Autor Tópico: Breve review da E-M5 II  (Lida 4921 vezes)

Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Online: 09 de Janeiro de 2016, 20:35:35
Pessoal,

Resolvi fazer um breve review da OM-D E-M5 II e das lentes novas que comprei no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=iW2WeO1iN6U

No youtube fiz só um review rápido, de modo que abaixo falou um pouco mais sobre a câmera e lentes.

Eu já sou há algum tempo fã das m43. Tinha até pouco uma E-M5 I que vendi para comprar a II.  No período que tive a mk I,  comparei ela com duas câmeras FF que comprei,  mas vendi: a Nikon D610 e a Sony A7II. No final das contas,  para mim pelo menos,  a vantagem de qualidade de imagem das FF em relação às m43 não valia a pena o maior peso e preço.

Agora aproveitei minha ida aos EUA para comprar a E-M5 II,  mais as seguintes lentes: a famosa Olympus 12-40 2.8 Pro,  a nova Mitakon 25mm f/0.95,  a tele barata Olympus 40-150 4-5.6R e a Olympus 17mm 1.8. Junto com a Olympus 45mm 1.8 que já tinha (e a Panasonic 20mm 1.7 que coloquei à venda), é um conjunto quase completo (faltando apenas uma macro e uma super grande angular,  que ficam para a próxima viagem talvez).

Sobre a E-M5 II,  é a câmera com melhor usabilidade que já tive. A pegada dela melhorou em relação a versão I e as mudanças de Controle realmente facilitam a operação da câmera. Na prática você tem um botão para quase todas as funções que precisa e a alavanca 1/2 é ótima de usar.  Quase tudo é customizavel,  então você pode configurar a câmera como bem entender.

É claro que não tem uma pegada tão boa quanto uma estilo DSLR,  mas com isso ela pode ter um tamanho menor que a EM1, por exemplo. Com as duas mãos a câmera é muito confortável de usar.

Gostei da tela LCD que sai toda para o lado.  A estilo swivel realmente é mais prática quando você quer apenas tirar um foto com a câmera na linha da cintura,  mas a tela da mkII é mais versátil,  além de facilitar nas selfies. Uma das coisas que mais gostei foi que quando a tela está para fora o EVF fica desligado o tempo todo.  Isso economiza bateria e se você aproximar a câmera do seu corpo a tela LCD não vai desligar.  Com a mkI, por exemplo (e o mesmo com a SONY A7II), sempre acontece de você estar filmando e quando aproxima a câmera muito do corpo o LCD desliga, por causa do sensor de proximidade.

Também é legal o fato de você poder fechar o LCD para o lado de dentro,  protegendo a tela de arranhões.

A qualidade de imagem é aparentemente a mesma da mkI,  tirando algumas novidades.  Primeiro,  o melhor estabilizador.  O modo High-res é interessante,  mas para falar a verdade,  nem usei ainda.  O video, pelo que testei até agora, me pareceu bastante superior (ainda que não no nível das Panasonic).

Há algumas outras funções interessantes: o botão HDR,  já tira 3 fotos e monta um HDR direto; tem focus bracketing (que também não usei), intervalômetro (não usei tb) e etc.

Enfim, estou muito satisfeito com a câmera e com o conjunto de lentes todo. Merece especial menção a Oly 12-40mm 2.8 que realmente é fantástica. Acho o range muito bom, servindo para 90% das minhas fotos. E poder ficar em 2.8 direto é realmente um luxo. Tremenda lente, embora cara. Mas vale a pena.

Também a Mitakon é muito legal com a sua abertura de 0.95. Dá para usar em situações muuuito escuras e o desfocado fica show. É claro que a falta do foco automático dificulta bastante o uso. Não diria que é uma lente essencial no meu kit, mas é muito legal e não me desfaria dela.

É isso aí!

Abs,

Rodrigo
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2016, 20:37:51 por Rjansenbr »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:00:37
Boa, Rodrigo. :)

Pra ver como gosto é uma coisa muito pessoal, quase tudo que você gostou nela é o que eu (meio) não gosto, ahahahah. :)

A ergonomia é justamente o ponto que eu menos gosto (mas realmente parece que sou só eu). Explico - e como você também usa lente manual, vai entender:

Ao menos pra mim (que tenho mão meio grande), os botões no topo são meio ruins de alcançar rapidamente, uma necessidade quando tiro fotos em show; eu preciso ativar constantemente o zoom e o peaking, para focar (geralmente com teles). Como são meio perto do shutter, não acho eles muito rapidamente - e meu layout é um pouco diferente, uso o botão HDR pra zoom e o Fn3 pra peaking (o Fn2 eu nunca consigo "achar" rápido com a câmera no olho).

Fica mais complicado depois de usar a minha GX7, pois as Panasonic tinham pra mim o controle perfeito pra lente manual: o dial traseiro era pressionável, e você pressionando ele ativava (por default) o peaking E o zoom ao mesmo tempo (é uma crítica de vários usuários, pq as funções tem de ser ativadas em separado). Agora costumo deixar o peaking sempre ativado, e ativo/desativo o zoom - mas aí entra outra crítica, ao desligar a câmera você têm de reativar o peaking (nas Pannys, o peaking entra ativado por padrão com lente manual). É uma pena esse "trabalho", pois o peaking da Olympus na E-M5 II é muito melhor que o da Panasonic.

Depois que a minha câmera voltou do conserto, passei a usar ela sem o grip externo, e aí como o dedo fica no shutter original, os botões são notadamente mais fáceis de achar. Mas quando uso minhas 135mm ou 180mm f/2.8 antigas, é impossível não usar o grip...

O display aberto fazer o EVF apagar é bom (pelo motivo que você falou), mas com vídeo acaba sendo ruim - em vídeo, se você começa a gravar usando o EVF, ela vai ficar SEMPRE no EVF, o mesmo ocorrendo com o LCD; você não consegue mudar de "posição" após pressionar o REC.

Mas o que gosto, e muito nela: o IBIS, alguns aspectos da interface (você ter abertura e shutter em cor diferente - amarelo - na tela faz MUITA diferença, nas Panasonics são da mesma cor e você às vezes "perde" isso, a chave 1-2 (eu uso para mudar entre foco manual e auto, vou mudar para um ajuste que vi em um artigo, que fica ainda melhor - apesar que o botão Fn1 é horrível, esponjoso, duro e sem retorno tátil), os modos de exposição longa (é das coisas mais simples e geniais que já vi), e a imagem tem um sharpness a mais que as Panasonic não tem (pois todas elas têm filtro AA).

Ah, um cuidado: dependendo como você usa a câmera, a borracha do EVF pode ser facilmente perdida (por exemplo, pendurada no peito com uma correia), então tome cuidado. A da minha soltou dentro da bolsa no primeiro dia de uso, fiquei meio paranóico e comprei duas borrachas extras em seguida; claro que aí NUNCA mais soltou, ahahahaha

A 12-40 é uma ótima lente. :) E quando puder faça um teste da Mitakon, curioso pra ver.

Abraço!
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:19:41
Marcio,

Pelo visto você usa o foco manual muito mais que eu, eu só uso de vez em quando, só com a Mitakon mesmo. De fato, achar os botões em cima nem sempre é fácil e dá para confundir. Talvez se usasse mais perceberia as dificuldades que você falou.

No caso do focus peaking, não tenho usado muito, pois em 0.95 acho que não dá para confiar. Aí vou no zoom e sempre com muita calma, pois é chatinho de acertar o foco em 0.95...

Depois vou separar uma fotos em alta com a Mitakon e posto aqui. Eu achei muito boa, mas é claro que não é super sharp, até porque o foco é difícil de acertar na mão. Serve ao propósito de tirar retratos com maior desfoque e em situações de pouca luz. Mas como regra prefiro sempre as autofoco.

E você tem razão quanto ao display, já me frustrei de não poder olhar pelo EVF com o display aberto, mas no geral preferi do jeito que é.

Abs,

Rodrigo


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:27:38
curiosa também pra ver as fotos dessa mitakon.


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2016, 21:47:51
curiosa também pra ver as fotos dessa mitakon.

Tem no video do youtube  :ok:


panis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2016, 22:38:52
O  vídeo não está disponível aqui. Verifica se colocou alguma música com copyright ou bloqueou para acesso em outros sites.  Eu uso Talkpad.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2016, 23:05:00
Tem no video do youtube  :ok:

mas queria ver a foto em arquivo mesmo, em tamanho original. Dá pra ter uma noção melhor.
As fotos com a mitakon foram tiradas em iso 200?


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2016, 23:18:37
O  vídeo não está disponível aqui. Verifica se colocou alguma música com copyright ou bloqueou para acesso em outros sites.  Eu uso Talkpad.

Deve ser por causa da música de fundo... não dá para abrir direto no youtube?


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2016, 23:21:13
mas queria ver a foto em arquivo mesmo, em tamanho original. Dá pra ter uma noção melhor.
As fotos com a mitakon foram tiradas em iso 200?

Coloquei várias em um álbum do flickr. As do coelinho são todas JPG direto da câmera em todas as aberturas. As outras editadas ao meu gosto.

https://flic.kr/s/aHsksvZLgQ


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2016, 23:28:13
Parabéns pelo review...
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2016, 23:35:52
Parabéns pelo review...

Valeu Thales! Abs


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2016, 00:33:47
O  vídeo não está disponível aqui. Verifica se colocou alguma música com copyright ou bloqueou para acesso em outros sites.  Eu uso Talkpad.

Fiz o upload do video sem a música de fundo: https://www.youtube.com/watch?v=zEbwKdzGTkk&feature=youtu.be

Abs,

Rodrigo


panis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2016, 08:53:43
Opa Rodrigo, agora foi. Vc pode colocar uma música genérica no próprio YouTube se achar que fica melhor. Sempre que tem copyright seus vídeos ficam bloqueados e ninguém consegue ver até resolver. Vou dar uma olhada no seu review, eu na verdade acabei de pegar uma Fuji X T10, que seria uma concorrente, mas é sempre bom conhecer novos equipamentos :)


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2016, 10:47:51
Opa Rodrigo, agora foi. Vc pode colocar uma música genérica no próprio YouTube se achar que fica melhor. Sempre que tem copyright seus vídeos ficam bloqueados e ninguém consegue ver até resolver. Vou dar uma olhada no seu review, eu na verdade acabei de pegar uma Fuji X T10, que seria uma concorrente, mas é sempre bom conhecer novos equipamentos :)

 :ok: um saco esse negócio de bloquear as músicas. Vou procurar depois essas músicas abertas...


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2016, 10:55:07
Bacana o reviewzim Rodrigo! :ok:

Como você, estou fechado com o m4/3 sem medo de ser feliz. E acho essa camera sensacional, pena que no momento não estou podendo ter uma...  :(
 
Mas quando/se for adquirir a minha, eu vou comprar um grip junto, original ou não. Gosto do grip JB (amazon) de madeira, mas pelo preço dá pegar o original HLD-8G. Existe a opção de um chinês no ebay L-bracket, em média 30 dólares, com encaixe padrão arca swiss horizontal e vertical, bem interessante também.

A escolha da Olympus de manter esse 'grip raso' nessa linha me parece muito acertada. Dependendo da situação você acresenta ou não o grip. Por conta disso, a E-M5II deve ser a menor ILC high-end selada disponível atualmente, e pra quem faz longas caminhadas, por exemplo, não existe camera mais indica, NMHO.
  vimeo     flickr     insta