Autor Tópico: Análise: lentes para o sistema NX  (Lida 16313 vezes)

Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Online: 31 de Dezembro de 2015, 00:08:02
O objetivo desse tópico é analisar algumas objetivas Samsung para servir de referência aos usuários da linha NX. Embora seja difícil encontrar equipamentos novos hoje em dia, há colegas que já dispõe de suas câmeras NX e querem opiniões para complementar o set, e foi pensando neles que montei esse tópico. As opiniões vem de experiências práticas, me limitei às objetivas que possuo e inclui algumas fotos que fiz com cada uma delas.

Algumas características básicas, comuns a todos os modelos analisados:
Construção: as objetivas são bem construídas, não chegam no nível da linha L ou Art, mas estão bem à frente da Canon 50 mm 1.8 II, ficando mais próximas aos recentes modelos STM da Canon. A baioneta de todas é de metal, que promete maior durabilidade.
i-Function: exceto pela 30 mm f/2, todos os modelos possuem o botão i-Function, que permite utilizar o anel de foco para outros ajustes, como abertura, velocidade ou ISO.
Autofoco: a Samsung emprega motores de passo (stepping motor), e o anel de foco é desacoplado do mecanismo de foco. Em relação ao STM da Canon, ele possui a vantagem de recolher a objetiva quando a câmera é desligada. A precisão é excelente, sem problema de front ou back focus.
Qualidade de imagem: por se tratarem de projetos modernos os resultados são bem consistentes, oferecendo bom contraste e são utilizáveis mesmo em abertura máxima. O centro é nítido já na abertura máxima, com o quadro todo com boa qualidade fechando um ponto até f/8.

Objetivas fixas:
NX 16 mm f/2.4: objetiva pancake, a mais leve das NX, pesando apenas 75g! Sua aplicação principal são fotos de paisagem ou arquitetura. A nitidez é boa no centro desde a abertura máxima, ficando ótima no quadro todo a partir de f/4. A distorção e vinheta são baixas considerando o tamanho da objetiva, mas na verdade essas características são corrigidas digitalmente, algo comum em várias objetivas Olympus e Fuji.
SAM_0466 by Diego Vivencio, on Flickr
SAM_0085 by Diego Vivencio, on Flickr

NX 20 mm f/2.8: muito similar à 16 mm, porém com ângulo de visão um pouco mais fechado, similar a uma 35mm no full frame, sendo uma boa pedida para street. A nitidez no centro é excelente já em f/2.8, enquanto as bordas só ficam boas a partir de f/4. Como na 16 mm, distorção e vinheta são corrigidas via software.
SAM_0569 by Diego Vivencio, on Flickr
SAM_0013_2 by Diego Vivencio, on Flickr

NX 30 mm f/2: primeira fixa disponível para a baioneta NX, alia uma grande abertura a uma boa qualidade óptica. É a menor pancake da linha, superando suas irmãs GA. Pode ser usada tranqüilamente em abertura máxima, embora o quadro só fique totalmente nítido a partir de f/2.8. A distorção é pequena, e a vinheta não é eliminada via software, mas pode ser corrigida facilmente no Lightroom (tem perfil pra ela).
SAM_0086-2 by Diego Vivencio, on Flickr
SAM_0066 by Diego Vivencio, on Flickr

NX 45 mm f/1.8: embora  não seja uma pancake, é uma lente bem leve e compacta. A imagem é boa em todo quadro já em f/1.8, e fica excelente a partir de f/2.8. O diafragma possui 9 lâminas, característica pouco usual e que ajuda num bokeh mais suave. Algo que notei no meu exemplar é a presença de aberração cromática lateral em zonas de alto contraste, embora possa ser facilmente removida via software. O foco é interno e bem mais rápido que nas irmãs menores.
SAM_0726 by Diego Vivencio, on Flickr
SAM_0215 by Diego Vivencio, on Flickr

Objetivas zoom:
NX 12-24 mm f/4-5.6 ED: É uma boa objetiva para quem curte fotos de paisagem e arquitetura e quer um ângulo mais aberto que o oferecido pela 16 mm ou quer a praticidade de uma zoom. Antes dela tive a 10-18 da Canon, e gostei mais da Samsung, os 24 mm no final do curso acabam sendo mais úteis pra mim que os 2 mm no lado GA. A ótica é boa, oferece resultados satisfatórios já na abertura máxima, que melhoram fechando entre 1 e 2 pontos. É uma objetiva compacta, menor que a maioria das 18-55 mm e que pesa cerca de 200 g, então não incomoda na mochila.
SAM_0141 by Diego Vivencio, on Flickr
SAM_0053-2 by Diego Vivencio, on Flickr

NX 16-50 mm f/3.5-5.6 PZ ED OIS: É a lente do kit mais recente da Samsung, combinando o alcance da 18-55 com o tamanho compacto da 20-50. Objetiva muito compacta, pouca coisa mais comprida que uma pancake e pesando 111 gramas! O PZ vem de PowerZoom, ao ligar ela se estende e praticamente dobra de tamanho. A qualidade de imagem é bem de lente de kit e o AF é rapido, mas começa a falhar em pouca luz por conta da abertura.
SAM_0068 by Diego Vivencio, on Flickr
SAM_0010 by Diego Vivencio, on Flickr

Conclusão:
É uma pena a Samsung ter deixado de lado o sistema NX, pelo menos aqui no Brasil. As lentes não deixam a desejar em relação aos outros sistemas mirrorless, com soluções bem compactas no formato APS-C. É notável que não há objetivas com características exóticas, mas em compensação todos os modelos apresentados podem ser encontrados por menos de R$1000, acessíveis aos hobbistas com orçamento limitado.

Quem tiver experiências com essas objetivas ou com outros modelos da Samsung posta aí, especialmente os modelos mais incomuns como a 60 Macro ou a 85 f/1.4.

T+


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2016, 00:24:49
Duron Maniac,

Gostei muito das suas análises, mas uma dúvida que me paira é a seguinte: se você tivesse somente a 16-50mm Power Zoom e fosse compra uma segunda lente, fixa, você iria de 30mm f/2 ou 45mm f/1.8 ? Por quê ?

Obrigado pela atenção,

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2016, 15:57:31
Olha, por gosto pessoal eu pegaria a 30mm. Mas digo que as duas são bem equivalentes em qualidade óptica, o autofoco da 45mm é um pouco mais mais rápido, por ser interno, mas tem funcionamento bem similar em pouca luz (i.e. melhor que o da 16-50mm).

Eu acho melhor você ver qual das duas te atende mais, porque não terá muita diferença na qualidade de imagem. Se não tem noção de qual distância focal você usa mais, instala o Exposure Plot (http://www.vandel.nl/exposureplot.html) que gera algumas estatísticas da distância focal, abertura, etc.

T+


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2016, 20:10:04
Olá

Tenho a 45mm com a função 2D/3D, que afora este detalhe , tem a mesma ótica e qualidade da 45mm normal. Não conheço a 30mm mas a nitidez da 45mm é excelente. Também o desfoque do fundo é muito bom.
Gosto muito desta lente e foi, para mim uma aquisição muito boa.
PMVG


samantharj3

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2016, 08:09:55
Olá. Vou viajar e quero comprar uma nx3300 e não ene do nada de câmeras, mas preciso da lente que desfoca o fundo em filmagens.
Vcs sabem me dizer se a 20-50mm desfoca? Sei q essa câmera tb vende com a lente 16-50mm... As duas desfocam o fundo em filmagens?
Muito obrigada.


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2016, 00:01:10
Olá. Vou viajar e quero comprar uma nx3300 e não ene do nada de câmeras, mas preciso da lente que desfoca o fundo em filmagens.
Vcs sabem me dizer se a 20-50mm desfoca? Sei q essa câmera tb vende com a lente 16-50mm... As duas desfocam o fundo em filmagens?
Muito obrigada.
Samantha, fiques longe das cams Samsung, é um sistema morto, dead system, sacas?  :no:
Estude bokeh.
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4