Autor Tópico: Duvida sobre iso  (Lida 2556 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2007, 11:27:08
Leo, estou revivendo um tópico meio antigo, mas é por um bom motivo.

Eu estava dando uma olhada nesse tópico, e lá alguém acabou falando que a 30D é mais sensível que a D80, e aí colocaram esse link do DPReview, que fala justamente isso, que o ISO 100 da 30D na verdade é um ISO 125. Isso quer dizer que a Canon não segue o padrão?  :denken:  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2007, 11:41:51
Ricardo,
também li o tópico, fiquei curioso e fui ver o link no dpreview.
O que ocorre é que a 30D devido a sua curva de latitude entrega uma imagem mais "clara" comparada com a D80 e K10D usando o mesmo valor de iso.
Entao ele conclui que o iso equivalente usado na 30D é 125, que eu considero incorreto de afirmar.

 
Deutschland

Flickr


Vilso_Dall_Agnol

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:26:51
O tópico do Bruno Gomes tem outra finalidade mas mostra, na prática, que a diferença é visível.

Ruído D80 x 30D
A fé é louvável, mas é a dúvida que nos faz crescer


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2007, 20:15:49
Ricardo TODAS seguem o padrão, quem não seguir não recebe o certificado FCC e não pode vender nos EUA, ou seja, para vender nos EUA é OBRIGATÓRIO atender a todas as normas da ASA que são exatamente as mesmas do ISO para a fotografia.
O que ocorre é que a maioria das pessoas sequer faz idéia do que o ISO quer dizer, na verdade o ISO não fala em brilho ou gama e sim em relação sinal x ruído para digitais e saturação para filmes, o ISO 100 é dado para que com uma iluminância de 2.5LUX exposta por 1s, com abertura f/1.0 a relação sinal x ruído ou a saturação sejam máximas, o que apenas determina que para uma exposição deste tipo se obtenha máxima "qualidade" de reprodução, o brilho ou gama varia de acordo com a distribuição da latitude e posteriormente com o processo de revelação usado. O que o dpreview mostra neste caso é na verdade um apanhado de falta total de conhecimento sobre o padrão ISO (cujo o paper pode ser comprado no site do comitê ISO por US$ 49,00 com toda a norma detalhada) e da mecânica que gere a gama, o brilho e o contraste de uma imagem, que tem mais a ver com como é distribuída a latitude e revelada a imagem do que com o ISO propriamente dito, a Verdade é que a Canon é bem esperta, eles revelam bem mais claro e dão uma FALSA impressão de sensibilidade para o usuário leigo, que na verdade é altamente comprometedora, como você pode notar com a péssima qualidade das luzes altas da Canon, note que até nas compactas onde eles usam o mesmo sensor do concorrentes eles optam por esse tipo de pós-processo. ;)
Para começar a entender melhor a influência da distribuição da latitude eu sugiro algumas brincadeiras com os levels, caso você vá no WS eu posso explicar melhor, é só vc me lembrar no último dia. ;)
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2007, 20:18:20 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #19 Online: 06 de Janeiro de 2007, 10:36:09
Marcelo e Leo, obrigado novamente pelos esclarecimentos.

Acho que estou começando a entender. Quer dizer então que o que a Canon faz é mais ou menos como compensar a exposição no RAW para a imagem ficar mais clara? Quer dizer, mais clara ela fica, mas perde em outros pontos (estouro de brancos por exemplo)?

Leo, eu estarei no WS sim, e vai ser ótimo ver uma explicação prática sobre o assunto.

Só espero que não chova.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60