Autor Tópico: O desabafo do Presidente do grupo Habibs  (Lida 15665 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #75 Online: 19 de Janeiro de 2016, 19:23:03
Você pode não sonegar diretamente, mas dúvido muito que peça NF quando compra 2 reais de paozinho na padaria da esquina e paga em cash, ou quando abastece uns 20 pila e paga em cash também pro frentista sem nem sair do carro...

A padaria aqui emite talão sempre até para um chiclete. Pago meu combustível com cartão e sai sempre o comprovante, então fale por você, não por mim.

Aliás, pago quase tudo no débito ou crédito, o banco monta uma planilha de gastos que eu uso para controle pessoal e me ajuda muito. 
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 19:25:52 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #76 Online: 19 de Janeiro de 2016, 19:46:14
Eu vejo isso diariamente na minha cidade... empresas de 2 ou 3 anos, que faturam menos de 1 milhão por ano, e o dono com duas Range Rover na garagem... a conta não bate se você analisar de forma bem minuciosa, o cara deveria esperar pelo menos mais uns 10 anos pra adquirir um bem pessoal e passivo desse nível. Quando a empresa dele atingisse um nível absurdo de rendimento e estivesse bem espalhada pelo menos no estado inteiro.

Estava falando a respeito disso com um amigo que da consultoria empresarial e ele me disse exatamente isso, que um dos maiores problemas do pequeno e médio empresário é não ver diferença de dinheiro entre PJ e PF (fotografos estão inclusos), se a grana tá entrando, é dele, se deu vontade de financiar uma casa nova, financia. A questão é muito mais complexa, um cara que tem um emprego fixo que fatura 10 mil reais por mês é rico, ele pode ter um lifestyle de gastar 8 por mês e guardar 2 pro futuro (seja numa poupança ou em algum investimento). O empresário que tem uma empresa que fatura liquido 20 mil por mês (o dobro do outro com emprego fixo) não pode ter o mesmo lifestyle, afinal de contas esses 20 mil são rendimentos da empresa, não dele próprio... Mas ai me diz, como explicar prum cara que sempre foi criado com a mentalidade de proletario que a empresa dele fatura 20 mil mas ele deve ter um salário e um lifestyle de 2 mil por mês? Como falar pra esse cara que ele não deveria comprar a caminhonete dele agora e que o mais sensato seria um carro popular? Ele faz isso, ele tira o capital de giro da empresa para beneficio próprio e quebra a empresa a médio prazo.


A lógica de presente e futuro é simples, basta escolher e a maioria dos que quebram escolhem a segunda opção:

Empresa rica, dono pobre.
Empresa rica, dono rico.

Empresa rica, dono rico.
Empresa pobre, dono pobre.

Faz sentido, ate mesmo sabendo desse anceio consumista brasileiro somado com a cultura do mal planejamento.

Eu conheci um cara que era vendedor de carros em Sao Paulo que me disse exatamente isso. Os pais e irmao dele eram empresarios, um dos negocios que eu me lembro deles era um restaurante. Esse cara me disse que deixou a atividade empresarial para ser um assalariado pq ganhava mais dinheiro [como pessoa fisica]. Mas tambem por causa da questao das responsabilidades em ter que administrar uma empresa...

Mas achei muito interessante o que vc disse. Pq em outromforum vejo alguns brasileiros falando sempre da crise e outros brasileiros dizendo que nao ha crise.

Mas com o que vc disse aqui eu me pergunto. Sera que a crise eh do Brasil ou do Brasileiro?

Se vc me permite eu vou te quotar para traser o assunto nesse ponto de vista ate a eles, pq ainda nao os vi debatendo nesse aspecto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #77 Online: 19 de Janeiro de 2016, 20:07:52
Pq em outromforum vejo alguns brasileiros falando sempre da crise e outros brasileiros dizendo que nao ha crise.

Queda de produção industrial em 2015

Bens de capital : -25,1%
Bens de consumo duráveis: -18,3%
idem, não duráveis: - 7%
idem, intermediários: -4.9%

inflação acumulada: Mais de 10%
energia: +60%
dólar: +60%

pib:

primero trimestre -0.9%
segundo -1.2%
terceiro -3.2%
quarto -2.5 (oficial, mas dizem outras fontes -3.8%)

deficit do governo: melhor nem tocar no assunto.

Realmente, não há crise nenhuma, como dizia o Mantega.  :assobi:
Tem que ser no mínimo retardado para achar que não há crise.

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 20:14:54 por AFShalders »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 19 de Janeiro de 2016, 20:18:03
Por que crescimento é sempre visto como bom? É possível crescer para sempre?

http://www.degrowth.org/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #79 Online: 19 de Janeiro de 2016, 20:21:31
Por que crescimento é sempre visto como bom? É possível crescer para sempre?

http://www.degrowth.org/


Rodrigo, você acha que aqui não tem crise e que está tudo bem ?
A questão aqui é bem mais profunda, trata-se da perda do poder aquisitivo, qualidade dos serviços e outras coisas que no nosso caso estão totalmente amarradas ao andamento da economia.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 20:23:28 por AFShalders »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 19 de Janeiro de 2016, 20:25:54

Rodrigo, você acha que aqui não tem crise e que está tudo bem ?
A questão aqui é bem mais profunda, trata-se da perda do poder aquisitivo, qualidade dos serviços e outras coisas que no nosso caso estão totalmente amarradas ao andamento da economia.

Não estou opinando sobre isso. Só fiz duas perguntas...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #81 Online: 19 de Janeiro de 2016, 20:28:27
Não estou opinando sobre isso. Só fiz duas perguntas...


Ah ta ! Fiquei preocupado, principalmente vindo de você.

Degrowth é uma teoria interessante, mas não acho que seja aplicável em uma economia do nosso tamanho.Já tinha lido sobre isso.

Se tem crescimento zero ou negativo, todo mundo vive bem, tem educação e tudo que precisa, maravilha. Mas acho utopia total, principalmente em uma economia como a nossa que depende uma barbaridade da China.

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 20:30:41 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #82 Online: 19 de Janeiro de 2016, 20:42:23
Por que crescimento é sempre visto como bom? É possível crescer para sempre?

http://www.degrowth.org/

Como todos ja sabemos eh impossivel. Ate hoje nao houve ninguem que pode dar uma solucao para as crises do sistema economico que o mundo funciona hoje. Quer dizer, a unica solucao encontrada ate hoje seria se livrar do sistema. Mas o que tambem parece ser dificil.

Na verdade, em se tratando de sustentabilidade economica, crescimento eh algo negativo, por ser insustentavel apos um certo ponto, ja que natural,ente a exonomia eh limitada,mos recursos sao limitados, assim como o dinheiro.

Alias, o dinheiro so tem valor por ser algo limitado. Assim como quase tudo de valor. E essa mesma limitacoes que tornam as coisas valiosas eh o que torna o sistema insustentavel e consequentemente tras crises.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 25 de Janeiro de 2016, 09:28:43
Cara, eu falo com base na minha experiencia (tenho CNPJ como ME) e na experiencia que tive com minha familia, meu sogro é contador, meu pai ja foi dono de fabrica de calçados (quebrou pelos motivos citados) e tenho amigos que hoje gerenciam e dão consultoria pra empresas de terceiros.

O governo ja dá diversos auxilios pra pequenos empresário e mesmo assim a grande maioria sonega impostos, então não vejo porque tanta reclamação em cima dos impostos, os próprios bancos sabem disso e dão linhas de créditos baseadas na sua declaração de renda e não no que você emite de NF.

Bom, já fui contador também e já estou na 2a. empresa.
 
Dizer que não é difícil ser empresário no Brasil é um tanto fora da realidade. Para quem trabalha com prestação de serviços é um pouco mais simples por não ter o ICMS mas mesmo assim existe uma série de complicações pequenas ou grandes que tiram o tempo que deveria ser gasto produzindo.

Mesmo para contadores é difícil ter 100% de certeza de que não está falando algo errado para o cliente pois uma regra X pode ter N exclusões, inclusões, ressalvas, etc.

A nova regra do CONFAZ que mudou a forma de cobrança do ICMS nas compras virtuais é um exemplo da bagunça que é o sistema tributário no país.
 ICMS, aliás, é um dos piores impostos que temos no país mas ninguém pressiona os governadores para mudar isso, todo mundo acha que é culpa do governo federal.

Nosso problema não são as alíquotas dos impostos, tanto que nossa carga tributária sobre o PIB não é uma das maiores do planeta. O problema é "como" é cobrado esse imposto, sua má distribuição, e o famoso imposto sobre imposto pago em várias situações, o que encarece desnecessariamente o custo final (desnecessariamente pq nem o Estado ganha com isso já que se poderia vender mais se o imposto fosse menor).
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2016, 09:31:04 por sri_canesh »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #84 Online: 25 de Janeiro de 2016, 09:44:45
Ser empresario nao eh facil em quase nenhum lugar do mundo.

Na Irlanda eh facil comparado com o resto do mundo. Mas a Irlanda eh um paraiso corporativista. Ninguem paga imposto nos primeiros 2 anos de funcionamento. Pequenos empreendedores nao precisam declarar nada enquanto nao obtiverem apartir de um certomlucro, mesmo passando dos dois anos sem impostos. Apesar de tudo, muitas empresas nao passam dos dois primeiros anos. Quebram no primeiro ou segundo ano de funcionamento ou continuam trabalhando sem lucro ate quando der para trabalhar antes de quebrar, com a esperanca de uma hora o negocio deslanchar.


E grandes corporacoes pagam taxas corporativas ridiculas de baratas.

Por outro lado, impostos sobre eletronicos e renda eh alto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #85 Online: 25 de Janeiro de 2016, 17:53:26
Nosso problema não são as alíquotas dos impostos, tanto que nossa carga tributária sobre o PIB não é uma das maiores do planeta. O problema é "como" é cobrado esse imposto, sua má distribuição, e o famoso imposto sobre imposto pago em várias situações, o que encarece desnecessariamente o custo final (desnecessariamente pq nem o Estado ganha com isso já que se poderia vender mais se o imposto fosse menor).

Mais do que isso. Tomando como exemplo de países já mencionados aqui, por exemplo a Alemanha, que tem carga tributária parecida com o Brasil em relaçao ao PIB:

CT em relação ao PIB da Alemanha = 36%
CT em relação ao PIB do Brasil = 35,42%

Só que:
IDH da Alemanha = 0.915
IDH do Brasil = 0.755

PIB per capita:
Alemanha =  US$ 43.400 aprox
Brasil = US$ 11.600 aprox

Ou seja, a Alemanha tem mais de o triplo de dinheiro para investir por habitante que o Brasil.
E ainda tem o "probleminha" do retorno zero aqui, dos impostos pagos.

A quem interessar:
http://pt.tradingeconomics.com/germany/gdp-per-capita-ppp
http://pt.tradingeconomics.com/brazil/gdp-per-capita-ppp

Lembro bem do Joelmir Bething falando:

"Impostos padrão escandinavo para serviços padrão Bangladesh"
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2016, 17:55:06 por AFShalders »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #86 Online: 25 de Janeiro de 2016, 18:11:43
Os comentários do CROIX botando abaixo a síndrome de vira-latas, muito comum com nós brasileiros.

Não acho que seja fácil ser um empreendedor bem sucedido em lugar nenhum do mundo. Seja em economias mais livres ou em estados mais intervencionistas. Toda atividade empresarial parte da ideia de assumir um risco visando um lucro.

André fez excelentes ponderações sobre um grave problema que afeta boa parte dos empreendedores: a falta de planejamento, de gerenciamento de riscos e a vaidade de muitas pessoas. Muitas vezes são pessoas com esse perfil que fracassam e procuram colocar a culpa no governo, nos impostos e, absurdamente, em direitos trabalhistas.

O Brasil oferece linhas de créditos, regime diferenciado de tributação para MEI, ME e EPP e incentivos para empresas maiores, sem falar na isenção de imposto de renda sobre a distribuição de lucros. Não é de todo ruim como pregam.

É de se reconhecer falhas, como em todo lugar do mundo, e é com um caráter mais pragmático, de encontrar e propor mudanças que essas discussões devem se pautar. Não apenas nesse discurso maniqueísta petralha x coxinha.

Entrando no mérito da faciidade X dificuldade de ser empresário, não conheço a realidade de muitos países, mas na França é muiiiiito mais difícil abrir um negócio que aqui, além do mais lá não é uma boa ideia sonegar como a maioria dos nossos empresário.

Outra coisa citada é a mentalidade da maioria dos nossos pequenos empresários em confundir PJ com PF, o dinheiro vai entrando e o cara vai gastando, quando vai ver quebrou,  quem fala isso não sou eu mas todas as consultorias.

Mas que  o Brasil tem impostos demais (no caso dos pequenos empresários os que mais impactam são os da folha de pagamento), burocracia demais e corrupção demais dos fiscais não tenho dúvidas.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #87 Online: 25 de Janeiro de 2016, 22:18:45
Prezado Marcelo, permita-me discordar de quando fala que os pequenos empresários arcam com altos impostos incidentes sobre a mão de obra.

As pequenas empresas, optantes pelo Simples, estão dispensadas da contribuição patronal do INSS, que representa 20% sobre o valor da folha de pagamento. Elas simplesmente recolhem e repassam a contribuição dos próprios trabalhadores. O que talvez impacte mais a folha de pagamento das ME-EPP é apenas o FGTS, no valor de 8%.

Ainda acho que muito mito merece ser desconstruído da tributação brasileira. Simplesmente repetimos que aqui pagamos tributos demais, mais que em qualquer país etc. Quando na verdade para que Brasil se dispõe a ofertar (ensino público da creche ao doutorado, saúde universal, aposentadoria rural sem contribuição afora gastos com infraestrutura) deveríamos pagar até mais. A conta não fecha.

Obviamente temos a sensação de não termos o retorno devido dos tributos, principalmente com escândalos de corrupção por políticos e servidores públicos. Mas não podemos tornar a discussão sobre a tributação aqui muito simplista.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #88 Online: 26 de Janeiro de 2016, 09:02:16
A previdência é um problema sério, a grande imprensa vive dizendo que é deficitária quando não é verdade, o regime geral não tem deficit, os problemas são: aposentadoria pública (contando aí as aposentadorias milionárias e pensões para filhas de militares e outros até a morte), o LOAS, a aposentadoria rural (as duas últimas sem contribuição), agora fiquei sabendo do simples, as fraudes, os desvios de quando era superavitária (construção da ponte Rio-Niterói, etc,,,) e principalmente os grandes sonegadores.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 26 de Janeiro de 2016, 19:23:02
Veja, entrevista com economista de Cambridge (http://veja.abril.com.br/noticia/economia/decada-perdida-foi-a-da-alta-das-commodities-diz-economista-de-cambridge):

"O grande problema do Brasil agora é como retomar o crescimento com uma balança de pagamentos que possa ser relativamente sustentável, sem ter os preços altos da commodities. O câmbio a 4 reais é fundamental para reestimular outros tipos de exportações, de semimanufaturados e manufaturados. Não há possibilidade de o Brasil retomar o crescimento enquanto as exportações de semimanufaturados e manufaturados não tenham dinâmica. Isso para que eles fechem a balança de pagamentos, já que as commodities não cumprirão esse papel."

Quem espera dólar cair e padrão de vida se recuperar pegue uma cadeira...  :(