Autor Tópico: ERRO CHA NA D90  (Lida 1002 vezes)

analu245

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 17 de Janeiro de 2016, 22:59:22
Pessoal, estou bem desesperada, ontem a noite estava fotografando uma formatura, decidi usar um micro sd novo, que havia comprado a pouco, uso com adaptador, este era de 8GB, costumo usar de 2, achei que seria uma boa ter mais espaço. No meio da solenidade percebi que que a câmera não disparou, observei que aparecia o erro CHA, mas já havia feito as fotos mais importantes daquela formanda, então troquei o cartão e continuei fotografando. Detalhe que meu cartão novo de 8GB estava aparecendo como "cheio" com apenas 291 fotos, mas na hora não parei para pensar e segui fotografando. Chegando em casa, ao baixar os cartões, percebi que as fotos daquela formanda não haviam sido salvas no cartão, mas eu tenho absoluta certeza que a câmera disparou. Existe possibilidade desta foto ser recuperada?

Estou em prantos pois não ficou nenhuma foto de uma das formandas, e agora? Se alguém já passou por isso por favor me dê uma luz.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2016, 23:08:26
Olha, o ideal é usar SD normal, não com o adaptador. E também sempre formatar o cartão pela máquina antes de usá-lo.

O arquivo deve ter corrompido, mas se as fotos eram dessa importância, tentaria levar em alguma assistência especializada para ver se eles conseguem recuperar algo.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2016, 23:30:57
tenta o recuva
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2016, 00:59:18
Olha, o ideal é usar SD normal, não com o adaptador. E também sempre formatar o cartão pela máquina antes de usá-lo.

O arquivo deve ter corrompido, mas se as fotos eram dessa importância, tentaria levar em alguma assistência especializada para ver se eles conseguem recuperar algo.

2X

Nunca use nenhum equipamento novo sem testar também é ter absoluta certeza de que tudo está ok.
Nunca teste na hora.
D200


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2016, 01:04:00
Outra coisa importante...
A câmera até bate as fotos, porque vai guardando em buffer.
Ela pára quando o buffer enche,  não?
Se for assim, não estarão salvas.

Outro conselho quando algo dá errado, é ver quais estão gravadas e em boas condições, isso pode dar alguma chance de repetir as fotos se for possível.
D200


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2016, 16:32:00
Adaptadores são uma gambiarra que quase sempre dão problemas, cedo ou tarde...Nem deveriam existir.

Tente uma assistência técnica de recuperação de dados, mas é provável que as imagens nem tenham sido transferidas para o cartão. Pode ter ocorrido o que o colega Emerson descreveu.


andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2016, 12:19:10
Rapaz, juro que eu li " erro na chana"!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical: :doh: :doh:
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II