Autor Tópico: Fogo que queima a comida e estoura os brancos  (Lida 1098 vezes)

emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 02 de Janeiro de 2016, 14:49:15
Eu gostei dessa foto, exceto pelo highlight clipping no fogo e algumas outras partes. Eu quis ETTR mas errei, porque fotometrei antes das labaredas. Para você isso compromete a foto? Claro que outras observações também são bem-vindas.



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2016, 19:05:32
caramba que confusão .. tanto de termos que nunca tinha ouvido falar, passando pelo título até chegar na própria fotografia.. Pra não perder a viagem vou tentar descobrir o que é  highlight clipping e ETTR  :D


osvaldosp35

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 549
  • Sexo: Masculino
    • Osvaldo Esteves Fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2016, 19:18:31
ETTR, seria melhor dizer "expor para a direita"
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2016, 19:19:46 por osvaldosp35 »
D7000 + Grip Nikon. D7100. SB-700 + YN 568EX.
NIKKOR 35mm 1.8G + 50mm 1.8G + 85mm 1.8G + 16-85mm 3.5-5.6 + 12-24 4.0 + Sigma 18-35 1.8 ART.


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2016, 00:09:04
Na minha opinião compromete, sim. Estourou o fogo e deixou todo resto muuuuito sub. Mas é uma imagem interessante :ok:


emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2016, 11:22:56
amador47sc, desculpe se fui muito técnico :) . Mas recomendo o estudo do ETTR que na maioria das situações é mais útil e prático do que HDR.
leonardodemacedo, obrigado pelo comentário  :) . Com respeito às sombras, deixei-as deliberadamente porque não tinha nada de interessante para mostrar, e também para valorizar o que estava iluminada pelo fogo. Ainda lamento ter errado na exposição...


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2016, 12:33:38

não há o que se lamentar: seria impossível expor para a direita corretamente nessa situação, dado o caráter absolutamente fugaz e imprevisível da chama.

acho q a melhor solução pra essa cena / chama seria ajustar todas as outras variáveis envolvidas de modo a te garantir uma velocidade a maior possível. isso sim, comprometeu demais o registro.

ps: vc ajustou o WB tb, corrigindo o jpeg da câmera pra uniWB?
 


emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2016, 23:29:18
Angelo, obrigado pelo comentário. Usei o preset para uniWB. Não sei porque usei ISO 125 (sendo que na EM1 o ideal é 200, com um tone curve mais suave nos highlights). Na hora de ver as imagens na câmera acho que ignorei o histograma. Faltou bom senso e prudência, pois poderia ter feito mais algumas com pelo menos 1 stop mais escuro...


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2016, 08:32:43
Preciso me aprofundar mais no assunto e começar a usar ETTR nas minhas fotos.
Na verdade tenho mesmo é que deixar a preguiça de lado e fazer uns testes  8-)

A foto está interessantíssima. O estouro não me incomoda.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2016, 10:20:50
Oi Emerson!! Gostei da composição... em relação a perda de informação nas altas luzes... depende da intenção. Se quer fotografar o fogo e seus detalhes, a clipagem atrapalha e muito, pois se perdeu totalmente qualquer detalhe interessante. Isso e a baixa velocidade não criaram uma imagem boa.
Se a intenção é apenas usar a luz do fogo como fonte de luz para outra coisa qualquer, a clipagem não prejudica. Dá uma olhada nesse artigo... achei muito legal!
http://digital-photography-school.com/how-to-photograph-fire/

Agora, uma dúvida sobre a técnica que quis usar... essa é uma cena com um alcance dinâmico extremo (altas luzes no 10 e baixas luzes no 0), onde é impossível captar a luz de tudo. Se sua intenção era fotografar o fogo e, como você mesmo disse, nas sombras não havia nada para ser mostrado, por que expor para a direita??? Acho essa técnica super útil, mas aqui, acredito que ela não teria serventia e até prejudicou a captura...


emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2016, 12:00:52
Cristiane, obrigado pelo comentário  :) Veja este artigo legal sobre o ETTR.

Pris, gostei do artigo, que dá dicas muito boas. Sobre o ETTR, sempre que dá eu tento usá-la, pois meu perfeccionismo quer que o sensor capture o máximo de informação possível ( :no: ), e nunca se sabe o que está por trás das sombras... :D Acho que o pecado não foi a técnica em si, mas a fotometragem totalmente equivocada. ETTR é como andar no fio da navalha, mas não custa nada tirar algumas fotos de segurança. E quando a situação de luz é dinâmica, temos de ser mais conservadores. Agora aprendi... Obrigado pelas dicas.