Autor Tópico: [Escoteiros do Brasil] Registro no movimento = Cessão de direitos  (Lida 812 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Sou um grande entusiasta do movimento escoteiro. Tenho muitas lembranças da época de membro juvenil, bem como quando membro escotista.

Há incontáveis coisas boas no movimento escoteiro, mas uma me incomodou desde 2015.
Ao fazer o registro no movimento escoteiro, por meio de um grupo escoteiro local, cedo o direito (jamais a autoria pois isso seria contra a lei de direitos autorais) de todas as fotos/videos feitos durante as atividades ou que tenham referencia ao movimento.

Ora, não posso mais fazer fotos nas atividades que já não me pertencem. Somente serei citado.

Ao fazer o registro, concordo. Se não concordar, não participo do movimento. Democrático, não?


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2016, 18:23:42
O conceito de "democracia" é próprio às relações do estado com o cidadão - estas são obrigatórias e regidas por lei.
Esse conceito não se aplica às relações entre o indivíduo e uma organização privada - clube desportivo, entidade profissional, entidade associativa ou quaisquer outras de adesão voluntária.

Não confundir isso com as interdições de salvaguarda dos direitos individuais; o escotismo não poderia, por exemplo, restringir o acesso de pessoas de tal ou qual etnia, porque isso feriria o princípio, irrenunciável, da dignidade da pessoa humana. Mas pode estabelecer normas de conduta que não firam direitos indisponíveis - e o direito de propriedade imaterial é disponível.

Você pode aderir ou não ao escotismo; isso é voluntário. Uma vez que tenha aderido, deve seguir as normas internas que não sejam afrontosas aos direitos indisponíveis, baseados em normas cogentes.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2016, 18:25:32
OK. Não é questão de democracia.
Mas não deixa de ser uma atitude extremamente antipática.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2016, 19:09:54
Eu ate acho justo.
Eles permitem que vc fotografe a atividade deles em troca eles querem poder usar as fotos para divulgacao ou memoria interna.

Pq nao?
Eh como se negocia com demais grupos, instituicoes e atividades de grupos privados normalmente.