravo pelo menos isso da para dizer.
Eu procuro sempre deixar o mais rápido possível o clique para não borrar...
Alias eu acho que até no tripé+timer as fotos não ficam aqueeelas coisas de nitidez...
Mas também, tem o tópico aqui no fórum que diz que normalmente a lente do kit não é láaaaa aquelas coisas..!
Mas posso estudar se há alguma técnica para aprimorar o clique em sí, pode ajudar  :ok:

Sim. Mais ou menos.

Ele ensina você a mudar o tipo de foco que você usa ao fotografar. No lugar de usar o botão da frente, você usa o botão de trás apenas para focar, entendeu? O da frente continua sendo o botão de fotografar. Além disso ele ensina você a usar o botão de foco como AF-S (Single point).
Exatamente por isso falei também que é imprescindível você fazer os testes com sua máquina e lente, assim você saberá melhor qual sua limitação.


Acho que entendi!
Esse teste que você sugeriu por enquanto eu não faço ideia quem estaria disposto a me ajudar, mas eu vou ver aqui quem sabe eu consiga.... Valeuu :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Dezembro de 2015, 19:14:55
Qual deve ser o "sweet spot" da 18-105mm? Ou só eu testando para descobrir?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 27 de Dezembro de 2015, 19:36:21
Qual deve ser o "sweet spot" da 18-105mm? Ou só eu testando para descobrir?

Os testes servem também para isso. Para saber se sua lente está com desvio de foco no corpo da câmera que está usando, e qual abertura ela tem melhor performance.

De qualquer maneira, numa pesquisa rápida, achei o link abaixo. O primeiro gráfico é do centro da lente, e o segundo mostra a performance até as bordas.

http://www.lenstip.com/182.4-Lens_review-Nikon_Nikkor_AF-S_DX_18-105_mm_f_3.5-5.6_VR_ED_Image_resolution.html

Resumindo...

- Centro da lente:

• 18mm: f/4;
• 35mm: f/5.6;
• 70mm: f/8;
• 105mm: f/8.

- Extremidades da lente:

• 18mm: f/5,6;
• 35mm: f/8;
• 70mm: f/8;
• 105mm: f/9.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2015, 19:40:30 por bfscf »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 27 de Dezembro de 2015, 23:21:10
Muito obrigado em!
Não fazia a menor ideia que existia essas coisas :)


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 03 de Janeiro de 2016, 22:45:38
Olá!
Não sei se resolveu alguma coisa alguns ajustes que fiz, mas eu tirei uma foto qualquer de uma nota de 5 reais e aparentemente ficou bem nítida a foto, hehehe. Qualquer hora eu mostro. É que tem que upar :)


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 03 de Janeiro de 2016, 22:51:51
Olá!
Não sei se resolveu alguma coisa alguns ajustes que fiz, mas eu tirei uma foto qualquer de uma nota de 5 reais e aparentemente ficou bem nítida a foto, hehehe. Qualquer hora eu mostro. É que tem que upar :)

Que bom! :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 04 de Janeiro de 2016, 22:53:18
Não sei se ajuda muito essa foto devido as circunstâncias, mas era a unica coisa interessante que tinha em cima da minha mesa na hora:

http://1drv.ms/1UrAgqH

Eu upei com quase toda a qualidade, só não sei se o site compactou ela. Pelo menos ampliando no meu PC essas listras da nota me doía os olhos hehehe :)


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 04 de Janeiro de 2016, 23:16:00
Não sei se ajuda muito essa foto devido as circunstâncias, mas era a unica coisa interessante que tinha em cima da minha mesa na hora:

http://1drv.ms/1UrAgqH

Eu upei com quase toda a qualidade, só não sei se o site compactou ela. Pelo menos ampliando no meu PC essas listras da nota me doía os olhos hehehe :)

Parece bem nítida pra mim. Lembre-se, por questão de segurança, manter a velocidade acima da distância focal da lente. No caso dessa foto, por exemplo, seria 1/125.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 04 de Janeiro de 2016, 23:46:33
Parece bem nítida pra mim. Lembre-se, por questão de segurança, manter a velocidade acima da distância focal da lente. No caso dessa foto, por exemplo, seria 1/125.

Olha só que dica importante em! Eu nunca fotografei pensando nisso...muito obrigado. Vou lembrar disso a próxima vez ;)

Eu também achei bem nítida! Espero que quando for tirar uma foto "oficial" continue com essa nitidez toda....


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 04 de Janeiro de 2016, 23:55:44
Olha só que dica importante em! Eu nunca fotografei pensando nisso...muito obrigado. Vou lembrar disso a próxima vez ;)

Eu também achei bem nítida! Espero que quando for tirar uma foto "oficial" continue com essa nitidez toda....

Ah sim, em situações menos controladas que o bicho pega! :fight: