Autor Tópico: DELL pronto ou montar? Para melhorar o Lightroom na performance  (Lida 4471 vezes)

andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Olá Pessoal!

Utilizo muito o Lightroom e Photoshop simultaneamente (além do navegador com com algumas abas abertas). Um processo hoje de exportar umas 1.000 fotos, demora várias e várias horas, tenho que deixar o pc ligado a noite e ir dormir, quero melhorar isso com uma nova máquina.
 
Primeiramente pensei em comprar um Dell pronto, depois de ver o valor pensei também se não ficaria mais barato montar um do zero, o problema aqui é que eu não estou mais atualizado sobre hardwares, não sei quais estão melhores, compatibilidade, etc... (no caso de comprar peça por peça, pensei em mandar trazer do Paraguai ou comprar no Kabum).

Posso estar errado, mas depois de dar uma pesquisada, vi que tenho que ter os principais itens de boa performance: placa de vídeo, memória (é verdade que de 8GB para 16Gb quase não tem diferença na prática?), processador e um SSD.
 
Vi este Dell que sai por R$4.799,00 (sem monitor e sem o SSD) - http://www.dell.com/br/p/xps-8700/pd?oc=cax8700w10he161105brp345w&model_id=xps-8700
 
Processador
4ª Geração do Processador Intel® Core™ i7-4790 (3.6 GHz expansível para até 4.0 GHz, 8 MB de Cache)

Memória RAM
Memória 16GB, Dual Channel DDR3, 1600MHz (4x4Gb)

Disco Rígido (HD)
Disco rígido SATA de 1TB (7200 RPM)

Placa de vídeo2
NVIDIA® GeForce® GTX 745 4GB DDR3
 
Qual a opinião de vocês, é uma boa escolha ou seria melhor montar um peça por peça? Caso a melhor opção seja montar, o que me sugerem?

Abraços.


panis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2016, 13:17:16
Quase sempre montar é mais barato que comprar pronto. O ponto é pós venda, facilidade e agilidade na compra, manutenção, etc. Já avaliou a compra de um imac de 27 polegadas usado meados de 2011. Tela gigante com alta qualidade, com 16gb de RAM e para Photoshop e Lightrom da conta tranquilo. Só fica devendo para vídeo porque a placa de vídeo não é lá essas coisas. O processador é um i5.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2016, 14:20:15
Meu ultimo PC "montei": comprei placa mãe, processador, fonte e gabinete na Pichau -> veio montado. E o resto em outras lojas. Uma considerável economia se fosse para comprar a mesma configuração já montada.
César L. T.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2016, 14:24:59
Cara, vou me manifestar para acompanhar o tópico.
Também estou precisando de um pc / notebook. o meu já está com 7 anos e já fiz o upgrade que a placa permitia (Core2Duo). Mas ele está na UTI com os aparelhos ligados  :D


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2016, 15:26:11
O atendimento da Dell em garantia é fenomenal. Deu meleca no meu monitor faltando 1 mes para expirar uma garantia de 3 anos,... foi trocado por um novo



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2016, 16:31:46
Sempre monto meu PC. :ok:

Placa de vídeo extra não é necessário
http://protogtech.com/adobe-lightroom/do-i-need-a-powerful-video-card-for-lightroom-cc-6/
Se um dia for comprar uma placa de vídeo que ela use DDR5(2GB é suficiente) e tenha saída
DisplayPort, algo como a Nvidia GTX 950, mas a AMD R7 260X/360X(são a mesma coisa) sai mais em conta.

Recomendo que use um gabinete bem refrigerado e se não for usar o micro com ar-condicionado
colocar um dissipador maior para a CPU, na hora de converter 1000 fotos no calor do verão a CPU vai
esquentar e diminuir a velocidade de processamento.
Recomendo um Xigmatek Red Scorpion II ou Dark Knight
http://boadica.com.br/produtos/f2212/137115.html (Ghamma-Tech)
http://www.pichau.com.br/cooler-cpu-xigmatek-red-scorpion-ii-sd1283-en6688-box

Para calcular a potência da fonte http://outervision.com/power-supply-calculator
Uma Corsair CMPSU-430CX 80 Plus Bronze já da conta do recado.

Para SSD recomendo Samsung e de preferência  a linha PRO.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2016, 13:36:54 por Pictus »


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2016, 13:15:06
No meu caso, prefiro um PC de marca, então, aproveitando o tópico..

Qual destas duas configurações oferece melhor custo x benefício:

http://www.dell.com/br/p/xps-8700/pd?oc=cax8700w10he161104brp353w&model_id=xps-8700

http://www.dell.com/br/p/xps-8700/pd?oc=cax8700w10he161105brp345w&model_id=xps-8700

Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2016, 16:58:47
Um são 12 parcelas de R$370 e o outro 12 de R$412.
Por R$42 de diferença de cada parcela prefiro a opção mais cara.


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2016, 17:20:57
Tem também os workstation da Avell com 3 anos de garantia

http://avell.com.br/notebooks-para-uso-profissional/titanium-w155-pro-v3

Se não me engano a tela é IPS


panis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2016, 18:14:51
Pela diferença de valor acho que vale o mais caro tb. Mais placa de vídeo e memória que vai evitar travamentos na edição e facilitar seu dia a dia.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2016, 11:09:34
 Aos interessados,

As configurações do desktop XPS com processador Core i5 8Gb RAM e Core i7 8Gb RAM sofreram redução de preço de ontem pra hoje.

Não vou citar preços aqui para não ficar fazendo propaganda desnecessária.

Visitem o portal da empresa.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2016, 17:51:00
Passei tanta raiva com um pc montado que há um ano resolvei meter a mão no bolso e comprar um dell, o modelo escolhido foi o xps 8700, 16 gb de ram, hd 2 tb híbrido com 32 gb ssd, placa de vídeo amd r9.
Sinceramente não arrependo em nada...
Até hoje foi um ano trampando sem me dar dor de cabeça.
Já editei com coreldraw e photoshop abertos juntos, arquivo com 3x4 metros (banner) chegou a usar 98% de memória ram e não travou.
Tenho a certeza que quando tiver que trocar qualquer pc de serviço, vai vir outro dell até substituir todos os que temos aqui


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2016, 20:18:08
Depois do meu TK 90x sempre usei Mac. Tava com o mesmo problema do colega, precisando fazer um up, e resolvi sondar.

A melhor opção pra mim é um laptop, então montar a maquina não é opção.

Numa boa, 22 pau num laptop é abuuuuuuso (melhor macbook pro disponível). Então resolvi esperimentar um com windows.

Comprei um Dell Inspiron 15 Série especial e não estou arrependido. Ainda acho o Windows muito complicado, mesmo sendo a máquina Top da Dell meu Macbook Pro 2011 dá de 10 em acabamento e facilidade de usar (que saudades do track pad!!!), mas o Dell tá rodando Lightroom e Photoshop na velocidade da luz e sem apurrinhações.

Depois que a Apple foi pra China as máquinas ficaram menos confiáveis, e pagar 4x mais por menos performance (atual macbook pro top x Dell de 15" top) é simplesmente inviável.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 16:30:04
 Quem entende de hardware de verdade sabe que montar além de mais barato nunca terá dores de cabeça. Além de nunca precisar levar para a assistência e gastar com manutenção. Sem contar também que montar é muito divertido.
 


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 19:58:08
Pessoal,

Por incrível que pareça ainda não consegui me definir. Mês de janeiro foi sem férias muito trabalho e escrevendo um TCC de pós-graduação. Infelizmente perdi as melhores promoções que a DELL fez no começo de Janeiro antes do aumento do imposto.

Os preços subiram, e agora a DELL entrou em promoção de novo, só que não tão boa como antes.

Para desenvolvimento Java, PHP, MySQL, PostgreSQL e, além disto, edição AMADORA de fotos.
Quando falo em edição amadora, me refiro a Picasa e no máximo Lightroom 5.0.
Nem de calibração de monitor eu entendo, até prefiro que já venha calibrado de fábrica.

DELL XPS Core I5, 8Gb RAM, HD 1 Tb, placa de vídeo 1Gb DDR3 (64bits) é suficiente ?

Ou teria que ser no mínimo um

DELL XPS Core I7, 8Gb RAM, HD 1Tb, placa de vídeo 1Gb DDR3 (64 bits).

Devo partir logo para um XPS Core I7, 16Gb, HD 1Tb, placa de vídeo de GTX 745 4Gb DDR3, 64 bits, configuração esta que está bem salgado o preço, mas ai eu sacrificaria o monitor, pegaria um LG IPS 23"  ?

Obrigado pela atenção.
Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo