Autor Tópico: Sebastião Salgado, um homem de contradições  (Lida 7528 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 16 de Janeiro de 2016, 21:12:51
Cassio, eu sei que o projeto que ele apresentou é antigo, mas pegou carona na situação pra levantar a lebre, pois no contexto do ocorrido isso ganhou corpo, ele foi muito oportunista mesmo, mas independente de isso ser para se fazer de bonzinho, ao menos é para algo benéfico à natureza, uma vez que ela ( natureza ) terá de se recuperar, quer o homem ajude nisso ou não, então melhor assim?

Outro ponto que não podemos esquecer, e que já citei por aqui, e vc bem sabe disso, é que essa prática - utilizar recursos oriundos de empresas que exploram o meio ambiente, seja para retirada de minérios, geração de energia, etc - é corriqueira, por ex a UHE Barra Grande que fechou os olhos para importantes ecossistemas no rio Pelotas em sua instalação e inundação, e que "remedia" isso desapropriando terras para a oficialização de UCs.

Errado? Não é nem perto do ideal.
Pra inglês ver? Sim, com certeza.

Mas é assim que será em um país de analfabetos e desinformados, quem pode pinta e borda.

Raphael,

Uma coisa são peças de marketing, outra é atender à condicionantes de Licença Ambiental que incluem compensações ambientais.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #46 Online: 16 de Janeiro de 2016, 21:15:18
Raphael,

Uma coisa são peças de marketing, outra é atender à condicionantes de Licença Ambiental que incluem compensações ambientais.

Sim Dr.

Sem mais. :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #47 Online: 16 de Janeiro de 2016, 21:26:32
Parem de ficar falando mal dos outros seus fofoqueiros.

O mundo funcina com as engrenagens do dinheiro, e o oleo que melhor faz essas engrenagens rodarem eh a hipocresia.

WV era uma empresa nazista, assim como a Fiat que financiou o Facismo, assim como a Boch fez o mesmo. Ate a Fanta. Os EUA financiaram terroristas. O mundo inteiro se deleita com o aceeso dos prazeres materiais e eletronicos acessiveis gracas a mao de obra semi escrava Chinesa. O Dollar eh a moeda de valor real mais negativo. Toda e qualquer empresa busca economizar com gastos contratando o menos posivel. Muitos produtos sao vendidos no mesmo mercado sendo o produto totalmente o mesmo mas os precos totalmente diferentes so por causa da marca que o embalou. As gravadoras sao as que mais tomam dinheiro dos musicos tornando a venda de CDs e musicas nao sustentavel financeiramente para a maioria das bandas que nao venden bilhoes de copias. Biocombustivel consome mais energia para ser produzida do que a energia que ela produz. Diamante eh tao abundante que seu real valor eh de trocados...

Eu poderia passar o resto do final de semana escrevendo o paragrafo acima.

E vcs cismam em ficar chocados ou irritados quebrando boca por causa de um fotografo que se destacou?


Eu tambem sou hipocrita. Eu as vezes atravesso a rua quando o sinal para pedestres esta vermelho. Quando nao fora da faixa de pedestres.

Pronto falei. Fuck the system!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 16 de Janeiro de 2016, 21:32:58
Vocês vão repetir toda aquela lenga lenga do outro tópico ou é impressão minha ?  :aua:



Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #49 Online: 16 de Janeiro de 2016, 21:42:39
Vocês vão repetir toda aquela lenga lenga do outro tópico ou é impressão minha ?  :aua:

Acho que vc se refere a um tópico sobre uma lente Canon que acabou virando um tópico sobre SS (vi hoje pesquisando o fórum).

Proponho a criação de um tópico Malhação de SS, pois existem algumas pessoas aqui no fórum que tem uma fixação enorme por ele e elas poderiam extravasar suas angustias em um tópico específico sem desvirtuar tópicos que não tem nada a ver com isso (antes que digam que esse tópico é em relação a ele me refiro sobre o da lente da Canon).


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #50 Online: 16 de Janeiro de 2016, 21:47:05
São duas coisas distintas. Uma é o patrocínio para o livro Gênesis, outra é o financiamento na ONG.

Qualquer um pode financiar um fotógrafo, inclusive a Vale. Agora, se você não vê nada estranho em aceitar dinheiro de uma empresa irresponsável como a Vale e depois dizer que ela é uma empresa preocupada com o M.A., ai não posso fazer nada.

A propósito, saiu isso hoje: "(...) Engenheiro diz que alertou Samarco sobre trinca na barragem de Fundão Segundo Joaquim Pimenta de Ávila, aviso foi dado em consultoria, em 2014. ( ...) "  http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/2016/01/mp-investiga-obras-nao-autorizadas-na-barragem-de-fundao-em-mariana.html

Se vc ler o que posto eu disse que essa era a parte polêmica da história, daí ao linchamento moral e "acusações" de as fotos dele são montadas já são outros quinhentos.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2016, 21:58:10 por Marcelo Almeida »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #51 Online: 16 de Janeiro de 2016, 23:33:36
Acho que vc se refere a um tópico sobre uma lente Canon que acabou virando um tópico sobre SS (vi hoje pesquisando o fórum).

Proponho a criação de um tópico Malhação de SS, pois existem algumas pessoas aqui no fórum que tem uma fixação enorme por ele e elas poderiam extravasar suas angustias em um tópico específico sem desvirtuar tópicos que não tem nada a ver com isso (antes que digam que esse tópico é em relação a ele me refiro sobre o da lente da Canon).

Corrigindo, era um tópico sobre a lente do kit que o SS estava usando e foi desvirtuado.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 17 de Janeiro de 2016, 11:28:00
Parem de ficar falando mal dos outros seus fofoqueiros.
 


Beleza, então o fórum é dedicado a puxar o saco de determinados fotógrafos, é isso? Quem mostra as contradições de outros é chamado de "fofoqueiro". Não sabia que isso aqui virou academia de letras onde só rola babação de ovo.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2016, 11:37:02 por sri_canesh »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #53 Online: 17 de Janeiro de 2016, 11:31:43

Proponho a criação de um tópico Malhação de SS, pois existem algumas pessoas aqui no fórum que tem uma fixação enorme por ele e elas poderiam extravasar suas angustias em um tópico específico sem desvirtuar tópicos que não tem nada a ver com isso (antes que digam que esse tópico é em relação a ele me refiro sobre o da lente da Canon).

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 17 de Janeiro de 2016, 11:36:31
Se vc ler o que posto eu disse que essa era a parte polêmica da história, daí ao linchamento moral e "acusações" de as fotos dele são montadas já são outros quinhentos.

Bem, eu nem entrei na questão fotográfica, até pq gosto das fotos dele (antes de Gênesis, onde achei que ele carregou demais na edição). Aquela foto que eu citei como montagem não é acusação, é fato. Eu vi em um documentário ou uma foto, sei la, o próprio SS montando aquela cena. Perceba que não fiz nenhum juízo de valor sobre isso até pq foto sem algum tipo de montagem (pré ou pós) é quase impossível hoje em dia.

Proponho a criação de um tópico Malhação de SS, pois existem algumas pessoas aqui no fórum que tem uma fixação enorme por ele

Bem, em primeiro lugar poderia dizer o mesmo daqueles que adoram defendê-lo. Também é uma forma de fixação.

Mas, como sempre falo, no caso do SS vale aquela "não toqueis no ungido". É tabu discordar dele nas rodinhas de fotógrafos brasileiros.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #55 Online: 17 de Janeiro de 2016, 11:39:15
eu gostei do texto,
tem tanta coisa interessante a ser discutida,
muita informação que daria longos papos,
tipo
gostei da comparação com Giles Peress
eles tem estética e linguagem diferentes, sobre um mesmo assunto, no caso de Ruanda......
como é a abordagem e o olhar de cada um...


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #56 Online: 17 de Janeiro de 2016, 11:56:42
o texto é incrível.

dilacera a figura de um cara que é tido - por alguns - como um deus vivo da fotografia.

por que vocês insistem bater na relação dele com a Vale?

pra mim há coisas muito mais interessantes a serem questionadas. exemplo:

"Sischy preferiria o ponto de vista de Walker Evans (1903-75), conhecido por seu trabalho sobre a Grande Depressão, feito para a Farm Security Administration (órgão do governo norte-americano), e autor de retratos de meeiros pobres do Alabama, reunidos em Elogiemos os homens ilustres (1941), com texto de James Agee. Ao contrário de Salgado, Evans não seria nem didático nem sentimental ao fotografar pessoas desfavorecidas, que na obra do brasileiro seriam “cuidadosamente compostas à semelhança de naturezas-mortas”. “E o embelezamento da tragédia resulta em imagens que, ao fim e ao cabo, reforçam nossa passividade em relação à experiência que elas revelam”, escreveu Sischy. “A estetização da tragédia é o caminho mais rápido para anestesiar os sentimentos daqueles que a testemunham. A beleza é um chamado para a admiração, não para a ação.” Sischy reclamou do culto a Salgado, um fotojornalista a cujo trabalho se atribuiria um poder transformador sobre noções classistas, raciais e étnicas." (Arlindo Machado mandou um abraço aqui)

essa parte que vc citou...
acho que a fotografia passa por fases, como os fotógrafos tbm
a tal "estetização da tragédia" é comum na arte e de tempos em tempos sempre causa polemica,
desde Goya, Picasso, Eugene Smith, entre tanto outros,
a critica de Sischy me parece estar ligado a um pensamento( ou algo parecido) ao neo-realismo italiano,
representação objetiva da realidade social como forma de comprometimento político.....

eu prefiro pensar que hoje no mundo há espaço para todos os tipos de estéticas.....


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #57 Online: 17 de Janeiro de 2016, 15:15:42

Beleza, então o fórum é dedicado a puxar o saco de determinados fotógrafos, é isso? Quem mostra as contradições de outros é chamado de "fofoqueiro". Não sabia que isso aqui virou academia de letras onde só rola babação de ovo.

Quer dizer que se eu nao falar mal dele eu estou sendo puxa saco? Isso eh uma mentalidade muito binaria. Ou vc esta fazendo desse argumento conveniente para falar ainda mais mal dele?

Veja bem. Existem sim os puxa sacos... Quero dizer, os fans do SS. E existem aqueles que tem cisma com elee por isso fica procurando motivos para ficar falando dele [de forma negativa].

Eu nao faco parte nem de um grupo e nem de outro. Ao contrario desses dois grupos, eu nao ligo para ele, para o que ele faz ou fez.

Ja vc nao eh diferente dos puxas sacos. Na verdade eh exatamente igual, so que ao avesso.  :assobi:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 17 de Janeiro de 2016, 20:56:43
essa parte que vc citou...
acho que a fotografia passa por fases, como os fotógrafos tbm
a tal "estetização da tragédia" é comum na arte e de tempos em tempos sempre causa polemica,
desde Goya, Picasso, Eugene Smith, entre tanto outros,
a critica de Sischy me parece estar ligado a um pensamento( ou algo parecido) ao neo-realismo italiano,
representação objetiva da realidade social como forma de comprometimento político.....

eu prefiro pensar que hoje no mundo há espaço para todos os tipos de estéticas.....

Acredita que foi isso o que mais me intrigou no texto? Inclusive, acho que inconscientemente foi por isso que compartilhei ele aqui.

No último ano me interessei muito por Sebastião Salgado, vi filmes, li livros e textos críticos da internet, e de certa forma quis "descobrir" esse fotógrafo além da superfície. Porque convenhamos, é comum a gente ver umas imagens e ler algumas opiniões e achar que entendemos sobre algum fotógrafo, quando na verdade suas vidas são cheias de nuances como a vida de qualquer outra pessoa. Acho que esse processo lento de entendimento conceitual é essencial para uma digressão mais parcial e menos pessoal.

Voltando... o que me intriga mais é o discurso estético. Qual é o papel do fotógrafo, e qual o valor real do que ele comunica e como ele comunica? Eu acredito que muito da obra do fotógrafo ele no final não tem controle, a leitura do que ele tenta comunicar é quase apenas um esforço em vão.

Estou lendo um livro do Roy Wagner, um antropólogo que trouxe um novo tipo de olhar para a antropologia, o livro se chama "A invenção da cultura". Tem um trecho no começo que sintetiza um ponto que pode se aplicar aos fotógrafos [que de certa forma são antropólogos, talvez?]: "(...) o antropólogo é obrigado a incluir a si mesmo e seu próprio modo de vida em seu objeto de estudo, e investigar a si mesmo."
Eu relaciono esse trecho diretamente ao Sebastião Salgado. Eu acredito no Sebastião Salgado como uma pessoa de contradições, mas que faz tudo com muita honestidade e de coração. As fotos que Sebastião Salgado faz, são Sebastião Salgado, entende?
Aí penso em Gilles Peress, que tem um outro tipo de estética, e [acredito eu, porque conheço Gilles Peress apenas superficialmente] abordagem. Essa estética mais realista como forma de argumento também podem estetizar o sofrimento, não? Realmente não sei, realmente busco essa resposta.

O mais interessante no seu comentário foi o fato que semana passada vi um workshop no CreativeLive do Ron Haviv e Ed Kashi, e eles têm estéticas distintas e abordagem distintas da fotografia. Mesmo assim, ambos fazem seu trabalho com muita responsabilidade, e mais: abriram uma agência de fotografia juntos (a VII).

Não seria muita intransigência desvalorizar um trabalho de uma vida inteira apenas por falta da tentativa de compreensão de uma pessoa que está muito distante da nossa vontade real de compreendê-la?

E aproveitando pra fazer um contraponto com a minha opinião, acho que em qualquer meio é muito difícil separar o artista de suas atitudes. Admiro não só as fotos de Sebastião Salgado, mas sua posição [mesmo sendo contraditórias em alguns pontos].


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #59 Online: 18 de Janeiro de 2016, 10:52:46
eu vejo o SS como um Barroco ou romântico, que parte de uma estética Kantiana, que é uma exaltação do belo através do juízo e o sentimento...
já Gilles Peress(eu não conheço muito o tabaco dele) me parece estar ligado ao conceito de imagem em primeira pessoa, uma ideia criada por Robert Frank nos anos 50, é o olhar subjetivo ou uma opinião sobre o que se vê.



Voltando... o que me intriga mais é o discurso estético. Qual é o papel do fotógrafo, e qual o valor real do que ele comunica e como ele comunica? Eu acredito que muito da obra do fotógrafo ele no final não tem controle, a leitura do que ele tenta comunicar é quase apenas um esforço em vão.


eu acho que tudo parte da intenção.....

veja o caso da foto do pimentão do Edward Weston....
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/b/b7/Weston-pepper30.jpg

aparentemente uma foto bem simples, e algumas pessoas quando veem  só enxergam o pimentão,
mas é algo muito complexo e esta ligada ao discurso do Duchamp o "ready made"
são conceitos e intenções criadas em momentos específicos da história
que tomaram a fotografia ser reconhecida como arte
a compreensão da obra, depende tanto do receptor como do emissor da msg....




E aproveitando pra fazer um contraponto com a minha opinião, acho que em qualquer meio é muito difícil separar o artista de suas atitudes. Admiro não só as fotos de Sebastião Salgado, mas sua posição [mesmo sendo contraditórias em alguns pontos].

sobre esse ponto eu gosto de citar um trecho de uma entrevista com o Antonio Cândido

“a obra de arte pode depender do que for, da personalidade do autor, da classe social dele, da situação econômica, do momento histórico, mas quando ela é realizada, ela é ela. Ela tem sua própria individualidade. Então a primeira coisa que é preciso fazer é estudar a própria obra. Isso ficou na minha cabeça. Mas eu também não queria abrir mão, dada a minha formação, do social. Importante então é o seguinte: reconhecer que a obra é autônoma, mas que foi formada por coisas que vieram de fora dela, por influências da sociedade, da ideologia do tempo, do autor. Não é dizer: a sociedade é assim, portanto a obra é assim. O importante é: quais são os elementos da realidade social que se transformaram em estrutura estética.”


o problema é que algumas pessoas confundem a obra com o autor,
se não gosta da pessoa então a obra é ruim
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2016, 11:01:02 por pkawazoe »