Autor Tópico: Duvida Cruel.  (Lida 2077 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Online: 02 de Janeiro de 2016, 08:43:35
Salve!
Bom como o ano só esta começando, aproveito para desejar um feliz 2016 para todo.
Seguinte. Estou querendo comprar um iluminador de led para filmagem co DSLR. mas no Mecado livre onde sempre compro achei o preço salgadim, salgadim, então corri para o Ebay. Claro né, la achei o mesmo por quase 70% mais barato e frete gratis.
O valor do produto esta em AU $ 75,03. (Eu acho essa sigla AU quer dizer que é dolar australiano certo?)
O fato é que em Real vai ficar uns R $ 217,05, uma diferença de R$ 255,00 do mesmo no ML, pra mim estaria otimo se não fosse aquela maldita taxa da alfandega.
Uma das minhas duvida é:
quem ja comprou produto com esse valor aproximado tem pago essa taxa, ou seja, será que esse valor de $25,03 que passa dos 50 dólares, eles tem cobrado pra voces? Corro o risco de ser taxado? Em quanto fica a % porcentagem d taxa cobrada?
Será que vale a penas comprar levando em consideração o prazo de entrega com 30 dias, a vantagem de parcelar sem juros em ate 10x pelo ML?
Grato a todos pela ajudinha se puderem.
Branco Melo
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2016, 11:47:36
Amigo, sinceramente, por uma diferença de R$40,00 +/- não vale a pena tanto pormenores, compra no ML, em três dias está na mão sem imprevistos ou surpresas.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2016, 13:12:58
X2
D600 - E-M10


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2016, 13:37:03
Até onde entendi, a diferença não é de 40 reais e sim de 255.
E sobre a pergunta do tópico , ultimamente estão taxando sem dó.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2016, 14:19:20
a diferença será de 255 se não taxar.... o que quase não tem acontecido
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Minczuk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2016, 15:47:49
Dificilmente não será taxado. A maldita taxa alfandegária, de 60%, incidirá sobre o valor total, e não apenas sobre a diferença dos 50 dólares. Já comprei produtos com valores próximos a esse e fui tributado. Há alguns meses comprei uma bateria para a minha compacta por US$12,00 e fui taxado. Estão tributando qualquer valor. Além disso, tem também a polêmica taxa dos correios para retirada da mercadoria.
No final, essa diferença de R$255,00 cairá para menos da metade e, apesar de ser um valor considerável, resta saber se vale a pena a burocracia/tempo de espera.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2016, 15:55:27 por Minczuk »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2016, 15:54:00
[...]
E sobre a pergunta do tópico , ultimamente estão taxando sem dó.

x2
Estão taxando quase tudo, inclusive encomendas inferiores a US$ 50 (incluindo o frete) e de pessoa física para pessoa física.  Neste caso até dá pra recorrer, mas a burocracia e os gastos com locomoção, tempo perdido e stress, muitas vezes não compensa.

Hoje eu só importaria produtos se não existir no país ou se aqui custar 3x mais.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2016, 18:01:19
Parece que desde o ano passado eles mudaram o procedimento da alfandega para taxar tudo que passa por lá...
Tem um site que calcula todos os gastos ao comprar coisas la fora. O Preço final é sempre assustador hehehe


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2016, 21:00:18
VAleu pela ajuda meu povo. Acho que vou ficar com a do ML mesmo. pode me evitar dores de cabeça no final.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2016, 18:03:46
Pessoal, eu compro MUITO na amazon/ebay americanos, sei BEM como funciona a questão de imposto. Vamos ver se eu consigo ser de alguma ajuda.

Aquela cota de 50 dólares para isenção de imposto, só se aplica se o remetente for uma pessoa física. Isso significa que se você comprar de alguma loja, lá fora, SEMPRE vai pagar imposto. Por isso, comprar no EBAY, de segunda mão, pode valer a pena em dobro.

Vou simular a seguinte situação hipotética: Comprei uma lente que custa 75 dólares americanos, e paguei 20 dólares de frete.

Como funciona o imposto:
valor pago = Valor em moeda estrangeira * cotação do dia do pagamento da fatura do cartão

Exemplo: Eu comprei uma lente no dia 15 de dezembro (com o dólar a 3,80) meu vencimento/pagamento da fatura é dia 20/janeiro e nesse dia o dólar estava em 3,90. A cotação  utilizada deve ser 3,90.

Logo, valor de compra da lente + frete, em reais: (U$ 75,00 + U$ 20) * 3,90 => R$ 370,5

Agora vem o maldito IOF, que é de 6,38%, que vai ser calculado da seguinte maneira:

IOF = (R$ 370,5 * 6,38)/100 => R$ 23,64

Agora o imposto de importação, que é de 60% SEMPRE, não importa o valor da compra (comprando em loja):

IMPOSTO IMPORTAÇÃO = (R$ 370,5 * 60)/100 => R$ 222,3
IMPOSTO IMPORTAÇÃO = R$ 222,3

Agora o Imposto ESTADUAL (icms), que varia de estado pra estado. Um grupo muito pequeno de estados, não cobra icms para importados. Aqui tem uma tabela "Não oficial": http://www.tabelaicms.com. No meu estado (RS), o icms é de 17%.

ATENÇÃO: O ICMS DEVE SER APLICADO NO VALOR TOTAL DO PRODUTO, O QUE SIGNIFICA VALOR DA LENTE + VALOR DO FRETE + VALOR DO IMPOSTO FEDERAL DE IMPORTAÇÃO.

IMPOSTO ESTADUAL = ( (R$ 370,5 + IMPOSTO IMPORTAÇÃO) * 17 ) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = ( ( R$ 370,5 + R$ 222,3) * 17 )  / 100
IMPOSTO ESTADUAL = ( R$ 592,8 * 17) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = R$ 100,78

Agora vem a taxa criminosa que os correios está cobrando, pra prestar um serviço PORCO: R$ 12

Agora vem o cálculo do valor total da lente, com todos os tributos e taxas:

Valor total :  R$ 370,5 + IMPOSTO IMPORTAÇÃO + IMPOSTO ESTADUAL + TAXA CORREIOS + IOF

Valor total :  R$ 370,5 + R$ 222,3 +  R$ 100,78 + R$ 12 + R$ 23,64

VALOR TOTAL: 729,22

Por isso é muito fácil tomar um susto na hora de pagar o imposto. NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, não vale a pena importar. Vale a pena pagar aqui mesmo. Eu passei a comprar em apenas algumas situações: (1) O produto que eu quero comprar não existe aqui. (2) Depois de todos os impostos, ainda sai BEM abaixo do valor do produto aqui, e eu tenho o $ pra pagar à vista.

Detalhe: comprando lá fora, você vai pagar uma parte na hora (via cartão de crédito) e outra parte paga EM DINHEIRO, nos correios, na hora de receber a sua encomenda (correios não aceita cheques, nem cartão de crédito, nem cartão de débito, é em dinheiro mesmo).

OBSERVAÇÕES:

1 - A receita federal aplica imposto por amostragem, ou seja, chega no porto 5 containers de produtos importados, ela seleciona X containers pra investigar e taxar, de acordo com a disponibilidade de recurso pessoal. O resto vai passar sem taxa. Por isso as vezes você é taxado, e as vezes não. No entanto, se você usa um serviço como shipito.com pra gerenciar suas encomendas lá nos EUA, ou compra na Amazon. Essas origens são bem conhecidas ( a identificação na caixa), então 100% das vezes que minha encomenda veio com caixa desses lugares, eu fui taxado.

2 - No EBAY, você tem como comprar de uma pessoa física, então, se o valor dessa compra for abaixo dos U$ 50, você não deve ser taxado. Se for, você pode recorrer e ser reembolsado (sim, você vai ter que pagar e depois recorrer).

3 - Se você conseguir entrega via DHL Express, você vai pagar mais caro pelo frete (que depende do tamanho da caixa/peso). Vai pagar uma taxa extra de R$ 50 reais (ao invés de pagar R$12 para os correios), e vai receber em uns 4 dias úteis sua encomenda. A DHL vai pagar todos os impostos pra você, e ai você paga pra DHL depois, no momento do recebimento, com cartão de débito ou crédito. Costumo usar esse serviço se estou com pressa ou se estou rachando o frete com alguns amigos.



Espero ter ajudado.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2016, 18:21:18 por Dogasantos »
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos


digopenna

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2016, 10:20:05
Pessoal, eu compro MUITO na amazon/ebay americanos, sei BEM como funciona a questão de imposto. Vamos ver se eu consigo ser de alguma ajuda.

Aquela cota de 50 dólares para isenção de imposto, só se aplica se o remetente for uma pessoa física. Isso significa que se você comprar de alguma loja, lá fora, SEMPRE vai pagar imposto. Por isso, comprar no EBAY, de segunda mão, pode valer a pena em dobro.

Vou simular a seguinte situação hipotética: Comprei uma lente que custa 75 dólares americanos, e paguei 20 dólares de frete.

Como funciona o imposto:
valor pago = Valor em moeda estrangeira * cotação do dia do pagamento da fatura do cartão

Exemplo: Eu comprei uma lente no dia 15 de dezembro (com o dólar a 3,80) meu vencimento/pagamento da fatura é dia 20/janeiro e nesse dia o dólar estava em 3,90. A cotação  utilizada deve ser 3,90.

Logo, valor de compra da lente + frete, em reais: (U$ 75,00 + U$ 20) * 3,90 => R$ 370,5

Agora vem o maldito IOF, que é de 6,38%, que vai ser calculado da seguinte maneira:

IOF = (R$ 370,5 * 6,38)/100 => R$ 23,64

Agora o imposto de importação, que é de 60% SEMPRE, não importa o valor da compra (comprando em loja):

IMPOSTO IMPORTAÇÃO = (R$ 370,5 * 60)/100 => R$ 222,3
IMPOSTO IMPORTAÇÃO = R$ 222,3

Agora o Imposto ESTADUAL (icms), que varia de estado pra estado. Um grupo muito pequeno de estados, não cobra icms para importados. Aqui tem uma tabela "Não oficial": http://www.tabelaicms.com. No meu estado (RS), o icms é de 17%.

ATENÇÃO: O ICMS DEVE SER APLICADO NO VALOR TOTAL DO PRODUTO, O QUE SIGNIFICA VALOR DA LENTE + VALOR DO FRETE + VALOR DO IMPOSTO FEDERAL DE IMPORTAÇÃO.

IMPOSTO ESTADUAL = ( (R$ 370,5 + IMPOSTO IMPORTAÇÃO) * 17 ) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = ( ( R$ 370,5 + R$ 222,3) * 17 )  / 100
IMPOSTO ESTADUAL = ( R$ 592,8 * 17) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = R$ 100,78

Agora vem a taxa criminosa que os correios está cobrando, pra prestar um serviço PORCO: R$ 12

Agora vem o cálculo do valor total da lente, com todos os tributos e taxas:

Valor total :  R$ 370,5 + IMPOSTO IMPORTAÇÃO + IMPOSTO ESTADUAL + TAXA CORREIOS + IOF

Valor total :  R$ 370,5 + R$ 222,3 +  R$ 100,78 + R$ 12 + R$ 23,64

VALOR TOTAL: 729,22

Por isso é muito fácil tomar um susto na hora de pagar o imposto. NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, não vale a pena importar. Vale a pena pagar aqui mesmo. Eu passei a comprar em apenas algumas situações: (1) O produto que eu quero comprar não existe aqui. (2) Depois de todos os impostos, ainda sai BEM abaixo do valor do produto aqui, e eu tenho o $ pra pagar à vista.

Detalhe: comprando lá fora, você vai pagar uma parte na hora (via cartão de crédito) e outra parte paga EM DINHEIRO, nos correios, na hora de receber a sua encomenda (correios não aceita cheques, nem cartão de crédito, nem cartão de débito, é em dinheiro mesmo).

OBSERVAÇÕES:

1 - A receita federal aplica imposto por amostragem, ou seja, chega no porto 5 containers de produtos importados, ela seleciona X containers pra investigar e taxar, de acordo com a disponibilidade de recurso pessoal. O resto vai passar sem taxa. Por isso as vezes você é taxado, e as vezes não. No entanto, se você usa um serviço como shipito.com pra gerenciar suas encomendas lá nos EUA, ou compra na Amazon. Essas origens são bem conhecidas ( a identificação na caixa), então 100% das vezes que minha encomenda veio com caixa desses lugares, eu fui taxado.

2 - No EBAY, você tem como comprar de uma pessoa física, então, se o valor dessa compra for abaixo dos U$ 50, você não deve ser taxado. Se for, você pode recorrer e ser reembolsado (sim, você vai ter que pagar e depois recorrer).

3 - Se você conseguir entrega via DHL Express, você vai pagar mais caro pelo frete (que depende do tamanho da caixa/peso). Vai pagar uma taxa extra de R$ 50 reais (ao invés de pagar R$12 para os correios), e vai receber em uns 4 dias úteis sua encomenda. A DHL vai pagar todos os impostos pra você, e ai você paga pra DHL depois, no momento do recebimento, com cartão de débito ou crédito. Costumo usar esse serviço se estou com pressa ou se estou rachando o frete com alguns amigos.



Espero ter ajudado.

oloco, valeu pela dica!
até favoritei aqui  :D


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2016, 02:08:59
ATENÇÃO: O ICMS DEVE SER APLICADO NO VALOR TOTAL DO PRODUTO, O QUE SIGNIFICA VALOR DA LENTE + VALOR DO FRETE + VALOR DO IMPOSTO FEDERAL DE IMPORTAÇÃO.

IMPOSTO ESTADUAL = ( (R$ 370,5 + IMPOSTO IMPORTAÇÃO) * 17 ) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = ( ( R$ 370,5 + R$ 222,3) * 17 )  / 100
IMPOSTO ESTADUAL = ( R$ 592,8 * 17) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = R$ 100,78

Tem um erro aí, na base de cálculo do ICMS incide o próprio ICMS, então os 17% não são sob R$ 592,8 são sob esse valor + 17%.

Ex:

IMPOSTO ESTADUAL = ( (R$ 592,8 * 1.17) * 17) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = R$ 117,90

Sim, isso é um absurdo  :no:


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2016, 09:13:13
Tem um erro aí, na base de cálculo do ICMS incide o próprio ICMS, então os 17% não são sob R$ 592,8 são sob esse valor + 17%.

Ex:

IMPOSTO ESTADUAL = ( (R$ 592,8 * 1.17) * 17) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = R$ 117,90

Sim, isso é um absurdo  :no:

Só é bom lembrar que alguns estados não cobram ICMS, o Rio por exemplo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2016, 09:20:49
Tem um erro aí, na base de cálculo do ICMS incide o próprio ICMS, então os 17% não são sob R$ 592,8 são sob esse valor + 17%.

Ex:

IMPOSTO ESTADUAL = ( (R$ 592,8 * 1.17) * 17) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = R$ 117,90

Sim, isso é um absurdo  :no:

Isso é serio? Imposto recursivo?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2016, 21:05:40
Esse caso, não seriam apenas 17%, concorda? seriam 34%. Além de configurar dupla tarifação, o que é ilegal.
Pelo que eu vejo, é 17% mesmo (pelo menos os valores nas minhas compras, batem).

Achei uma referência "confiável" (totvs): https://www.totvs.com/mktfiles/tdiportais/helponlinedatasul/mcd/c_calculo_icms_reduzido_importacao.html
Citação de: totvs
Alíquota ICMS Importação = (Alíquota ICMS * Percentual de Redução do ICMS) / 100 = 17 * 48,23 / 100 = 8,1991

obs: ignore os números.

Tem um erro aí, na base de cálculo do ICMS incide o próprio ICMS, então os 17% não são sob R$ 592,8 são sob esse valor + 17%.

Ex:

IMPOSTO ESTADUAL = ( (R$ 592,8 * 1.17) * 17) / 100
IMPOSTO ESTADUAL = R$ 117,90

Sim, isso é um absurdo  :no:
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2016, 21:09:29 por Dogasantos »
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos