Autor Tópico: Lente do Kit - Iniciante - Críticas  (Lida 1677 vezes)

maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:14:26
Olá pessoal,

Sei que pra quem já é expert na fotografia é meio que "um saco  :doh:" ficar dando sugestões e fazendo críticas para iniciantes, mas isso é muitooo importante para nós  8-)

Eu gostaria de críticas mais técnicas, e até mesmo de composição, apesar de envolver gosto pessoal. Eu só fotografo por hobby, mas quero muito melhorar.
As fotos são de temas variados porque facilita a restringir as críticas pro lado técnico.
Tenho uma T5i e a lente do kit 18-55, não tenho flash externo e não tenho nenhum acessório.











Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:24:27
Oi Mari! Bem-vinda!!!

Como edita suas fotos?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:43:11
Durante muito tempo meu equipamento para viagens foi uma EOS 350D velha com a 18-55 do kit, sem nada mais. Cobria quase todas as situações mais exigia mais cuidados em certas situações.

Com conhecimento prático adequado sobre o equipamento é possível fazer muita coisa boa com esse tipo de equipamento. Há um tópico específico sobre isso já.

A maioria dos eventuais problemas causados pela limitação do prórpio equipamento em si podem ser reduzidos ou mesmo eliminados se você fotografar em raw e editar depois em um programa decente, sabeno o que fazer, é claro.

Eu gostei das fotos. A primeira está subexposta mas não sei se foi de propósito. Seria facilmente contornável na pós. A segunda não está muito nítida mas com um pouco mais de técnica dá para resolver sem culpar o equipamento. A terceira, idem. A quarta está ótima com uma iluminação bem agradável. A quinta, não sei se foi a intensão o corte assim, mas eu gostei, a expressão está excelente.

Tem um ligeiro blur nas fotos mas acho que é problema de velocidade apenas. Tente usar velocidades mais altas na próxima. Se a abertura ficar colada no limite inferior da lente, aumente um pouco o ISO. A T5 vai na boa até ISO 800-1600.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:46:31
Acredito que você precisa estudar um pouco mais sobre: Velocidade, Abertura e ISO. Num segundo momento sobre composição. Em várias tem-se a impressão de foto tremida (algo a ver com a velocidade). Procure também estudar sobre o fotômetro que existe na sua câmera, ele vai te ajudar muito nessa questão.


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:53:45
Oi Mari! Bem-vinda!!!

Como edita suas fotos?


Olá Pris,
Estou aprendendo a editar, estou utilizando o Lighroom. Em cada uma uso uma ferramenta diferente dentro do Lightroom para ir conhecendo.


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2016, 11:00:50
Durante muito tempo meu equipamento para viagens foi uma EOS 350D velha com a 18-55 do kit, sem nada mais. Cobria quase todas as situações mais exigia mais cuidados em certas situações.

Com conhecimento prático adequado sobre o equipamento é possível fazer muita coisa boa com esse tipo de equipamento. Há um tópico específico sobre isso já.

A maioria dos eventuais problemas causados pela limitação do prórpio equipamento em si podem ser reduzidos ou mesmo eliminados se você fotografar em raw e editar depois em um programa decente, sabeno o que fazer, é claro.

Eu gostei das fotos. A primeira está subexposta mas não sei se foi de propósito. Seria facilmente contornável na pós. A segunda não está muito nítida mas com um pouco mais de técnica dá para resolver sem culpar o equipamento. A terceira, idem. A quarta está ótima com uma iluminação bem agradável. A quinta, não sei se foi a intensão o corte assim, mas eu gostei, a expressão está excelente.

Tem um ligeiro blur nas fotos mas acho que é problema de velocidade apenas. Tente usar velocidades mais altas na próxima. Se a abertura ficar colada no limite inferior da lente, aumente um pouco o ISO. A T5 vai na boa até ISO 800-1600.

Muito obrigada pelas críticas!
A primeira foi proposital a subexposição para dar um destaque maior para o laranja do sol. Procurei deixar o resto da paisagem mais escura para dar mais enfoque no pôr do sol, mas não sei se consegui transmitir isso.
A questão da velocidade é meu calo no sapato. Eu coloco ela rápida, compenso a iluminação no ISO, mas mesmo assim a foto fica tremida. Não sei qual meu problema, tenho que tirar fotos em 1/1000 pra cima  :(
As fotos 3, 4 e 5 foram tiradas em raw, mas como ainda estou aprendendo a pós produção, não está fazendo muita diferença.

Obrigada, mais uma vez!


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2016, 11:07:54
Acredito que você precisa estudar um pouco mais sobre: Velocidade, Abertura e ISO. Num segundo momento sobre composição. Em várias tem-se a impressão de foto tremida (algo a ver com a velocidade). Procure também estudar sobre o fotômetro que existe na sua câmera, ele vai te ajudar muito nessa questão.


Obrigada pelas sugestões!
Como mencionei para o colega acima, a velocidade é minha maior dificuldade. Eu consigo compensar bem a exposição com o ISO, mas mesmo com velocidade alta minhas fotos ainda ficam tremidas.
Sobre o fotômetro, ainda não consigo sair do TV e do AV justamente por me auxiliarem nisso. Agora que estou arriscando fotometrar em um branco e subir uns pontos pra ver como fica, mas tenho dificuldade em saber se ficou correto.
Eu até estudo bastante, o problema é conseguir colocar em prática  :(
Obrigada!  :)


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2016, 11:15:15
Obrigada pelas sugestões!
Como mencionei para o colega acima, a velocidade é minha maior dificuldade. Eu consigo compensar bem a exposição com o ISO, mas mesmo com velocidade alta minhas fotos ainda ficam tremidas.
Sobre o fotômetro, ainda não consigo sair do TV e do AV justamente por me auxiliarem nisso. Agora que estou arriscando fotometrar em um branco e subir uns pontos pra ver como fica, mas tenho dificuldade em saber se ficou correto.
Eu até estudo bastante, o problema é conseguir colocar em prática  :(
Obrigada!  :)

Experimente sair do modo TV e AV e passe para o MANUAL. Não deixe que a câmera escolha por você. É você que tem de tomar as rédeas e dizer pra ela o que deve fazer.
Eu me guio basicamente pelo fotômetro... se vou fazer uma foto como a sua última, do menino, procuro imaginar qual o enfoque quero dar... é no fundo desfocado, é congelar o momento, é deixar todo o frame em foco? Pense no que você quer enfatizar e depois disso regule a câmera. Se precisas de velocidade porque é uma cena em movimento (como a do skate), dependendo vais ter que sacrificar o ISO mais alto ou abertura menor... por isso, precisas dominar os princípios básicos ISO, velocidade e abertura. Depois que entender como funciona, é mamão com açúcar e #partiuComposição... aí sim, composição é algo mais profundo e que vai contar a história num piscar de olhos.




Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2016, 16:16:33
Maricarvalho,
Sou aprendiz assim como você. Algumas coisas que lí por ai na net podem lhe ajudar também.
Como por exemplo, nunca prima o botão do disparo de uma única vez. Vá até a metade, prenda a respiração (isso é o que eu faço), e tente manter o braço o mais estático possível. Isso por si só vai lhe ajudar a tremer menos.
Quanto ao ISO, tome cuidado com ISO alto, gera bastante ruido em lugares com pouca luz.
Siga a idéia do Amador47. Tente fotografar mais em modo M (manual). Vai lhe ajudar a compreender bem mais sobre fotometria e como o tempo de exposição, abertura do diafragma e o ISO trabalham juntos para a fotometria.

Das suas fotos, achei a 4 e a 5 muito boas. Gostei mesmo.
Parabéns.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2016, 16:19:27
Muito legal a 4, parabéns!  :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2016, 16:46:38
Cara, as fotos 3 e 4 me agradaram bastante pela composição, sobretudo feitas por quem está iniciando.

Fotografa em RAW ou JPEG? Comece a estudar tratamento de imagem. É importante para buscar isso para atingir uma linguagem interessante para suas fotos em relação a cores, tons, contraste, etc.

Um conselho de composição: na foto 1, vc centralizou duas coisas muito importantes para a foto, o sol e a linha do horizonte, fazendo a foto ficar sem dinamismo. Isso e a falta de contraste nos tons fez de uma foto com grande potencial em uma foto sem graça.

No mais, continue sempre clicando.
Abraços
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2016, 16:46:58 por Rafa_Meira »


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2016, 18:27:32
Essa aqui ficou muito bonita, amei a composição:
Citar

O pessoal já deu bastante dicas.
A única coisa que posso dizer é: continue tentanto, treinando e estudando.
Vc tem futuro, tem um bom olhar fotográfico, só precisa lapidar.  :)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2016, 20:26:28
Olá!
O pessoal aí já falou tudo, surgiram várias dicas preciosas.
Mas também vou dar minha opinião de iniciante e que utiliza a lente do kit em 99% do tempo.

A foto 1, como já comentaram, está um pouco escura. Tudo bem, entendi que o seu propósito era destacar o laranja do céu. Mas o que incomoda nesse caso é a linha do horizonte bem no meio da foto. É legal deixar o horizonte em algum dos terços, dependendo do que você quer dar mais destaque, o chão/mar ou o céu. No caso dessa imagem, o destaque é o céu, então o mar deveria ocupar menos espaço no quadro.

A foto 2 saiu bem tremida e poderia ser melhor se a velocidade do obturador fosse bem alta, algo entre 1/800 e 1/1000. Isso se a intenção fosse congelar o movimento.
Agora, se a ideia fosse o contrário, enfatizar o movimento aí teria que fazer o panning cravando o foco no assunto principal acompanhando o movimento e numa velocidade mais baixa. É um pouco difícil no começo mas é muito legal quando acertamos. Fiquei eufórico quando consegui acertar essa técnica da primeira vez  :D

Aqui vai um exemplo:
Skate Longboard by Jefferson Ramos, no Flickr
 
Utilizei 1/60 de velocidade. E pra esse tipo de foto só uso o modo Tv, me preocupando apenas com a velocidade e deixando as outras variáveis automatizadas. Isso não quer dizer que eu discorde do amigo que sugeriu o uso do modo manual. É que nesse tipo de foto em específico eu pelo menos não teria tanta agilidade em fotometrar no M e acabaria perdendo algumas boas chances de ter fotos legais.

A 4 é a minha preferida! A modelo é linda, a pose está ótima... A iluminação e a tonalidade mais quente me agradam muito. Essa foto me lembra muito aquelas que vemos no 500px. Parabéns  :clap:

As demais fotos não tenho muito a acrescentar. Apenas reitero o que a Cristiane falou: Você tem um bom olhar. Parabéns! Não pare nunca!
Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2016, 11:20:16
Obrigada pelas críticas pessoal! São valiosas e muito úteis pra mim!

Daqui uns meses venho mostrar a evolução rsrs

 :worship:


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2016, 11:25:03
Olá!
O pessoal aí já falou tudo, surgiram várias dicas preciosas.
Mas também vou dar minha opinião de iniciante e que utiliza a lente do kit em 99% do tempo.

A foto 1, como já comentaram, está um pouco escura. Tudo bem, entendi que o seu propósito era destacar o laranja do céu. Mas o que incomoda nesse caso é a linha do horizonte bem no meio da foto. É legal deixar o horizonte em algum dos terços, dependendo do que você quer dar mais destaque, o chão/mar ou o céu. No caso dessa imagem, o destaque é o céu, então o mar deveria ocupar menos espaço no quadro.

A foto 2 saiu bem tremida e poderia ser melhor se a velocidade do obturador fosse bem alta, algo entre 1/800 e 1/1000. Isso se a intenção fosse congelar o movimento.
Agora, se a ideia fosse o contrário, enfatizar o movimento aí teria que fazer o panning cravando o foco no assunto principal acompanhando o movimento e numa velocidade mais baixa. É um pouco difícil no começo mas é muito legal quando acertamos. Fiquei eufórico quando consegui acertar essa técnica da primeira vez  :D

Aqui vai um exemplo:
Skate Longboard by Jefferson Ramos, no Flickr
 
Utilizei 1/60 de velocidade. E pra esse tipo de foto só uso o modo Tv, me preocupando apenas com a velocidade e deixando as outras variáveis automatizadas. Isso não quer dizer que eu discorde do amigo que sugeriu o uso do modo manual. É que nesse tipo de foto em específico eu pelo menos não teria tanta agilidade em fotometrar no M e acabaria perdendo algumas boas chances de ter fotos legais.

A 4 é a minha preferida! A modelo é linda, a pose está ótima... A iluminação e a tonalidade mais quente me agradam muito. Essa foto me lembra muito aquelas que vemos no 500px. Parabéns  :clap:

As demais fotos não tenho muito a acrescentar. Apenas reitero o que a Cristiane falou: Você tem um bom olhar. Parabéns! Não pare nunca!

Jeff, obrigada!
Amei sua foto!

O efeito que eu queria era justamente o panning, mas eu falho quando foco, pois ele não fica nítido. Você usa o ponto de foco central para fazer essa?
Eu tb uso o modo TV para tentar fazer ela e o disparo contínuo para dar uma força, mas ainda não consegui nada igual a sua, bem de revista mesmo! Parabéns!