Autor Tópico: Noturna Cachoeira  (Lida 2507 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #15 Online: 08 de Janeiro de 2016, 21:17:32
Olá Luiz, baita foto, parabéns!

Sinceramente, já que a lua estava dando o ar da sua luz, melhor ainda para clarear a cena. Para esse tempo de exposição daria pra usar ISO 100 na minha opinião.
Já fiz vários testes com a minha D7100 e conclui que é melhor uma exposição maior com ISO menor do que o contrário. Porem em exposições com mais de 15 minutos de duração o ruído térmico pega valendo e ai só o Black frame resolve, as custas de o processo demorar o mesmo tempo da exposição. Para uma trilho mais longo teria de ser aí umas 2h de exposição com o redutor posteriormente.

Bem legal!


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2016, 21:29:14
Linda foto!


abraz

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2016, 22:40:55
Ficou mto interessante, valeu o registro.
Canon 50D + SX260
Lens: Canon 24mm, 100mm, 18-135mm / Tamron 17-50mm / Teleconverter Vivitar 2x
Flash Canon 430EXII
Analogicas: FTb, AE1, K1000, MTL3, 12Xp, Trip35, EOS500...


luis figueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:24:42
Entendi... e em relação a redução de sombras para recuperar informação em partes mais escuras, ajuste básico do LR?
Sim, useo os ajustes básicos do LR.
Abaixo o antes e depois da foto. O que tentei fazer foi tirar as sombras e dar mais contraste no ceu para evidenciar o rastro das estrelas. Abcs
D 750 10-20mm 3.5, 17-70mm 2.8, 70-200mm 2.8


luis figueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:26:57
Olá Luiz, baita foto, parabéns!

Sinceramente, já que a lua estava dando o ar da sua luz, melhor ainda para clarear a cena. Para esse tempo de exposição daria pra usar ISO 100 na minha opinião.
Já fiz vários testes com a minha D7100 e conclui que é melhor uma exposição maior com ISO menor do que o contrário. Porem em exposições com mais de 15 minutos de duração o ruído térmico pega valendo e ai só o Black frame resolve, as custas de o processo demorar o mesmo tempo da exposição. Para uma trilho mais longo teria de ser aí umas 2h de exposição com o redutor posteriormente.

Bem legal!
Concordo contigo mas na pressa (ou na ansiedade) de clickar, optei pela longa exposição.
D 750 10-20mm 3.5, 17-70mm 2.8, 70-200mm 2.8


luis figueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:34:02
Olá Luiz, baita foto, parabéns!

Sinceramente, já que a lua estava dando o ar da sua luz, melhor ainda para clarear a cena. Para esse tempo de exposição daria pra usar ISO 100 na minha opinião.
Já fiz vários testes com a minha D7100 e conclui que é melhor uma exposição maior com ISO menor do que o contrário. Porem em exposições com mais de 15 minutos de duração o ruído térmico pega valendo e ai só o Black frame resolve, as custas de o processo demorar o mesmo tempo da exposição. Para uma trilho mais longo teria de ser aí umas 2h de exposição com o redutor posteriormente.

Bem legal!
Complementando, envio uma outra foto com rastro que foi um click de aprox 90 min em 12 fotos e depois empilhadas no app Star Trail.
D 750 10-20mm 3.5, 17-70mm 2.8, 70-200mm 2.8


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:53:23
 Linda foto
:clap:
~ Know your limits, but never accept them ~


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Janeiro de 2016, 09:45:20
Linda!!!  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #23 Online: 12 de Janeiro de 2016, 10:00:32
Bem legal essa tbm.

Eu nunca usei essa técnica de combinar as fotos para os trilhos, quem sabe um dia.

Por enquanto eu prefiro um tiro único mesmo, embora isso implique em uma série de dificuldades, pois quanto maior o tempo de exposição mais clara fica a imagem, e para star trails isso não é bom.

A bem da verdade noites de lua cheia ou acima de 70% de luz não são o melhor cenário para esse tipo de tarefa.


luis figueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 12 de Janeiro de 2016, 14:50:05
Bem legal essa tbm.

Eu nunca usei essa técnica de combinar as fotos para os trilhos, quem sabe um dia.

Por enquanto eu prefiro um tiro único mesmo, embora isso implique em uma série de dificuldades, pois quanto maior o tempo de exposição mais clara fica a imagem, e para star trails isso não é bom.

A bem da verdade noites de lua cheia ou acima de 70% de luz não são o melhor cenário para esse tipo de tarefa.

Cara, é muito fácil e bem legal. Primeiramente vc tem que fotometrar na foto do primeiro plano depois, fotometrar o ceu e com um disparador programavel - custa uns 100 r$ - vc programa o numero de fotos o intervalo entre elas (p/ rastro pode ser 1s) e o tempo de abertura para cada foto (eu uso 5min - dependendo da conjunto de luzes). depois vc baixa no app Star Trail e faz o empilhamento e pos processamento.
D 750 10-20mm 3.5, 17-70mm 2.8, 70-200mm 2.8


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #25 Online: 12 de Janeiro de 2016, 16:21:19
Cara, é muito fácil e bem legal. Primeiramente vc tem que fotometrar na foto do primeiro plano depois, fotometrar o ceu e com um disparador programavel - custa uns 100 r$ - vc programa o numero de fotos o intervalo entre elas (p/ rastro pode ser 1s) e o tempo de abertura para cada foto (eu uso 5min - dependendo da conjunto de luzes). depois vc baixa no app Star Trail e faz o empilhamento e pos processamento.

Legal!

Ainda vou experimentar. Valeu!


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Janeiro de 2016, 11:25:24
Fantástica! Que foto!
Aprendi muita coisa em um único post!
Parabéns mesmo!
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 21 de Janeiro de 2016, 13:11:35
Cara, é muito fácil e bem legal. Primeiramente vc tem que fotometrar na foto do primeiro plano depois, fotometrar o ceu e com um disparador programavel - custa uns 100 r$ - vc programa o numero de fotos o intervalo entre elas (p/ rastro pode ser 1s) e o tempo de abertura para cada foto (eu uso 5min - dependendo da conjunto de luzes). depois vc baixa no app Star Trail e faz o empilhamento e pos processamento.

É assim mesmo, e atesto que é fácil.

Algumas câmeras (sei que as Fuji ficaram assim depois de uma atualização) já têm o intervalômetro embutido. Mas tem que tomar cuidado com a exposição do dark frame. Pra uma exposição de 3 minutos, o dark frame tem 3 minutos também. Com isso, o star trail pode ficar tracejado...  :doh: