"Lembrando também que se filmar em 4K e for dar saída em full hd (1920x1080) ou menor, você pode usar o recurso da estabilização na pós, sem perda de qualidade."
Fala Rinaldo!
Cara por favor me conta o caminho das pedras ai please!!!
Comprei a G7 justamente para filmar meus filhos em 4k e a lente do kit serve bem ao proposito por ter estabilização. Porém estou montando um set de fixas que incluem Oly 45mm 1.8, Pana 20mm 1.7 e uma 12mm 2.0 que está para chegar. Gostaria de usa-las também para filmagem e como não sou "pro" não me importo de reduzir a qualidade desde mantenha a imagens nítidas e estabilizadas. Nunca fiz edição de vídeo e não sei nem por onde começar.
Desde já agradeço a ajuda!
Fala Rodrigo.
Não tem segredo
. A primeira coisa é escolher o programa de edição, e aconselho o Adobe Premiere. Depois pesquise os tutoriais de como usar o programa, desde o básico. No próprio site da Adobe tem coisa, como
este video (já que destacou no texto), que ensina o básico do Warp Stabilizer, usado para "estabilzar a imagem na pós", como comentei. No youtube tem muita coisa, é só pesquisar.
Mas mais importante que pensar em estabilizar via software é treinar a operação da camera pra não tremer muito. Use-a colada no rosto, olhando pelo EVF, e controle a respiração. Ou na altura da cintura, com a tela aberta, no caso de crianças perto da camera. Com as angulares dá pra conseguir ótimos resultados, mas tem que treinar… e leva tempo até pegar o jeito. No caso do foco, sugiro tentar usar o manual, de preferência com o focus peaking ativo, se bem que com a lente do kit o autofoco até que vai funcionar bem, inclusive o toque na tela para mudar o ponto de foco funciona. A G7 foca em até -4EV e o DFD da Panasonic ajuda (acho que essa lente de kit conta com o recurso). Veja como se sente melhor… mas meu conselho é pra tentar usar foco manual sempre que puder. Tem umas manhas pra isso, por exemplo, saber o lado de giro da lente, se o foco aproxima ou afasta, e assim fazer as compensações. Daí tem umas pegadinhas, exemplo, as lentes Nikon (vi que vc tem algumas) giram pro lado oposto da maioria (Nikon = infinito do lado esquerdo da escala, ou, giro do anel no sentido horário para chegar no infinito), inclusive das m4/3, que giram pro mesmo lado das Canon, Sony, Olympus OM, etc… (ou seja, infinito do lado direito da escala, ou, giro anti-horário para o infinito… que seria o sentido 'universal'). O curioso é que as Sigma/Nikon giram pro lado (dito) universal, diferente das Tokina/Nikon, que seguem o padrão Nikon. Essa inversão de lado por vezes dá um nó no cérebro, tem que ficar bem atento em qual lente está usando. Confuso né, mas assim que é. Imagino que você nem vá usar tanto isso, mas pode ajudar outros interessados, então já ficam as dicas.
Sobre como ajustar a camera, dei umas dicas
neste tópico, tem dois posts meus aí sobre como usar o shutter speed e controlar a exposição. Acho que juntando essas coisas todas você já tem material pra se divertir. E na hora de editar, não tenha dó de cortar as cenas. Mantenha só o que está legal mesmo e procure dar ritmo à sua edição, isso é o mais importante. Normalmente preparamos o áudio antes, pra ter ideia da duração final e pra poder colocar as cenas de acordo, já pensando no ritmo que queremos dar ao video.
Só pra comentar, sei do 'barulho' todo do 4K, das TVs, da prova de futuro, etc.. mas raramente eu filmo caseiro/família em 4K, a não ser por algum motivo específico. Considero Full HD bom o suficiente, fora que 4K vai ocupar 4 vezes o espaço do 1080 (100mbps vs 24mbps) e vai te exigir muito mais máquina na hora de editar. Bom, é uma coisa que cada um deve avaliar se vale a pena o compromisso. Mas legal é ter a opção e poder usar pelo menos nas situações especiais.
Boa sorte!