Autor Tópico: Meu primeiro ensaio - Pre Wedding  (Lida 2441 vezes)

jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:18:04
Olá!
Já postei aqui na galeria algumas fotos de paisagens e esporte, que é mais a minha praia. Hoje vou mostrar algo diferente.

Um casal de amigos casou no último fim de semana. E tempos antes do casório eles queriam me contratar para um ensaio pre wedding. Como eu nunca tinha feito nada nessa área eu resolvi fazer as fotos e dar para eles como presente de casamento. Não me senti seguro para cobrar por um serviço que eu não sabia se teria competência o suficiente para entregar com a qualidade que eu gostaria.
E isso me deixou livre para errar e principalmente para aprender. No fim das contas, gostei bastante do resultado. Quase todas as fotos foram feitas com a 18-55 e só as duas últimas foram com uma 50mm 1.8 manual da Pentacon, usada com adaptador.

Ficarei imensamente grato com comentários, críticas, sugestões... Já que nessa área sou completamente novato  :)

1
Larissa e Felipe (1) by Jefferson Ramos, no Flickr

2
Larissa e Felipe (2) by Jefferson Ramos, no Flickr

3
Larissa e Felipe (3) by Jefferson Ramos, no Flickr

4
Larissa e Felipe (4) by Jefferson Ramos, no Flickr

5
Larissa e Felipe (5) by Jefferson Ramos, no Flickr

6
Larissa e Felipe (6) by Jefferson Ramos, no Flickr

7
Larissa e Felipe (7) by Jefferson Ramos, no Flickr

8
Larissa e Felipe (8) by Jefferson Ramos, no Flickr
Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:34:41
Cara, geralmente este não é um estilo que eu aprecio... Mas gostei bastante das suas fotos!!
~ Know your limits, but never accept them ~


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:49:51
Não sei se havia condições de marcar para uma outra data, mas o dia nublado prejudicou um pouco as fotos. Também acho que poderias experimentar uma direção de fotografia mais ativa (note que o noivo está em quase todas as fotos com o mesmo sorriso monalisa). .Por se tratar de um casal de amigos, poderias ousar mais.
Os elogios, vou fazer apenas um, justamente pela coragem de se arriscar e tentar algo novo. Espero ter ajudado em algo.
 :ok:


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2016, 10:37:28
Também acho que poderias experimentar uma direção de fotografia mais ativa (note que o noivo está em quase todas as fotos com o mesmo sorriso monalisa). .Por se tratar de um casal de amigos, poderias ousar mais.

Concordo totalmente com o amador47sc.

Por se tratar de amigos, você tem abertura o suficiente para experimentar diferentes situações. Ainda mais quando não tem $ envolvido, e toda a pressão que o $ causa.

Se houver tempo (e desejo da sua parte, é claro), tente marcar outro ensaio e tente dirigir mais. Pedir mais e explorar mais do casal. Com certeza você conseguirá sorrisos mais reais e fotos menos posadas.

Ah, outra coisa, você foi mostrando as fotos para eles durante o ensaio? Acho isso importante, principalmente quando você enfatiza que o resultado está ficando ótimo.
Na minha opinião, isso faz com que o casal sinta-se mais confiante e se solte de vez.

Mas enfim, gostei bastante das fotos, principalmente por se tratar de seu primeiro trabalho na área.
Canon


Carlos Andre Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.353
  • Sexo: Masculino
    • Minha Página
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2016, 11:13:23
Achei bacana as fotos


jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2016, 12:38:26
Obrigado pelos comentários, pessoal!

Com relação ao tempo nublado, a ideia era pegar um entardecer com por do sol, mas não teve jeito. Nesse dia a noiva foi fazer a prova da maquiagem para o casamento e quis aproveitar para fazer as fotos. Eu topei mas falei que numa outra oportunidade poderíamos fazer outra tentativa com o tempo melhor.

E sobre a falta de espontaneidade, foi realmente a maior dificuldade. Só a título de esclarecimento, sou mais próximo da noiva do que do noivo... Ela era minha colega de trabalho, tínhamos convívio diário e era ela quem mais queria as fotos. Já ele, vejo esporadicamente, e ele é muito tímido, muito mesmo!

Eu também sou tímido e estava meio travadão no início. Mas depois fui ficando mais confiante e descontraído. Eu mostrava algumas das fotos pelo visor, conversava... Mas não consegui quebrar totalmente o gelo.

A próxima etapa do ensaio ainda está para acontecer, e terá a presença da Sorah, a cachorrinha beagle do casal. Talvez com a presença dela, e eu estando melhor preparado, sejam fatores que ajudem a criar um clima mais descontraído  :ok:

Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8


emaildaangela@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2016, 18:47:27
No geral gostei das fotos, a exposição está legal e a noiva é bastante expressiva, apesar do noivo sem paciencia (normalmente eles não tem saco mesmo para tirar foto). Meus comentários são os seguintes:
foto 1- não sei se foi edição, mas do lado esquerdo a foto está amarronzada, parece que o mar foi contaminado pela tragédia de Mariana :P
Fotos 2 e 5 - É bom tentar utilizar a linha do horizonte a seu favor. Veja como na composição da foto 6 o casal está mais leve,  estão mais destacados, porque quando posicionamos os elementos acima da linha do horizonte a gravidade visual é beeeem mais leve, além da ficar mais limpo, pois no céu há poucos elementos distrativos. Existe um equilíbrio maior de massa visual quando você posiciona intencionalmente os elementos acima ou abaixo das linhas horizontais.
Sobre o tempo nublado, as nuvens permitem em algumas fotos uma grande dramaticidade em alguns casos (já vi algumas fotos de casamento fantásticas com o céu a ponto de cair um toró), portanto não acho que prejudicou, mas pelo contrário, poderia ter sido mais explorado.
Em relação à direção dos noivos, eu costumo pesquisar no pinterest fotos de casais que expressam muito amor e tento adequar para as minhas fotos, pois é mais fácil de pedir para eles se posicionarem assim ou assado quando já temos uma idéia do que queremos.
É isso aí, desculpe as brincadeiras pois a minha intenção foi a melhor. Também estou começando e tenho prestado muita atenção aos comentários construtivos.


emaildaangela@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2016, 19:06:43
E é preciso tomar cuidado com os elementos do segundo plano. Quando fotografamos o 3D vira 2D e o que está atrás se une ao o que está na frente. Na foto 4 tem dois postes "nascendo" atrás da cabeça do noivo. No photoshop às vezes dá para resolver estes intempéries. Eu sei que é difícil de conseguir visualizar, mas o que está no enquadramento é uma escolha intencional feita no momento da foto. Se pensarmos que estamos fazendo uma pintura quando tiramos uma foto, será que você incluiria os postes e os edifícios na sua tela?


jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2016, 19:30:07
Boas dicas, Angela!

Vou considerar para a próxima tentativa. Obrigado!  :ok:
Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2016, 23:01:54
Tecnicamente estão sem erros. Mas ficaram meio comuns, faltou composições melhores, faltou romantismo. Podia ter explorado mais tanto a praia como o casal.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2016, 06:53:07
No geral gostei das fotos, a exposição está legal e a noiva é bastante expressiva, apesar do noivo sem paciencia (normalmente eles não tem saco mesmo para tirar foto). Meus comentários são os seguintes:
foto 1- não sei se foi edição, mas do lado esquerdo a foto está amarronzada, parece que o mar foi contaminado pela tragédia de Mariana :P
Fotos 2 e 5 - É bom tentar utilizar a linha do horizonte a seu favor. Veja como na composição da foto 6 o casal está mais leve,  estão mais destacados, porque quando posicionamos os elementos acima da linha do horizonte a gravidade visual é beeeem mais leve, além da ficar mais limpo, pois no céu há poucos elementos distrativos. Existe um equilíbrio maior de massa visual quando você posiciona intencionalmente os elementos acima ou abaixo das linhas horizontais.
Sobre o tempo nublado, as nuvens permitem em algumas fotos uma grande dramaticidade em alguns casos (já vi algumas fotos de casamento fantásticas com o céu a ponto de cair um toró), portanto não acho que prejudicou, mas pelo contrário, poderia ter sido mais explorado.
Em relação à direção dos noivos, eu costumo pesquisar no pinterest fotos de casais que expressam muito amor e tento adequar para as minhas fotos, pois é mais fácil de pedir para eles se posicionarem assim ou assado quando já temos uma idéia do que queremos.
É isso aí, desculpe as brincadeiras pois a minha intenção foi a melhor. Também estou começando e tenho prestado muita atenção aos comentários construtivos.
esta comecando e com toda esta visao??????Nao precisa ser tao modesta rsrsrs.Concordo tambem com voce,embora eu nw tenha essa visao toda e nw tenha percebido "quase nada",na foto 2 por exemplo,me agradou muito o tom "dramatico".E ao colega que fez os cliques,se tratando de conhecidos,poderia explorar e muito nesse ensaio,ter ousado mais.Mas ficaram boas as fotos,assim que se comeca!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2016, 09:08:36
Pra mim, pelas condições que você trabalhou, ficaram muito legais. Alguns pequenos detalhes com relação a poses, mas coisa que agente aprende com o tempo, com mais trabalhos.

Parabéns!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


emaildaangela@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2016, 09:46:00
Eu gostei das fotos, achei boas! Só dei dicas de como, no meu ponto de vista, podem ganhar mais conteúdo ;)

esta comecando e com toda esta visao??????Nao precisa ser tao modesta rsrsrs.Concordo tambem com voce,embora eu nw tenha essa visao toda e nw tenha percebido "quase nada",na foto 2 por exemplo,me agradou muito o tom "dramatico".E ao colega que fez os cliques,se tratando de conhecidos,poderia explorar e muito nesse ensaio,ter ousado mais.Mas ficaram boas as fotos,assim que se comeca!


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2016, 15:35:21
Cara, geralmente este não é um estilo que eu aprecio... Mas gostei bastante das suas fotos!!

Também gostei, mas como outros disseram, faltou um pouco de composição, ficaram comuns, sem personalidade... Eu gosto muito de ver vídeos de um tal de Jason Lanier, às vezes acho ele meio esquisito, mas ele manda bem... Assisto sempre algo assim, inspira um pouco...

https://www.youtube.com/watch?v=iU3ybbEK8ko

Tem outros bem melhores, que certamente os outros colegas não perderão a oportunidade de comentar aqui, que são isso ou aquilo e tal...
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2016, 16:30:54
Boas fotos, continue praticando.  Esse Jason do exemplo faz a receita certa do strobist:  agua , perspectiva textura , luz forte no primeiro plano , abertura pequena. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll