Autor Tópico: Errado ou certo ou... apenas orégano estragado...  (Lida 2134 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Online: 10 de Janeiro de 2016, 22:36:16
Estava procurando no google algo sobre contraluz, luz batendo no sensor e redução do contraste e fui direcionada para uma postagem aqui do forum, de 2012, do querido Luiz. Na época, não fazia nada das viagens na maionese que faço hoje e por isso o orégano estragado no título (a velha guarda do forum vai se lembrar disso... rsrs). E respondi no tópico... e o que me chamou a atenção foi minha mudança de pensamento. O que gostava antes agora não gosto... gostava de contraste nas fotos e hoje adoro baixo contraste, uso de freelensing para deixar a luz entrar atrás da lente reduzindo ainda mais o contraste da imagem e suavizar o foco. Gostava de preto em zona zero e atualmente evito a qualquer custo os extremos (zero ou acima do 9). Mas o que mais apreciei no tópico foi a discussão filosófica com muito orégano nas idéias que surgiu com isso... sugiro fortemente que cliquem no link e curtam a postagem do Luiz e todos os comentários feitos:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=68012.0

Mas... como estamos na galeria, pensando no título e no que eu gosto, posto algumas coisas "erradas", mas... certas! Porque foram da forma que eu queria... porque gosto ou porque a imagem permitia... e vamos lá, em 3 blocos:

Longa exposição, com ou sem movimento de câmera, com imagens borradas... muitos aqui conhecem meus autorretratos que seguem nessa linha:

Subexposição... simplesmente porque gosto...


Centralizações... quando a imagem pede (EMHO) e... vinheta... porque realmente gosto... rsrs




Ufa! Errado... certo... maionese... orégano... conhecendo as técnicas e planejando o que se quer...o que gosto ou não e o que ajuda ou atrapalha o resultado... comentários, críticas, viajadas... valeu! ;)
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2016, 22:58:49 por Pris WerSo »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2016, 23:33:03
Agora que vi... o comentário sobre a vinheta era para ter ficado no segundo bloco de fotos e não no de centralizações  :doh:


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2016, 01:02:00
Acho que as suas fotos nesse momento está muito mais ligada a forma e a imaginação do que o significado dos objetos,
e ver se torna menos importante que perceber.




Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2016, 08:27:22
É uma galeria interessante, algumas fotos me chamaram a atenção, outras já achei sem algum chamativo.

Bela série
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2016, 08:47:48
Acho que as suas fotos nesse momento está muito mais ligada a forma e a imaginação do que o significado dos objetos,
e ver se torna menos importante que perceber.

Talvez essa tendência esteja mais acentuada... gosto de mexer um pouco na leitura habitual. Mas sei que corro o risco de não gostarem por sair muito do habitual. Ainda faço as mais certinhas, com as plantas em estúdio, mas gosto das simetrias e o que elas oferecem, principalmente quando há espelhamento. E gosto do desenho do motion blur, o que ajuda também a deixar irreconhecíveis os humanos que fotografo ;)

Obrigada, meu caro! :)


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2016, 09:05:59
É uma galeria interessante...

A do flickr?

...algumas fotos me chamaram a atenção

Quais? :)

... outras já achei sem algum chamativo.

Quais? Pelo estilo, enquadramento, edição... tudo... nada?

...
Bela série

Gostou de todas? Obrigada por comentar e se puder comentar mais!!  ;)


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:24:19
Acho que uma das coisas que vc falou, ocorre, mais cedo ou tarde, com todas as pessoas: Mudamos muito de ideia, de gosto, de opinião, ainda que tenhamos o objetivo de manter um tema ou estilo.

Isso é evolução  :)

Outra coisa que pega é a velha história de fazer algo convencional, dentro das regras, que agrada a maioria, ou ter um trabalho diferenciado, muitas vezes fora do comum.

Não li o tópico que vc passou no link, mas sou da opinião que cada um deve, como disse o "velho Adams", seguir somente as suas próprias convicções, independente se o que vc faz é o tradicional ou totalmente abstrato, as vezes completamente sem sentido para as outras pessoas. Saber transmitir a mensagem é o caminho.

O teu trabalho, Pris, eu acho sensacional. Vc tem uma linguagem específica, bem destacada, e seu olhar consegue tornar o comum em incrível. Uma vez o Zig Koch disse em um workshop: Quanto menos coisas / elementos vc tiver dentro da fotografia, e ainda assim ela ser interessante, melhor. Posso afirmar que vc é uma fotografa que consegue bem isso.

Com contraste ontem ou sem amanhã, o que vale é o conteúdo, a mensagem. "Foco na foca"


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2016, 22:02:44
Oi Raphael! Fico super feliz por gostar das minhas viagens...  :)
Depois que comecei a entender um pouco sobre fotografia comecei também a querer inventar. No início, era mais abstracionismo e minimalismo, tudo em cores e saturadas. Quando vi, já estava querendo outra coisa é o P&B me pegou de jeito. Aí a questão que sempre surge e ouço muito em fóruns: a exposição ta errada! A foto ta centralizada, não tem dinamismo! Ta borrada, sem nitidez! Errado para quem é por que? Se eu quis e consegui minha intenção, pode até não ser o esperado, o comum, mas ta certo. É o link para i tópico do Luiz é justamente por esse questionamento é por toda a discussão que se seguiu... muito interessante e vale à pena  ;)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2016, 22:16:35
Pessoal costuma ser muito bitolado em fotografia e logo de cara já torce o nariz pra fotos que são diferentes. Eu acho que tá mais que na hora de sairmos desse pensamento pequeno, pensar diferente, experimentar, arriscar. Claro que muitas vezes pode acabar não dando certo, mas quando dá certo vale todo o experimentalismo.

Pris, sempre comentei aqui no fórum que curto suas fotos. Algumas não gosto tanto, outras gosto muito, normal, mas no geral gosto muito e admiro que você experimente essa fotografia diferente. Certo, errado, acho que isso não existe quando tratamos da fotografia como arte. Na minha opinião existe apenas o gostar e o não gostar.

Um pensamento que tenho desde criança. Muito melhor tentar tirar dez, mesmo correndo risco de tirar zero, do que passar a vida inteira tirando cinco.  :D


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2016, 22:30:41
Oi Pris, Acho que quando eu fui feito, na linha de montagem não passei no setor do orégano  :D
passado alguns anos analisando seu estilo próprio, ainda não consegui me sentir atraído por ele.

Porém, curti bastante a 4 - 7 - 8 nessa ordem.

 :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2016, 00:29:49
Eu escrevi mesmo aquilo? :D
Essa história de errado e certo é muito estranho, né? É ausência completa de reflexão. Nao estou me referindo as pessoas como burras. É que a gente esquece de refletir mesmo. Fomos condicionados a termos preguiça disso.

Agora, outra coisa que acho que a gente tem que ter cuidado é com essa historia de querer ser diferente. Aí todo mundo resolve ser diferente e fica tudo igual novamente. Nao estou me referindo as suas fotos. Estou apenas viajando na maionese :).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2016, 16:24:20
Gostei do bloco das subexpostas. A da coruja ficou ótima!

Tenho uma regra comigo, que talvez seja muito simplória. Mas, pra mim, funciona:

Se você quebra uma "regra" de qualquer atividade artística, sem saber o que está fazendo, isso se chama ERRO. Mas se você quebra a "regra" sabendo o que faz, isso se chama CRIATIVIDADE... (Esse orégano não tava legal...  :no:)

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2016, 20:27:52
Oi amigos!!! Legal essa conversa, a troca de pontos de vista. Ninguém precisa seguir e muito menos quebrar regra alguma. Precisamos fazer aquilo que nos atrai, onde nos sentimos felizes, mesmo que seja totalmente correto (luz, cores, composição e edição). Só acho interessante o conceito pré formado que se algo está fora do "normal" está errado. Acredito que haja uma dificuldade em se analisar uma foto única. A olhamos com nossos conceitos e assim gostamos ou não, criticamos ou elogiamos. Mas a partir do momento em que se percebe que é uma forma de expressão, isso muda (ou deveria mudar). Compreende-se sem que se torne obrigatório se gostar... gostar está em outro nível que passa por nós, por nossas afinidades, lembranças, aversões. E podemos até mudar de ideia em relação a algum conceito ou viagem. E aí entra... o orégano... o bom e velho orégano...  ;) :D

Obrigada, galera, pelos comentários sinceros...  :wub:
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2016, 20:28:36 por Pris WerSo »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2016, 09:12:03
A do flickr?

Quais? :)

Quais? Pelo estilo, enquadramento, edição... tudo... nada?

Gostou de todas? Obrigada por comentar e se puder comentar mais!!  ;)

4,5 e 6 pela composição e por como você editou, deu um toque bem particular. Ficou muito diferenciado.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


digopenna

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2016, 14:12:02
curti MUITO a primeira, foto para fazer um quadro e por na sala
heheeh