Autor Tópico: Fugindo do minha zona de conforto - Street USP/EESC - São Carlos  (Lida 1449 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Aproveite a semana entre Natal e Ano novo para passear na cidade da minha sogra e aonde eu estudei (São Carlos). Em uma das saídas com a minha filha, levei a máquina para fotografar algo que me cativasse e fizesse sair da zona de conforto. Pois bem, tem algumas aí embaixo e espero que comentem para o bem ou para o mal.
A opinião de vocês é fundamental....

1. Parede do fundo do CAASO
20151230-DSC_8301 by Thales Souto, no Flickr

2.
20151230-DSC_8303 by Thales Souto, no Flickr

3. Parede do CAASO
20151230-DSC_8305 by Thales Souto, no Flickr

4.
20151230-DSC_8304 by Thales Souto, no Flickr

5. Rua que corta Prédio Central EESC e Alojamento estudantil
20151230-DSC_8286 by Thales Souto, no Flickr

6. Alojamento estudantil I
20151230-DSC_8297 by Thales Souto, no Flickr

7. Em outro tratamento
20151230-DSC_8296 by Thales Souto, no Flickr

8. EESC - HDR
20151230-DSC_8261-HDR by Thales Souto, no Flickr

9.
20151230-DSC_8280 by Thales Souto, no Flickr

10.
20151230-DSC_8281 by Thales Souto, no Flickr

11.
20151230-DSC_8283 by Thales Souto, no Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2016, 06:01:30
Eu gostei pra caramba, Thales, parabéns.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2016, 07:23:47
Bela série!!! Só não gostei da ultima, pois acho que P&B não combinou bem aí...  :clap: :clap: :clap:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2016, 08:24:31
Boa série, parabéns. Vale a pena uma saída assim, faz a mente voar
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2016, 08:42:55
Bom dia, Thales!! Legal sair da zona de conforto... nos faz tentar ver algo além, que pode inclusive aprimorar a nossa zona.

Suas fotos são sempre corretas. Luz correta, belas cores, nitidez na medida. Acredito que seja assim que prefira, mas até conseguiu experimentar algo novo com o estilo de edição. Gosto de tonalizações e baixo contraste... gostei da edição nova. O P&B, para mim, sempre é bom... mas na 5, não sei se pelo contraste, algumas áreas não ficaram boas, como se tivesse AC na original... já na última, faltou brincar com os canais de cores, para diferenciar os tons de cinza. O que era vermelho ficou próximo do que era verde e dá para mexer nisso para separá-los, assim como no canal do amarelo para melhorar os tons nas árvores.
O que eu acho que ainda precisa trabalhar é a composição... são fotos bem feitas, mas falta algo. A 2 é legal pela textura e desfoque. A 1 é mais documental... não tem tanto um trabalho de composição. Está mostrando o grafite.
Na 3, faltou ficar atento a detalhes... cortou a janela, cortou a planta da esquerda e faltou alinhar as verticais... você tinha tempo, só faltou treino.
Nas fotos do alojamento, faltou o alojamento... acredito que não nomear algumas fotos seja mais interessante. Gosto desse desfoque, mas faltou algo na área em foco que prendesse o olhar ali. Falo isso porque só agora vi que também há flores e não só folhas. Se sua intenção era o prédio e não a área em foco, talvez repensar a área em foco ou o DOF poderia ter sido melhor. E prefiro a 7.
Da sequência das fotos de 8 a 11, gosto da composição da 8 e da 9 pela brincadeira geométrica de ambas. Só uma coisa... cuidado com a saturação do canal do vermelho para não estourá-lo...

Falei demais...  :shock:
Espero que não se aborreça com minhas opiniões...  ;)
Fui!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2016, 11:07:59
Gostei bastante, Thales.
A única que não curti muito o tratamento foi a # 11.
A que mais gostei foi a #5.
Interessante sair da zona de conforto e enxergar novas possibilidades.
 :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2016, 19:28:19
Obrigado a todos pelos comentários e por saber que os gostos diferem bastante.

Em especial li e reli as críticas da Pris e alguns detalhes haviam passado desapercebido por mim. Achei que o texto explicativo induziu uma expectativa como no caso do alojamento aonde eu quis mostrar justamente o gramado e não o alojamento.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


emaildaangela@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2016, 20:15:14
Thales, as cores das fotos e a nitidez estão muito boas realmente, mas achei contraditório o título do post "saindo da zona de conforto" já que os assuntos das fotos me parecem pouco desenvolvidos. Veja a minha leitura:
As fotos dos grafites contam que naquele muro tinha um grafismo. Muito bonito, por sinal, mas isto é mérito do artista. A foto só reproduz, não conta algo a mais que isso.
Nas fotos dos grafites com flores e do gramado também acho que a sedução das cores e do foco no primeiro plano (que não deixam de ser a uma zona de conforto) deixaram a foto meio sem informação contextual.
Já as fotos 8 e 9 foram as minhas favoritas, pois existe contraste tonal e conceitual, linhas que direcional o olhar e um assunto forte que é a arquitetura. Diferente do grafite, a sua posição foi decisiva para que a justaposição das formas, aliada a diferença de contraste das cores, desse dinâmica visual na foto. Nessa foto eu já leio muitas outras coisas, como a intenção do arquiteto de destacar este caminho com os pórticos vermelhos e repetidos numa dinâmica mais livre em relação ao resto do edifício, mais modernista e regrado.
Na foto 10 achei que tem muito chão e na foto 11 perdeu-se ambos o contraste tonal e conceitual.

Claro que as pessoas pensam diferente e eu não defino as fotos como melhores ou piores nem boas ou ruins, mas sim como mensagens fortes e intencionais que geram uma leitura mais prolongada, uma contemplação ou reflexão. Isso gera um bom debate!


emaildaangela@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2016, 20:25:43
Ah, mais uma coisa! Não estou dizendo que os registros simples da paisagem urbana não tenham o seu valor. Claro que têm e eu quando viajo quero fotografar tudo o que vejo de criativo. Mas sei que para mim a foto diz uma coisa, me leva de volta a um lugar que eu estive e quis lembrar daquela imagem. Só que para outras pessoas que não estiveram lá, não é a mesma coisa que é para mim.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2016, 00:07:54

Thales, as cores das fotos e a nitidez estão muito boas realmente, mas achei contraditório o título do post "saindo da zona de conforto" já que os assuntos das fotos me parecem pouco desenvolvidos. Veja a minha leitura:
As fotos dos grafites contam que naquele muro tinha um grafismo. Muito bonito, por sinal, mas isto é mérito do artista. A foto só reproduz, não conta algo a mais que isso.
Nas fotos dos grafites com flores e do gramado também acho que a sedução das cores e do foco no primeiro plano (que não deixam de ser a uma zona de conforto) deixaram a foto meio sem informação contextual.
Já as fotos 8 e 9 foram as minhas favoritas, pois existe contraste tonal e conceitual, linhas que direcional o olhar e um assunto forte que é a arquitetura. Diferente do grafite, a sua posição foi decisiva para que a justaposição das formas, aliada a diferença de contraste das cores, desse dinâmica visual na foto. Nessa foto eu já leio muitas outras coisas, como a intenção do arquiteto de destacar este caminho com os pórticos vermelhos e repetidos numa dinâmica mais livre em relação ao resto do edifício, mais modernista e regrado.
Na foto 10 achei que tem muito chão e na foto 11 perdeu-se ambos o contraste tonal e conceitual.

Claro que as pessoas pensam diferente e eu não defino as fotos como melhores ou piores nem boas ou ruins, mas sim como mensagens fortes e intencionais que geram uma leitura mais prolongada, uma contemplação ou reflexão. Isso gera um bom debate!
Obrigado pelos comentários
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales