Autor Tópico: Panasonic G7 a bordo...  (Lida 10218 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Dezembro de 2015, 22:28:46
Olá,

Apenas um dia da chegada da G7, comparando-a com a E-M10 muito superficialmente:

- a câmera parece muito uma Pana GH2 sem as "curvinhas" e arredondamentos, com a diferença de passar a sensação de brinquedo mesmo: é tudo plástico e o grip, ergonomicamente excelente, parece ser oco. Pesa o mesmo da E-M10 mas dá a impressão de ser mais leve, talvez pela empunhadura muito ergonômica (para mim). Bem GH-2 mesmo.

- o flash abre mais alto que o da E-M10 e parece ser mais potente;

- gostei mais do menu dela do que da Olympus, e a tela tem a sensibilidade de um iPhone, muito melhor que a E-M10;

- a primeira coisa que fiz foi fazer uns vídeos com ela, já que eu detestei o vídeo da E-M10: foi um espanto mesmo, o 1080p da Panasonic "lava o chão" com o 1080p da E-M10, e o 4k é simplesmente um foto perfeita em movimento!!!! Como nunca havia me dedicado a vídeo que não fosse para lembranças, fiquei impressionado com o 4k dessa "maquininha", mais ainda qdo coloquei para reproduzir na minha TV 4k da "Semsunga" que só havia "passado" 4k pela Netflix até hoje... :eek:

- para 4k tem que usar cartão SD UHS Classe 3 (eu tinha um para a D750...);

- coloquei a excelente 12-32 Panasonic "panqueca" que "morava" na E-M10 ultimamente. Infelizmente a 12-32, por ter estabilização em um corpo tão pequenino, sofre demais com o choque de obturador, e simplesmente não presta entre 1/125 e 1/200. Eu nunca tinha percebido isso por usá-la na E-M10, cuja opção de antichoque compensa o problema nessas velocidades. Como a Panasonic não tem esse recurso (coloca-se obturador eletr. ou mecânico para todas as velocidades), a 12-32 acaba sendo uma lente para Olympus e a original para a qual foi projetada, a Pana GM1... Por isso o japonês não exportava essa lente (altamente elogiada) sem estar na GM1...  :ponder:

- em minha opinião, as fotos da E-M10 são ligeiramente mais nítidas, pois a G7 tem filtro antisserrilhamento e a Olympus não, coisa já sabida. Daí os valores do DxO para a Olympus serem sempre um pouco mais altos em relação às Pana. Mas é coisa para 100% de ampliação no LR, a foto no tamanho original eu não vejo diferença;

- o visor eletrônico é bem maior do que o da E-M10 e a imagem menos "televisão", IMHO...

- a "foto 4k" é fantástica: vc coloca em 4k no dial, pressiona o botão de disparo de foto e a cam faz, na verdade, um vídeo que mostra a sequência de quadros no display. Vc corre com o dedo e escolhe o fotograma ideal. Ele é salvo como uma foto 4k que pode ser ampliada até A3 sem aparente perda de qualidade;

- de resto são controles já bastante conhecidos, o peso e o preço de uma E-M10, ergonomia excelente, apenas uma sensação de "muito plástico" e pouca resistência a impactos.





« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 22:59:20 por efilho »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2015, 09:36:17
Muito legal, Edric!! Espero que aproveite bastante!!
D600 - E-M10


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2015, 09:52:15
Já chegou a 75-300? Esses 600mm que cabem no bolso são impressionantes, não é?  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2015, 09:58:23
vai abandonar a olympus?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2015, 10:16:02
Mais ou menos, Helena, continuo com a E-M10 com a 12-32 panqueca que, como falei, ironicamente fica perfeita na Olympus e uma porqueira na Panasonic...  :shock: A verdade é que, com os avanços tecnológicos das marcas do m4/3, o ideal é ter lentes estabilizadas para poder trocar de corpo sem se preocupar com falta de estabilização. As diferenças entre elas são mínimas atualmente, em minha opinião. Não faz sentido ficar com excelentes lentes sem estabilização, tendo equivalentes com esse recurso...

E deve estar havendo uma "fuga do m4/3" no Mercado Livre, pois semana passada comprei novinhas/pouco usadas nas caixas 3 Panasonics: 12-35/2.8 (por R$ 3100, na B&H uns R$ 4500), 7-14/4.0 (acho que a mesma que andou rolando séculos por aqui ano passado, por R$ 2700 e na B&H não menos que R$ 3800) e uma 45-150/4-5.6 por R$ 900...

Para pagar essa gastança toda (mas em prestações no Mercado Pago, claro), estou vendendo minhas Olympus novinhas... Esse troca-troca de equipo lembra velhos tempos aqui, com FernandoK fazendo promoções incríveis... :ok:
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2015, 10:16:45 por efilho »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2015, 10:33:44
Mais ou menos, Helena, continuo com a E-M10 com a 12-32 panqueca que, como falei, ironicamente fica perfeita na Olympus e uma porqueira na Panasonic...  :shock: A verdade é que, com os avanços tecnológicos das marcas do m4/3, o ideal é ter lentes estabilizadas para poder trocar de corpo sem se preocupar com falta de estabilização. As diferenças entre elas são mínimas atualmente, em minha opinião. Não faz sentido ficar com excelentes lentes sem estabilização, tendo equivalentes com esse recurso...

E deve estar havendo uma "fuga do m4/3" no Mercado Livre, pois semana passada comprei novinhas/pouco usadas nas caixas 3 Panasonics: 12-35/2.8 (por R$ 3100, na B&H uns R$ 4500), 7-14/4.0 (acho que a mesma que andou rolando séculos por aqui ano passado, por R$ 2700 e na B&H não menos que R$ 3800) e uma 45-150/4-5.6 por R$ 900...

Para pagar essa gastança toda (mas em prestações no Mercado Pago, claro), estou vendendo minhas Olympus novinhas... Esse troca-troca de equipo lembra velhos tempos aqui, com FernandoK fazendo promoções incríveis... :ok:

Bem, eu sou "Olympeira", rsrs, não pretendo trocar a marca do corpo, até mesmo porque no meu entender, a única atração das Pana é o vídeo, que pra mim não interessa MESMO. Acho que se fosse pegar uma m4/3 da Pana, seria a LX100 mesmo, e só.
Mas faz bastante sentido esse seu raciocínio.
Outro dia, André (Oliberal) me mandou uma oferta bem legal da 75-300 no ML, mas eu já tava programando uma viagem pra os States pra março (já tenho os dólares há muito tempo, então não vou morrer na alta do dólar), mas tá meio complicado... Tô começando a achar que acabei perdendo tanto a boa oferta daqui quanto a ida pra os States.  :no:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2015, 11:18:33
...não pretendo trocar a marca do corpo, até mesmo porque no meu entender, a única atração das Pana é o vídeo, que pra mim não interessa MESMO. Acho que se fosse pegar uma m4/3 da Pana, seria a LX100 mesmo, e só...
...uma oferta bem legal da 75-300 no ML, mas eu já tava programando uma viagem pra os States pra março...
...Tô começando a achar que acabei perdendo tanto a boa oferta daqui quanto a ida pra os States...

Está mudando rápido, Helena. Vendi minha GH2 (cuja ergonomia adorei...) há tempos por ter imagem inferior à minha T4i, mas a coisa evoluiu demais. A única diferença objetiva entre Oly e Pana atualmente, para mim, é o filtro AA, que vc só percebe na nitidez se ficar olhando tudo a 100%. Mesmo pq cor, contraste etc. é mais função da lente basicamente, como sabe. Claro que tem outros fatores, mas veja a imagem de uma 12-40 e da 12-32 panqueca: só o contraste e as cores vc já percebe quem é quem sem olhar EXIF...

A Olympus não a estimula a fazer vídeo pq ele é ruim mesmo, pior que o do meu iPhone. Imagine suas fotos em alta resolução, se pudesse retirá-las de um vídeo padrão top de cinema. É assim que a tecnologia está. Não estou falando de foto de casamento, modelo fotográfico, nada disso, e sim do uso como hobby. Claudio daqui tem uma GX7 que não deixa de lado, e sempre foi um "Olympus" entusiasmado (ainda é...). As imagens da G7 ficam lado a lado em comparação com a minha E-M10, o visor é melhor, a ergonomia é melhor, o preço é igual e o vídeo não existe...

Essa "oferta legal" foi minha 75-300 que o Kokimoto pegou rapidamente...  :D

Se já comprou a passagem e os dólares e tem certeza de poder ir, vá!!!!! As despesas podem ser contidas (muito sanduba e pizza...), se for a NYC compre o CityPass (ou equivalente em outras cidades) que economiza bem nas entradas, metro fantástico e barato se comprar o MetroCard para os dias que ficar lá, tome duas (ou mais) cervejas antes de entrar na B&H (ou na Camera Store, Best Buy ou qq outra da cidade...), entre e experimente à vontade. Futuque todas as câmeras das principais marcas, saia fotografando sem parar, pois lá é uma festa (meio cara, mas aqui não é barato e é ruim em comparação...). E volte tarde com a câmera no pescoço sem se preocupar (muito...) com roubos...  :D


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2015, 12:10:32
E também estava de olho na 75-300mm e bobeei, quando vi tava vendida. Mas a 40 150mm não deixei passar.... :ok:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2015, 12:14:23
Outro dia, André (Oliberal) me mandou uma oferta bem legal da 75-300 no ML...

Tem uma Olympus 70-300 no ML por R$ 1000 mas ela não é a M Zuiko, e sim mais antiga do sistema "4/3" e precisaria de adaptador...  :)


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2015, 12:17:09
E também estava de olho na 75-300mm e bobeei, quando vi tava vendida. Mas a 40 150mm não deixei passar.... :ok:

Foi vc que a comprou????  :)  Essa lente é uma beleza, só está saindo por eu ter comprado ontem uma Pana 45-150, praticamente a mesma coisa mas com estabilização... Coloquei minha 60Macro lá também, hoje sairia por uns R$ 2200 na B&H...  :)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2015, 12:20:37

Essa "oferta legal" foi minha 75-300 que o Kokimoto pegou rapidamente...  :D


Era não... tava mais barata.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2015, 12:24:42

Se já comprou a passagem e os dólares e tem certeza de poder ir, vá!!!!! As despesas podem ser contidas (muito sanduba e pizza...), se for a NYC compre o CityPass (ou equivalente em outras cidades) que economiza bem nas entradas, metro fantástico e barato se comprar o MetroCard para os dias que ficar lá, tome duas (ou mais) cervejas antes de entrar na B&H (ou na Camera Store, Best Buy ou qq outra da cidade...), entre e experimente à vontade. Futuque todas as câmeras das principais marcas, saia fotografando sem parar, pois lá é uma festa (meio cara, mas aqui não é barato e é ruim em comparação...). E volte tarde com a câmera no pescoço sem se preocupar (muito...) com roubos...  :D

Então, ainda não comprei as passagens... Não vou fazer turismo, vou é visitar uma amiga em Maryland (viagem de baixo custo, praticamente só passagem e o que eu for consumir por lá). mas ela tava pra vir pra o Brasil no fim de fevereiro, e não me falou mais nada. Não quero ir depois da primeira quinzena de março, pois ela está grávida e não quero pegar a reta final da gravidez. E ela não decide se vem ou não, e nem quando. Assim fica difícil eu organizar minhas datas. Já fiz minhas férias pensando nisso, tive que mudar porque ela disse que vinha na segunda quinzena de fevereiro. Aí alterei minhas férias pra março, e já começa a ficar em cima pra comprar a passagem. Se não rolar, paciência. Vai ser uma pena, pois adoraria fazer essa viagem.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2015, 12:29:03 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2015, 12:27:55

A Olympus não a estimula a fazer vídeo pq ele é ruim mesmo, pior que o do meu iPhone. Imagine suas fotos em alta resolução, se pudesse retirá-las de um vídeo padrão top de cinema. É assim que a tecnologia está. Não estou falando de foto de casamento, modelo fotográfico, nada disso, e sim do uso como hobby. Claudio daqui tem uma GX7 que não deixa de lado, e sempre foi um "Olympus" entusiasmado (ainda é...). As imagens da G7 ficam lado a lado em comparação com a minha E-M10, o visor é melhor, a ergonomia é melhor, o preço é igual e o vídeo não existe...


Claudio pooode, eu não.  :D


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2015, 12:28:51
Não desanime, Helena: as passagens para os EUA estão baratíssimas justamente para compensar esse dólar. O problema é que o neném pode bagunçar o seu esquema, e cancelar passagem é terrível: $500 de multa em média, ou $250 para cancelar o vôo e deixar para outra época. Mas isso "vareia"...  :D


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Dezembro de 2015, 12:30:05
Claudio pooode, eu não.  :D

Nada, soube que está saindo cedo para pescar e vender no mercado de Cabo Frio para pagar as prestações do Mercado Pago...  :hysterical: