Autor Tópico: Sebastião Salgado, um homem de contradições  (Lida 7544 vezes)

cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #30 Online: 16 de Janeiro de 2016, 15:11:47
Eu gosto das fotos do Sebastião Salgado, ponto. Acho a ligação dele com a Vale, no mínimo, hipócrita, outro ponto.

Seguindo o rumo, não jogo lixo pela janela, não ultrapasso em local proibido e nem pelo acostamento, não avanço sinal vermelho e pago todos os meus impostos. Uso programa pirata e baixo músicas da internet. Todos os meus atos e pensamentos são baseados num código de ética que desenvolvi durante anos (não vou de maneira nenhuma discutí-los), nunca ultrapasso e nem altero esses códigos para justificar uma posição ou atitude que me sejam mais vantajosas. Nada disso diz respeito a ninguém. como disse um ogro qualquer: cada um com seu cada qual.

O cara é fotógrafo e tira ótimas fotos. Acho que ligar o trabalho dele às suas fontes de financiamento é o mesmo que dizer que quem trabalha em empresas de beneficiamento de celulose é culpado pelo desmatamento. Se alguém disser que ele altera as fotos dele, inserindo ou removendo elementos para que fiquem mais bonitas eu vou rever minha admiração pelo trabalho dele (isso porque segundo "minha" opinião torna a coisa uma montagem, mas é MINHA opinião e não vou discutí-la também).

É isso, eu acho, mas posso mudar de opinião também...
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 16 de Janeiro de 2016, 15:24:48


O cara é fotógrafo e tira ótimas fotos. Acho que ligar o trabalho dele às suas fontes de financiamento é o mesmo que dizer que quem trabalha em empresas de beneficiamento de celulose é culpado pelo desmatamento. Se alguém disser que ele altera as fotos dele, inserindo ou removendo elementos para que fiquem mais bonitas eu vou rever minha admiração pelo trabalho dele (isso porque segundo "minha" opinião torna a coisa uma montagem, mas é MINHA opinião e não vou discutí-la também).

É isso, eu acho, mas posso mudar de opinião também...

Essa foto aqui, por exemplo, é montagem 100%, rs: http://www.artoronto.ca/wp-content/uploads/2013/05/SEBAST2.jpg 
 


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #32 Online: 16 de Janeiro de 2016, 15:41:03
Essa foto aqui, por exemplo, é montagem 100%, rs: http://www.artoronto.ca/wp-content/uploads/2013/05/SEBAST2.jpg

Parece estranha que essas mulheres vivam assim cotidianamente. Mais um que cai no meu conceito. O primeiro foi o Cláudio Marigo. Além de alguns textos onde ele, depois de pressionado, revelou as montagens (por mim pode fazer, mas precisa dizer que fez) um amigo que fazia mestrado no IMPA o acompanhou numas excursões pela floresta e disse que ele (sues guias naturalmente), por vezes cansava os animais antes de fotografá-los.

Acho que vou parar de olhar para os fotógrafos e me concentrar nas fotos.
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #33 Online: 16 de Janeiro de 2016, 16:01:11
Será que se fossem brasileiros, os comentários seriam os seguintes:

Ansel Adams: "estranha a amizade com aquele tal de Albert M. Bender; quem é mesmo que sustenta outra pessoa desinteressadamente, só por causa de talento?"

Annie Leibovitz: "começou a fotografar depois que voltou de Israel e, ao longo da vida, recebeu uma grana preta do cartão American Express. Precisa dizer mais?". 

Cartier Bressan - "Pra ele foi fácil, afinal nasceu rico, senão não ia ganhar, naquele tempo, uma câmera ainda na infância".

Nós, brasileiros, gostamos de nós desqualificar; e aos nossos.

Sebastião salgado é talentoso; está, sim, entre os grandes. Como todo ser humano tem aspectos mais apreciáveis, outros menos. Eu também gostaria de só ter virtudes. Mas será que as virtudes que eu persigo são reconhecidas como virtudes por vocês?

Eu gosto da obra de SS; não me importo tanto com a pessoa dele que, de resto, não é mais abjeta que a média das outras pessoas.
Minha humilde opinião.

mas qual o problema disso?

se essas pessoas tiveram tais ligações há sim que se apontar isso e isso jamais será "desqualificar" o trabalho da pessoa, desde que, é claro, isso seja seito com responsabilidade.
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #34 Online: 16 de Janeiro de 2016, 16:11:46
o texto é incrível.

dilacera a figura de um cara que é tido - por alguns - como um deus vivo da fotografia.

por que vocês insistem bater na relação dele com a Vale?

pra mim há coisas muito mais interessantes a serem questionadas. exemplo:

"Na mesma autobiografia, ele conta que “uma divisão em diferentes setores se impunha, a fim de responder às necessidades específicas dos fotógrafos, de gerenciar melhor seus arquivos e comercializar melhor suas imagens. Propus à Magnum a criação de unidades de produção. Tenho certeza de que isso teria permitido maior rentabilidade e coerência. Minha ideia não foi aceita”. A insistência de Salgado e Lélia na necessidade de reestruturação da agência passou a ser percebida pelos colegas como uma atitude personalista, segundo um perfil do fotógrafo publicado pela The New Yorker em 2005. “Salgado me contou que Lélia participava de reuniões da Magnum. A verdade é que ela tem um papel crucial e quase ninguém sabe direito da sua importância”, diz Nair. Ele costuma dizer que seu trabalho é possível graças à organização empresarial e ao equilíbrio afetivo oferecidos por Lélia."

"utra faceta pouco conhecida da produção de Salgado refere-se a suas influências, sobre as quais ele faz silêncio. Em conversas com o fotógrafo para escrever um dos textos do catálogo da Territoires et Vies, exposição realizada em Paris em 2005, Joaquim Marçal Ferreira de Andrade percebeu que o período de Salgado em Aimorés pode ter sido o de sua formação mais essencial. Foi quando conheceu a iconografia cristã e a linguagem clássica do fotojornalismo da primeira metade do século 20. “O simbolismo religioso é muito presente. Salgado menciona que ficava à porta das igrejas católicas da região. Ele admite ter herdado a cultura barroca”, diz Andrade."

"Sischy preferiria o ponto de vista de Walker Evans (1903-75), conhecido por seu trabalho sobre a Grande Depressão, feito para a Farm Security Administration (órgão do governo norte-americano), e autor de retratos de meeiros pobres do Alabama, reunidos em Elogiemos os homens ilustres (1941), com texto de James Agee. Ao contrário de Salgado, Evans não seria nem didático nem sentimental ao fotografar pessoas desfavorecidas, que na obra do brasileiro seriam “cuidadosamente compostas à semelhança de naturezas-mortas”. “E o embelezamento da tragédia resulta em imagens que, ao fim e ao cabo, reforçam nossa passividade em relação à experiência que elas revelam”, escreveu Sischy. “A estetização da tragédia é o caminho mais rápido para anestesiar os sentimentos daqueles que a testemunham. A beleza é um chamado para a admiração, não para a ação.” Sischy reclamou do culto a Salgado, um fotojornalista a cujo trabalho se atribuiria um poder transformador sobre noções classistas, raciais e étnicas." (Arlindo Machado mandou um abraço aqui)
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.765
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 16 de Janeiro de 2016, 16:12:59
Não entendo essa birra por uma foto posada.
Acho que vocês frustram o próprio romantismo e jogam a culpa no fotógrafo que nunca escondeu que a foto era posada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #36 Online: 16 de Janeiro de 2016, 18:42:56
Pra mim é como desmerecer a Capela Sustinha porque foi "obra feita por encomenda".
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2016, 18:43:22 por Tupiniquim »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #37 Online: 16 de Janeiro de 2016, 19:00:43
Qual o problema dele ser financiado pela Vale?

Qual o problema da Vale e SS doarem dinheiro para o Instituto Terra fazer reflorestamento da Mata Atlântica na Região do Vale do Rio Doce?

Criticar isso, principalmente por quem é a favor do livre mercado, é que é hipocrisia.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #38 Online: 16 de Janeiro de 2016, 19:11:29
Como sempre mudou pra política, mas ta. ;)

Tem muita hipocrisia em tudo o que se fala e pensa:

Todos nós, direta ou indiretamente somos destruidores da natureza, quando compramos mais um eletrodoméstico, trocamos de celular, de camera, compramos produtos mais baratos ( que são produzidos por empresas que respeitam menos o meio ambiente - prq todas desrespeitam ), quando trocamos de carro, deixamos a torneira aberta um pouco mais, deixamos uma lâmpada acesa.

Quanto a isso e o fato da Vale ser destruidora, não precisamos discutir, pois é ponto pacífico.



Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #39 Online: 16 de Janeiro de 2016, 19:12:56
Pra mim é como desmerecer a Capela Sustinha porque foi "obra feita por encomenda".

E por uma instituição bem pior que a Vale (A Igreja do fim da Idade Média)




sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 16 de Janeiro de 2016, 19:24:45
Qual o problema dele ser financiado pela Vale?

Qual o problema da Vale e SS doarem dinheiro para o Instituto Terra fazer reflorestamento da Mata Atlântica na Região do Vale do Rio Doce?

Criticar isso, principalmente por quem é a favor do livre mercado, é que é hipocrisia.

Que mistura de assuntos.

Uma empresa poluidora/destruidora doar para uma ONG ambientalista é lavagem verde, ou ainda, compra de indulgência.

"Ah, blz, poluímos um monte, destruímos vários ecossistemas, deslocamos moradores tradicionais mas em troca damos uns trocos para uma ONG para que seu principal criador diga por aí que somos ambientalmente responsáveis".


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #42 Online: 16 de Janeiro de 2016, 19:35:58
Que mistura de assuntos.

Uma empresa poluidora/destruidora doar para uma ONG ambientalista é lavagem verde, ou ainda, compra de indulgência.

"Ah, blz, poluímos um monte, destruímos vários ecossistemas, deslocamos moradores tradicionais mas em troca damos uns trocos para uma ONG para que seu principal criador diga por aí que somos ambientalmente responsáveis".

E quem você acha que pode patrocinar um fotógrafo?

Eu acho bem melhor pegar os "trocados" da Vale e fazer alguma coisa pela natureza que não fazer porra nenhuma. Ele poderia pegar o dinheiro da Vale e colocar todo no bolso, assim não teria que ficar ouvindo abobrinha.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #43 Online: 16 de Janeiro de 2016, 20:21:36
Raphael, o projeto que ele apresentou não tem relação alguma com a recuperação da destruição causada pelo rompimento da barragem. O projeto dele é um antigo de recuperação de nascentes e APPs, algo que agora vai ter que ficar em segundo plano já que com aquele mar de lama não tem nascente que dê conta de recuperar.

Aliás, essa apresentação do projeto naquele momento como se fosse uma resolução do problema foi uma tentativa de enganar os incautos dizendo "ó, só, vocês ficam falando de mim mas eu tenho a solução".

Cassio, eu sei que o projeto que ele apresentou é antigo, mas pegou carona na situação pra levantar a lebre, pois no contexto do ocorrido isso ganhou corpo, ele foi muito oportunista mesmo, mas independente de isso ser para se fazer de bonzinho, ao menos é para algo benéfico à natureza, uma vez que ela ( natureza ) terá de se recuperar, quer o homem ajude nisso ou não, então melhor assim?

Outro ponto que não podemos esquecer, e que já citei por aqui, e vc bem sabe disso, é que essa prática - utilizar recursos oriundos de empresas que exploram o meio ambiente, seja para retirada de minérios, geração de energia, etc - é corriqueira, por ex a UHE Barra Grande que fechou os olhos para importantes ecossistemas no rio Pelotas em sua instalação e inundação, e que "remedia" isso desapropriando terras para a oficialização de UCs.

Errado? Não é nem perto do ideal.
Pra inglês ver? Sim, com certeza.

Mas é assim que será em um país de analfabetos e desinformados, quem pode pinta e borda.   


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 16 de Janeiro de 2016, 21:07:08
E quem você acha que pode patrocinar um fotógrafo?

Eu acho bem melhor pegar os "trocados" da Vale e fazer alguma coisa pela natureza que não fazer porra nenhuma. Ele poderia pegar o dinheiro da Vale e colocar todo no bolso, assim não teria que ficar ouvindo abobrinha.

São duas coisas distintas. Uma é o patrocínio para o livro Gênesis, outra é o financiamento na ONG.

Qualquer um pode financiar um fotógrafo, inclusive a Vale. Agora, se você não vê nada estranho em aceitar dinheiro de uma empresa irresponsável como a Vale e depois dizer que ela é uma empresa preocupada com o M.A., ai não posso fazer nada.

A propósito, saiu isso hoje: "(...) Engenheiro diz que alertou Samarco sobre trinca na barragem de Fundão Segundo Joaquim Pimenta de Ávila, aviso foi dado em consultoria, em 2014. ( ...) "  http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/2016/01/mp-investiga-obras-nao-autorizadas-na-barragem-de-fundao-em-mariana.html 
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2016, 21:13:28 por sri_canesh »