Autor Tópico: Sebastião Salgado, um homem de contradições  (Lida 7439 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Janeiro de 2016, 16:13:39
Texto interessantíssimo e intrigante do Francisco Quinteiro Pires sobre Sebastião Salgado, para Revista ZUM.

http://revistazum.com.br/revista-zum-8/um-homem-de-contradicoes/


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2016, 09:33:23
Ótimo texto, recomendo a leitura.  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


digopenna

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2016, 11:13:39
otimo texto!

a polemica da Vale ser uma das principais financiadoras do Genesis veio a tona recentemente com a ruptura da barragem em Mariana-MG. As posicoes dele sao bem controversas

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/11/sebastiao-salgado-essas-empresas-primam-pela-preocupacao-ecologica.html

http://brasileiros.com.br/2015/11/sebastiao-salgado-quebra-o-silencio-e-pede-responsabilizacao-das-empresas-no-desastre-em-mg/


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2016, 11:56:51
otimo texto!

a polemica da Vale ser uma das principais financiadoras do Genesis veio a tona recentemente com a ruptura da barragem em Mariana-MG. As posicoes dele sao bem controversas

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/11/sebastiao-salgado-essas-empresas-primam-pela-preocupacao-ecologica.html

http://brasileiros.com.br/2015/11/sebastiao-salgado-quebra-o-silencio-e-pede-responsabilizacao-das-empresas-no-desastre-em-mg/

O texto a Época é muito fraco, extremamente tendencioso — é incrível sua irresponsabilidade jornalística e midiática. De certa forma, a leitura do texto sugere um Sebastião capitalista e defensor da privatização de empresas estatais e do meio ambiente. Porém, fica claro, lendo o texto, que Sebastião é "defensor ferrenho" da mesorregião do Vale do Rio Doce, e não defensor ferrenho da Vale (a empresa). O problema que Sebastião diz ser da agricultura extensiva é o problema das nascente dos rios, não da tragédia do rompimento da barragem: "Estou falando do comportamento que levou à degradação da bacia inteira, de toda a população rural do Rio Doce."

O texto do site da revista Brasileiros é mais interessante, se bem que é apenas uma nota da notícia do comunicado oficial do Instituto Terra. Seria interessante que o Sebastião Salgado fosse entrevistado por eles e não pela Época. Acho que a conversa seria muito mais interessante e esclarecedora.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, 11:58:02 por bfscf »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2016, 12:53:35
Acho um crime o linchamento moral que o Sebastião Salgado está sendo submetido, na minha humilde opinião a "defesa" dele a Vale se faz mais pelo incentivo da mesma ao projeto de reflorestamento da mata atlântica na região que pelo patrocínio pessoal desta a ele. Claro que posso estar enganado, mas admiro muito as posições do Sebastião Salgado.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2016, 14:04:06
Acho um crime o linchamento moral que o Sebastião Salgado está sendo submetido, na minha humilde opinião a "defesa" dele a Vale se faz mais pelo incentivo da mesma ao projeto de reflorestamento da mata atlântica na região que pelo patrocínio pessoal desta a ele. Claro que posso estar enganado, mas admiro muito as posições do Sebastião Salgado.

Concordo, mas isso sempre foi inerente à sua carreira, como mostra o ótimo texto da Revistas ZUM no link que compartilhei.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2016, 14:59:16
Um texto com bastante citações que não conheço, preciso ler com calma.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2016, 15:11:44
Acho um crime o linchamento moral que o Sebastião Salgado está sendo submetido, na minha humilde opinião a "defesa" dele a Vale se faz mais pelo incentivo da mesma ao projeto de reflorestamento da mata atlântica na região que pelo patrocínio pessoal desta a ele. Claro que posso estar enganado, mas admiro muito as posições do Sebastião Salgado.

Atire a primeira pedra quem nunca foi controverso.

A bem da verdade ele ( SS ) foi o único que não ficou só gritando ou falando, foi lá e fez: Apresentou um projeto que possivelmente já estava pronto ou descartado pelos órgãos públicos e agora depois do ocorrido pôde ser considerado.

Tenho certeza que quase todos ( senão todos ) os que ficam criticando a ligação dele com a Vale jogam lixo pra fora da janela do carro, ultrapassam em faixa contínua, bebem uma cervejinha e depois saem dirigindo.

Ah, mas ai não tem problema, prq não tem nada a ver uma coisa com a outra....certo?  ;)


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2016, 15:23:16
Um texto com bastante citações que não conheço, preciso ler com calma.

Sim! Conheço Walter Benjamim (A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica) e Susan Sontag (Sobre fotografia), mas a ideia "Nova Objetividade" é nova pra mim — e muito intrigante. Vou tentar ler sobre isso, mas acho que a Sischy foi um pouco inflexível e sem sensibilidade na critica ao Salgado, mas acho que aí está um papel fundalmental no crítico: abrir espaço para conversa e digressão sobre temas importantes. Aliás, acho que na contemporaneidade nunca foi tão importante esse tipo de discussão.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2016, 15:33:30
Atire a primeira pedra quem nunca foi controverso.

A bem da verdade ele ( SS ) foi o único que não ficou só gritando ou falando, foi lá e fez: Apresentou um projeto que possivelmente já estava pronto ou descartado pelos órgãos públicos e agora depois do ocorrido pôde ser considerado.

Verdade, admiro muito isso no Sebastião Salgado!

Na verdade, me senti um pouco incomodado com a história do Sebastião ter feito trabalho para uma marca de cigarros. Já me peguei pensando nessas coisas, não acredito que faria um trabalho para uma empresa como a Monsanto, por exemplo. Apesar que esse trabalho pode ter sido feito onde o cigarro não era visto como tão nocivo como é hoje em dia, inclusive antigamente havia muita dúvida sobre seus malefícios. Mas não vejo problemas em fazer trabalhos mais comerciais, dependendo de como seja feito e do que seja feito, vejo até mesmo como uma oportunidade pessoal para o fotógrafo de exercitar sua visão e poder atingir mais pessoas, juntar recursos para projetos pessoais, fazer network. É quase uma subversão capitalista se for feito conscientemente. :)


digopenna

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2016, 16:31:33
O texto a Época é muito fraco, extremamente tendencioso — é incrível sua irresponsabilidade jornalística e midiática.

não dá pra esperar muita coisa da globo  :D


mas pelo que entendi, o discurso dele é muito mais profundo que o caso da barragem. Ele separou em duas coisas o que acontece na bacia do Rio Doce, uma o problema de agricultura que é bem mais extenso (e nesse ponto elogiou a Vale no trabalho de reflorestamento) e outra o problema da barragem (que no texto da Brasileiros fica bem claro que ele diz que a Vale deve pagar por toda a recuperação).

Acho que todo artista ou profissional em algum momento da carreira passa pelo problema filosófico de ter uma grande empresa financiando seus projetos, com todos os lados bons e ruins que isso pode trazer


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2016, 16:44:44
não dá pra esperar muita coisa da globo  :D


mas pelo que entendi, o discurso dele é muito mais profundo que o caso da barragem. Ele separou em duas coisas o que acontece na bacia do Rio Doce, uma o problema de agricultura que é bem mais extenso (e nesse ponto elogiou a Vale no trabalho de reflorestamento) e outra o problema da barragem (que no texto da Brasileiros fica bem claro que ele diz que a Vale deve pagar por toda a recuperação).

Acho que todo artista ou profissional em algum momento da carreira passa pelo problema filosófico de ter uma grande empresa financiando seus projetos, com todos os lados bons e ruins que isso pode trazer

Bem isso!

O que eu acho ruim é que não é todo mundo que tem essa leitura crítica, ou simplesmente se recusam naturalmente a tentar interpretar um texto lendo apenas o título ou alguns trechos. É quase um problema crônico de como as pessoas consomem conteúdo hoje em dia — que é de maneira rápida e apenas superficial.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, 16:45:28 por bfscf »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2016, 19:31:52
Ele poderia ficar na dele, continuar com os patrocínios e ninguém ia falar nada, mas ele foi e deu a opinião dele, podemos concordar ou não, mas ele não foi omisso.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2016, 21:54:25
Será que se fossem brasileiros, os comentários seriam os seguintes:

Ansel Adams: "estranha a amizade com aquele tal de Albert M. Bender; quem é mesmo que sustenta outra pessoa desinteressadamente, só por causa de talento?"

Annie Leibovitz: "começou a fotografar depois que voltou de Israel e, ao longo da vida, recebeu uma grana preta do cartão American Express. Precisa dizer mais?". 

Cartier Bressan - "Pra ele foi fácil, afinal nasceu rico, senão não ia ganhar, naquele tempo, uma câmera ainda na infância".

Nós, brasileiros, gostamos de nós desqualificar; e aos nossos.

Sebastião salgado é talentoso; está, sim, entre os grandes. Como todo ser humano tem aspectos mais apreciáveis, outros menos. Eu também gostaria de só ter virtudes. Mas será que as virtudes que eu persigo são reconhecidas como virtudes por vocês?

Eu gosto da obra de SS; não me importo tanto com a pessoa dele que, de resto, não é mais abjeta que a média das outras pessoas.
Minha humilde opinião.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2016, 02:26:57
Atire a primeira pedra quem nunca foi controverso.

A bem da verdade ele ( SS ) foi o único que não ficou só gritando ou falando, foi lá e fez: Apresentou um projeto que possivelmente já estava pronto ou descartado pelos órgãos públicos e agora depois do ocorrido pôde ser considerado.

Tenho certeza que quase todos ( senão todos ) os que ficam criticando a ligação dele com a Vale jogam lixo pra fora da janela do carro, ultrapassam em faixa contínua, bebem uma cervejinha e depois saem dirigindo.

Ah, mas ai não tem problema, prq não tem nada a ver uma coisa com a outra....certo?  ;)
Ou usa programa de edicao de foto pirata...