Autor Tópico: Objetivas  (Lida 4768 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #15 Online: 17 de Novembro de 2006, 15:23:24
Citar
Eu sei que o texto tá confuso, mas eu também estou. Afinal de contas essa variação 3.5-4.7, na prática se dá como, já que eu "consigo" fotografar com 80mm e f3.5?
Se você está usando uma lente manual, provavelmente ela não tranca o anel para você não escolher aberturas maiores. Então, se você estiver a 80mm e selecionado F3.5, ela estará em F4.7, ainda que esteja selecionado F3.5 no anel de abertura.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #16 Online: 17 de Novembro de 2006, 15:34:59
Entendi, ela realmente é manual e não trava. Então, se eu usar 3.5 em 80mm, vai equivaler a 4.7, e as outras medições, tipo 8, 11, 16... equivaleria a isso mesmo? ou na verdade vai estar um ponto mais fechado?

Tipo, 8=11, 11=16, 16=22?

Viajei?!  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:  


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 17 de Novembro de 2006, 20:49:25
Citar
Citar
Citar
20mm na digital equivale a 30mm na de filme. Em qualquer lugar do mundo isso é considerado Grande Angular. Não confundir com Ultra-Wide. Abaixo de 40mm-equivalentes é tudo Grande Angular.
Ivan, nao sei se to me confundindo..
mas nao seria: "20mm na de filme, equivale a 30 na digital" ?
Não, é isso mesmo. 20mm na digital X 1.6 de fator multiplicador dá 32mm. O ângulo de cobertura que se tem na digital em 20mm é o mesmo que oângulo em filme com uma 32mm (ou 30mm no caso das com fator de crop 1.5)
Opa, entendi..
Eu estava interpretando errado  :doh:

Obrigado Ivan.

Obrigado pela dica Léo!

 :thmbup:  


Vilso_Dall_Agnol

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #18 Online: 17 de Novembro de 2006, 22:23:45
Lipe,
No glossário, que o Leo Terra já apontou neste tópico, veja "abertura".
Lembrando, a medida de abertura é uma relação entre o diâmetro da passagem de luz e a distância focal da lente.
Assim na lente exemplificada, os diâmetros máximos serão:
Em wide, 28/3,5 = 8 milímetros; em tele, 80/4,7 = 17 milímetros.
Aberturas menores são obtidas fechando-se o diafragma.
Uma abertura, como f11, define uma mesma "quantidade de luz" a penetrar no filme/sensor, para qualquer distância focal.
O que vai variar é o diâmetro da parte ótica da lente, acompanhando a abertura máxima (ou quase isto).
Evidentemente há exigências e limitações de projeto - no exemplo usado aqui parece que a abertura em wide poderia ser maior.

Vilso
A fé é louvável, mas é a dúvida que nos faz crescer