Autor Tópico: Renovação no fórum  (Lida 4058 vezes)

Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #30 Online: 07 de Setembro de 2015, 15:08:51
Eu parei de visitar o fórum há 1 ano por conta das discussões paralelas sobre política em praticamente todos os tópicos e claro, as consequentes brigas e baixarias. Acredito que muitos tenham se afastado pelo mesmo motivo. Triste voltar aqui e ver como as coisas estão.

Acredito que todos os fóruns passam por momentos como esse, natural. Logo, logo, a coisa engata novamente.
eu acho que o que esta afastando sao a falta de novidades!Ultimamente,so temos coisas do tipo;qual lente comprar?Qual corpo?Canon x nikon?Voce vai no espaco sobre iluminacao e a mesma coisa...eu to ate acessando site portugues pra ver se tem algo diferente kkk qm quiser acessar,digita ai forumfotografia.net..logico que aqui eh melhor,o layout melhor,ate o portugues eh melhor kkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #31 Online: 07 de Setembro de 2015, 16:15:17
Acho que está tudo ótimo.

Quando quero procurar um assunto específico, dou uma googada e acho se problemas.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #32 Online: 07 de Setembro de 2015, 20:19:32
Com boa vontade sempre se acha muitas dicas boas aqui! Com relação a pagar, acredito que não ia fazer sucesso... Tem gente que reclama de pagar para usar o classificado, imagina para acessar conteúdo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 08 de Setembro de 2015, 11:11:06
Com boa vontade sempre se acha muitas dicas boas aqui! Com relação a pagar, acredito que não ia fazer sucesso... Tem gente que reclama de pagar para usar o classificado, imagina para acessar conteúdo!

Pope, pode ser que você tenha razão, mas se me permite dizer, são coisas completamente diferentes. O cara que reclama de pagar para usar o classificados é outro tipo de gente. É apenas aquele sujeito que quer vender seu item e descobriu que tem um fórum onde ele pode fazer seu anuncio, só que para fazê-lo sem custo ele terá que participar ativamente do fórum por um período até atingir um status que lhe permita fazer seu anuncio sem precisar pagar. Ele não quer ter trabalho, e aí reclama. Ele não me parece ter interesse em frequentar ou participar do forum, mas apenas vender seu item e cair fora.

Já o sujeito que eu acho que se proporia a ser assinante é um cara que frequenta o forum regularmente e teria interesse em ter um pouco mais, além de ter que responder "qual a melhor câmera até 500,00".

Não sei se é possível mas você como moderador poderia fazer uma pesquisa sem qualquer compromisso, onde os frequentadores deveriam responder se topariam ser assinantes por um período determinado, renovável por exemplo anualmente e o que eles esperariam receber, pela taxa anual que estariam pagando.

Uma enquete mesmo, tipo aquela do Corredor Polones, algo simples e direto, sem qualquer compromisso dos organizadores, mas apenas para sabermos se somos 10, 100 ou 1000. Que tal?
« Última modificação: 08 de Setembro de 2015, 11:21:55 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 08 de Setembro de 2015, 11:22:31
Penso que o fórum é muito conectado à discussões de técnica e equipamentos (e isso é bom), mas falta ai um pouco mais de discussão e estudo sobre linguagem fotográfica e leituras neste sentido.

Além disso acredito que tem muita gente com ótimas ideias para boas discussões, mas que não fazem e pouco participam porque é comum os assuntos ou o foco das discussões se perderem no caminho.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 08 de Setembro de 2015, 11:36:11
Quanto à assinatura ou pagamento acho que pode ser um tiro no pé que leve o fórum o fracasso.

Vivemos na época da informação grátis, existe os custos de manutenção relacionados à manter a estrutura on-line, mas quem gera o conteúdo é a própria comunidade, da mesma forma, gratuitamente. Por outro lado existem vários sites e blogs e revistas on line com conteúdo de qualidade e gratuito por ai, de maneira que haveria uma migração da audiência.

Tem um outro fórum antigo por ai que começou a pedir doações, e ja não consegue mais o movimento de antigamente, acredito que é porque as pessoas não gostam da pressão de se sentir culpado por não ser colaborador com doações.

Manter um fórum é como manter um fotoclube, é coisa pra cara com tempo/dinheiro disponível, ótimo coração e muita, mas muita paixão mesmo pela fotografia. Nada impede a qualquer momento que algum usuário com bom coração faça espontaneamente suas doações para o mantenedor do fórum.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2015, 11:46:21 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #36 Online: 08 de Setembro de 2015, 11:45:00
Penso que o fórum é muito conectado à discussões de técnica e equipamentos (e isso é bom), mas falta ai um pouco mais de discussão e estudo sobre linguagem fotográfica e leituras neste sentido.

Além disso acredito que tem muita gente com ótimas ideias para boas discussões, mas que não fazem e pouco participam porque é comum os assuntos ou o foco das discussões se perderem no caminho.
Ok
Faz um tempo que eu tenho um projeto de abrir um tópico para estudo de composição...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #37 Online: 08 de Setembro de 2015, 11:47:50
Quanto à assinatura ou pagamento acho que pode ser um tiro no pé que leve o fórum o fracasso.

Vivemos na época da informação grátis, existe os custos de manutenção relacionados à manter a estrutura on-line, mas quem gera o conteúdo é a própria comunidade, da mesma forma, gratuitamente. Por outro lado existem vários sites e blogs e revistas on line com conteúdo de qualidade e gratuito por ai, de maneira que haveria uma migração da audiência.

Tem um outro fórum antigo por ai que começou a pedir doações, e ja não consegue mais o movimento de antigamente, acredito que é porque muitas pessoas não gostam da pressão de se sentir culpado por não ser colaborador com doações.

Manter um fórum é como manter um fotoclube, é coisa pra cara com tempo/dinheiro disponível, ótimo coração e muita, mas muita paixão mesmo pela fotografia.
Esse é um problema, pouca gente sabe que existe um custo para manter isso aqui e o Leo que se preocupa com isso... quantos aqui já foram ver os produtos dos nossos patrocinadores clicando nos banners do fórum?
Acho que o fórum tem que se manter gratuito, deve-se garimpar informaçã e tentar ajudar o máximo de iniciantes, quanto mais gente postando e participando, melhor para a comunidade!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #38 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 16:28:45
Penso que o fórum é muito conectado à discussões de técnica e equipamentos (e isso é bom), mas falta ai um pouco mais de discussão e estudo sobre linguagem fotográfica e leituras neste sentido.

Além disso acredito que tem muita gente com ótimas ideias para boas discussões, mas que não fazem e pouco participam porque é comum os assuntos ou o foco das discussões se perderem no caminho.

Concordo 100%.
E vou falar outra coisa que acontece aqui e em vários outros espaços, talvez o motivo disso que você falou do nível das discussões.
Eu aprendi muito neste forum quando estava começando. Sou eternamente grato pelas pessoas que me ajudaram, me tiraram dúvidas, etc. Depois fiquei um tempo sem acessar.
De uns tempos pra cá, voltei a acessar de vez em quando e 99% dos tópicos que eu participo é tentando ajudar quem tem dúvidas. De certa forma o motivo disso é que eu quero retribuir a informação gratuita que recebi aqui.
Mas vou falar uma coisa.. Às vezes desanima. Você gasta tempo pesquisando algum assunto, escrevendo, e o camarada nem se dá ao trabalho de voltar pra agradecer nem nada do tipo, não responde uma pergunta que é feita, e às vezes até reclama. E não falo só de usuário novo não.
Conheço excelentes profissionais que tem muito o que ensinar pra quem tem menos experiência, e não o fazem por este mesmo motivo. Tenta ajudar, passar conhecimento, e só recebe ingratidão, isso qdo não leva pedrada.
Acho que infelizmente é característica do ser humano mesmo né.. Consegue o que quer e some.
Com certeza é um dos motivos de pq muitos usuários experientes que tem muita informação pra passar, simplesmente abandonaram o forum.
Tipo desabafo mesmo hahahaha e uma coisa a se pensar para melhorar a convivência neste forum que além de ser um ótimo espaço pra aprender e trocar informações é tb um ótimo espaço de relacionamento entre as pessoas.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2016, 16:33:05 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante