Autor Tópico: Fotografia com lentes anamórficas  (Lida 3809 vezes)

bruno_sfc

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Online: 07 de Janeiro de 2016, 23:24:58
Alguém no fórum já fotografou com lentes anamórficas?


Cristiane Gellert

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Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2016, 16:14:19
Acabo de descobrir o que são lentes anafórmicas   :D
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

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felipemendes

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Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2016, 18:02:24
Alguém no fórum já fotografou com lentes anamórficas?

Tem aparecido tantos tópicos que parecem começar sem sentido, que depois se revelam sensacionais (o dos 1024 níveis do Photoshop foi um exemplo), que eu diria de pronto: "Não é mais fácil fazer uma panorâmica?".

Então, minha resposta é: Nunca usei, nem tenho $$$$$$ pra usar. Mas será que fotografar com uma fisheye e depois retificar é uma opção? Veja fotos 4 e 5 em
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115107.0

E um cara que usa fisheye pra fazer vídeo, depois "estica"pra rectilinear:
http://m43photo.blogspot.com/2012/03/defishing-fisheye-images.html

Mas claro que nenhuma destas opções servem se vc precisar de uma maior distância focal. Neste caso, te pergunto: Não é mais fácil fazer uma panorâmica???  :hysterical:



Tupiniquim

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Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2016, 18:09:55
Acabo de descobrir o que são lentes anafórmicas   :D

x 2

Descobri, também, que são caras...


Renato Cavalcante

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Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2016, 18:11:41
Me corrijam se eu estiver errado, mas até onde eu sei, a vantagem das lentes anamórficas não é ter uma menor distância focal. É porque em cinema o tamanho do frame é muito maior na horizontal do que na vertical (widescreen). E os sensores das câmeras (e antigamente os filmes) não são assim tão compridos pros lados e para filmar em widescreen se perde uma faixa do frame em cima e em baixo.
Então a lente anamórfica "estica" a imagem na vertical, para que ocupe todo o frame. E depois na hora de reproduzir algo "desestica" a imagem pra voltar a ficar na proporção correta.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
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AFShalders

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Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2016, 18:12:30
Objetivas anamóricas surgiram para fazer formato widescreen em cinema mesmo (alguém lembra do Cinemascope / Panavision ?)

Normalmente quando se fala em anamorfismo é sobre a compressão da imagem em um dos dois eixos, geralmente o horizontal.

Podem ser usadas para comprimir uma imagem widescreen para um formato mais estreito, or exemplo.

Sugiro ler aqui antes:

http://www.red.com/learn/red-101/anamorphic-lenses
http://www.projectorcentral.com/anamorphic_lenses.htm
http://petapixel.com/2014/05/07/shooting-anamorphic-lens-dslr/

« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, 18:17:21 por AFShalders »


AFShalders

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Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2016, 18:15:07
Me corrijam se eu estiver errado, mas até onde eu sei, a vantagem das lentes anamórficas não é ter uma menor distância focal. É porque em cinema o tamanho do frame é muito maior na horizontal do que na vertical (widescreen). E os sensores das câmeras (e antigamente os filmes) não são assim tão compridos pros lados e para filmar em widescreen se perde uma faixa do frame em cima e em baixo.
Então a lente anamórfica "estica" a imagem na vertical, para que ocupe todo o frame. E depois na hora de reproduzir algo "desestica" a imagem pra voltar a ficar na proporção correta.


Exatamente. Permite filmar em um filme de 35mm de formato tradicional um widescreen, usando uma lente projetora anamorfica para esticar a imagem para a tela. Existem casos em que a operação oposta é usada também.

Nada a ver com fish eye.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, 18:15:46 por AFShalders »


vangelismm

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Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2016, 18:46:39
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

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Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2016, 20:24:46

Exatamente. Permite filmar em um filme de 35mm de formato tradicional um widescreen, usando uma lente projetora anamorfica para esticar a imagem para a tela. Existem casos em que a operação oposta é usada também.

Nada a ver com fish eye.

Se entendi bem, pra imagem ficar correta, tem que usar este tipo de lente tanto na filmagem quanto depois na reprodução, seria isso? Caso positivo, entendo que sempre precisa da operação oposta.

Sobre a fisheye, não é a mesma coisa, claro. Mas, da mesma maneira que se pode fazer o "de-fish" de uma fisheye pra rectilinear, não poder-se-ia fazer isso pra ectiretangular, diminuindo a distorção nas bordas? Editei pra colocar minha própria resposta: não dá.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, 20:56:54 por felipemendes »


bruno_sfc

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Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2016, 20:44:22
Tem aparecido tantos tópicos que parecem começar sem sentido, que depois se revelam sensacionais (o dos 1024 níveis do Photoshop foi um exemplo), que eu diria de pronto: "Não é mais fácil fazer uma panorâmica?".

Hahaha, aquele sobre os níveis do Photoshop eu ainda não entendi até agora pra falar a verdade!

Pois é, eu já fiz testes com o Photomerge do Photoshop e acho que os resultados devem ser bem próximos (se não iguais).


bruno_sfc

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Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2016, 20:52:49
Então, minha resposta é: Nunca usei, nem tenho $$$$$$ pra usar.

Pesquisando um pouco, achei uma versão pra iPhone: http://www.moondoglabs.com/store/

Bem mais em conta! :)

Tem o vídeo explicando também:

« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, 20:53:09 por bfscf »


bruno_sfc

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Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2016, 20:54:56
Objetivas anamóricas surgiram para fazer formato widescreen em cinema mesmo (alguém lembra do Cinemascope / Panavision ?)

Normalmente quando se fala em anamorfismo é sobre a compressão da imagem em um dos dois eixos, geralmente o horizontal.

Podem ser usadas para comprimir uma imagem widescreen para um formato mais estreito, or exemplo.

Sugiro ler aqui antes:

http://www.red.com/learn/red-101/anamorphic-lenses
http://www.projectorcentral.com/anamorphic_lenses.htm
http://petapixel.com/2014/05/07/shooting-anamorphic-lens-dslr/

Obrigado pelos links, vou ler com calma depois...


felipemendes

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Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2016, 21:02:16
Pesquisando um pouco, achei uma versão pra iPhone: http://www.moondoglabs.com/store/

Bem mais em conta! :)

Tem o vídeo explicando também:



Não tem como ver o vídeo agora, mas tem um app pra esticar a imagem/vídeo depois?


bruno_sfc

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Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2016, 21:06:35
Não tem como ver o vídeo agora, mas tem um app pra esticar a imagem/vídeo depois?

Tem um aplicativo (que não é deles) que faz isso: FiLMiC Pro.


bruno_sfc

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Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2016, 21:09:53
Sobre a fisheye, não é a mesma coisa, claro. Mas, da mesma maneira que se pode fazer o "de-fish" de uma fisheye pra rectilinear, não poder-se-ia fazer isso pra ectiretangular, diminuindo a distorção nas bordas? Editei pra colocar minha própria resposta: não dá.

Pois é! Isso porque a fisheye distorce, não comprime. As lentes anamórficas comprimem, mas mantêm a profundidade e perspectiva. 8-)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, 21:11:39 por bfscf »