Autor Tópico: Aprimorando o Foco!  (Lida 10843 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 19 de Janeiro de 2016, 23:42:59
Estou analisando aqui a possibilidade de comprar a 50mm D 1.8


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #61 Online: 20 de Janeiro de 2016, 08:22:37
Muita diferença! :ok:

Só uma coisa, a 50mm em f/5 está no seu melhor ponto de nitidez (sweet spot). Já a outra lente para chegar nesse ponto deveria estar por volta de f/8. Refaça o teste usando a lente no sweet spot.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 20 de Janeiro de 2016, 09:54:26
Só uma coisa, a 50mm em f/5 está no seu melhor ponto de nitidez (sweet spot). Já a outra lente para chegar nesse ponto deveria estar por volta de f/8. Refaça o teste usando a lente no sweet spot.

Opa...com certeza eu vou fazer...daí eu envio as amostras aqui assim que eu conseguir  ;)


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #63 Online: 20 de Janeiro de 2016, 10:09:37
Galera eu tenho Canon então o AF pode ser um pouco diferente.
Mas, quanto ao foco cravado nos olhos, O PF mais próximo pelo que sei é sempre o melhor. COM EXCEÇÃO de ambientes pouco iluminados, onde esses PF sofrem um bocado para conseguir encontrar o objeto. No mais o AF SERVO costuma procurar o objeto focado, mesmo se houver movimento. Vi em alguns vídeos que as máquinas NORMAIS (com exceção das TOP) só são capazes de obter o mesmo foco quando o objeto se desloca lateralmente (ou seja no mesmo plano de foco). Vcs sabem se isso é verdade? Pq, se for, ele não nos ajuda em nada ao fotografar uma criança ou um pet, por exemplo, que nunca param de se mexer.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 20 de Janeiro de 2016, 10:34:55
Galera eu tenho Canon então o AF pode ser um pouco diferente.
Mas, quanto ao foco cravado nos olhos, O PF mais próximo pelo que sei é sempre o melhor. COM EXCEÇÃO de ambientes pouco iluminados, onde esses PF sofrem um bocado para conseguir encontrar o objeto. No mais o AF SERVO costuma procurar o objeto focado, mesmo se houver movimento. Vi em alguns vídeos que as máquinas NORMAIS (com exceção das TOP) só são capazes de obter o mesmo foco quando o objeto se desloca lateralmente (ou seja no mesmo plano de foco). Vcs sabem se isso é verdade? Pq, se for, ele não nos ajuda em nada ao fotografar uma criança ou um pet, por exemplo, que nunca param de se mexer.

O sistema de foco da câmera faz uma medição de contraste para focar, o melhor ponto de foco sempre vai ser o ponto de foco cruzado. Câmeras de entrada geralmente oferecem menos pontos de focos cruzados, e câmeras profissionais, mais pontos de focos cruzados. Você precisa ver nas especificações da sua câmera para entender quais são os pontos de focos cruzados que ela oferece.

O modo servo (ou AF-C) deveria focar independente de ser no mesmo plano de foco ou não, mas isso, novamente, vai depender da câmera que você está usando e também da lente [na verdade, o conjunto].
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 10:35:44 por bfscf »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #65 Online: 20 de Janeiro de 2016, 10:43:56
O sistema de foco da câmera faz uma medição de contraste para focar, o melhor ponto de foco sempre vai ser o ponto de foco cruzado. Câmeras de entrada geralmente oferecem menos pontos de focos cruzados, e câmeras profissionais, mais pontos de focos cruzados. Você precisa ver nas especificações da sua câmera para entender quais são os pontos de focos cruzados que ela oferece.

O modo servo (ou AF-C) deveria focar independente de ser no mesmo plano de foco ou não, mas isso, novamente, vai depender da câmera que você está usando e também da lente [na verdade, o conjunto].

Nando, não sei se sua canon é parecida com a minha. Eu configuraria a velocidade de sincronização do flash em 1/200, usaria a lente no sweet spot,  fotografava tudo com flash e focava apenas em um dos pontos. É só uma sugestão.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 10:48:42 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #66 Online: 20 de Janeiro de 2016, 12:45:26
Faço isso tb, Gilberto. Na medida do possível. Mas meu flash não é TTL e percebo que a máquina tem dificuldade de achar o foco em todos os pontos periféricos se a luminosidade é baixa. Isso que a lente que mais uso é a Sigma. Mas deve ser pelo que o bfscf falou, mesmo. Os PF cruzados devem ser "menos sensíveis" que o central. Sei lá.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 20 de Janeiro de 2016, 12:49:03
Faço isso tb, Gilberto. Na medida do possível. Mas meu flash não é TTL e percebo que a máquina tem dificuldade de achar o foco em todos os pontos periféricos se a luminosidade é baixa. Isso que a lente que mais uso é a Sigma. Mas deve ser pelo que o bfscf falou, mesmo. Os PF cruzados devem ser "menos sensíveis" que o central. Sei lá.

Os pontos de focos cruzados, ao contrário, têm mais sensibilidade para "achar" o foco. :)
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 12:50:50 por bfscf »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #68 Online: 20 de Janeiro de 2016, 12:49:49
Só uma coisa, a 50mm em f/5 está no seu melhor ponto de nitidez (sweet spot). Já a outra lente para chegar nesse ponto deveria estar por volta de f/8. Refaça o teste usando a lente no sweet spot.

Mas ai é que está o diferencial, ter uma lente nítida em grande abertura para se aproveitar melhor a luz. De que adianta ser boa (em nitidez apenas) em F8 se raramente usamos o F8?

Minha 50 raramente sai de F1.8, e minha Tamron só sai de F2.8 quando preciso fotografar um grupo de pessoas e vejo que tem alguém desalinhado e vai me dar trabalho alinhar a galera.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #69 Online: 20 de Janeiro de 2016, 13:07:12
Mas ai é que está o diferencial, ter uma lente nítida em grande abertura para se aproveitar melhor a luz. De que adianta ser boa (em nitidez apenas) em F8 se raramente usamos o F8?

Minha 50 raramente sai de F1.8, e minha Tamron só sai de F2.8 quando preciso fotografar um grupo de pessoas e vejo que tem alguém desalinhado e vai me dar trabalho alinhar a galera.

No caso eu propus comparar no ponto de maior nitidez. Cada um usa o equipamento como acha melhor, eu por ex. gosto de usar a 50mm acima de f/4. Usando em f/1.8 eu consigo destacar só os olhos numa pessoa, desfocando nariz, orelhas... e não é o que eu quero (https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/23539303534/ ) , além do ser trabalhoso focar, coisa que melhorou muito quando acertei a dioptria do meu visor no foco manual. Agora estou me aventurando em f/2.5 que acho ser o meu limite.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 13:21:19 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #70 Online: 20 de Janeiro de 2016, 13:13:59
Faço isso tb, Gilberto. Na medida do possível. Mas meu flash não é TTL e percebo que a máquina tem dificuldade de achar o foco em todos os pontos periféricos se a luminosidade é baixa. Isso que a lente que mais uso é a Sigma. Mas deve ser pelo que o bfscf falou, mesmo. Os PF cruzados devem ser "menos sensíveis" que o central. Sei lá.

Fim de semana comecei a testar o foco manual. Eu fiz o ajuste de dioptria até conseguir ler os dizeres numa caixinha de chá. Agora te digo que a foto sai melhor no manual do que no AF. O ponto de foco no AF é pelo contraste, e nem sempre é o que queremos.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 20 de Janeiro de 2016, 13:36:49
Fim de semana comecei a testar o foco manual. Eu fiz o ajuste de dioptria até conseguir ler os dizeres numa caixinha de chá. Agora te digo que a foto sai melhor no manual do que no AF. O ponto de foco no AF é pelo contraste, e nem sempre é o que queremos.

São dois tipos de focos diferentes, não existe um melhor ou pior — tudo vai depender de como você trabalha e se sente mais confortável.

Se você pensa em predominantemente usar foco manual, esse link pode ser uma leitura interessante para você: https://skvltd.wordpress.com/2013/11/20/bresson-split-focusing-screen-nikon-d5100/


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #72 Online: 20 de Janeiro de 2016, 14:02:05
São dois tipos de focos diferentes, não existe um melhor ou pior — tudo vai depender de como você trabalha e se sente mais confortável.

Se você pensa em predominantemente usar foco manual, esse link pode ser uma leitura interessante para você: https://skvltd.wordpress.com/2013/11/20/bresson-split-focusing-screen-nikon-d5100/

Era como funcionava o foco da minha antiga Zenit 122 com filme, e era dificil perder uma foto.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #73 Online: 20 de Janeiro de 2016, 22:51:36
Acredito que esse post está bem explicado como testar problemas com o autofoco. acho que seria interessante a leitura.
https://photographylife.com/how-to-quickly-test-your-dslr-for-autofocus-issues


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #74 Online: 21 de Janeiro de 2016, 00:02:33
Mas ai é que está o diferencial, ter uma lente nítida em grande abertura para se aproveitar melhor a luz. De que adianta ser boa (em nitidez apenas) em F8 se raramente usamos o F8?

Minha 50 raramente sai de F1.8, e minha Tamron só sai de F2.8 quando preciso fotografar um grupo de pessoas e vejo que tem alguém desalinhado e vai me dar trabalho alinhar a galera.

Acho que ele quis dizer pra comparar as duas lentes em f/8... Mas ainda não vejo como a 18-105 ser tão ruim que nenhuma foto com ela toda aberta se salve. Aí tem coisa.