Autor Tópico: Modelo do Orçamento para serviços fotograficos  (Lida 29731 vezes)

rkline

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 02 de Janeiro de 2016, 22:48:15
Gostaria da ajuda de vocês sobre o tipos de Orçamentos que criei para suprir minha necessidade.

Os Modelos ainda estão em fase de edição. Peço ajuda aos universitários para melhorias, dicas, etc...

Desde já agradeço.

Lembrando que os modelos abaixo são de orçamento, e não um modelo de Contrato .

Citar
ORÇAMENTO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FOTOGRÁFICOS
Evento: Festa de Aniversário

O Serviço consiste no Registro Fotográfico de uma Festa de Aniversário acompanhando toda a realização do Evento na data 12/01/2016, da seguinte forma:
- Fotos da Decoração Local; (10~14)
- Fotos da Chegada do Aniversariante e Família; (6~8)
- Fotos do Aniversariante com os Pais, Tios, Avós, Padrinhos; (6~12)
- Fotos do Momento dos Parabéns e Cortando o Bolo; (8~12)
- Fotos ocasionais do Aniversariante durante o Aniversário; (15~20)
- Fotos ocasionais dos Convidados durante o Aniversário; (15~25)

Será entregue ao Cliente uma média de 50 fotos, podendo variar 15% na quantidade das fotos para mais ou para menos. Todas em formato Digital, em Alta Definição, tratadas digitalmente, podendo ser entregue por e-mail, pen-drive, CD, ou outra forma definida anteriormente.
   O Fotógrafo fará uma pausa para descanso e alimentação de 30 minutos durante o Evento, aproveitando o momento oportuno. Todos os detalhes de pausa para descanso e alimentação deverão ser combinados com os responsáveis do Evento, durante a realização do mesmo. A alimentação do Fotógrafo é responsabilidade do Responsável do Evento.
   O Valor para realização do Evento é de R$ xxx,00 devendo ser pago um sinal no valor de 50% no ato do fechamento do Contrato como forma de Garantia de Data. O Saldo deverá ser pago antes da Entrega das Fotos.
   Como forma de Incentivo ao Portfólio, concedemos um Desconto de 20% sob o valor total dos Serviços, desde que, seja dada ao Fotógrafo uma autorização de Uso de Imagem, das Fotos realizadas durante o Evento, para postar em mídias Sociais tais como: Facebook, Instagram, Flickr, Site Próprio, Portfólio impresso; como forma de divulgar e promover seu trabalho.
   Tanto a Autorização do Uso de Imagem ou a Não Autorização do Uso de Imagem, constará em contrato para a segurança das partes envolvidas.
O Fotógrafo permanecerá no Local do Evento a duração máxima de 4 Horas, podendo estender o prazo máximo em até 30 minutos sem a cobrança de valor adicional.
Caso haja necessidade de permanência do fotógrafo após o prazo máximo, será cobrado o valor de R$ xx,00 reais a hora excedente, podendo ser pago na hora com o fotógrafo mediante entrega de recibo comprovando o pagamento, ou somando ao Saldo a ser pago no ato da entrega das Fotos Definitivas.

Citar
ORÇAMENTO DE VENDA DE PRODUTOS FOTOGRÁFICOS
Produto: Foto-Lembrança

O Serviço consiste na venda de Foto-Lembrança em uma Festa de Aniversário, que será realizada na data 12/01/2016, da seguinte forma:
- Montagem de Estrutura composta de Computador Portátil, Impressora Fotográfica Portátil e Câmera Profissional;
- Realização de Foto-Lembrança e impressão na hora.

   O Fotógrafo deverá chegar no local do Evento com 30 minutos de antecedência para montagem dos equipamentos e testes necessários para a correta utilização. O local deverá fornecer 1 (um) ponto de energia para ligar os equipamentos, uma mesa de tamanho suficiente para comportar um notebook e uma impressora fotográfica portátil.
   O Valor de venda do produto é de R$ xxx,00 Reais, e refere-se a um pacote mínimo de 30 Fotos, devendo ser pago um sinal no valor de 50% no ato do fechamento do Contrato como forma de Garantia de Data. O Saldo deverá ser pago antes do início do Evento.
   Caso seja de interesse da Contratante, o Fotógrafo solicitará uma autorização de Uso de Imagem, das Fotos realizadas durante o Evento, para postar em mídias Sociais tais como: Facebook, Instagram, Flickr, Site Próprio, Portfólio impresso; como forma de divulgar e promover seu trabalho e como forma dos convidados terem uma cópia digital da foto realizada.
   Tanto a Autorização do Uso de Imagem ou a Não Autorização do Uso de Imagem, constará em contrato para a segurança das partes envolvidas.
   A Contratante poderá solicitar uma cópia das Fotos registradas no Evento no momento da realização do mesmo.
O Fotógrafo permanecerá no Local do Evento a duração máxima de 2 Horas, podendo estender o prazo máximo em até 30 minutos sem a cobrança de valor adicional.
O custo de 1 (uma) hora adicional ou fração de hora custará R$ xx,00 Reais, estando incluso mais um pacote de 10 Foto-Lembrança. A compra do pacote adicional deverá ser feita no ato, mediante entrega de recibo comprovando o pagamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2016, 12:21:18
Amigo, isso tá muito complicado para um orçamento, é só um orçamento e tá parecendo um contrato, orçamento é serviço e preço discriminado, descomplica isso ai.

Outra coisa, desconto de 20% para usar fotos no portfólio! Cara, ninguém vai abrir mão disso, e muitas vezes as fotos não servirão para portfólio (depende do seu nível de exigência é claro). Eu tenho no meu contrato uma cláusula autorizando o uso de imagem para portfólio independente do preço, se o cliente reclamar eu tiro a cláusula, nunca dei desconto e nunca tive problema algum com isso.

30 minutos de descanso já explicito no orçamento! Rapaz 30 minutos em uma festa de 3 ou 4h (aniversário), é tempo "pacaraca", no meu ponto de vista impossível. em festa infantil faço pequenas paradas de dois ou três minutos para beliscar, em casamento faço uma pausa de uns dez minutos para jantar.

Seu orçamento está cheio de coisas que deveriam estar no contrato. Se mandar isso por email acho que vai perder o cliente. Orçamento tem que ser simples, e os detalhes contratuais são discutidos cara a cara.


rkline

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2016, 20:12:56
Boas colocações Roberto, muito obrigado pelas dicas. Por isso sempre consulto aqui no fórum antes de colocar em prática  essas coisas. gostaria de mais algumas dicas sobre o topico do numero de fotos tb. Está coerente???


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2016, 21:33:11
Boas colocações Roberto, muito obrigado pelas dicas. Por isso sempre consulto aqui no fórum antes de colocar em prática  essas coisas. gostaria de mais algumas dicas sobre o topico do numero de fotos tb. Está coerente???

Não !

Não acredito que tenha como controlar o tanto de foto que fará em cada momento da festa.
Vejo que ao tentar ser o mais criterioso possível tens tropeçado em vários aspectos, muitos o Dellano já citou.

Faz o seguinte, ao ser contratado não tenha em mente um numero de cliques pré definido , vá disposto a clicar muito .
Em uma festa infantil pode acontecer muitas coisas ou simplesmente nada , se vc pegar uma festa com muita atividade e tiver um limite de fotos vai ficar devendo, agora se tiver uma festa sem muitas atividades vai ter que rebolar pra garantir o que foi contratado.

Diga ao seu cliente que vc faz a cobertura completa da festa, assim vc já passa a segurança de que fará um trabalho completo, aos poucos vc terá uma média de quantas fotos se faz em um infantil.

 :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2016, 09:04:48
Cilada total essa quantidade de clique por momento, não bote isso nem em contrato!

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rkline

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2016, 10:08:17
Citar
Cilada total essa quantidade de clique por momento, não bote isso nem em contrato!

sim sim, essas quantidades são só para me basear. não aparecerão nem no orçamento, nem no contrato.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2016, 17:17:38
Olha... o modelo de orçamentos que eu utilizo é muito mais visual do que cheio de texto e de informações.
Fiz isso depois de ter visto o orçamento de uma galera mais famosa, tipo Nei Bernardes por exemplo.

Nos orçamentos, geralmente tem várias das melhores fotos e somente alguns tópicos. Acabei fazendo o meu dessa maneira.

Quando me pedem orçamento, eu mando um PDF que tem algo próximo de 15 páginas (estou cogitando reduzir) onde tem algumas das fotos, links pro meu site e fb, valores e pacotes.

Eu sugir fazer algo mais nesse estilo.
Abraços
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #7 Online: 01 de Janeiro de 2017, 15:30:35
Olha... o modelo de orçamentos que eu utilizo é muito mais visual do que cheio de texto e de informações.
Fiz isso depois de ter visto o orçamento de uma galera mais famosa, tipo Nei Bernardes por exemplo.

Nos orçamentos, geralmente tem várias das melhores fotos e somente alguns tópicos. Acabei fazendo o meu dessa maneira.

Quando me pedem orçamento, eu mando um PDF que tem algo próximo de 15 páginas (estou cogitando reduzir) onde tem algumas das fotos, links pro meu site e fb, valores e pacotes.

Eu sugir fazer algo mais nesse estilo.
Abraços

Cara, me mostra seu modelo?

Queria muito ver um!

Joga link aqui no forum ou inbox, abrcs


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2017, 12:58:26
Olha... o modelo de orçamentos que eu utilizo é muito mais visual do que cheio de texto e de informações.
Fiz isso depois de ter visto o orçamento de uma galera mais famosa, tipo Nei Bernardes por exemplo.

Nos orçamentos, geralmente tem várias das melhores fotos e somente alguns tópicos. Acabei fazendo o meu dessa maneira.

Quando me pedem orçamento, eu mando um PDF que tem algo próximo de 15 páginas (estou cogitando reduzir) onde tem algumas das fotos, links pro meu site e fb, valores e pacotes.

Eu sugir fazer algo mais nesse estilo.
Abraços

Se puder, gostaria de ver o seu modelo de orçamento e contrato também :)
~ Know your limits, but never accept them ~


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2017, 13:10:37
Cara, me mostra seu modelo?

Queria muito ver um!

Joga link aqui no forum ou inbox, abrcs


+1
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm