Autor Tópico: Canon Vixia r600 não tem nitidez  (Lida 1859 vezes)

sandrops

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 02 de Janeiro de 2016, 10:56:50
Olá pessoal.
Sempre gravei com meu celular, e corri para comprar a vixia r600.
Ao gravar com ela não consigo chegar a nitidez parecida com a do celular.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado
Todos videos feitos em full hd, mas na filmadora não tem definição boa:
Foto do video vixia modo cimema

Foto do video vixia modo vivido

Foto do video do celular


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2016, 11:41:44
Sandro, bem vindo ao forum.

Não tenho a câmera em questão, mas acredito que há dois pontos que podem te ajudar.

1. O primeiro que notei foi que o foco feito pela câmera está mais no quadro atrás de você que em você mesmo. Isso pode ter prejudicado na nitidez.

2. É comum que os celulares adicionem um "sharp" (ou uma camada de nitidez) nos arquivos que eles fazem. Acontece o mesmo com as fotos.
No seu caso, você mencionou que a câmera tava setada pro modo cinema.
Por experiência com filmagem com HDSLR, posso te dizer que há um ajuste de nitidez que a câmera aplica na imagem final. E há presets pra isso.
Quando se faz imagem com essa pegada de cinema, é comum se retirar essa nitidez e aplicar uma cor mais quente. Justamente pra dar um ar mais cinematográfico.

Então, tenta o seguinte:
Certifique-se de fazer uma cena em que a câmera feche o foco preciso no sujeito. Depois, experimente outros presets.

Essa falta de nitidez nos modos cinema é normal. Geralmente se admite que você fará todas as correções de cores, apliques de nitidez e tudo mais na pós, através de um programa de edição.


Espero que possa ter te ajudado. Faz os testes aí e volta pra comentar o que achou. Abraço.


sandrops

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2016, 11:58:03
Isaac, muito obrigado pelas dicas!
Fiz um teste com um pano verde ao fundo e melhorou demais a nitidez:


O que eu acho que está acontecendo:
Com o fundo branco da parede e as luzes fortes acesas a câmera tenta suavizar o branco e perde na nitidez das outras cores, pode ser isso?
Abraços


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2016, 14:04:46
Bem, pode ter sido ou não, Sandro. As luzes podem ter um pouco de culpa sim, mas não foi culpa do branco nem o verde foi o salvador. Explico:

Como nas anteriores vc estava mais afastado e havia muitos elementos na cena "concorrendo" com o sujeito (que era você), a câmera acabou não sabendo "quem" ou o "que" ela devia dar prioridade no foco.

Nesta segunda, vc estava bem mais perto, por isso ficou fácil pra ela decidir.

Em tempo, se essa câmera tiver a função de detectar rostos, com certeza vai diminuir o problema, já que ela vai procurar exatamente aquilo parecido com um rosto e focar nele.

Abraço e boa diversão com o brinquedo novo!!  :clap: