Autor Tópico: Ultra wide pinhole 6x6 primeiros testes. :)  (Lida 2173 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2016, 18:45:21
Muito interessante, em especial, gostei da segunda  :worship:
Croix, por favor, qual a sua opiniao sobre os "body cap" com furos calibrados, para uso em cameras digitais?
Abs


http://www.pinholeedun.com/Welcome.html

Exato. Agora imagina o fotografado preenchendo todo o frame. Nos testes que fiz eu pareci um alien... Ate legal se for levar em conta o aspecto bizarro da coisa. Mas somente isso mesmo, ou algo bem criativo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2016, 19:22:01
Muito interessante, em especial, gostei da segunda  :worship:
Croix, por favor, qual a sua opiniao sobre os "body cap" com furos calibrados, para uso em cameras digitais?
Abs


http://www.pinholeedun.com/Welcome.html
Obrigado.

Aqui uma entrevista com um cara que faz fotografia pinhole dessa forma que vc descreve, tampa de camera 35mm digital com orificio:

http://pinholista.com/timos-lytras/


Eu nao tenho opiniao formada sobre a sua pergunta. Mas uma coisa a ser levado em conta eh que 35mm pinhole produzem imagens bem foscas e bluridas. Pelo menos assim sempre tenho visto, talvez pelo fator do ampliamento que eh muito maior apartir de tao pequeno frame. Mas tambem a questao da distancia focal.

Provavelmente hajam fotografos que achem sentido para tais caracteristicas, mas a grande maioria das pessoas vao preferir pinholes a partir de medio formato e grande formato, onde eh possuvel ter umagens mais nitidas. Ou ate imagens menos nitidas de acordo com o gosto de cada um, mas mais claras e melhor definicao.

Mas eu nao tenho muita experiencia e nem informacao sobre pinholes 35mm. Brinquei somente uma vez, fiz um furo mal feito e de qualquer jeito, fiz umas 5 fotos e minha experiencia se resume nisso.


Talvez eu esteja falando besteira e nao funcione, mas pensando agora, com o nivel de sensibilidade dos sensores das cameras de hoje, talve seja possivel criar imagens a partis de foto (luz) pinhole igual se fazia no passado, so que invez de sesenhar a imagem reproduzida pela luz no papel, fotografar.

Ou seja, pega uma caixa do tamanho que vc achar melhor, mas que caiba sua cabeca e maos. Melhor ainda se couber seus ombros tambem.
Na parte aberta da caixa, coloque um papel fosco. E no fundo da caica faca um pequeno orificio. Cubra o lado com o papel fosco, onde a imagem sera reproduzida, com um tecido bem escuro a prova de luz, e longo o suficiente, para vc dentro dele poder ver a imagem no papel fosco. PS: O interior da caixa tambem deve ser pintado todo de preto.
E assim vc vai ajustando a nititez, angulo da imagem e vinheta aproximando e distanciando o papel fosco do orificio no dundo da caica. E/ou ajustando o tamanho do orificio.

Quando vc ve que chegou na qualidade de imagem que mais te agrada, aponte para onde vc quer fotografar, e posicionada a sua camera pinhole, dentro dela, junto com vc, por baixo do tecido esculo, coloque uma camera digital e fotografe a imagem que aparece no papel fosco.

A luz da imagem eh bem fina, por isso eh preciso ser fotografada em ISO bem alto, e talvez uma pequena longa exposicao.

E assim vc pode ter uma imagem pinhole com qualidade grande formato registrada digitalmente.

Nao eh algo pratico para se fazer passeios fotograficos pela cidade o dia todo mas talvez seja um experimento legal.


abraz

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2016, 22:47:23
Pesquisei sobre a camera  Zero 2000  muito legal !! Que empenho !!!!
Canon 50D + SX260
Lens: Canon 24mm, 100mm, 18-135mm / Tamron 17-50mm / Teleconverter Vivitar 2x
Flash Canon 430EXII
Analogicas: FTb, AE1, K1000, MTL3, 12Xp, Trip35, EOS500...


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Janeiro de 2016, 12:09:09
Exato. Agora imagina o fotografado preenchendo todo o frame.

Croix, para matar o ócio acabei de fazer um teste bem meia boca, D810+Body Cap 25s ISO 1600 e algum trabalho bem básico no PS.

Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:14:37
Pesquisei sobre a camera  Zero 2000  muito legal !! Que empenho !!!!

Eh uma camera muito popular entre os pinholistas mais dedicados...
Tanto as cameras da Zero Image quando as da Reality So Subtle sao conhecidas por darem resultados com muito boa nitidez, se tratando de pinhole. As fotos de exemplo no site da Reality So Subtle por exemplo nao tem sharpening aplicado. E mesmo minhas fotos panoramicas pinholes que estava vendendo no mercado, ninguem desconfia que sao fotos pinholes se eu nao falo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:19:51
Croix, para matar o ócio acabei de fazer um teste bem meia boca, D810+Body Cap 25s ISO 1600 e algum trabalho bem básico no PS.



Wow, ficou muito bom.

vc aplicou sharpening ou eh o sensor da D810 que eh bom mesmo. :D
Melhor do que eu esperava. Eu gostei do glow na imagem, deve ficar bem legal em retratos esse glow na pele e cabelo com a luz natural.

A Foma tem ate um um negativo que lancou recentemente sem uma das camadas que evita rebater luz no fundo do filme, criando esse glow igual nos retratos classicos de cinema. :)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 09 de Janeiro de 2016, 22:39:42
Algumas novas:


1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.