Autor Tópico: Cansei de falar sobre equipamentos  (Lida 2177 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Online: 11 de Janeiro de 2016, 18:53:30
Há tempos fiquei afastado do forum. Cansei de falar sobre equipamentos.
Sempre fui um membro ativo, lia com MUITA frequencia DPReview e DXOMark. Mas há cerca de dois ou três anos, me afastei do MF e DigiForum. 95% das conversas que rolam aqui é sobre equipamentos.
Pouco novo acontece sobre arte.
Mas recentemente (uns 2 meses) resolvi voltar. Tenho visto, e participado pouco. Mais como leitor. Era tanto tempo que precisei resetar minha senha. Eu lia como anônimo.
Mas estou de volta. E com canal do YT sobre foto (e aproveito a mensagem para fazer o jabá. Não pretendo falar sobre equipamentos. Isso cansa. É sempre a mesma coisa. Modelo mais novo traz 71983189 funcionalidade novas, e um ganho de 0,01% na qualidade, ou 10% em redução de ruído. E 80% dos usuários ficam babando. Outros julgando se vale a pena ou não.

Sabe... Minhas fotos são feitas quase sempre com câmera antiga. Uma D7000. Ou uma J1. Mas poderia ser a D90, que vendi há algum tempo. Ou com celular. Sim. Celular que não é top nas fotos, mas foi capaz de gerar imagens que normalmente eu não conseguiria fazer, pois não estava com uma câmera de verdade nas mãos.
Sim...  A praticidade do device mobile é incomparável. E hoje representa a maioria das minhas fotos. E olha que normalmente quando eu resolvo pegar a D7000, eu faço centenas.

Hoje a câmera da moda é a D5 e sua irmã menor D500. Todos falam dela. Mas dependendo da época que você esteja lendo será (quiçá) a D7, ou D9. Enfim, uma DQualquerNúmero que dominará as discussões.

Assim, ao invés de ter mais equipamentos para registrar os momentos vividos, há algum tempo tenho optado por viver os momentos.

Obs. Não é uma crítica direta a ninguém. Exceto a mim mesmo, que entrava nas discussões vazias.

Obs2. Gostaria sim de ter uma D810, ou D750 e lentes top. Mas deixei de acompanhar tão de perto todas as novidades.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2016, 19:50:55
Há tempos fiquei afastado do forum. Cansei de falar sobre equipamentos.
Sempre fui um membro ativo, lia com MUITA frequencia DPReview e DXOMark. Mas há cerca de dois ou três anos, me afastei do MF e DigiForum. 95% das conversas que rolam aqui é sobre equipamentos.
Pouco novo acontece sobre arte.
Mas recentemente (uns 2 meses) resolvi voltar. Tenho visto, e participado pouco. Mais como leitor. Era tanto tempo que precisei resetar minha senha. Eu lia como anônimo.
Mas estou de volta. E com canal do YT sobre foto (e aproveito a mensagem para fazer o jabá. Não pretendo falar sobre equipamentos. Isso cansa. É sempre a mesma coisa. Modelo mais novo traz 71983189 funcionalidade novas, e um ganho de 0,01% na qualidade, ou 10% em redução de ruído. E 80% dos usuários ficam babando. Outros julgando se vale a pena ou não.

Sabe... Minhas fotos são feitas quase sempre com câmera antiga. Uma D7000. Ou uma J1. Mas poderia ser a D90, que vendi há algum tempo. Ou com celular. Sim. Celular que não é top nas fotos, mas foi capaz de gerar imagens que normalmente eu não conseguiria fazer, pois não estava com uma câmera de verdade nas mãos.
Sim...  A praticidade do device mobile é incomparável. E hoje representa a maioria das minhas fotos. E olha que normalmente quando eu resolvo pegar a D7000, eu faço centenas.

Hoje a câmera da moda é a D5 e sua irmã menor D500. Todos falam dela. Mas dependendo da época que você esteja lendo será (quiçá) a D7, ou D9. Enfim, uma DQualquerNúmero que dominará as discussões.

Assim, ao invés de ter mais equipamentos para registrar os momentos vividos, há algum tempo tenho optado por viver os momentos.

Obs. Não é uma crítica direta a ninguém. Exceto a mim mesmo, que entrava nas discussões vazias.

Obs2. Gostaria sim de ter uma D810, ou D750 e lentes top. Mas deixei de acompanhar tão de perto todas as novidades.

Eu entendo seu desabafo, e concordo que muitas vezes nos preocupamos muito mais com o equipamento do que com o conceito. Mas também acho interessante saber (e entender) as novas tecnologias, entender a parte técnica para se sentir confortável para poder evoluir conceitualmente. O problema é quando isso nos consome mais a ponto de nos prendermos apenas a isso para fotografar.

De qualquer maneira, boa sorte com seu canal e bem vindo de volta.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2016, 19:56:46
Sei que é clichê a resposta, mas equipamento bom é o que está à mão.

Vê-se na minha assinatura, tenho um teco, e estou na fotografia desde 2007....

Não, eu nunca tirei 100% desse meu set e, assim, porque ter novos itens? Me vejo na necessidade de evoluir antes de ter a necessidade de mais equipamento. Então....

Que siga o falatório!

 :snack:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2016, 20:25:41
É isso mesmo. Equipamento bom é o que está a mão. Por isso o celular tem sido minha principal máquina há algum tempo. Em seguida vem a J1.

Há tempos aprendi que dois dials fazem diferença nas DSLR. Saí da D5000 para D90 por isso.

Como a diferença de tamanho da D90 / D7000 para a D5000 é pouca, não me vejo mais voltando para as mais compactas sem controles. Assim, ou tenho controle, ou me viro com celular ou J1 quando quero mais qualidade, e não quero peso.

Aliás, tem também o flash, que quase sempre uso na D7000. Isso pesa quase 1kg (SB900 + pilhas e às vezes com turbo).

Enfim, paremos de falar dos equipamentos, que conheço sim. E a não ser que me venha uma nova revolução na fotografia (algo que a D5/D500 ainda não é, apesar das indiscutíveis melhorias e pontos positivos), não vou (mais) gastar horas e horas no DPR ou DXO.


Obs. Estou desde 2008, mas fotografo desde sempre. Meu pai tem uma Pentax que trouxe do JP em 1979, com 50mm 1.4 que era linda! Pela referência, mostro que era BEM pequeno quando comecei a tentar entender essa grafia com luz.


Sei que é clichê a resposta, mas equipamento bom é o que está à mão.

Vê-se na minha assinatura, tenho um teco, e estou na fotografia desde 2007....

Não, eu nunca tirei 100% desse meu set e, assim, porque ter novos itens? Me vejo na necessidade de evoluir antes de ter a necessidade de mais equipamento. Então....

Que siga o falatório!

 :snack:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:22:35
Isso eh tranquilo de resolver. Em vez de acessar o forum e clicar em "nao lidos", eh melhor ir direto para a sala de arte fotografica. Da uma filtrada enorme, sem ter que ficar lendo os topicos sobre equipamento.
D600 - E-M10


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:25:54
Isso eh tranquilo de resolver. Em vez de acessar o forum e clicar em "nao lidos", eh melhor ir direto para a sala de arte fotografica. Da uma filtrada enorme, sem ter que ficar lendo os topicos sobre equipamento.

Boa! :ok:

Eu estou acompanhando este: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=114551.0


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2016, 08:32:04
Não dá pra acompanhar o mercado. Creio que exista um sensor de 200mpx mas o pessoal vai distribuindo câmeras com sensores menores, e subindo gradativamente pra que você compre todas.

É um buraco sem fim.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2016, 08:38:35
Mas isso era fácil de resolver: bastava não clicar nos tópicos destinados aos equipamentos fotográficos.  :D

Na parte de tutoriais, arte fotográfica e bate-papo, dificilmente rolam discussões sobre equipamentos.




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2016, 09:54:49
Concordo totalmente com essa encheção de saco, também já me afastei do fórum várias vezes pelos assuntos repetitivos e que não levam a nada. Mas de vez em quando, muito de vez em quando, tem algum assunto que  acho interessante e acabo entrando na conversa.

Detesto ficar falando de equipamentos, salvo por razões muito específicas ou então quando é para tirar uma dúvida , por exemplo, sobre câmeras antigas (de filme).

Mas uma hora cansa mesmo e chega a hora de ir explorar outros fóruns. Recomendo visitar os estrangeiros, são bem mais interessantes geralmente.

 :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2016, 11:17:56
....Recomendo visitar os estrangeiros, são bem mais interessantes geralmente...

Os blogs estrangeiros são muito bacanas, mas os fóruns gringos, em minha opinião, são apenas mais ricos em experiências com lugares e equipamentos, consequência natural do maior poder aquisitivo e dos lugares serem preparados para turismo, com segurança e destaque para os pontos onde as fotos são melhores. Além disso, qq ponderação vira festival de trolagem, especialmente em fórum americano, por causa da cultura do "debate": toda argumentação tem que ter um "vencedor" e um perdedor, o que é um saco...     :ponder:



Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2016, 06:08:35
Sei que é clichê a resposta, mas equipamento bom é o que está à mão.

Vê-se na minha assinatura, tenho um teco, e estou na fotografia desde 2007....

Não, eu nunca tirei 100% desse meu set e, assim, porque ter novos itens? Me vejo na necessidade de evoluir antes de ter a necessidade de mais equipamento. Então....

Que siga o falatório!

 :snack:
ultimamente,bem proximo a mim,eh o que mais tenho ouvido kkkk e o cara ainda compra mesmo falando dos contras,ai depois confirma na pratica e se arrepende.E a conversa continua,quero lente lente lente...e eu estou no mesmo pensamento que voce,ja nw vou a loja de equipamentos pra acompanhar as novidades huahua
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2016, 10:54:57
Sempre quis, e quero, ter equipamentos TOP-TOP. Mas são realmente necessários?
Quero uma 85mm, mas tendo uma 100mm 2.8 boa (para mim), e uma 50mm boa (para mim), preciso dela?  Acho que não. Quase nunca uso a 100mm mais aberta que F/3.2.
Quero um corpo FF, aliás, fazer fotos com ISO 50k que sejam usáveis ou 12k quase limpas, me parece interessante. Hoje, me limito com ruido a 6400, e 1600 sem ruido aparente. Uma D750 me faria feliz, mas preciso gastar no kit "básico" que fiz na B&H (para cogitar) R$14k?

Quero, mas preciso? Tenho sérias dúvidas.

Aliás, há tempos deixei de ficar incomodado com o que não tenho..
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2016, 10:56:18 por dkfuji »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2016, 00:07:04
DK, que bom que voltou ao fórum. Você era um dos mais ativos quando comecei aqui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2016, 10:44:44
Cara, eu concordo que as vezes é um saco.. mas fotografia e equipamento são sinônimos. Lógico que o objetivo final é a fotografia, porém, o equipamento é o meio para se chegar lá...  :ponder:


digopenna

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2016, 10:57:16
eu entendo seu desabafo, mas equipamentos é o vicio do fotografo  :hysterical:

todo mundo que tem fotografia como hobbie, pensa nas fotos durante o momento de fotografar e nos equipamentos nas horas vagas.