Autor Tópico: Cálculo de depreciação de equipamento  (Lida 16909 vezes)

Marcelo de Deus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
    • http://
Resposta #15 Online: 08 de Agosto de 2006, 08:42:22
Oi Renato. Imagina, sem problemas. Acho bom compartilhar a situação do mercado em todas as cidades onde pudermos informar. Ainda estou em negociação. Falei com o chefão lá ontem e ele vai passar meu "caso" pro editor chefe... Nem tocamos nesse assunto de equipamento e salário ainda...
Hehehe, acho que vai ser com o editor mesmo. Essa conversa deve ser agora, quarta-feira. Assim que sair a decisão, comunico vcs aqui, ok?!

Abraços.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Janeiro de 2016, 14:52:34
Pessoal, boa tarde!

Tópico antigo, mas estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se alguém poderia me dar uma luz.

O contrato de seguro dos meus equipamentos venceu. Gostaria de fazer um orçamento novo, em um novo lugar que me indicaram.

Comprei o equipamento usado e a maioria (infelizmente) não possui nota fiscal. Como faço para calcular o valor da depreciação dos produtos? A câmera faço por clicks e o flash também? O resto (filtro, baterias, mochila, lentes, cartões de memória, rádio flash, etc.) faço por tempo de uso?

Obrigado!


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #17 Online: 09 de Janeiro de 2016, 16:59:49
uma tabela ou fórmula seria tudo de bom pra isso... penso que o bom senso é o melhor caminho....   com a alta do dólar o preço de mercado de usados subiu um pouco.... usar preço de mercado ainda é um ótimo caminho
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 09 de Janeiro de 2016, 19:47:17
Comprei o equipamento usado e a maioria (infelizmente) não possui nota fiscal. Como faço para calcular o valor da depreciação dos produtos? ...

Mas quem faz esse cálculo não é a seguradora? Até por que na hora de indenizar vai estar mais depreciado.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #19 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:06:36
Mas quem faz esse cálculo não é a seguradora? Até por que na hora de indenizar vai estar mais depreciado.
tb acredito que a seguradora faça esse cálculo, mas sempre pedem pro cliente informar o valor do bem... devem no mínimo verificar isso..... vai que o valor sentimental do equipamento comum que tanta gente insiste em incluir na hora de precificar seja pago pelo seguro....
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:15:44
..... vai que o valor sentimental do equipamento comum que tanta gente insiste em incluir na hora de precificar seja pago pelo seguro....

 :D :D Boa ...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:47:48
Eu não gosto de depreciar por click.
Prefiro estabelecer um tempo de vida para o equipamento e assumir que ele vai virar cinzas no fim desse tempo.
Atualmente trabalho com 3 anos para câmeras, aí pego o valor dela e divido por 36 para saber a depreciação mensal.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:49:22
Minha seguradora eu que digo quanto vale o equipamento, é besteira botar valor mais alto porque aumenta a cotação do seguro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Janeiro de 2016, 00:33:15
uma tabela ou fórmula seria tudo de bom pra isso... penso que o bom senso é o melhor caminho....   com a alta do dólar o preço de mercado de usados subiu um pouco.... usar preço de mercado ainda é um ótimo caminho

Pois é, aí que tá! Por exemplo, se eu fosse atualizar os valores dos meus produtos com a depreciação e fosse roubado, levaria prejuízo. Isso porquê o mesmo produto que eu comprei há um ano e meio atrás, hoje com a alta do dólar está em torno de 10/20% mais caro. :ponder:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2016, 00:35:50
Eu não gosto de depreciar por click.
Prefiro estabelecer um tempo de vida para o equipamento e assumir que ele vai virar cinzas no fim desse tempo.
Atualmente trabalho com 3 anos para câmeras, aí pego o valor dela e divido por 36 para saber a depreciação mensal.

O problema é que se eu trabalhar com esse cálculo, hoje minha câmera valeria menos 2/3 do que eu paguei há um ano e meio atrás... o que é um depreciação considerável. :no:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2016, 00:38:19
Minha seguradora eu que digo quanto vale o equipamento, é besteira botar valor mais alto porque aumenta a cotação do seguro.

Sim sim. O negócio é que é isso que está me deixando pensativo. Concorda que seu equipamento não vai valer o mesmo daqui 2 anos o que vale hoje? Queria entender melhor como essa cotação é feita.

Por exemplo, hoje paguei 100 reais numa câmera, mas se ela depreciar 10% por ano, ano que vem vai valer 90. Mas e se essa câmera hoje no mercado vale 120 por causa da flutuação da moeda estrangeira? Entende? :doh:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 10 de Janeiro de 2016, 07:00:26
Mas a cotação é renovada todo ano, agora mesmo em janeiro passei os valores atualizados.

Sobre a depreciação da câmera, não bem quanto ela vale após X anos, é apenas uma metrica para recuperar o investimento. Se a câmera continuar a funcionar por mais tempo já é lucro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 10 de Janeiro de 2016, 10:31:42
Mas a cotação é renovada todo ano, agora mesmo em janeiro passei os valores atualizados.

Sobre a depreciação da câmera, não bem quanto ela vale após X anos, é apenas uma metrica para recuperar o investimento. Se a câmera continuar a funcionar por mais tempo já é lucro.

Você atualizou os valores com base no que?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 10 de Janeiro de 2016, 10:58:00
As lentes eu coloco a média entre uma nova e usada. As câmeras a média de mercado usada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 10 de Janeiro de 2016, 11:14:52
As lentes eu coloco a média entre uma nova e usada. As câmeras a média de mercado usada.

Mas então esse valor oscila sempre para mais e para menos?