Autor Tópico: Substituição da T3i por uma 6D  (Lida 2552 vezes)

jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Dezembro de 2015, 14:21:12
Boa tarde pessoal

Já tenho minha T3i desde outubro de 2011, conferi a NF hj. Ela me atende na grande maioria das minhas necessidades, mas existem uns pontos que eu sinto que poderia melhorar.
-Sinto dificuldade no foco dela. As vezes só vejo que a foto não ficou legal em casa, no computador. Já enviei para limpeza e manutenção (inclusive do foco) na Canon e parece que ela está perfeito para a câmera.
- Fotografias com pouca luz, no final e início do dia, noturnas, ambientes de pouca iluminação,  como não tenho flash externo, alguns lugares ele tb não serviria (como paisagens), a grande maioria acaba tremida ou cheia de ruido.
- Uso no consultório dentário de minha noiva com uma lente EF 100 para a documentação dos trabalhos dela. Nesse caso, tb vejo que a mesma lente em outros corpos produz trabalhos mais cristalinos, focados.  :ponder:

Andei vendo os resultados no site Dpreview e usei um pouco uma 6D de um colega, parece ser muito boa e melhor do que a T3i nos requisitos que me afligem. No entanto, fico bem preocupado em gastar um valor tão alto nessa câmera. Não sou profissional, não vivo disso.. só meu hobby. A câmera atual tem nem 13k clicks.
Será que eu ficaria atendido nessa troca de câmera ou daqui um tempo eu estaria me perturbando outra vez?

Sei que está cheio de pessoas que migraram de câmeras de entrada para a 6D... como foi a experiência de vocês? Compensa ou é frescura minha e devo ficar na T3i mesmo?  :no: :assobi: :D

Obrigado pessoal
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2015, 15:18:28
Dos pontos citados, a 6D vai realmente lhe entregar a mais apenas na parte de melhores resultados em ISOs elevados e maior alcance dinâmico (recuperação de altas ou baixas luzes). Do que você não mencionou, mas também deverá observar, é uma qualidade de imagem melhor, de forma geral, uma linguagem diferente com lentes EF (como a 100mm, que não terá as bordas cortadas pelo sensor menor) e eventualmente alguma diferença de ergonomia ou robustez do corpo (não conheço muito a 6D então prefiro não comentar muito este ponto).

O que ela não vai entregar: sistema de foco melhor e/ou mais preciso. Aqui um parênteses... o ponto central da 6D é um dos mais sensíveis (se não o mais sensível) para fotografia em condições ruins de iluminação. Ponto para ela. Mas os pontos adjacentes são "normais", sem serem cruzados, igual ao da T3i. Em resumo, se está errando foco com a T3i, não deverá melhorar o aproveitamento com a 6D.

Agora na questão financeira, sejamos francos... de quem é o dinheiro? Compensar ou não é algo totalmente particular. Eu gostaria de ter uma 6D, sim! Mas sempre que penso em vender a minha 5D clássica e investir mais uns 2mil reais para comprar uma, começo a me perguntar se é viável. Até teria esse dinheiro, mas no meu caso, o fato de transportar e utilizar um equipamento tão caro, "empatando" meu capital e ficando sujeito a tamanho prejuízo no caso de alguma infelicidade, já me faz voltar atrás e manter um equipamento mais barato para meu uso como hobby. Mas, novamente, esse sou eu. Tem muito hobbysta que vai justamente na contra-mão e gasta rios de dinheiro justamente por ser um hobby, algo que não precisa fazer sentido, mas sim satisfazer uma vontade. Não existe certo e errado nessa análise, apenas pensamentos diferentes.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2015, 15:29:47
Como Elder falou, certamente vai ter em mãos um equipamento superior. Mas deve ter em mente que, além da superioridade ser parcial, os problemas que você elencou podem ser resolvidos de outra forma.

Pelo descrito, você está pondo a câmera a testes em situações de pouca luz, o que te forçaria a abrir mais o diafragma, aumentar a velocidade ou elevar ISO. Fatores de risco para nitidez e acertar o foco. Isso sem flash externo (como mencionou) e sem tripé (como especulo) fica realmente complicado.

Portanto, talvez seja mais prudente no momento investir em iluminação e/ou no tripé.

Tenho câmera crop e bem chinfrim (T3) se comparar a uma full frame ou até mesmo a sua t3i. Sonho em um dia poder ter uma 6D, mas francamente, estou cada dia mais livre desse sentimento e realizado com meu limitado equipamento. E esse conforto veio principalmente depois que comecei a investir em iluminação.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2015, 15:56:29
A questão do foco me deixa um tanto doido por que não é só comigo. Foi o que me levou a enviá-la para a manutenção, foi ajustada e conforme o relato do técnico, foi ajustado. Ele melhorou, mas quando comparo fotografias da câmera nova com as de hoje, existe diferença. Estou com medo que alguém tenha deixado ela cair no chão sem que eu tenha visto. Deve existir uma forma de testar esse foco de uma forma bem objetiva, tipo com um teste fotográfico, uma escala ou até mesmo algum programa de disgnóstico para a câmera.
O tripé eu já tenho, mas não é todas situações que você consegue usar ele... tem horas que a câmera vai ter de estar na mão, ou então, situações que ele até resolveria, mas o dia não colabora.... chuva, vento. O flash é que não... nem sei usar.
Vou dar um tempo nessa troca, estudar um pouco essa questão do flash. Até pouco tempo atrás os equipamentos eram bem inferiores e existem fotografias espetaculares... Está faltando um pouco de dedicação de minha parte.
Agora, toda vez que vejo os resultados da 6D a mão coça.... :D
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2015, 16:29:25
A questão do foco me deixa um tanto doido por que não é só comigo. Foi o que me levou a enviá-la para a manutenção, foi ajustada e conforme o relato do técnico, foi ajustado. Ele melhorou, mas quando comparo fotografias da câmera nova com as de hoje, existe diferença. Estou com medo que alguém tenha deixado ela cair no chão sem que eu tenha visto. Deve existir uma forma de testar esse foco de uma forma bem objetiva, tipo com um teste fotográfico, uma escala ou até mesmo algum programa de disgnóstico para a câmera.
O tripé eu já tenho, mas não é todas situações que você consegue usar ele... tem horas que a câmera vai ter de estar na mão, ou então, situações que ele até resolveria, mas o dia não colabora.... chuva, vento. O flash é que não... nem sei usar.
Vou dar um tempo nessa troca, estudar um pouco essa questão do flash. Até pouco tempo atrás os equipamentos eram bem inferiores e existem fotografias espetaculares... Está faltando um pouco de dedicação de minha parte.
Agora, toda vez que vejo os resultados da 6D a mão coça.... :D

Existem testes de foco sim, pesquise por focus test chart. Pode ser que sua câmera esteja com problema sim, mas aí não estamos falando de T3i versus 6D, e sim de T3i com defeito...

Importante observar essa questão da técnica. É difícil admitir que somos preguiçosos e, na grande maioria dos iniciantes (e aqui me incluo), pobres de conhecimento. Aí é mais cômodo querermos equipamentos melhores que, de alguma forma, podem nos dar um atalho para algum resultado que queremos. O problema é que nem sempre isso acontece: uma foto bem produzida com uma T3i, com iluminação controlada etc, certamente será muito mais bonita do que uma feita com uma 6D com ISO lá em cima e cheia de sombras por falta de iluminação.  O que nos leva a sua última frase: toda vez que vejo fotos de gente que realmente "manja dos paranauês", fico pensando o quanto ainda tenho para aprender, mesmo como hobby. Muitas vezes são fotos com equipamentos top, mas quando vejo aquela foto de arregalar os olhos com equipamentos inferiores ao meu, aí sim que a dor é maior! hehe
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2015, 16:44:21
A questão do foco me deixa um tanto doido por que não é só comigo. Foi o que me levou a enviá-la para a manutenção, foi ajustada e conforme o relato do técnico, foi ajustado. Ele melhorou, mas quando comparo fotografias da câmera nova com as de hoje, existe diferença. Estou com medo que alguém tenha deixado ela cair no chão sem que eu tenha visto. Deve existir uma forma de testar esse foco de uma forma bem objetiva, tipo com um teste fotográfico, uma escala ou até mesmo algum programa de disgnóstico para a câmera.

Muita coisa pode ter acontecido, até mesmo um "ajuste" mal feito na Canon. Infelizmente nas Rebel não existe o recurso de MFA (Micro Focus Adjustment), de forma que a única coisa a fazer a respeito seria enviar o corpo acompanhado das lentes para realizar uma calibragem na Canon, com instruções expressas de que o ajuste seja feito apenas no corpo, já que pelo menos uma das lentes dá resultados superiores em outros corpos.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2015, 17:02:02
Eu peguei um material sobre teste de foco e vou tentar fazer o conjunto de testes. :snack:
Também vou verificar se o serviço que fiz ainda está na garantia, e caso os resultados não sejam bons, vou reenviar o corpo junto com os resultados para refazer o serviço.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2015, 21:08:18
Olha, a diferença na acuidade do foco da 5D para a T3i é absurda. Constatei isso logo nos primeiros momentos de uso real de ambas. Não tem como comparar. Acredito que com a 6D seja similar.


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2015, 09:34:46
Pois é, mas a 5D utiliza um sistema de foco bem mais complexo do que a 6D. A 6D e a T3i tem praticamente o mesmo sistema, muito similar na tecnologia e quantidade de pontos.
Acredito que exista um gap até mesmo entre a 6d e a 5d nesse requisito.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2015, 16:15:08
Vamos por partes.

-Sinto dificuldade no foco dela. As vezes só vejo que a foto não ficou legal em casa, no computador. Já enviei para limpeza e manutenção (inclusive do foco) na Canon e parece que ela está perfeito para a câmera.

Em que situação você perde mais fotos com a T3i? Em tele, em GA? Com que que lentes?

- Fotografias com pouca luz, no final e início do dia, noturnas, ambientes de pouca iluminação,  como não tenho flash externo, alguns lugares ele tb não serviria (como paisagens), a grande maioria acaba tremida ou cheia de ruido.

A 6D realmente tem uma capacidade melhor de ISO, mas uma T3i não faz feio nessas situações que você citou. Está usando tripé para paisagens? Que lente usa nesta situação? Até quanto você "leva" o ISO da sua T3i para achar que a imagem está muito "ruidosa"?



- Uso no consultório dentário de minha noiva com uma lente EF 100 para a documentação dos trabalhos dela. Nesse caso, tb vejo que a mesma lente em outros corpos produz trabalhos mais cristalinos, focados.  :ponder:

Quando você diz que esa lente em outros corpos produz um trabalho mais cristalino,  você quer dizer na sua mão mesmo ou com outro fotografo? Está usando Ring Flash? está usando que abertura para fazer essas fotos?
A T3i da conta com sobra dessa tarefa.


Cara, não me leve a mal mas eu preciso perguntar, qual seu nível de conhecimento na fotografia?
Desculpe essa pergunta, mas é que pelas suas duvidas da a entender que está faltando você explorar mais a sua T3i, nessas situação que você citou a T3i da e sobra, e se não estiver bem "intimo" da câmera, nem mesmo uma 6D vai te trazer resultado satisfatório.


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2015, 02:46:26
Fiz esse up. Tinha a T3i e migrei pra 6D. Senti melhora em vários aspectos. A chance de arrependimento é bem baixa.
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2015, 11:06:44
A troca de equipamento depende do bolso e o uso da pessoa. Acho que mesmo para hobby a exploração maxima da câmera e o conhecimento dos fundamentos são essenciais. Se vc está sentindo dificuldades no foco da t3i talvez seja o caso de levar para uma nova verificação na Canon antes de trocar a maquina que irá ter um custo muito mais elevado.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2015, 11:48:04
Se a pessoa pode gastar e quer gastar, deixe gastar!

Às vezes o upgrade de equipamento não é a solução mas forçará a barra para estudar mais com objetivo de justificar imagens melhores para o novo equipamento.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2015, 12:10:45
Para acabar com a discussão, sobre quem é ruim, se sou eu a câmera....

Procurei na internet e achei um procedimento de teste de foco para câmeras digitais, conforme sugerido pelo Elder. Fiz ontem a tarde em casa com todas as minhas lentes (18-55 f3.5-5.0 original, 55-250 f3.5-5.0, 50 mm f1.8 e 100 mm f 2.8).

O procedimento do teste foi o do site abaixo, fiz com tripé, o meu é bem firme, comprei numa viagem quando o dólar era um pouco mais em conta.
https://photographylife.com/how-to-quickly-test-your-dslr-for-autofocus-issues

Resultados obtidos: Aleatórios.

Eu esperava ter as fotos em alta velocidade focadas e as de longa exposição um pouco menos focadas, mas o resultado foi aleatório. Eu fiz elas em sequencias, partindo de exposições mais rápidas e terminando nas exposições longas, e o que houve foram sequencias aleatórias de fotografias focadas e desfocadas desde as de alta velocidade (mesmo em 1/1000). Isso nas 4 lentes.
A lente que a câmera demorou mais para focar foi a 100 mm, mas os resultados não foram diferentes. Eu fiz 8 fotografias por sequencia e tive de 2 a 3 fotografias desfocadas por vez (velocidades também não coincidiram).

Então, acho que a técnica de apontar para algo e apertar meio botão não está errada e a câmera está voltando para a assistência depois do ano novo. Para mim ficou bem claro.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2015, 12:31:08
Cara, em um tripé a influencia da velocidade na nitidez é praticamente nula.

Esse teste ai não é o ideal, tem outros de front/back focus que são melhores.

Tenho duas T3 e ambas tem front focus com qualquer lente, o que eu faço é focar um pouco antes de onde quero o foco, isso falando de aberturas grandes.
Já tentou o live view? Aqui com as mesmas lentes e aberturas o live view sempre crava o foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs