Autor Tópico: Objetivas  (Lida 4764 vezes)

Savio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Online: 17 de Novembro de 2006, 08:41:24
Ola a todos!

Sempre tive muito interesse em fotografia, e recentemente com a compra de uma câmera nova (Cânon A620) estou podendo aprender mais sobre o assunto. Já li muita coisa na net, tempo do obturador, abertura do diafragma, sensibilidade de filmes e a exposição que as combinações que estas variáveis podem proporcionar. E é claro ainda tenho muitas duvidas. Gostaria de saber a respeito das objetivas ou lentes, sei que possuem a função de agrupar os raios de luz em apenas um ponto, que são divididas em grande angular, normal, teleobjetiva, macro e zoom, e que possuem uma distancia focal. Gostaria de saber o motivo da utilização de diversas objetivas, pelos fotógrafos. Claro que as macro e teleobjetivas possuem aplicações especificas, mas minha maior duvida é em relação as normais, pois pelo que percebi os fotógrafos possuem diversas lentes cada uma com uma distância focal diferente. O que estas objetivas com distância focal diferente proporcionam para o fotografo?
No manual de minha câmera (Cânon A620) fala que podem ser utilizadas duas objetivas vendidas separadamente, são elas Conversor grande Angular WC-DC58N (altera a distancia focal da lente do corpo da câmera para um fator de 0.7x ) Tele-conversor TC-DC58N (altera a distancia focal da lente do corpo da câmera para um fator de 1.75x ), para que esta lentes são utilizadas? O que significa estes fatores de alteração (0.7x e 1.75x)?.

Sei que o texto é longo e são muitas perguntas, mas ficaria muito grato se pudessem me ajudar.

Agradeço desde já...!
 


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2006, 09:09:13
Savio, a objetiva escolhida depende da fotografia que você pretende fazer.
As grandes angulares, como diz o nome, são objetivas cujo campo de visão é bem amplo. O ângulo de abrangência delas é grande de forma que são apropriadas para fotografar paisagens e qualquer cena em que você queira capturar uma grande área na sua fotografia. As grandes angulares são as objetivas de distância focal menores que a distância focal de uma objetiva normal.
As normais são objetivas cujo ângulo de abrangência é muito próximo ao do olho humano. Vale lembrar que a distância focal normal depende das dimensões da mídia utilizada. Para o filme 35mm foi convencionado o valor 50mm apesar que o valor correto é um pouco menos que isso.
As teleobjetivas possuem distância focal superior à distância focal normal. Elas são como "lunetas" na câmera. O seu ângulo de abrangência é pequeno (fechado) e por isso dá a impressão de aproximarem os objetos. São excelentes para fotografar qualquer coisa à distância como pássaros, animais, um jogo de futebol, etc.
As objetivas macro são construídas de forma que sua ampliação seja de 1:1 ou superior (até 10:1. Acima disso é microfotografia). Isso significa que, por exemplo, um inseto que mede 1 cm terá exatamente 1 cm ou mais no filme ou no sensor da câmera. Somente as objetivas macro de distância focal fixa são macros verdadeiras. As "zooms macro" não são macros de verdade devido à limitações de sua construção ótica.
Os conversores que você citou funcionam assim:
O Wide Converter altera a distância focal da objetiva da câmera por um fator de 0.7x. Ou seja, se a distância focal é 10mm, com o Wide Converter ela se transforma em 0,7mm. Percebe que diminui? Pelo fato de diminuir, o ângulo de abrangência aumenta.
O Tele Converter faz o contrário. Ele multiplica a distância focal por 1.75x. Se a distância é 10mm, com o Tele Converter vira 17,5mm. O ângulo de abrangência da objetiva diminui, a aproximação dos objetos aumenta.

Abraços

 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2006, 09:10:06
Bem, vamos lá...

Objetivas Normais, que variam conforme o formato do sensor ou filme (isto é, uma objetiva pode ser Normal para um tipo de filme e ser tele para outro) caracterizam-se pal sensação de naturalidade espacial das fotografias. Sua dfeinição matemática é terem o comprimento fcal igual à diagonal do sensor ou do filme. Por exemplo, em médio formato a Normal é 80mm, em filme é entre 43 e 55mm, na digital DSLR é em torno de 30mm. O importante é que seu ãngulo de cobertura está perto dos 45 graus.

As normais são usadas para... tudo. Mas especialmente para fotos de pessoas que não são closes, e para ambientes sem exatamente paisagens. Podem ser usadas para isso também, pois é caracterítico dessas lentes que conforme a utilização a foto ás vezes fique com jeito de Grande Angular, às vezes de pequena tele.

As Grande Angulares (comprimentos focais abaixo das Normais) são usadas para fotos ambientais onde se quer dar sensação de espacialidade ou de estar neles, de profundidade espacial acentuada. São usadas também para paisagem e para arquitetura. São usadas para fotos onde se quer pela proximidade grande deformação espacial.

As teles curtas são usadas para retratos em geral. Isso abrange a faixa da Normal até 135mm, às vezes mais. Como característica, planificam um pouco a fotografia, e isso favorece os retratos pois diminuem o nariz, etc. produzem maior desfoque do fundo que as Normais e que as GAs, embora as Normais também o produzam bastante  e mesmo as GAs às vezes.

Teles maiores são usadas para fotos de pássaros, etc, todo assunto que se quer ou só se pode fotografar de longe. Planificam extemamente a foto, t~em DOF curtíssimo.


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2006, 09:31:56
E no grupo das grandes angulares tem também as "olho-de-peixe", que cobrem ângulos de 180° ou mais, produzindo fotos circulares. Elas são muito usadas por biólogos que precisam medir o grau de cobertura de determinado ambiente, por exemplo o dossel de uma floresta em um dado ponto.
Cientista profissional, fotógrafo amador.


Savio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2006, 11:16:39
Entendi as relações então! Citando de exemplo uma lente que possua estas especificações:

Objetiva Canon 20-35mm f3,5-4,5 USM EF D77

Significa que ela possui de 20mm a 35mm de distância focal e a menor abertura para 20mm é 3,5 e para 35mm é 4,5. Isso?

Esta lente seria classificada como grande angular? Já que possui uma distância focal menor que 50mm.


Agradeço pela ajuda!
 


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2006, 11:40:46
Savio, a resposta para suas perguntas é sim.

Porém ela não te dara a sensação de grande angular numa câmera digital, pois existe um fator de crop, nesse caso, ela terá um ângulo de visão em 20mm mais próximo de uma lente normal (mesmo mantendo as características ópticas da lente em 20mm)
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2006, 12:06:05
Citar
Significa que ela possui de 20mm a 35mm de distância focal e a menor abertura para 20mm é 3,5 e para 35mm é 4,5. Isso?
Não. Na verdade a MAIOR abertura em 20mm é f/3.5 e a MAIOR em 35mm é f/4.5.

Diâmetro da Abertura = Distância Focal / número f

Exemplo:

Diâmetro da Abertura = 50mm / 4
Diâmetro da Abertura = 12,5mm

Ou seja, uma objetiva 50mm em f/4 tem abertura de diafragma com diâmetro de 12,5mm.

Diâmetro da Abertura = 50mm / 2.8
Diâmetro da Abertura = 17,86mm

Ou seja, uma objetiva 50mm em f/2.8 tem abertura de diafragma com diâmetro de 17,86mm.

Quanto menor o "número f", maior o diâmetro da abertura do diafragma.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2006, 12:23:25
Citar
Citar
Significa que ela possui de 20mm a 35mm de distância focal e a menor abertura para 20mm é 3,5 e para 35mm é 4,5. Isso?
Não. Na verdade a MAIOR abertura em 20mm é f/3.5 e a MAIOR em 35mm é f/4.5.

Diâmetro da Abertura = Distância Focal / número f

Exemplo:

Diâmetro da Abertura = 50mm / 4
Diâmetro da Abertura = 12,5mm

Ou seja, uma objetiva 50mm em f/4 tem abertura de diafragma com diâmetro de 12,5mm.

Diâmetro da Abertura = 50mm / 2.8
Diâmetro da Abertura = 17,86mm

Ou seja, uma objetiva 50mm em f/2.8 tem abertura de diafragma com diâmetro de 17,86mm.

Quanto menor o "número f", maior o diâmetro da abertura do diafragma.
O Fabio está certo, eu escrevi besteira....
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Savio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://
Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2006, 12:23:48
Assim... Fabio! Ta errada mesma minha afirmação anterior. As grandezas diâmetro de abertura e número f são inversamente proporcionais né!


Obrigado pela ajuda de todos!    


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2006, 13:27:05
20mm na digital equivale a 30mm na de filme. Em qualquer lugar do mundo isso é considerado Grande Angular. Não confundir com Ultra-Wide. Abaixo de 40mm-equivalentes é tudo Grande Angular.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2006, 13:36:32
Citar
20mm na digital equivale a 30mm na de filme. Em qualquer lugar do mundo isso é considerado Grande Angular. Não confundir com Ultra-Wide. Abaixo de 40mm-equivalentes é tudo Grande Angular.
Ivan, nao sei se to me confundindo..
mas nao seria: "20mm na de filme, equivale a 30 na digital" ?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2006, 14:01:19
Bom para entender a distância focal, fatores de crop e etc eu sugiro a leitura de:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2999

Recomendo tbm a leitura do Glossário em:
http://www.mundofotografico.com.br/glossario/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2006, 14:25:35
Citar
Citar
20mm na digital equivale a 30mm na de filme. Em qualquer lugar do mundo isso é considerado Grande Angular. Não confundir com Ultra-Wide. Abaixo de 40mm-equivalentes é tudo Grande Angular.
Ivan, nao sei se to me confundindo..
mas nao seria: "20mm na de filme, equivale a 30 na digital" ?
Não, é isso mesmo. 20mm na digital X 1.6 de fator multiplicador dá 32mm. O ângulo de cobertura que se tem na digital em 20mm é o mesmo que oângulo em filme com uma 32mm (ou 30mm no caso das com fator de crop 1.5)


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2006, 14:27:55
Citar
Significa que ela possui de 20mm a 35mm de distância focal e a menor abertura para 20mm é 3,5 e para 35mm é 4,5. Isso?

Eu nunca entendi isso muito bem. Eu entendo o f3.5 como sendo o máximo de abertura permitida e 20mm a menor distância focal, blz.

Mas se ele quiser fotografar a 35mm com f3.5 ele pode não? Eu entendo que na teoria não deveria ser assim, mas na minha cam, por exemplo, que 28-80mm f3.5-4.7, eu fotografo com 80mm e f3.5.

Eu sei que o texto tá confuso, mas eu também estou. Afinal de contas essa variação 3.5-4.7, na prática se dá como, já que eu "consigo" fotografar com 80mm e f3.5?

Abc  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2006, 15:04:04
Lipe pega o artigo e o glossário no meu link acima que tem tudo isso.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.