Autor Tópico: Lente do Kit - Iniciante - Críticas  (Lida 1681 vezes)

jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Resposta #15 Online: 12 de Janeiro de 2016, 13:04:06
Jeff, obrigada!
Amei sua foto!

O efeito que eu queria era justamente o panning, mas eu falho quando foco, pois ele não fica nítido. Você usa o ponto de foco central para fazer essa?
Eu tb uso o modo TV para tentar fazer ela e o disparo contínuo para dar uma força, mas ainda não consegui nada igual a sua, bem de revista mesmo! Parabéns!

Obrigado, Mari!

Normalmente o ponto de foco central é o mais preciso. Mas se utilizar o ponto central para o foco, depois tem que fazer um crop na edição... Porque o assunto centralizado não fica legal na composição.

E eu não uso disparo contínuo, faço um único disparo. É lógico que no dia que tirei essa foto saíram outras tantas erradas, e fui tentando até acertar.

Para que não fique tremido é importante que o seu movimento seja só horizontal, não deixando a câmera se mover para cima ou para baixo, formando uma linha diagonal.
Quanto mais perto você estiver do assunto, mais difícil! Então o esquema é se distanciar. Nessa foto por exemplo, era uma estrada com duas pistas em cada sentido. O ciclista na pista da direita e eu no acostamento do outro lado da pista. Então acho que eu estava a uns 10 metros dele, ou mais. Se eu estivesse muito próximo, qualquer movimento que eu fizesse poderia alterar a área de foco
TH3 - Triathlon Hard Caiobá (11) by Jefferson Ramos, no Flickr

Vejo o assunto se aproximando, aponto a câmera para ele. Deixo a câmera colada no rosto e os cotovelos apoiados no meu corpo, tudo para evitar a tremida. E quando o assunto já está no meu quadro eu clico no botão até meio curso para focar. Assim que recebo a confirmação do foco eu efetuo o disparo ao mesmo tempo em que movimento todo o meu corpo na mesma direção e na mesma velocidade do assunto.

Não sei se consegui explicar direito, espero ter ajudado  :)
Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8