Autor Tópico: Dúvida sobre as "Curves" do Adobe Photoshop  (Lida 5185 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2016, 13:01:18
Uai, é só colocar um ponto na curva de qualquer canal e no quadros "input" e "output" alterar os valores. Abaixo um ponto que eu coloquei a entrada de 120 e saída de 150.



Essa é a janela Curves no CS5.1. Cada quadro de inserir valores cabem 4 dígitos. Se você inserir no input um valor de 1000 por exemplo e depois clicar no quadro pra inserir o valor de output, irá aparecer uma mensagem de que um valor inteiro entre 4 e 251 é necessário.

Pois então, não varia entre 1 e 3 dígitos? Não 4 e 5 dígitos... Ou ainda não entendi e estou falando bobagem?
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2016, 13:01:57 por bfscf »


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2016, 13:22:23
Você não entendeu. rs. Eu não disse que variava entre 4 e 5 dígitos. Eu disse que no CS5.1 cabiam até 4 dígitos e no CC 2015 cabiam 5. Daí meu questionamento. Pra quê criar um quadro no programa que cabem 4 ou 5 dígitos, dependendo da versão, se o programa só aceita 3?
Por isso eu pensei que tivesse alguma forma de configurar o CS5.1 pra trabalhar com mais de 1000 níveis, afinal lá cabem 4 dígitos.
Olha o valor que eu coloquei no input:




Entendeu agora?
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2016, 13:25:32 por pauloh »


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2016, 13:46:27

Com esses dados eu tracei 3 curvas de entrada e saída de níveis (1 para cada canal). Abaixo curva para o canal verde:


Ops. pequena correção acima:

"Com esses dados eu tracei 3 curvas de entrada e saída de níveis (1 para cada canal). Abaixo curva para o canal verde vermelho:"



C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.294
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2016, 14:24:10
Caramba. Aonde tu pegou essa técnica? Parece que ficou muito bom mesmo. Sobre o PS não posso ajudar... isso é só com o Pictus mesmo. Parabéns.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 05 de Janeiro de 2016, 14:38:27
Você não entendeu. rs. Eu não disse que variava entre 4 e 5 dígitos. Eu disse que no CS5.1 cabiam até 4 dígitos e no CC 2015 cabiam 5. Daí meu questionamento. Pra quê criar um quadro no programa que cabem 4 ou 5 dígitos, dependendo da versão, se o programa só aceita 3?
Por isso eu pensei que tivesse alguma forma de configurar o CS5.1 pra trabalhar com mais de 1000 níveis, afinal lá cabem 4 dígitos.
Olha o valor que eu coloquei no input:



Entendeu agora?

Entendi! Mas mesmo assim, abri o layer de ajuste de curvas num arquivo 16bit, ProPhoto, e o limite de input continua 3 dígitos ainda! :shock:

Na verdade, foi o que tinha imaginado desde o início. Mas quis esclarecer por isso...
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2016, 14:39:06 por bfscf »


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Janeiro de 2016, 15:55:36
Caramba. Aonde tu pegou essa técnica? Parece que ficou muito bom mesmo. Sobre o PS não posso ajudar... isso é só com o Pictus mesmo. Parabéns.


rsrs. Grande parte saiu da minha cabeça mesmo. Basta entender como funciona essa lógica da fotografia e dos programas de edição de imagem. Entender a física e a matemática por trás disso. Não que eu saiba tudo, mas busco aumentar meu conhecimento. Teve muita tentativa e erro aí. Por exemplo: No início eu estava editando um arquivo TIFF 16bits, mas com espaço de cor sRGB ou Adobe RGB 1998. Como o filme negativo tem uma máscara laranja e dependendo da parte cena apresenta uma imagem muito saturada, nesses espaços de cor eu acabava perdendo detalhes de cor (canal vermelho estourava e o azul "zerava"). Depois que passei a editar num espaço de cor mais amplo, o ProPhoto RGB, as imagens deram um salto de qualidade. Faço a conversão de ProPhoto para sRGB apenas no final.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.487
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 05 de Janeiro de 2016, 17:10:03
Trabalhinho bem legal, profile manual e experimental de um negativo.  :ok:


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 05 de Janeiro de 2016, 20:20:09
Abaixo os 20 crops 100% do cartão cinza depois de todo processamento de imagem (variação de cerca de 1EV de um quadrado para outro). Não converti a imagem de ProPhoto para sRGB. Como postei no Flickr (ou o jpeg que não grava informações do perfil de cores ProPhoto, não sei), ele vai ler o ProPhoto como se fosse sRGB e assim a imagem vai perder saturação. Para ver como as cores devem aparecer é só baixar a imagem e abrir no PS e associar a imagem ao perfil ProPhoto. O quadrado branco está a aproximadamente +4EV e o último (com mais ruído) a -15EV. A D7000 responde bem até -6EV e com limite para aproveitamento de detalhes até entre -9 e -10EV. Abaixo disso, praticamente só ruído (ver a última linha).

Clique na imagem para ver o tamanho original.



l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 05 de Janeiro de 2016, 23:32:27
bah.... bateu uma baita vontade de passar pra frente meu Epson V550 e começar a adotar esse processo =/
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Janeiro de 2016, 23:59:32
bah.... bateu uma baita vontade de passar pra frente meu Epson V550 e começar a adotar esse processo =/

Mas isso é só parte do processo. Após isso ainda tem que inverter a imagem e ajustar os níveis dos canais, o que é bem chatinho. Eu vou comprar um cartão com escalas de cinza da Kodak (http://www.bhphotovideo.com/c/search?N=10026662&InitialSearch=yes&sts=pi) para traçar o perfil de cada filme negativo que eu fotografo. Aí o processo ficará mais rápido e preciso.
Além disso, ainda falta o "hardware", pois isso só é a parte do "software" do scanner. Eu construí um suporte em acrílico para fotografar os negativos. É necessário também uma luz de fundo com alto IRC (índice de reprodução de cor). Tentei antes com outras fontes de luz (fluorescente, LED) e o resultado foi ruim.
Desfaça do seu scanner só depois de pegar prática na digitalização de filmes com DSLR.


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 06 de Janeiro de 2016, 12:52:12
Eu vou comprar um cartão com escalas de cinza da Kodak (http://www.bhphotovideo.com/c/search?N=10026662&InitialSearch=yes&sts=pi) para traçar o perfil de cada filme negativo que eu fotografo. Aí o processo ficará mais rápido e preciso.

aí como você vai fazer? fotografar o cartão de escalas com cada filme para criar os perfis, é isso?
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Janeiro de 2016, 13:15:47
aí como você vai fazer? fotografar o cartão de escalas com cada filme para criar os perfis, é isso?

Sim. Vou fotografar o cartão com o filme com diferentes exposições (-3, 0, +3, +6, +9 e +12). Como os níveis de cinza do cartão vão de -4EV até +2,333EV, vou conseguir saber quais são os níveis (densidade) do filme de -7 até +14,333EV e com isso traçar o perfil do filme.


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 06 de Janeiro de 2016, 14:08:07
Sim. Vou fotografar o cartão com o filme com diferentes exposições (-3, 0, +3, +6, +9 e +12). Como os níveis de cinza do cartão vão de -4EV até +2,333EV, vou conseguir saber quais são os níveis (densidade) do filme de -7 até +14,333EV e com isso traçar o perfil do filme.

foda!

vai ter um trampo dos inferno, mas vai ficar fino hein!

que lente vc tá usando?
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Janeiro de 2016, 14:36:28
foda!

vai ter um trampo dos inferno, mas vai ficar fino hein!

que lente vc tá usando?

Acho que o trabalho não será grande. Trabalho grande é ficar tentando editar imagem por imagem, sem ter um perfil do filme definido. Não vou fazer tudo de uma vez só. Vai depender do filme que vou colocando na câmera. Vou usar na F100 uma objetiva Nikon AF-S NIKKOR 28-300mm f/3.5-5.6G ED VR.
Por isso também eu vim aqui no fórum para perguntar se o PS tinha um ajuste mais fino das Curvas, que fosse além de 256 níveis.


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 06 de Janeiro de 2016, 15:23:34
Acho que o trabalho não será grande. Trabalho grande é ficar tentando editar imagem por imagem, sem ter um perfil do filme definido. Não vou fazer tudo de uma vez só. Vai depender do filme que vou colocando na câmera. Vou usar na F100 uma objetiva Nikon AF-S NIKKOR 28-300mm f/3.5-5.6G ED VR.
Por isso também eu vim aqui no fórum para perguntar se o PS tinha um ajuste mais fino das Curvas, que fosse além de 256 níveis.

pois é... pensando no longo de fato a coisa se torne bem mais ágil.

vejo por mim a trabalhera que tenho em editar as fotos que digitalizo =/
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/