Autor Tópico: Proibido Fotografar !  (Lida 5940 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Online: 18 de Janeiro de 2016, 18:06:14
Fala galera, beleza?

Vou contar o que aconteceu essa semana...

Minha cunhada está para ganhar neném (dia 20/01), faz o pré natal em uma clínica particular em Mogi das Cruzes, nesta clínica já existe uma equipe de foto e filmagem que realiza toda a cobertura do parto em questão. O que ocorre ? Minha cunhada gostaria que eu fizesse as fotos do nascimento da minha sobrinha então fui atrás de informações de como eu poderia fazer isso.

Liguei no hospital e logo me explicaram que as fotos são feitas por uma empresa terceirizada e que se eu quisesse autorização deveria pedir a eles, liguei para a empresa, falei com o diretor e me disse que não seria possível pois apenas a empresa dele tem autorização de realizar esses serviços. Tornei ligar para o hospital e desta vez me encaminharam para ouvidoria, disseram que seria impossível pois eu teria que passar por um treinamento de conduta em sala de cirurgia e tals...

Bem, finalmente chegamos na resposta final que é NÃO ! hahaha eu já sabia que era difícil, mas não que era tão difícil assim.

Fiquei chateado porque eu queria muito fazer pare desse momento, mas entendo os padrões de segurança da clínica.

Perguntei se o pai poderia entrar com câmera, também não kkkkk

Alguém mais aqui já passou por isso ?
Somos obrigados a contratar a empresa que tem a "autorização" pra poder ter esse registro ?

obs. o parto será cesariana .

(Pode ser que já exista tópico com esse assunto, mas não achei).
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2016, 18:08:14 por Rodrigo Eduardo »


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2016, 18:26:48
...Tornei ligar para o hospital e desta vez me encaminharam para ouvidoria, disseram que seria impossível pois eu teria que passar por um treinamento de conduta em sala de cirurgia e tals...

Vai na empresa de fotografia e pede pra ver o certificado do "treinamento de conduta em sala de cirurgia" exigido pelo hospital.
Se eles não te apresentarem tal registro, teoricamente estão na mesma condição que a sua. Desse modo, o que te impede de fotografar?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2016, 18:31:57
Cara, essa é a primeira vez que ouvi falar de algo assim, tanto em relação a proibir fotógrafo na sala de parto (mesmo que seja um centro cirúrgico como nas cesáreas) como proibir que o pai entre com câmera.

Mas como é uma clínica particular, segundo meus conhecimentos em achologia, talvez eles tenham direito de ter regimento interno que proíba isso.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2016, 18:33:12
Mas veja com um advogado se eles podem restringir o serviço à apenas uma empresa. Que eu saiba, isso é prática proibida.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2016, 18:46:00
também exercendo minha técnica apurada em achismo, Acho :D que se você forçar a barra, talvez, digo TALVEZ de certa forma podes estar meio que 'prejudicando' o atendimento da cunhada. Sabe como é, é igual equipe médica que já tem todo o pessoal do time, daí o paciente diz que gostaria que o anestesista fosse um amigo seu... vai sair fora do compasso da equipe.. ACHISMO puro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2016, 18:49:00
Cara, essa é a primeira vez que ouvi falar de algo assim, tanto em relação a proibir fotógrafo na sala de parto (mesmo que seja um centro cirúrgico como nas cesáreas) como proibir que o pai entre com câmera.

Mas como é uma clínica particular, segundo meus conhecimentos em achologia, talvez eles tenham direito de ter regimento interno que proíba isso.

Sobre o pai-fotógrafo: quando meus filhos nasceram, em mesmo optei por curtir o momento e deixar o fotógrafo cuidar do registro. Mas aí vai de cada um.

Na maternidade onde eles nasceram, o fotógrafo tinha que ter tantos requisitos (curso de enfermagem, não lembro o que mais), que ficava bem difícil alguém de fora fazer o serviço. Mas pelo menos era possível.



Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2016, 19:06:55
Acho que rola uma porcentagem para o hospital sim.
A principio não me apresentei como cunhado, disse que era um fotógrafo da família e que havia sido contratado para isso.

Não vou forçar a barra não, já deu pra ver que a galera é marrenta  :D


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2016, 19:17:19
Rodrigo, eu não tive esses problemas, quando o meu filho nasceu o parto foi particular porem foi feito no hospital da minha cidade, que por sinal é bem pequena. Perguntei a e equipe médica qual o procedimento para eu filmar e fotografar o parto do muleque e eles me disseram que seria ótimo o pai entrar na hora do parto e que não haveria problemas de eu filmar o parto. Qual foi o procedimento: tive que usar a roupa cirúrgica, pediram que eu limpasse bem a câmera, na época foi uma super zoom, cheguei a passar álcool nela toda e só pude entrar na sala depois que a minha esposa ja estava anestesiada e pronta para o procedimento, fui acompanhado por uma enfermeira até uma cadeira ao lado da minha esposa e me pediram muita atenção para não encostar em nada. Confesso que fiquei meio anestesiado pois se tratava do nascimento do meu filho e olha foi a experiência mais linda desse mundo.
Aqui onde moro é comum até mesmo algumas mães pedirem aos enfermeiros para filmar o parto. Acho que vc deve procurar mais informações, uma coisa ja te digo a sua cunhada pode indicar uma pessoa para acompanhar o parto sem que lhe cobrem um centavo por isso, esta previsto em lei, seja particular ou não, porem vc deve sim procurar a direção da clinica e conversar com eles, pode até dizer que a sua cunhada que quer que vc filme pois se trata de alguém da família e ela pode ficar tipo constrangida que essa filmagem seja feita por estranhos.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2016, 19:23:19
Tony, obrigado pelas dicas.
Acontece o seguinte... o banana do meu cunhado já irá acompanhá-la kkk e o hospital restringe apenas 1 acompanhante, se pudesse mais minha sogra seria a próxima da lista, depois minha esposa, o padeiro, o açougueiro... eu seria tipo o ultimo acompanhante hahahaha  :D

Apesar do incentivo da galera não sei se terei coragem de ligar novamente pra implorar autorização.  :(


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2016, 19:28:51
Rodrigo ai é complicado ... acho que vc tem razão, corre o risco de vc insistir e acabar criando um certo atrito com a clinica e a equipe medica, ainda mais que vc será o último dos moicanos rsrsrsrs.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2016, 19:38:20
isso mesmo Tony, só criei o tópico pra ver se mais alguém passou por isso, mas vejo que não  :(


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2016, 20:05:26
Hospital não, mas empresa de tecnologia sim (na época era)

A Elebra era uma empresa nacional que fabricava computadores antes da liberação de exportação, coisas do outro milênio

Sala limpa para fabricação do HD, passamos por treinamento,  trocamos toda a  roupa pelas certificada deles, qualquer poeirinha podia complicar tudo.

Era HD, se desse merda, F_ _ _ -SE, agora imagine uma encrenca com sua cunhada ou bebe? Não iria querer dormir com isso na minha cabeça

Referente a comissão, acho valido. Verdade ou mentira quem tem despesas com treinamento e demais responsabilidades é o hospital

Quem trabalhou com isso foi o @spider, vi um material dele mas acho que era parto humanizado

Parabéns pelo bebe, né tio

Abs

Marcio


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2016, 20:13:20
Pois é Marcião, por ter essa noção de perigo não vou fazer tanta questão não, o pessoal da clínica tem seus motivos.
Aproposito, não seria trabalho, seria apenas um registro familiar.

Parto humanizado deve ser mais sussa de fotografar e bem mais bonito.  :)


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2016, 20:30:53
Eu falei, eu falei... hahahahaha
Então, eu já sabia que era bem complicado eles darem essa permissão. Eu acho certo que se tenha treinamento pra fazer esse tipo de registro, mas mesmo que você tivesse, eles encontrariam alguma outra forma de empecilho, sempre rola uma mafiazinha nessas coisas.

Sobre o parto humanizado, não é mais sussa não. Tem cursos específicos pra esse tipo de parto e tem muitos e muitos detalhes a ser observados. Não é nada simples  :ok:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2016, 20:41:07
Eu falei, eu falei... hahahahaha
Então, eu já sabia que era bem complicado eles darem essa permissão. Eu acho certo que se tenha treinamento pra fazer esse tipo de registro, mas mesmo que você tivesse, eles encontrariam alguma outra forma de empecilho, sempre rola uma mafiazinha nessas coisas.

Sobre o parto humanizado, não é mais sussa não. Tem cursos específicos pra esse tipo de parto e tem muitos e muitos detalhes a ser observados. Não é nada simples  :ok:

Mas eu não faria o parto, só as fotos  :D