Autor Tópico: Duvida sobre lente e Aberração Cromatica  (Lida 2928 vezes)

slackw4re

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Online: 05 de Janeiro de 2016, 16:46:22
Olá pessoal, sou amador em fotografia, e estou me apaixonando mais e mais a cada clique.

Tenho uma Nikon D3300 + 18-55mm VR + 55-300mm VR + 35mm f/1.8.

Essa minha lente 35mm chegou hoje, e eu ja fiz alguns testes.
Eu pude perceber que causou um otimo efeito bokeh, entretanto percebi também bastante aberração cromática.
Tudo bem que foi um teste bobo, sem luz adequada e 'rapidão' visto que eu estava em horário de almoço do trabalho.

Eu gostaria de entender o motivo dessa aberração. Isso é ligado ao fator do diafragma estar muito aberto em f/1.8?
Caso eu tire a mesma foto, nas mesmas condições, porem com f/4 e diminuir um pouco a velocidade do obturador então a aberração deve diminuir ou sumir?
Vou fazer uns testes mais tarde, porém eu gostaria de entender melhor sobre o motivo de tanta aberração cromatica assim.. e como diminuir? (Não em tratamento, diminuir de alguma outra forma no momento do click).

Sei que as vezes não sera possivel diminuir a velocidade do obturador para não causar 'borrão', e para isso terei que tirar foto com f/1.8.
Mas caso consiga aumentar o F, então resolveria?


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2016, 16:56:20
Não sou expert no assunto, mas a AC aparece em áreas onde tem muito contraste na imagem.
Isso acontece muito quando está, por exemplo, em um parque à luz do meio dia. Vai ter algumas partes muito claras e outras muito escuras pq estão na sombra, e é bem nessa hora que ela aparece.

E sim, isso está ligado (também) à abertura da lente. Geralmente aberturas grandes dão CA nessas situações, então fechar um pouco já reduz bastante.

Confesso que eu apanho bastante nisso, gosto de tirar muita foto com abertura grande e DIRETO tenho que ficar corrigindo na pós. Mas eu particularmente prefiro clicar assim mesmo e arrumar depois na pós do que ter que fechar a abertura e perder DOF só por causa da CA.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


slackw4re

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2016, 17:08:14
Não sou expert no assunto, mas a AC aparece em áreas onde tem muito contraste na imagem.
Isso acontece muito quando está, por exemplo, em um parque à luz do meio dia. Vai ter algumas partes muito claras e outras muito escuras pq estão na sombra, e é bem nessa hora que ela aparece.

E sim, isso está ligado (também) à abertura da lente. Geralmente aberturas grandes dão CA nessas situações, então fechar um pouco já reduz bastante.

Confesso que eu apanho bastante nisso, gosto de tirar muita foto com abertura grande e DIRETO tenho que ficar corrigindo na pós. Mas eu particularmente prefiro clicar assim mesmo e arrumar depois na pós do que ter que fechar a abertura e perder DOF só por causa da CA.

Obrigado pelas respostas, irei fazer uns testes com alto contrastes em f/1.8
E tambem farei testes com baixo contraste em f/1.8
E claro, em baixo e alto contraste em f/4 pra testar tambem.

Mas é como você disse acima, que talvez compense fazer uma pós pra remover, do que perder o DOF.

É engraçado né, pois compramos uma lente f1.8 para então usar em f/4 ou f/8 hahahhaha...

Ahh... se alguém se interessar nos testes, poderei postar aqui as imagens em RAW.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2016, 17:13:02
Obrigado pelas respostas, irei fazer uns testes com alto contrastes em f/1.8
E tambem farei testes com baixo contraste em f/1.8
E claro, em baixo e alto contraste em f/4 pra testar tambem.


Faça uns testes fechando só um pouquinho, aí vai ver que já dá resultado.
Por exemplo, tenho a 50mm 1.8 STM, em 1.8 ela dá AC forte, mas se fechar em 2.2 já quase zera a AC, haha.

Citar
Mas é como você disse acima, que talvez compense fazer uma pós pra remover, do que perder o DOF.

É engraçado né, pois compramos uma lente f1.8 para então usar em f/4 ou f/8 hahahhaha...

Haha é então. Mas eu não tenho medo de usar abertura máxima não. Por conveniência (MAIS Nitidez e MENOS Aberração) eu costumo fotografar acima de F/2.2 ~ F/2.5 na maior parte do tempo, mas se numa cena for interessante usar 1.4, eu uso sem medo e depois corrijo na pós  :assobi:
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2016, 17:13:49 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


lucaslima37

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2016, 14:01:11
Sou Fotografo Amador, utilizo 35mm 1.8 da Nikon, com aberturas em 1.8 ela dá Aberração Cromática forte, mas se fechar em 2.8 já quase zera.

Um teste que foi realizado, para diminuir a Aberração Cromática em grandes aberturas é fotografar em Jpeg :(
Para confirmar o teste Fotografe com a Função RAW + Jpeg 

Espero ter ajudado
Nikon D7100 + 35mm F1.8 + 50mm F1.8 + 85mm F1.8
 
FLICKR


slackw4re

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2016, 17:19:33
Sou Fotografo Amador, utilizo 35mm 1.8 da Nikon, com aberturas em 1.8 ela dá Aberração Cromática forte, mas se fechar em 2.8 já quase zera.

Um teste que foi realizado, para diminuir a Aberração Cromática em grandes aberturas é fotografar em Jpeg :(
Para confirmar o teste Fotografe com a Função RAW + Jpeg 

Espero ter ajudado

Cara, muito obrigado, vou tentar fazer esse teste ainda hoje, e posto o resultado...

Olhe essa foto que fiz com abertura maximo f/1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2016, 18:14:06
Sou Fotografo Amador, utilizo 35mm 1.8 da Nikon, com aberturas em 1.8 ela dá Aberração Cromática forte, mas se fechar em 2.8 já quase zera.

Um teste que foi realizado, para diminuir a Aberração Cromática em grandes aberturas é fotografar em Jpeg :(
Para confirmar o teste Fotografe com a Função RAW + Jpeg 

Espero ter ajudado

Se a camera corrige em jpg, com certeza é moleza de corrigir em raw no software da nikon ou no Lightroom.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2016, 12:31:15
Esse tipo de foto que vc fez, com forte contraluz, é típico para aparecer AC, sobretudo em lentes com grandes aberturas. Aberturas grandes propiciam aparecimento de aberração cromática, a menos que a lentes com revestimentos mais caros, como as em nanocristal.

Fechando para f/4 já deve melhorar muito, em f/5.6 nem deve aparecer mais.